Aquaxisto


Tozé Nunes

Recommended Posts

Boas gmmartins

 

Tens toda a razao mas é por isso que disse o que disse, se estao com medo por causa dos testes comprem apenas uma embalagem de no3 e po4 e chega apenas para irem medindo se tiverem duvidas caso contrario nao será preciso pois como já foi dito é apenas para controlo!

 

gmmartins

Ainda nao tinha visto isso a falar do EI, quando chegar a casa vejo com mais atençao mas parece-me muito interessando o link que mandas-te!

Eu acho que o brancaman nao tem que ter mais duvidas, eu e o gmmartins acho que já dissemos tudo, poupa-se dinheiro e os resultados sao quase iguais por isso agora tens de decidir!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece que tenho aqui um problema que nao consigo citar mas vou dizer na mesma!

 

Em relaçao aos testes isso depende, podes comprar apenas 1 de ano a ano ou varios, isto estou a falar apenas de 1 testes!

Por exemplo, seja EI ou outra coisa qualquer vamos chegar a um ponto que sabes a quantas andas, que se sabe quanto as plantas consomem de X em X tempo e se tiveres uma soluçao que 1ml=1ppm por 100L tens a coisa muito simplificada, quando chegares a esse ponto só teras de dosear X e esse X irá sempre mantere-se a nao sei que tenha algo mal!

O mesmo se aplica a testes de marca, vais andar a fertilizar sem testes?Grande asneira pois entao tu gastas 200€ no aquario e material mais nao sei quanto em inertes e plantas e vais agora fertilizar a olho mesmo com produtos de marca?Entao nunca vais ter o aquario equilibrado!

Seja com fertilizantes de marca sejam caseiros tens de usar sempre testes!

Até em fertilizantes de marca podes usar testes mais vezes do que nos caseiros e vi isso com planta 1 e 2 da ELOS (já usei)!

Como disse antes gostei mas nao atinei com aquilo, por ser muito diluido teria de dosear para cima de 20ml pois o meu aquario é de 160L!

Agora pensem, eu cheguei a dosear 40ml de planta 1 e 2 e nem fosfatos tinha e nitratos estavam a 5 mas estavam sempre, fertiliza-se ou nao, ou seja, teria de fazer uma dose maior, mas nao o fiz para ter fertilizantes por mais algum tempo!

Se fosse a fertilizar todos os dias com 40ml ou nem que seja dia sim dia nao ui, nao havia dinheiro para os fertilizantes!

Durou pouco mais de 2 meses enquanto que os caseiros podem durar 1 ano!

 

jorge.a.

Os da ELos nao sao caros apenas os planta 1 e 2 mas se tiveres um aquario que tens de fertilizar mais de 40ml nem que seja dia sim ou dia nao vais ter de comprar de mes a mes um nem que seja de 2 em 2 meses, já a linha expert tens de usar testes para atinar e se nao atinas lá tens de tar sempre a usar testes para saber os parametros!

 

 

Fábio,na minha montagem nova ainda não usei um único teste,basta olhares para as plantas para perceberes o que elas precisam...se começarem a aparecer umas algas ja sabes o que falta ali....plantas amarelas sabes o que falta ali,,se não conseguires entender algo,pesquisas e rapidamente chegas ao que falta...adoptas um esquema de fertilização até conseguires que as algas fiquem controladas e as plantas se mantenham fortes e saudaveis. A mim não me interessa se tenho muito potassio ou pouco ferro na agua,se as plantas estiverem bem ta tudo optimo!!!

Respondendo á questão do tempo de "vida dos fertilizantes nas nossas mãos" isso tudo depende do aquario,plantas e iluminação que usas. Tenho 0.5L de planta1 e planta2 , e no meu aquario com 240l densamente plantado,estou a prever que estes acabem lá para Abril/Maio do proximo ano. Atenção,são 240L! Se meter de lado 10€ por mês para este assunto quando voltar a precisar não me custa nada comprar,e ainda me sobram uns trocos...

Por semana gasto 30/40 minutos (já com as tpa's) a volta do aquario,o resto é para tirar o proveito dele,para relaxar no meu puff a frente dele... :sunbathing:

Como já alguém me disse,faço no meu aquario o que faço no meu carro,meto-lhe gasolina e ligo o cruise control... :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jorge.a.

 

Eu estou de acordo em relaçao aos testes mas cada pessoal é que sabe, pode queres testes ou nao, eu falo por mim, apenas irei utilizar na primeira semana ou mes, depende do que acontecer de resto nao vejo necessidade!

 

Sobre a durançao depende de aquario e falo por mim nao tenho 30€ ou mais para comprar assim fertilizantes!

Por isso acho que isso depende de cada um, ou pode ou nao pode!Eu nao posso! ='(

 

Uma pergunta, eu nao consigo colocar a negrito nem as outras opçoes, nem aparece aquela tabela em cima, voces têm o mesmo problema?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente Fabio,cada um obviamente faz o que pode.Mas lá está,como também já li aqui pelo forum alguém dizer: cada cabeça sua sentença.

:offtopic: A mim aparece tudo normal normal. :smile2:

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, os meus amigos andam entretidos enquanto um gajo está a trabalhar (sim, eu não fiz ponte :mad: ).

Estou estupefacto com a atenção dada e a todos quero agradecer bowdown.

 

 

 

Eu acho que o brancaman nao tem que ter mais duvidas, eu e o gmmartins acho que já dissemos tudo, poupa-se dinheiro e os resultados sao quase iguais por isso agora tens de decidir!

 

Hoje liguei para a Vitrilab e fiquei bastante contente com os preços dados :onfire: , parece-me que sem sombra de dúvidas vou escolher os pós.

 

Como tenho kh e gh baixos - a ultima vez que os medi tinha 6ºGH e 3ºKH presumo que deva arranjar também o MgSO4.7H2O, sendo assim além deste compro os macros KNO3 e KH2PO4.

 

Agora as minhas questões:

Como não tenho como andar a medir 1/16 de colher de chá :mrgreen: prefiro fazer uma solução liquida, para isso preciso de saber que quantidades comprar e como misturar, no link da ukaps que o Gustavo cheers partilhou, falam em água da torneira ou água destilada, qual usar então?

 

Micros posso então usar os que tenho da tropica (tpn normal e +) ou da seachem (flourish).

 

Testes não pretendo comprar, já tenho o po4 e alguém #cool vai emprestar-me o de NO3(e já agora devolver-me os testes de gh/kh :wink: ).

 

Nisto tudo o que me está a custar mais é a cena das tpa de 50% semanais, não por causa dos 35L de água mas pelo incomodo que irá criar na fauna presente e futura, sobretudo agora de inverno.

 

Mais uma vez quero agradecer toda a vossa ajuda biggrin:yahoo: , o que eu tenho aprendido nestes últimos dias!

 

GRANDE ABRAÇO

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas brancaman!

 

Sobre os pos compras no3,kcl e kh2po4 depois micros podes comprar á parte!

 

Tens neste site micros já feitos!

 

http://www.wate-r-ev...-de-micros.html

(Desculpa nao te dar logo o link directo mas nao consigo, nao me aparece o menu de mensagens!)

 

Sobre a agua acho melhor agua destilada para ser uma dosagem certa!

 

Sobre os parametros entao eu estou pior que tu, tenho gh 0 e kh 0 por isso ve la como ando!

Soluçao para isso, conchas moidas para subir kh ao menos para segurar o ph! mas por agora anda no 6 e ainda nao subiu nem desceu!

Sobre a temperatura da agua podes sempre ligar a parte quente da agua e colocar a agua morna, mas um pouco mais para fria!

Mas eu meto fria e nao se queixam!

 

Estamos aqui para ajudar!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes divulgar os preços, é que também estou interessado em comprar MgSO4.7H2O, KNO3 e KH2PO4.

 

Como já tenho cá em casa KCl, estou a pensar fazer esta mistela:

 

Em 1500 ml de agua destilada adicionar:

  • 90g de KNO3
  • 15g de KH2PO4
  • 30g de KCl
  • 75g de MgSO4 (7H2O)

Fabio.R - quando estás a postar, repara no canto inferior direito, clica na caixa "More Reply Option"

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Entao novidades brancaman?

 

vitorfranco o problema é que nao me aparece isso, apenas aparece responder e se clicar lá nao dá, so posso responder se clicar "usar editor detalhado" mas nisso deveria aparecer o menu e nao aparece!

Nao sei!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, os meus amigos andam entretidos enquanto um gajo está a trabalhar (sim, eu não fiz ponte :mad: ).

Estou estupefacto com a atenção dada e a todos quero agradecer bowdown.

 

 

 

 

 

Hoje liguei para a Vitrilab e fiquei bastante contente com os preços dados :onfire: , parece-me que sem sombra de dúvidas vou escolher os pós.

 

Como tenho kh e gh baixos - a ultima vez que os medi tinha 6ºGH e 3ºKH presumo que deva arranjar também o MgSO4.7H2O, sendo assim além deste compro os macros KNO3 e KH2PO4.

 

Agora as minhas questões:

Como não tenho como andar a medir 1/16 de colher de chá :mrgreen: prefiro fazer uma solução liquida, para isso preciso de saber que quantidades comprar e como misturar, no link da ukaps que o Gustavo cheers partilhou, falam em água da torneira ou água destilada, qual usar então?

 

Micros posso então usar os que tenho da tropica (tpn normal e +) ou da seachem (flourish).

 

Testes não pretendo comprar, já tenho o po4 e alguém #cool vai emprestar-me o de NO3(e já agora devolver-me os testes de gh/kh :wink: ).

 

Nisto tudo o que me está a custar mais é a cena das tpa de 50% semanais, não por causa dos 35L de água mas pelo incomodo que irá criar na fauna presente e futura, sobretudo agora de inverno.

 

Mais uma vez quero agradecer toda a vossa ajuda biggrin:yahoo: , o que eu tenho aprendido nestes últimos dias!

 

GRANDE ABRAÇO

 

viva,

 

tens um bom gH e kH. No worries. Mas podes na mesma dar uma vez por semana o MgSO4 que mal não faz ;)

 

Os puristas dizem que deves usar água destilada mas não é obrigatório. Eu uso da torneira sem problemas. A diferença é que vai sempre mais qualquer coisa.

 

Quanto ao KCL, há tópicos do Tom Barr a dizer que de forma geral não é necessário. o KNO3 e KH2PO4 já te dão o potássio suficiente. eu não uso e não noto quaisquer indícios de falta de potássio. Mas lá está, se queres, mal não faz.

 

Eu uso esta receita:

33 g KNO3

7.2 g KH2PO4

para 250 ml de água.

 

Se quiseres fazer mais é só fazer regra de 3 simples.

A partir daqui doseias 5ml por cada 50 litros de água 3x por semana. Se quiseres fazer de outra maneira (diáriamente) diz-me que eu faço-te as contas personalizadas ;)

 

Para o MgSO4 é mais fácil usares o pó directamente. Salvo erro tens 70L certo? Neste caso é uma colher de chá cheia uma vez por semana após a TPA. É mais que suficiente. Vai-te subir o gH em 1.65 graus ;)

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gustavo, se não me enganei então para 1.5L preciso de 99g de KNO3 e de 21.6g de KH2PO4, isto daria pelas tuas doses para 2 anos.

Agora uma pergunta parva - quantas gramas leva uma colher de chá cheia de MgSO4?

 

Vitor, as tuas contas são ligeiramente diferentes mas tens mais ingredientes na mistela. Quanto a preços, ainda estou à espera de confirmação da Vitrilab, talvez segunda me respondam.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é difícil saber quanto tem uma colher de chá cheia, pois com estes pós o cheio é muito subjectivo, depende da altura com que fica (não sei se me fiz entender) mas li num site duns malucos que fazem cerveja caseira que:

 

uma colher de chá rasa contém: 4,5 gramas de MgSO4 7(H2O)

 

 

eu nem fiz contas, limitei-me a copiar de um dos links que indicaste

 

http://aquariofiliap...?showtopic=1576

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é li num site duns malucos que fazem cerveja caseira

 

Ora aí está uma belíssima ideia, bora lá partilhar esse link, sff

E se em vês de andarmos para aqui armados em botânicos fossemos fabricar umas loiras beer

 

ou como diz a publicidade:

 

Homem que é homem não faz fertilizantes para plantas, faz a sua própria cerveja!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fores à vitrilab, aproveita para comprares os ingredientes necessários, depois convida a malta para servir de cobaias

 

http://henrikboden.blogspot.com/2011_02_01_archive.html

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gustavo, se não me enganei então para 1.5L preciso de 99g de KNO3 e de 21.6g de KH2PO4, isto daria pelas tuas doses para 2 anos.

Agora uma pergunta parva - quantas gramas leva uma colher de chá cheia de MgSO4?

 

Vitor, as tuas contas são ligeiramente diferentes mas tens mais ingredientes na mistela. Quanto a preços, ainda estou à espera de confirmação da Vitrilab, talvez segunda me respondam.

 

Abraço

 

Hmmm. essas contas....

 

Para 1500ml são:

198g de KNO3

43,2g de KH2PO4

 

As quantidades nas colheres são sempre um pouco subjectivas e variam consoante o peso dos pós. Tens que descomplicar, mete uma colher de chá rasa por semana e não penses mais nisso.

 

 

Quando fores à vitrilab, aproveita para comprares os ingredientes necessários, depois convida a malta para servir de cobaias

 

http://henrikboden.b...01_archive.html

 

Não te esqueças de enviar uma para os Açores ;)

 

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm. essas contas....

 

Para 1500ml são:

198g de KNO3

43,2g de KH2PO4

 

:Fade-color não ligues, já deve ser efeitos da cerveja surprised

 

As quantidades nas colheres são sempre um pouco subjectivas e variam consoante o peso dos pós. Tens que descomplicar, mete uma colher de chá rasa por semana e não penses mais nisso.

Não percebeste o alcance da minha pergunta, eu queria era perceber quantas gramas iria precisar comprar para durar 1/2 anos, logicamente que colher de chá tenho, já balança de precisão... :naughty:

 

 

 

 

Quando fores à vitrilab, aproveita para comprares os ingredientes necessários, depois convida a malta para servir de cobaias

 

 

 

Não te esqueças de enviar uma para os Açores ;)

 

Já sei o que fazer com as aguas retiradas nas tpa :naughty:

Mais alguém beer interessado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebeste o alcance da minha pergunta, eu queria era perceber quantas gramas iria precisar comprar para durar 1/2 anos, logicamente que colher de chá tenho, já balança de precisão... :naughty:

 

OK já percebi. Penso que 100-200 g devem ser suficientes para 1 ano a usar uma colher de chá por semana.

 

Já sei o que fazer com as aguas retiradas nas tpa :naughty: Mais alguém beer interessado?

 

Isso deve dar uma pomada "vintage" ;)

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Testes não pretendo comprar, já tenho o po4 e alguém #cool vai emprestar-me o de NO3(e já agora devolver-me os testes de gh/kh :wink: ).

 

 

Passa lá por casa, e não sei se ouvi bem mas á para ai umas jecas a circular e tu a falares de testes :)

 

Dá lá a mistela feita à mão aos peixes e para mim compra mas é engarafada que eu sou de crecimento lento :)

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas, já há algum tempo que não dava noticias, também como não tinha nada para contar, as plantas vão crescendo devagar, que é o que se pretende, só gostava que a cuba espalhasse e enraizasse mais depressa, quanto ao resto vai andando bem, hoje fui às compras e trouxe flora nova, duas espécies norte-americanas, uma já conhecida e altamente cobiçada aqui pelo forum a belíssima Proserpinaca palustris

e uma da qual não encontro info na net, a Hottonia inflata alguém a conhece?.

 

Em relação às fertilizações e enquanto não adquiro os sais para fazer os macros, tenho usado uns frascos que me deram já faz tempo e que eram da crystal red, um de macros e um de micros mais ferro, os quais tenho colocado*/- 5 ml de cada em dias alternados com descanso ao sábado antes da tpa semanal de 30L, e para já não noto carência nas verduras.

 

Para já lamento mas não tenho fotos para vos mostrar, a ver se brevemente consigo tirar umas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas brancaman

 

Olha a planta Hottonia inflata que eu vi na net á duas possiblidade com o mesmo nome, uma flutuante e outra nao!

Se for flutuante nao sei mas se for de enterrar precisa de co2 e ferro, é de 2º plano e temperatura de 25º a 26º!

Nao vi até que tamnho crescia mas se for flutuante é bem gira!

 

Sobre os sais nao mandas-te vir do rapaz que me disses-te?amanha já começo a fertilizar com potassio!

Manda lá vir uma fotos!

Vamos ver quem multiplica a Proserpinaca palustris primeiro para me dar 2 pes!loool!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, hoje recebi 2x 5gr de KH2PO4 e 200gr de MgSO4.7H2O, agora falta-me o KNO3, alguém que tenha ou saiba quem vende que me ajude sff.

trago-vos mais fotos, hoje para variar é só imagens de cima, espero que gostem.

DSCF3766.jpg

DSCF3771.jpgDSCF3769.jpgDSCF3764.jpgDSCF3760.jpgDSCF3761.jpg

 

Quero aproveitar e desejar a todos os meus amigos um feliz natal cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, hoje recebi 2x 5gr de KH2PO4 e 200gr de MgSO4.7H2O, agora falta-me o KNO3, alguém que tenha ou saiba quem vende que me ajude sff.

trago-vos mais fotos, hoje para variar é só imagens de cima, espero que gostem.

DSCF3766.jpg

DSCF3771.jpgDSCF3769.jpg

Quero aproveitar e desejar a todos os meus amigos um feliz natal cheers

 

boas!

está tudo a evoluir muito bem!

Agora que estava a reparar bem nas plantas...que planta é aquela no centro da ultima foto fugindo para a direita?

Editado por jorge.a.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que estava a reparar bem nas plantas...que planta é aquela no centro da ultima foto fugindo para a direita?

Boas, aquilo é um "side shoot" da Hygrophila pinnatifida, do ramo principal ainda se vê uma das folhas mais velhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.