Aquaxisto


Tozé Nunes

Recommended Posts

Boas brancaman

 

O teu aquario está bonito mas tem ai uns pequenos problemas tais como o no3 e po4, sem isso tens ai um grande problema, ou seja, precisas desses nutrientes para fazeres crescer as plantas caso nao tenhas como é o caso estás a dar oportunidade as plantas!

Aconselho-te a comprares fertilizantes para esse efeito os caseiros como eu vou fazer mas tem cuidado como usas e as quantidades!

Sobre o bright k acho que nao precisas de usar isto porque nao tens no3 nem po4 por isso tas a deitar dinheiro fora, pois as plantas nao vao crescer apenas com potassio e com isso pode haver uma estagnaçao no crescimento das plantas por ter excesso de potassio sem os outros nutrientes!

Sobre o indicador de co2 como tens garrafa nao vejo necessidade mas se tiveres cilindro acho que deves usar isto porque tens uns melhor controlo das coisas!

Sobre a luz acho que 30W é pouco para esse aquario e plantas que tem!

Acho que devias ter entre 50W a 60W, sei que as coisas estao caras mas lembra-te que investis-te no aquario e agora vais deitar tudo a perder porque nao tens luz ou os fertilizantes?Depois queres desmontar e gastas o dobro!É por isso que mais vale investir mas nao precisa de ser topo de gama!

Para esse aquario chega TPA 2 vezes por semana de 20% a 30% nao vejo necessidade de mais mas precisas de luz, no3 e po4 e claro co2 mas nao tens como o controlar por isso tem de ser mesmo assim e so depois é que vem o bright k!

 

Vai actualizando, esse aquario está bom por isso nao desistas!

Um aquario é assim, muitas batalhas mas nao te esqueças que as algas vao lá ficar sempre, vejas ou nao vejas!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquario está bonito mas tem ai uns pequenos problemas tais como o no3 e po4, sem isso tens ai um grande problema, ou seja, precisas desses nutrientes para fazeres crescer as plantas caso nao tenhas como é o caso estás a dar oportunidade as plantas!

 

 

Às algas,... :happy2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

jorge.a.

É isso! ::D:

É que escrevi o texto 3 vezes e já tava farto de escrever o mesmo depois nem li se tinha algo mal!

Como o jorge corrigiu e bem tas a dar oportunidades as algas!

 

abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm...

 

Só não entendo é que como fazendo uma fertilização por liquido (TPN+) e tendo substrato fértil (Aquabasis) , tens o Ferro e o Potassio a zero.

 

Qual a validade dos testes? e o crescimento das plantas? como está? essas algas só não me parecem preocupantes, vai tirando manualmente .

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu uso o TPN+ mas reparei que havia carências de Fe e K pelo que os passei a adicionar para complementar a fertilização.

 

Actualmente continuo a usar o TPN+ e adiciono N+P+K+Fe para complementar, noto melhorias.

 

Também tive dessas algas mas 2 ottos ajudaram bastante bem como a introdução de camarões Red Cherry.

 

Isso com o tempo vai ao lugar, concordo que deverias tentar por um pouco mais de luz.

 

Nota: esse áqua é aquele que compraste num leilão, certo?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo A. Ferreira,

 

Como é que adicionas? decidis-te fazer pozinhos? ou são aqueles fertilizantes que uma vez me mostras-te, bem que me podias indica-los de novo, sff :) ...

 

Pedro Gil

Editado por pmpg98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Os que adiciono são de compra, marca Easylife, comprados aqui: http://www.wate-r-evolution.com/shop/

 

Os "tais" pós só me chegam no Natal através de 1 amigo que trabalha em Londres, deixo aqui o site onde foram comprados e também do outro site que te mostrei em tempos.

 

http://www.fluidsens...bfc35cf97f28079

 

http://www.plantedta...salts-134-c.asp

 

Abraço,

Editado por A.Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

eu também comprei os meus sais em UK (no segundo site), mas os portes são elevados. Entretanto encontrei um local em PT onde penso ser possível arranjar os sais todos (à excepção dos micro), embora ainda não tenha experimentado (Vitrilab).

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem ai uns pequenos problemas tais como o no3 e po4, sem isso tens ai um grande problema, ou seja, precisas desses nutrientes para fazeres crescer as plantas caso nao tenhas como é o caso estás a dar oportunidade as plantas!

Aconselho-te a comprares fertilizantes para esse efeito os caseiros como eu vou fazer mas tem cuidado como usas e as quantidades!

Sobre o bright k acho que nao precisas de usar isto porque nao tens no3 nem po4 por isso tas a deitar dinheiro fora, pois as plantas nao vao crescer apenas com potassio e com isso pode haver uma estagnaçao no crescimento das plantas por ter excesso de potassio sem os outros nutrientes!

 

 

Olá Fábio, obrigado pela força bigsmile

Só não entendo, então o tropica plant nutrition não inclui n+p?

Dai só acrescentar o k.

 

Eu uso o TPN+ mas reparei que havia carências de Fe e K pelo que os passei a adicionar para complementar a fertilização.

 

Actualmente continuo a usar o TPN+ e adiciono N+P+K+Fe para complementar, noto melhorias.

 

Boas, então mas assim mais valia usares o tpn normal ou não?

Com que frequência fertilizas?

Sim é o aquário do leilão, também licitaste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António se precisares tenho cá um teste de No2 e No3 que te empresto para verificares, além disso tenho de devolver-te os teus testes :)

 

Boas Pedro, temos que combinar isso...obrigado aceito o empréstimo.

 

Só não entendo é que como fazendo uma fertilização por liquido (TPN+) e tendo substrato fértil (Aquabasis) , tens o Ferro e o Potassio a zero.

 

Qual a validade dos testes?

 

Das duas três, ou o tpn+ e o aquabasis não valem o que anunciam ou os testes estão estragados ou eu sou daltónico :crazyeyes: .

 

 

Falando em fertilizantes, também por cá tenho sera florena e seachem fluorish, ambos penso serem apenas micros, acham que devo utilizar?

 

Quanto aos macros, aonde se pode comprar os pós aqui por Lx? E quais aconselham?

O ideal era juntarmos uns quantos e comprarmos em conjunto e um de vocês fazia a mistela :microwave: , interessados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas brancaman

 

Só não entendo, então o tropica plant nutrition não inclui n+p?

Dai só acrescentar o k.

Sim mas enquanto nao aumentar os valores de no3 e po4 nao adianta acrescentares o k!

Isto porque podes estar a dar potassio a mais e depois ficas com isso estagnado!

Uma coisa que podes tar a fazer mal é dar doses demasiado pequenas ou os nutrientes serem consumidos muito rapidos!

So tens duas opçoes, começar a fertilizar de novo e fazeres testes para ver o que consumido ou elevas mais a fertilizaçao!

Tens uma terceira opçao que é comprares os caseiros mas volto a dizer, sempre com testes senao pode-te correr mal!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Bem me parecia que era esse aquário do leilão, está bem entregue!

 

Os pós para os macro, como disse o gmmartins podes comprar na Vitrilab, aí na Pontinha, http://www.vitrilab.pt/?area=4&lang=1

 

Neste site que o amigo gmmartins também indicou está a composição química do TPN e TPN+, as diferenças são poucas, http://www.theplantedtank.co.uk/traces.htm

 

Também tem a composição química dos micros que comprei, TNC trace, aparentemente têm bastante mais Fe que a solução TPN.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu estive a ver os preços dos testes de Fe e PO4 e são bem caros o que me leva a pensar se vale mesmo a pena estar a fertilizar com pós pois vai levar algum tempo até recuperar eu de momento sinto que as coisas no meu estão a andar para a frente e não tendo pressa é uma questão de ir vendo como é que as coisas vão evoluindo e tentando ir aprendendo com essa evolução.

 

No inicio também estava com algumas filamentosas que agora desapareceram e agora só mesmo umas teimosas que estão nas folhas das valisnerias que são assim como umas barbas negras, mas não se estão a espalhar, ainda só não levaram com Excel porque são valls.

 

Mas se houver um grupo para os pós pode ser uma coisa que pudemos fazer juntos bem como os testes, que só são precisos de tempo em tempo e que podemos partilhar como temos feito.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e obrigado mais uma vez pela vossa participação, andei a googlar e apareceu-me isto http://aquariofiliap...?showtopic=1576

então precisaria de comprar nitrato de potássio kno3 e fosfato monopotássico além do GH Booster.

 

Ou então segundo este tópico http://www.aquariofi...showtopic=91192 precisava de comprar

Cloreto de Potássio (KCl), Nitrato de Potássio (KNO3), Fosfato Mono-Potássico (KH2PO4) e micros com ferro e magnésio abundante ( tpn, florena ou flourish - qual o melhor?).

 

Quanto aos testes, tenho o de Fe e o de PO4, ambos da Nutrafin e dentro da validade, terei que arranjar o de nitratos (NO3).

 

:crazyeyes:cabecadura:2gunfire::snipersmile:yikes:burp::shocked028::priere:help PLEASE.

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas brancaman

 

Sim terás de comprar o teste no3 senao vais andar a fertilizar e nao vais saber a quantas andas depois so vais ter algas!

Tens de comprar nitrato de potassio, cloreto de potassio e fosfato de monopotassio!

nitratos - kno3

fosfato - kh2po4

potassio - kcl

 

Depois podes comprar micros á parte já feitos!

 

vou comprar quase tudo neste site: http://www.wate-r-evolution.com

 

Só nao ha os fosfatos mas devo conseguir em outro lado!

Micros tambem encontrlas lá!

 

Convem depois fazeres uma receita que te de 1ml = 1ppm para 100L

 

No meu caso vai ser assim!

 

Convem teres testes de no3, po4, ph, co2, Fe tambem podes ter mas os principais é no3 e po4!

Os micros podes dosear em pequenas quantidades!

Fertilizas com macros por exemplo segunda, quarta e sexta

Micros - terça, quinta, e sabado

TPA de 30% ou 50% no domingo!

Vou fazer assim para ter algum controlo nas dosagens!

 

E vou fazer de outra maneira, nao vou fazer a relaçao de 1-10 que é 1 fosfatos e 10 de nitratos!

Os fosfatos devo deixar sempre a 1 mas nitratos vou doseando á medida que for necessário!

 

Ou seja imaginemos que tnho 8 de no3 e as plantas em 2 dias consomem 3, o que me dá 5 de no3, o que tenho de fertilizar será 3 de no3, mas se seguires a relaçao de 1-10 terás de ficar sempre com 10 nitratos para 1 de fosfatos!

 

Acho que se fores doseando á medida que for necessário o risco de aparecimento de algas é menor!

 

Mas isso está ao teu criterio!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicação Fábio, mas como deves compreender ainda estou em choque :shocked028: , a tentar assimilar tudo aquilo que disseste, não haverá uma maneira mais fácil sem andar sempre a fazer testes e fertilizações? :priere:

 

Amanhã vou ligar para a Vitrilab e visitar uma ou outra farmácia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas brancaman

 

A maneira mais facil é comprares algum fertilizante bom!!

Eu apostava no da ELOS, Fase1 e Faze2 com o ELOS K40 que é potassio mas nisso gastas 100€ com mais o plant booster da elos mas isso é um fertilizante a medio longo prazo!

Eu falo por mim, nao tenho 100€ de momento para gastar nisso, tou desempregado por isso so posso escolher outra forma e com isso vou para os caseiros!

Agora se tiverem orçamento para gastarem 100€ ou mais em fertilizantes de marca como a ELOS e que de 4 em 4 meses ou nem que seja de 6 em 6 meses comprar mais acho uma boa escolha pois nem que seja daqui a 1 ou 2 anos quero usar o da elos mas agora é me muito complicado!

 

Por isso brancaman isso é uma escolha tua e faço-te a pergunta!

Tas disposto a gastar 100€ ou mais para fertilizantes e teres algo em condiçoes ou comprares algo mais baratos nem que seja caseiros e usas testes e podes ter os mesmos resultados?

 

Isso é contigo!

 

Porque isto é que nao vale apena andares a comprar fertilizantes que depois a concentraçao deles tens de despejar metade do frasco no aquario logo já tas a perder dinheiro!

 

Com os caseiro que eu andei a ler chegas a um momento já sabes quanto é que as plantas consomem e quanto tens de deitar!

De vez em quando tens de fazer testes claro, seja caseiros ou nao!

 

Mas como disse, é uma escolha que tens de tomar e testes tens de os usar, muito ou poucas vezes tens de os usar!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que isto não é para a minha liga, só quero que as plantas cresçam e que consiga manter tudo com um esforço razoavel.

 

Acho que as TPA's de 50% semanais um esforço que é demais para mim.

 

Pelo que prefiro plantas menos exigentes e que se fiquem bem com o TPN+ ao qual posso tentar adicionar um outro fertilizante para colmatar alguma deficiência que venha a notar.

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

pmpg98

Eu tambem estou a montar o meu aquario e nao quero ter dores de cabeça mas isso vai de cada um!

Ou tens dinheiro e pagas bem caro pelos fertilizantes ou pagas mais barato e podes ter os mesmo resultados ou nao!

Depende se usas testes, como está o aquario, se tens muita ou pouca flora, luz, co2, substrato fertil etc, tudo conta!

Por exemplo eu experimentei planta 1 e 2 da elos e gostei muito, nao consegui ter os niveis aceitaveis mas gostei mas dar 100€ ou mais por esses fertilizantes por agora nao dá e é o que se passa na mesma com a terra, por enquanto tenho terra da ADA que usei de 2 layouts anteriores pois o da elos dar 200€ pela terra é obra!

Por isso temos de ter alternativas, mais baratas e que façam o mesmo efeito ou muito parecido!

Claro que um dia gostaria de usar os produtos da elos e montar um aquario mesmo so com produtos da elos mas isso fica para o futuro!

Agora é o que tenho manter a fauna e flora saudavel e ir aprendendo!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

o meu conselho que é o que eu faço e não tenho qualquer problemas no meu aquário.

 

Macros:

KNO3

KH2PO4

 

Se a tua água for muito mole, aconselho-te então o MgSO4.7H2O (uma vez por semana). Em princípio não terás problemas de cálcio por isso o CaCl.2H2O (ou outro) são desnecessários.

 

Para os micro podes usar um comercial (Elos FASE1, TPN) ou podes usar também os pós.

 

 

Se usares o EI com trocas de água de 50% não precisas de testes nenhuns. Aliás, a maioria são imprecisos e variáveis. Teste de ferro, pelo que tenho lido, é pura ilusão. Não há como medir a sua concentração. Pelo menos na forma que interessa às plantas. Como sabem, tem que estar quelatado. O teste de nitratos idem. Basta terem nitritos e já invalida a leitura do teste de nitratos. etc....

 

Se usares o EI não tens que te preocupar com rácios de nutrientes. Estão todos lá nas quantidades necessárias. É a maneira menos preocupada de fazer fertilização. Só tem que se seguir as regras (TPAs semanais).

 

Com os pós gastam cerca de 20-30 euros e dá para 2 anos num aqua de 100L. Melhor impossível. Os das marcas são iguais mas muito diluídos. Paga-se muita água.

 

Quanto às contas, eu posso-vos ajudar a adaptar ao tamanho do aqua de cada um. São mais fáceis do que parecem.

 

Abraço

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O gmmartins disse tudo!

Mas como eu disse é como cada um, se tiveres dispostos a gastar um dinheirao por eles força, no meu caso perfiro os pos sai mais barato e dura mais!

 

Acho que tens ai todas as dicas que precisas brancaman.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicação Fábio, mas como deves compreender ainda estou em choque :shocked028: , a tentar assimilar tudo aquilo que disseste, não haverá uma maneira mais fácil sem andar sempre a fazer testes e fertilizações? :priere:

 

Amanhã vou ligar para a Vitrilab e visitar uma ou outra farmácia.

 

Ola brancaman,

no teu lugar em vez de andar em farmácias atrás de pós,comprava fertilizantes ja completos e tava pronto.Pensa no que te vais meter...vais comprar testes,testes custam muito dinheiro,vais andar horas e horas a volta do aquario com os testes na mão e a correr para a janela para ver mais nitidamente a cor que está no frasquinho...(era o que eu fazia).Toca a fertilizar com este e aquele...se calhar é melhor mais um bocado daquele...Uhff!! :shocked028:

Lembra-te, um aquário serve para momentos de relaxe e não para dores de cabeça.(eu acho que não me habituava a essas fertilizações,muito menos teria paciência!!)

Tens muitas marcas de fertilizantes,eu sugiro os da elos que não são nada caros,obviamente se te meteres na linha expert são mais caros,mas começa com os "amadores"...

Tens o elos planta1 e planta2 que não chega aos 25€ os dois. Eu uso-os e estou satisfeito com os resultados,digo-te até que também tenho os da linha expert e ainda não atinei com aquilo... (são muito concentrados)

Qualquer que seja a tua escolha espero que atines com isso e que ande para a frente...

Vou estar acompanhar as evoluções.

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola brancaman,

no teu lugar em vez de andar em farmácias atrás de pós,comprava fertilizantes ja completos e tava pronto.Pensa no que te vais meter...vais comprar testes,testes custam muito dinheiro,vais andar horas e horas a volta do aquario com os testes na mão e a correr para a janela para ver mais nitidamente a cor que está no frasquinho...(era o que eu fazia).Toca a fertilizar com este e aquele...se calhar é melhor mais um bocado daquele...Uhff!! :shocked028:

Lembra-te, um aquário serve para momentos de relaxe e não para dores de cabeça.(eu acho que não me habituava a essas fertilizações,muito menos teria paciência!!)

Tens muitas marcas de fertilizantes,eu sugiro os da elos que não são nada caros,obviamente se te meteres na linha expert são mais caros,mas começa com os "amadores"...

Tens o elos planta1 e planta2 que não chega aos 25€ os dois. Eu uso-os e estou satisfeito com os resultados,digo-te até que também tenho os da linha expert e ainda não atinei com aquilo... (são muito concentrados)

Qualquer que seja a tua escolha espero que atines com isso e que ande para a frente...

Vou estar acompanhar as evoluções.

Cump

 

foi por esta razão que inventaram a EI. É um método como qualquer outro. Tem regras a seguir. Mas uma coisa é certa - fazer testes não é uma delas. A mim basta-me saber se a minha água é mole ou dura. O resto.... nem desconfio. Não tenho um único teste em casa à excepção do gH (e acho que está fora de prazo).

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece que tenho aqui um problema que nao consigo citar mas vou dizer na mesma!

 

Em relaçao aos testes isso depende, podes comprar apenas 1 de ano a ano ou varios, isto estou a falar apenas de 1 testes!

Por exemplo, seja EI ou outra coisa qualquer vamos chegar a um ponto que sabes a quantas andas, que se sabe quanto as plantas consomem de X em X tempo e se tiveres uma soluçao que 1ml=1ppm por 100L tens a coisa muito simplificada, quando chegares a esse ponto só teras de dosear X e esse X irá sempre mantere-se a nao sei que tenha algo mal!

O mesmo se aplica a testes de marca, vais andar a fertilizar sem testes?Grande asneira pois entao tu gastas 200€ no aquario e material mais nao sei quanto em inertes e plantas e vais agora fertilizar a olho mesmo com produtos de marca?Entao nunca vais ter o aquario equilibrado!

Seja com fertilizantes de marca sejam caseiros tens de usar sempre testes!

Até em fertilizantes de marca podes usar testes mais vezes do que nos caseiros e vi isso com planta 1 e 2 da ELOS (já usei)!

Como disse antes gostei mas nao atinei com aquilo, por ser muito diluido teria de dosear para cima de 20ml pois o meu aquario é de 160L!

Agora pensem, eu cheguei a dosear 40ml de planta 1 e 2 e nem fosfatos tinha e nitratos estavam a 5 mas estavam sempre, fertiliza-se ou nao, ou seja, teria de fazer uma dose maior, mas nao o fiz para ter fertilizantes por mais algum tempo!

Se fosse a fertilizar todos os dias com 40ml ou nem que seja dia sim dia nao ui, nao havia dinheiro para os fertilizantes!

Durou pouco mais de 2 meses enquanto que os caseiros podem durar 1 ano!

 

jorge.a.

Os da ELos nao sao caros  apenas os planta 1 e 2 mas se tiveres um aquario que tens de fertilizar mais de 40ml nem que seja dia sim ou dia nao vais ter de comprar de mes a mes um nem que seja de 2 em 2 meses, já a linha expert tens de usar testes para atinar e se nao atinas lá tens de tar sempre a usar testes para saber os parametros!

 

Atençao que nao vejo mal de se comprar produtos da ELOs os ADA ou outra marca de renome, o que tou a dizer e falo por mim, nao vou andar a pagar por enquanto produtos de marca que custam um dinheirao quando posso comprar hoje pós e durar quase um ano, pois o dinheiro tambem está curto!

 

Volto a dizer quem quiser investir em produtos de marca faz bem mas depois o dinheiro é maior e nos tempos de hoje nao sei se compensa, temos alternativas!

 

Mas agora é um criterio teu brancaman!

Ou gastas em marcas e testes no inicio e se nao atinares tens sempre que usar testes ou usas caseiros bem consentratos e fazes na mesma testes!

De uma maneira ou outra tens de usar testes!

Podes tirar os testes de ph co2 etc mas no3 e po4 tens de ter sempre ou outros em plantados nao vejo importancia!

O mesmo se passa com o Fe, podes ter teste como já disse mas nao te serve de muito como já disseram em cima!

 

Tu é que decides! =) loool

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

eu não concordo. Sabes como foi planeado a EI? Eu vou explicar.

 

Pegaram nas plantas mais exigentes, deram-lhes luz e CO2 no máximo de modo a que não limitassem o seu crescimento e depois mediram os seus consumos de nutrientes. Portanto, estabeleceram os máximos. É com base nestes valores máximos que se estabeleceram as dosagens para o EI.

 

Ora, nós os comuns dos mortais nem sequer temos as plantas mais exigentes nem de forma alguma temos luz e co2 ilimitados pelo que os consumos vão ser quase sempre inferiores aos estabelecidos. Quanto muito iguais mas nunca superiores.

 

Logo, o que tu sabes é que falta de nutrientes nunca será o teu problema. Estes nunca são o factor limitante e podes portanto retirá-los da equação. Se houver um problema não é concerteza por falta de nutrientes. Por isso para quê testar? Quanto muito só se for para saberes o quanto tens a mais. Mas é para isto que serve a TPA. Para fazer um reset e não deixar as concentrações de nutrientes acumular, para além de limpar a água de substâncias produzidas pelas plantas.

 

Aconselho vivamente a ler este artigo:

http://www.ukaps.org/EI.htm

 

Está tudo explicado ao pormenor e a razão pela qual os testes são desnecessários quando usamos EI. Se querem reduzir a dose gradualmente (intervalos de 3-4 semanas entre alterações), é só reduzir a olho (por exemplo: estava a por 5 ml a cada 2 dias agora ponho 4 ml a cada 2 dias) e ver se acontece alguma coisa às plantas. Se houver algum problema volta-se a subir ao nível anterior.

 

A sério, o EI foi feito para descomplicar e não ser necessário o uso de testes.

Agora se gostam de saber e querem gastar dinheiro em testes (que na sua maioria não são fiáveis) estão à vontade.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.