Jungle Fingers


Gonçalo84

Recommended Posts

Jungle Fingers

Foto final:

 

DSC_0040.jpg

 

 

Depois de desmontar o Dias Contados e com uma viagem ao Porto para ir buscar um aqua à Ecoarium e almoçar uma francesinha na Ribeira eis a minha nova aventura.

Não dá para um concurso e ainda falta uns pormenores mas acho que está agradável ;)

Comentem e critiquem!


Data de Montagem: 15-08-2016

Aquário: 90x45x45 8mm vidro extra normal

Móvel: Aparador da sala

Iluminação: Calha DIY com fita de LED 2700 Lumens (update para 5000 lumens brevemente)

Filtragem: JBL e901 Cristal Profi

Aquecimento: Fluval 100W

Hardscape: Troncos Redmoor / Basalto Stone

Substrato: Tropica Plant Growth / areão preto brilhante

Fertilização: Tropica

Outros equipamentos: Camaroeiro, pinça reles, toalha para o chão, toalha para as mãos, paciência.

Fauna:

- 11 Paracheirodon Innesi
- 9 Poecilia Reticulata
- 3 Corydora Sterbai
- 1 Ancistrus L-180
- 1 Garra Flavatra
- 1 Casal Mikrogeophagus ramirezi
- 5 Neocaridina wild

a adicionar:

- 2 Corydora Sterbai
- 6 Pterophyllum Scalare
- 1 Casal Mikrogeophagus ramirezi

Flora:

- Hydrocotyle tripartita
- Alternanthera reineckii 'Mini'
- Echinodorus bleheri
- Microsorum pteropus trident
- Limnophila sessiliflora
- Bacopa caroliniana
- Bacopa Compact
- Echinodorus reni
- Cryptocoryne wendtii 'Tropica'
- Cryptocoryne wendtii green
- Cryptocoryne x willisii
- Vesicularia dubyana 'Christmas'
- Limnobium laevigatum
- Vesicularia Reticulata 'Erect'

a adicionar:

- mais Hydrocotyle tripartita
- Ludwigia Palustris
- Anubias barteri var. nana ou normal
- Marsilea hirsuta ou mais Bacopa Compact


Fotos:

Testes:

DSC_0006.jpg

DSC_0007.jpg


A badalhoquice que fez cabelos brancos à namorada:

DSC_0008.jpg


Pormenores (com pouca luz :()

DSC_0011.jpg

DSC_0012.jpg

DSC_0013.jpg

DSC_0016.jpg

DSC_0017.jpg

DSC_0019.jpg


Se insistirem muito talvez ponha uma geral ;)

Editado por Gonçalo84
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

pediste para a malta criticar, agora aguenta-te à bronca...

 

luz=2700 Lumens? presumo que chinocas (os meus também são), mas esses lumens tenho num áqua de 40 litros, esse tem um bocado mais..., a rever assim que possível :cool2:

 

gosto da flora e do scaping, não gosto do substrato, um substrato activo, embora mais caro, traria condições muito melhores quer à flora quer à fauna que irás introduzir.

 

co2 é indispensável num aquário nesta área (aquascaping)...

 

ahhh..., foto geral SFF biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

pediste para a malta criticar, agora aguenta-te à bronca...

 

luz=2700 Lumens? presumo que chinocas (os meus também são), mas esses lumens tenho num áqua de 40 litros, esse tem um bocado mais..., a rever assim que possível :cool2:

 

gosto da flora e do scaping, não gosto do substrato, um substrato activo, embora mais caro, traria condições muito melhores quer à flora quer à fauna que irás introduzir.

 

co2 é indispensável num aquário nesta área (aquascaping)...

 

ahhh..., foto geral SFF biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

 

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Aguento-me à bronca sim senhor.

 

Em relação às luzes esse era um dos pormenores que referi que faltava. Vou adicionar mais uma calha e os lumens é o que eu quiser praticamente. A questão é quantos é que eu preciso... 5000? 7000? As plantas são todas fáceis.

 

Quanto ao CO2 está em progresso. So falta o redutor e o difusor (ou seja quase tudo) :)

 

O substrato não optei pelo da Tropica mais por uma razão económica e se estas plantas até cresceram na areia com grão de açucar que não lhes dava condições nenhumas pensei que este com grão maior e fértil por baixo até dava. Vamos lá ver. ;)

 

A foto vou pôr quando tiver pelo menos 3 pedidos! eheheh :naughty:

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

atenção que as "coisas" estão relacionadas!!!

 

não adianta muita luz se o resto não acompanhar!

 

colocaste o tópico na área de "aquascaping", não foi por acaso de certeza, tens intenção de criar um plantado bonito, o que nem sempre é fácil.

 

a regra base é uma questão de equilíbrio entre os diversos factores/necessidades, o CO2, a luz, a fertilização, boa filtragem (a tua é um bocado fraquinha) e claro, alguma sensibilidade para criar um layout harmonioso.

 

2.º pedido: coloca uma foto geral/panorâmica biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que está relacionado.

 

No outro aqua tinha estas mesmas plantas e tinha 2000 lumens (adicionei mais uma fita para este), não tinha CO2 e não tinha praticamente algas. So mesmo as do vidro da frente e que tinha de limpar de mês a mês no máximo!

 

Mas neste aqua por ser mais alto e profundo sinto mesmo muitas sombras. Precisa mesmo de mais luz.

 

Vou adicionar outra calha com mais duas fitas ficando mais ou menos com 4000 Lumens. Vamos ver se resolve e se não me desequilibra isto tudo.

 

Depois com a adição de CO2 vou ter de aumentar penso eu. Mas logo se vê.

 

:D

 

Pronto tá bem vamos lá botar fotos :photo:

 

Ainda um bocado nublado... Foi montado ontem :cool2:

 

 

DSC_0022.jpg

 

 

O sítio Zen cá do lar.

DSC_0024.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para inicio já está muito bom. Basalto Stones... eu utilizo umas Mondego Stones e são há maneira, pena não ter trazido mais uns KG.

Vou aproveitar a deixa... também comprei uma fita led (5050 dos chineses) e tenho essa dúvida, num aquário plantado com cerca de 60 litros (60x30x35) quantos lumens se deve utilizar? Obviamente que depende das plantas utilizadas, mas aproveitando aqui as experiências alheias...

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

ai ai, montado ontem e logo com um dos peixes mais sensíveis a áquas novos... :tapfoot:

 

vai vigiando esse Ram.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma critica a apontar.

 

Tiveste muito bem na produndidade do aquascape, no entanto, espero que tenhas consciencia que esse declive vai desaparecer com o tempo, a menos que calces bem o mesmo.

 

Cumptos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito porreiro!

;) Obrigado

 

 

boas,

 

ai ai, montado ontem e logo com um dos peixes mais sensíveis a áquas novos... :tapfoot:

 

vai vigiando esse Ram.

 

cumps,

 

:happy: Estava a ver que ninguém puxava essa conversa. O aqua é novo, o substrato também, mas aproveitei cerca de 80 litros do outro aqua onde eles estavam, as plantas e o principal o filtro. que não o limpei e vou esperar uma semana ou mais para lhe fazer uma limpeza. E pelo sim pelo não também pus uma dose de nitrovec :) acho que tá controlado (espero eu).

 

 

 

Tenho uma critica a apontar.

 

Tiveste muito bem na produndidade do aquascape, no entanto, espero que tenhas consciencia que esse declive vai desaparecer com o tempo, a menos que calces bem o mesmo.

 

Cumptos

 

 

Também pensei nisso, mas como isto não é o típico solo de argila talvez se aguente mais... fica a experiência. A ver vamos. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:happy: Estava a ver que ninguém puxava essa conversa. O aqua é novo, o substrato também, mas aproveitei cerca de 80 litros do outro aqua onde eles estavam, as plantas e o principal o filtro. que não o limpei e vou esperar uma semana ou mais para lhe fazer uma limpeza. E pelo sim pelo não também pus uma dose de nitrovec :) acho que tá controlado (espero eu).

boas,

 

muitas bactérias lá para dentro, não sei se o filtro esteve sempre a trabalhar, mas não facilites pois a colónia de bactérias do filtro ressente-se sempre com estas mudanças.

 

esses peixes (rams) estão na minha lista de desejos para uma próxima montagem :rolleyes:

 

boa sorte com isso, sim porque a "sorte" também é necessária :cool2:

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

muitas bactérias lá para dentro, não sei se o filtro esteve sempre a trabalhar, mas não facilites pois a colónia de bactérias do filtro ressente-se sempre com estas mudanças.

 

esses peixes (rams) estão na minha lista de desejos para uma próxima montagem :rolleyes:

 

boa sorte com isso, sim porque a "sorte" também é necessária :cool2:

 

abraço,

 

 

Sim teve sempre a trabalhar na caixa de plástico onde os bichos tiveram a viver 2 dias.

 

E quanto aos rams simplesmente adoro, são mesmo muito fixes. Ainda não postaram, mas acho que deve estar para breve :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora agora uma fotos com água clarinha:

 

DSC_0035.jpg
DSC_0040.jpg
DSC_0044.jpg
DSC_0047.jpg
Aqui está as estrelas do sítio
DSC_0048.jpg
DSC_0049.jpg
DSC_0052.jpg
Calha DIY ainda não acabada.
Falta adicionar mais uma calha e duas ou três fitas de LED e arranjar os suportes
DSC_0058.jpg
Editado por Gonçalo84
  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens receio que esse aquário se solte pelas juntas ? 90/45/45 sem travamentos ?

Gostava de saber mais sobre essas calhas . Cumprimentos

Já poderás.te fazer uma box onde passe a água do filtro e ter o termostato lá dentro para ficares com o Aqua praticamente limpo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens receio que esse aquário se solte pelas juntas ? 90/45/45 sem travamentos ?

Gostava de saber mais sobre essas calhas . Cumprimentos

Já poderás.te fazer uma box onde passe a água do filtro e ter o termostato lá dentro para ficares com o Aqua praticamente limpo ?

 

Receio? Nada, parece extremamente sólido. E o vidro é só de 8mm. O que é certo é que nestes últimos tempos liguei para mais de 30(!) lojas de aquarofilia ou vidrarias e só numa me disseram que tinha de levar vidro de 10mm. De resto todos afirmaram que de 8mm chega perfeitamente. E eu concordo.

 

As calhas já tenho noutro tópico mas como ainda não estão acabadas, falta pôr mais uma calha e respectivas fitas e dar uns toquezinhos para ficar com mais pinta ;)

 

Uma box interior ou exterior? Já pensei em comprar um externo, mas o ordenado não estica... tem de ser com calma :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo,
Antes demais parabéns pela montagem, está com um aspeto muito saudável...mas ainda vai no inicio.. ;)
Toma em atenção aquilo que já te foi referido relativamente à luz vs CO2. Não vale apena inventar, não há CO2, não há muita luz!

Quanto ao layout isso agora com o tempo só tem a melhorar mas com disposição que escolheste (triangular) eu tentava encher por completo com plantas grandes a parte traseira (na zona onde tens a entrada/saída do filtro) até mais ou menos á zona de uma ramo que se encontra na vertical e toda a lateral direita mesmo até ao vidro frontal.

Do outro lado deixava desimpedido, assim como tens, retirando mesmo a cripto e umas rochas que tens por ali separadas do resto e colocando-as noutro sitio.. Deixava o layout apontar naturalmente na direção do termostato.
O buda também saía desse local com a intenção de quem entra na sala conseguir ver logo a lateral do aquário sem obstáculos.

Cumps
Vasco

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado pelas criticas Vasco. O meu objectivo era fazer tipo ilha e não triangular (mais ou menos tipo este:



Já fiz o update na discrição do que queria adicionar, nomeadamente comprar mais uns potes de tripartita preencher o lado direito junto às pedras e troncos até lá acima mas sempre deixando areão à vista junto ao vidro, pôr entre as cryptos do lado esquerdo a ludwigia palustris para crescer entre o ramo mais horizontal e aquele na diagonal e depois umas anubias no centro do tronco para compor a cena.

Ainda do lado esquerdo tava também a pensar pôr marsileia entre a willisii e a tropica para fazer ligação.

Que achas/acham? Editado por António Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muita mexida para se consegui visualizar no abstrato.

Mas avança e vais tirando as conclusões à medida que as plantas se vão desenvolvendo. É assim que se aprende e evolui. ;)

 

Pelas fotos e colocaste parece-me que a disposição do layout está a pedir que seja triangular em vez de ilha, mas coloca um foto centrada e ao nível para se ter uma perspetiva melhor. As fotos que colocaste estão sempre desviadas ligeiramente tanto para cima como para os lados.

 

 

Força nisso!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver se amanha consigo postar um foto decente.

 

Em breve vai haver mais fauna e flora ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Problema: O aparador onde está o aquário está a ceder :evil:

Pensei que não haveria problema pois é de madeira maciça mas como por baixo é só gavetas de 1.20 metros não tem apoios verticais...

 

Consequência: Aparador de 3 milhões de euros com uma cova que parece um half-pipe e gavetas que já não abrem bem. Do meio para as pontas já cedeu cerca de 1cm!

 

Solução: já fiz uma estrutura em ferro (soldado por mim e ficou um pouco manca mas pus pés reguláveis) e já pus no carpinteiro para forrar com madeira e vou aproveitar e mudá-lo para outro lado da sala. Data de entrega prevista para meio desta semana.

 

 

Problema 2: Como mudar o aqua sem estragar muito o layout.

 

Solução: tentar tirar o máximo de água e mesmo assim não sei se vai dar. Tem 30kg de areão e outros tantos de pedra e juntando o peso do aqua dá uns 90kg. Será que o aqua aguenta ser transportado uns 5 metros com este peso lá dentro?

 

Consequência: mais stress para os meus peixinhos e uma dor de cabeça logistica.

 

Vantagens: finalmente um móvel só para o aqua com possiblidade de guardar água para tpa e poder encurtar as mangueiras do filtro.

 

Desvantagens: mais uma despesa!

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo84

Olha eu não recomendo mudares o aquário

como estas a dizeres,olha que eu sei de um

caso que um aquário de um metro,com pouca

água,e com plantas,e pedras,ao mexerem no

móvel que também estava como o teu,de imediato

deu-se um estalo enorme,e partiu-se o fundo,e o

vidro da frente,água por todo o lado,peixes não

morreram porque estavam num balde,mexer num

móvel onde esta um aquário montado e esta a

pedir desastre.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas Álvaro, grande azar! Gonçalo, se retirares o máximo de agua e os peixes e com muito cuidado e muita ajuda conseguirem levantar e transportar com cuidado redobrado não deve haver azar. Estás a falar de deslocar isso 3/4 metros de distância, certo? Fosse mais perto e ia ajudar-te ;)

Ah, para impedir deslocações no hardscape usa o máximo de jornais ou bolha para impedir que pedras batam nos vidros e que os troncos saiam do sitio, normal será que o substrato se mexa um pouco, nada que não possas recolocar no sitio. Força e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.