Aquaxisto


Tozé Nunes

Recommended Posts

Jorge, agora fiquei confuso, a parvula e a acicularis são a mesma coisa ou plantas diferentes(em que?).

Pedro, arranja então tempo na tua agenda preenchida para o teu amigo, tenho aqui o teu teste de nitratos e o decalcit para ti e tu pelos vistos tens para ai algo que maltratas ::D: , eu prometo dar-lhes amor e carinho. Sem esquecer as cervejas, claro :) .

 

Continuo interessado também na glosso, quem me pode dispensar uns runners?

 

Captain, eu para a cuba já dei(agora só em troncos :) ), quero passar à frente, experimentar glosso, parvula, acicularis, etc

Um dia mais tarde com outra montagem e num areão mais pesado quem sabe.

 

Espero não me estar a esquecer de ninguém.

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, agora fiquei confuso, a parvula e a acicularis são a mesma coisa ou plantas diferentes(em que?)

 

São basicamente iguais. A parvula é um pouco mais curta e tende a curvar. A acicularis é um pouco mais comprida e tende a ficar mais direita. Mas na realidade as diferenças são subtis.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, agora fiquei confuso, a parvula e a acicularis são a mesma coisa ou plantas diferentes(em que?).

Abraços.

Como o Martins disse e muito bem, a parvula é mais pequena com os cabelos ligeiramente mais grossos. Se podares a parvula regularmente ela cresce até aos 5/6cm enquanto que a acicularis chega até aos 10cm e os cabelos são um pouco mais finos...

Estas foram as diferenças que eu notei quando tive as duas no mesmo aquário, se eventualmente houverem mais eu desconheço...

 

Mas fiquei sem perceber...Vais apostar num tapete de glosso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Glosso, acicularis, o que tiver ponho, depois logo se vê o que fica melhor, assim como assim também por aqui tenho marsilea e eventualmente a cuba um dia pode começar a dar, eu sei lá. O que eu não quero é continuar a olhar para a frente e não conseguir ter um tapete. Na verdade tendo em conta o tamanho do aquário preferia uma planta pequenina tipo cuba. marsilea ou glosso, a relva já me seduz menos mas...

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, arranja então tempo na tua agenda preenchida para o teu amigo, tenho aqui o teu teste de nitratos e o decalcit para ti e tu pelos vistos tens para ai algo que maltratas ::D: , eu prometo dar-lhes amor e carinho. Sem esquecer as cervejas, claro :) .

 

Dou ai uma passada no Domingo o que me dizes? levo uns pezitos :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é daqueles aquários mais bonitos ao vivo do que em fotografia aposto!

 

É só apareceres e tirares as dúvidas :naughty:

Também queres uma cervejinha, aposto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um layout muito bem conseguido!

 

Transmite uma sensação de paz e equilíbrio fantástico! :P

 

Abraço!

Obrigado InCoGniTus :) , estou sem palavras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto mais novidades, lembram-se das bba que tinha agarrada aos troncos? Pois no sábado passado comprei 4 amanos e o resultado está à vista

DSCF4353.jpgVoltei a ver a madeira :) , estes meninos são incansáveis, .que pena não ser possível (pelo menos para mim) criarem como os reds.

Entretanto arranjei uma dose xxl de glosso para ocupar o espaço deixado pela cuba, agora estou a pesquisar o mais que posso sobre como plantar.

Este sábado vou separar os runners e fazer a plantação. Se puderem ajudar sugerindo algo agradeço.

Desejem-me boa sorte :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A glosso é plantar e deixar andar...agarra bem melhor que a cuba (nunca experimentei, mas pelo que tenho lido por aqui).

Um vaso em 40 dias fechou-me um espaço de sensivelmente 40x40 cm. Esse vaso dividi-o em 6/7 porções e foi esperar, nem me dei ao trabalho de separar os runners individualmente.

Com boas condições cresce muito depressa. Se vires que começa a crescer para cima é sinal que tem pouca luz.

Cresce em camadas uma vez o tapete fechado, por isso é preciso andar com a tesoura "sempre alerta" e sem medos

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A glosso é plantar e deixar andar...agarra bem melhor que a cuba (nunca experimentei, mas pelo que tenho lido por aqui).

Um vaso em 40 dias fechou-me um espaço de sensivelmente 40x40 cm. Esse vaso dividi-o em 6/7 porções e foi esperar, nem me dei ao trabalho de separar os runners individualmente.

Com boas condições cresce muito depressa. Se vires que começa a crescer para cima é sinal que tem pouca luz.

Cresce em camadas uma vez o tapete fechado, por isso é preciso andar com a tesoura "sempre alerta" e sem medos

Confirmo o que disse o Ptuga: a glosso é uma peste... :)

 

Boas, primeiro quero agradecer os vossos comentários, espero que a "peste" se dê bem cá neste penico.

Conforme prometido hoje foi dia de plantar a glosso, ganhei uma dor de costas...mas enfim, quem corre por gosto não se cansa - dizem :sleepiness2:

Tenho a glosso numa embalagem na varanda e hoje foi dia de roubar um poucoDSCF4390.jpgDSCF4393.jpgDepois veio a parte mais chata, separar os runners para mais fácil plantação.

Disto:DSCF4394.jpgpassou a isto:DSCF4399.jpgE finalmente plantado:DSCF4400.jpgDSCF4401.jpgComo podem ver pelas más fotos pelo meio ainda existe uns restos de cuba que nem me dei ao trabalho de arrancar, ela faz isso sozinha muito bem :evil: .

Agora vou descansar um bocadinho as costas (é o PDI :P ). Resta esperar que ela se ambiente bem e se torne uma praga :mrgreen: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem isso é que foi investir hehe... Esperemos que essa glosso se dê bem e que "atropele" essa cuba :) hehe

 

Eu também vou aderir e experimentar no meu.

 

Um abraço e boa sorte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que tenhas tanta sorte com o glosso como eu com a cuba, mas sinceramente, um tapete de glosso é muito mais mortiço do que um de cuba. Foi uma pena a tua experiência com a cuba não ter resultado, pois ficava muito bem no teu aquario.

 

Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Antonio!!

 

A verdade é que acabei os exames há 2 dias e agora ja nao tenho desculpas mas nao vir aqui comentar! Coisa que já se arrasta há... Meses!

 

Antes de mais, parabens pelo aqua! Esta muito agradável! Fiquei vidrado com a pinnatifida... Tanto que vou ter de arranjar uma para a minha próxima montagem, que está para breve. O resto das plantas tambem estao muito bonitas. Eu acho que gostava mais de ver isso com cuba ou até eleocharis parvula mas tambem tenho curiosidade para ver como fica um tapete de glosso, que ja nao vejo há muito tempo!

 

Pelo que percebi pelas fotas, a pinnatifida, é um pouco praga... Estou certo? Pareceu me que ela cresce bastante e rápido e ainda larga runners por tudo o quanto é sitio. A HZ é a "erva daninhda" do costume.

 

O engraçado é que no meu aqua, a marsileia também virou praga e consumiu todo o espaço possível no aquário, tal como uma outra planta que tens aí infiltrada, tambem muito bonita mas que ainda nao mencionaste o nome! A Myriophyllum mattogrossense! Mas esta ocupava tudo em altura...

Eu penso que a marsiliea se desenvolva mais rápido com bastante luz, a minha agora parou porque tenho uma lampada fundida.

 

O que falta ai é um casal de apistos ou uns CRS mas ai terias que abdicar da fertilização...

 

Esta muito bom, continua e posta umas gerais!!

 

Abraço

 

PS- Quanto às folhas, eu estou a dividir com um amigo meu e como as uso especialmente no aqua de 270L, são às 3 e 4 dumas vez portanto não devem durar 6 meses... Mas eu vou ver se tas arranjo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente consegui a tua entrada aqui, já andava atrás de ti há montes de tempo ::D:

Para o pessoal que não sabe a história, aqui o meu amigo um dia em trocas fiquei-lhe com uns pezinhos de marsilea que coloquei no nano de camarões sem co2, ferts, quem quiser espreitar abra o link em baixo - o coconuts - que já não funciona. Quando as coloquei meses depois aqui no aquaxisto geraram imensa curiosidade aqui no povo e foi ai que me lembrei de pedir ao JP, além de lhe cravar mais uns runners, que fizesse assim a modos que uma exposição sobre ela ::D: .

 

O engraçado é que no meu aqua, a marsileia também virou praga e consumiu todo o espaço possível no aquário, tal como uma outra planta que tens aí infiltrada, tambem muito bonita mas que ainda nao mencionaste o nome! A Myriophyllum mattogrossense! Mas esta ocupava tudo em altura...

Eu penso que a marsiliea se desenvolva mais rápido com bastante luz, a minha agora parou porque tenho uma lampada fundida.

 

Em relação à planta que referes - Myriophyllum mattogrossense - deves estar a confundir com a Hottonia inflata.

Esta vai-se mantendo, noto alguma dificuldade em enraizar, volta e meia solta-se. Também não lhe noto nenhum crescimento, provavelmente por culpa minha.

 

Fiquei vidrado com a pinnatifida... Tanto que vou ter de arranjar uma para a minha próxima montagem, que está para breve.

Pelo que percebi pelas fotas, a pinnatifida, é um pouco praga... Estou certo? Pareceu me que ela cresce bastante e rápido e ainda larga runners por tudo o quanto é sitio.

 

A minha planta fetiche :naughty:hygrophila pinatifida lançou uns runners laterais em volta do calhau maior e como existe ainda pouca info sobre ela e devido à inexperiência um dia cortei o runner maior e replantei, grande erro. Felizmente no sitio do corte já estão a nascer 4 folhinhas. Infelizmente ainda não consegui atingir as cores magnificas que elas merecem. Neste momento está nos cuidados intensivos, a ver se se safa. :sleepiness2:

Vejam aqui http://www.pbase.com/plantella/image/128240022 , nas mãos do Oliver Knott é outra coisa!

 

 

Eu acho que gostava mais de ver isso com cuba ou até eleocharis parvula mas tambem tenho curiosidade para ver como fica um tapete de glosso, que ja nao vejo há muito tempo!

Pois, a cuba, falhanço total! E vou me meter noutra...Diz quem a teve que a luz não é assim tão importante,outros o contrário, a ver vamos :)

 

 

 

O que falta ai é um casal de apistos ou uns CRS mas ai terias que abdicar da fertilização...

E por que não tudo? ::D: Eu quando estava a pensar o que fazer neste projecto deparei-me com as três coisas que mais queria : shrimps, apistos e plantado à séria.

Ora os shrimps eram comida para os apistos, ora shrimps e ferts não dava, teria que optar por apenas uma coisa - vox populi - e eu teimoso achava que teria que tentar e tirar as minhas próprias conclusões..

A primeira opção a cair foi, com muita pena minha, os apistos. Restava-me o plantado e uns reds que aguentam tudo, até a entrada de 11 diabretes que me diziam, mais uma vez, que iriam comer os bebés. Pois eu tenho visto a população a crescer.

Os crs e as ferts, - a experiência do Hugo Bernardo existe para provar que os mitos só existem para serem quebrados, haja vontade de arriscar :thumbup3: .

E prontos, desculpem o testamento. bom domingo pessoal.

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, um mês depois volto para vos melgar com mais um update desta minha tentativa fraca de um plantado.

Ora como devem calcular a glosso foi outro falhanço clamoroso, em menos de nada tinha glosso flutuante :mad: , e assim sendo dei-me por vencido e decidi deixar as coisas irem andando, no meio disto tudo a única planta de tapete que se vai aguentando é a marsilea mas cresce tão tão devagarinho.

Posto isto vou fazer um upgrade de iluminação substituindo as 2x15w t8 por 2x24w t5, a ver se aumenta qualquer coisa além da conta da luz :ohmy: .

Meanwhile, houve uns amiguinhos que resolveram aparecer para se juntarem à festa, falo-vos de Melanoïdes tuberculata. Se alguem quisert eu dispenso uns quantos biggrin.png' alt=':biggn:'>

E eis que as novidades não param por aqui, arrisquei e introduzi uns crs que espero que se tornem uma praga :dance: .

Impulsionado pelo crystal roots do Hugo Bernardo, espero ter sucesso na manutenção e quem sabe criação deles.

Mas chega de conversa, siga as fotos, pedindo desde já desculpa pela fraca qualidade.

2.jpg19.jpg5.jpg

6.jpg11.jpg15.jpg7.jpg12.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gustavo, obrigado por responderes, pelos vistos és o único, o pessoal anda com pouca vontade de participar e isso desmoraliza, depois queixem-se que os tópicos não são actualizados e que não haja mais fotos. :puppydogeyes:

 

Sobre o que dizes, quando plantei a cuba não tinha nada de fauna lá dentro, já com o glosso sim, então as melanoides são autenticas escavadoras. fight

Falas-me do dry-start e eu fartei-me de pesquisar sobre isso antes da montagem e no fim acabei por fazer à moda antiga, estou mais que arrependido. bang

Eu sei que cada caso é um caso diferente mas eu em parte culpo o jbl manado por ser tão pequenino e leve. Existe por aqui quem tenha grandes tapetes com tal substrato, pois comigo só mesmo a marsilea é que se dá.

Será da iluminação? Como disse anteriormente vou fazer um upgrade de 2x15w T8 para 2x24w T5lL8 com reflectores, será que a diferença é suficiente?

Falta de movimentação da água é que não me parece, tem alturas que anda tudo pelo ar, salvo seja :drool3:

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será da iluminação? Como disse anteriormente vou fazer um upgrade de 2x15w T8 para 2x24w T5lL8 com reflectores, será que a diferença é suficiente?

Falta de movimentação da água é que não me parece, tem alturas que anda tudo pelo ar, salvo seja :drool3:

Abraço

 

É uma grande diferença sim. Além da potência mudas de T8 para T5 que dão muito mais luz. Qual vai ser o resultado??? Tudo vai crescer mais depressa. Acho que é só mesmo isso. Mas tu já sabes que eu sou defensor de pouca luz. Não que 50W para 80L seja muito... É questão de experimentar. Isto não é ciência exacta.

 

Tens que estar preparado porque ao meteres mais luz o metabolismo das plantas também vai aumentar. Atenção ao CO2, fertilização, manutenção, .... já sabes a conversa ;)

 

 

Olá Gustavo, obrigado por responderes, pelos vistos és o único, o pessoal anda com pouca vontade de participar e isso desmoraliza, depois queixem-se que os tópicos não são actualizados e que não haja mais fotos. :puppydogeyes:

 

 

Não posso falar pelos outros mas eu tenho andado desmotivado devido a alguns problemas com o meu o que tira um bocado a pica para depois vir para aqui. Para além disto, o trabalho tem apertado e quando chego a casa já não me apetece estar no computador...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tó-Zé,

 

o teu problema não parece que tenha sido o substrato, eu uso esse e estou a ter bons resultados pelo menos até agora.

 

Acho que passa pela iluminação, 30W para 84L parece-me um pouco limitado. Só para teres uma noção, no meu de 80L tenho 3x24W e se fosse 4x24W não se perdia nada. Mas também depende muito das plantas que queres colocar.

 

Já o upgrade que vais fazer, eu a ti punha mais Watts nisso, mas se calhar os tempos não são os melhores por causa da Troika.

 

A Troika anda a afastar muita gente do hobby, com os preços elevados que se praticam por cá, mais as contas da luz e água, não auguro um bom futuro para aquariofilia cá em Portugal...espero bem que me engane.

 

Também concordo contigo e compreendo-te perfeitamente quando falas em desmoralizar, a malta anda muito pouco participativa e é natural que não haja muita vontade de fazer actualizações. Pelo menos é o que se passa comigo.

 

A malta quer é fotos...e ficam-se por aí. Esquecem-se que quem mete fotos gosta sempre de receber um feedback...nem que seja "olha está uma rica m...", pelo menos é uma opinião e que se calhar até nos vai fazer ver algo que não estava ao nosso alcance e nos pode tornar melhores aquariofilistas.

 

Não sei se o pessoal mudou de ares, mas uma coisa é certa, muita gente afastou-se deste forum. Agora o porquê não sei, mas sei relatos de algumas pessoas que se afastaram porque tiveram divergências com a administração.

 

Isto à que arribar e desde já tens todo o meu apoio nessa tua nova aventura dos CRS. Naquilo que eu puder podes contar comigo.

 

 

 

Abraço

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma grande diferença sim. Além da potência mudas de T8 para T5 que dão muito mais luz. Qual vai ser o resultado??? Tudo vai crescer mais depressa. Acho que é só mesmo isso. Mas tu já sabes que eu sou defensor de pouca luz. Não que 50W para 80L seja muito... É questão de experimentar. Isto não é ciência exacta.

 

Tens que estar preparado porque ao meteres mais luz o metabolismo das plantas também vai aumentar. Atenção ao CO2, fertilização, manutenção, .... já sabes a conversa ;)

 

Acho que passa pela iluminação, 30W para 84L parece-me um pouco limitado. Só para teres uma noção, no meu de 80L tenho 3x24W e se fosse 4x24W não se perdia nada. Mas também depende muito das plantas que queres colocar.

 

Já o upgrade que vais fazer, eu a ti punha mais Watts nisso, mas se calhar os tempos não são os melhores por causa da Troika.

 

A Troika anda a afastar muita gente do hobby, com os preços elevados que se praticam por cá, mais as contas da luz e água, não auguro um bom futuro para aquariofilia cá em Portugal...espero bem que me engane.

 

 

Boas e obrigado pelos comentários.

Curiosamente vocês divergem em relação à iluminação, e no entanto ambos apresentam resultados. é isto que faz a aquariofilia um desafio tão interessante. O upgrade de luz é uma tentativa de conseguir um tapete, seja ele de que espécie for. logicamente que vai aumentar os custos numa altura nada propicia a isso, a ver vamos como vai correr.

Em relação à litragem do aquário, eu quando faço a tpa semanal de 30L fica com o nível de água a meio, portanto na realidade deve ter 60+/- de água. Os 48w t5 mais os reflectores a menos de 2cms da tona da água (vai ficar dentro da tampa) se calhar até será luz a mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.