PRIMEIROS PASSOS
Para iniciados no mundo da aquariofilia de água doce
12660 tópicos neste fórum
-
- 18 respostas
- 1.3k visitas
Boa tarde Depois de algum tempo com um aquario de 5lt passei para um com cerca de 30 à cerca de um mês aventurei-me na construção de um aquário. Apesar de já andar neste a uns anos numca fui muito cuidadoso com os peixes até a cerca de 2 anos quando comprei o aquario de 30lt. Para a montagem do aquário ganhei coragem e depois de ir buscar os vidros a vidreira meti mãos a obra e no final ficou a olhar para o aquário e disse: "Que monstro!" E' um pouco grande para o que estava habituado mas agora ja o acho "bom", talvez daqui a um tempo diga que e' pequeno mas agora e' o ideal. Agora vamos a especificações do dito: Aquario: 65x45x40cm (largura x altura …
-
- 7 respostas
- 1.3k visitas
Boa noite, como o titulo indica a minha duvida é se é possível colocar uma tartaruga num aquário comunitário! o.O ps: lembrei-me disto quando estava a tomar banho não sei se foi da agua quente ou não mas deu-me para isto! xDDD Aquário de 80x30x40 Filtro externo Eheim 2213 440lt/h Luz COLOR 590mm-18W-T8 Não tem substrato para plantas 7 Tetra Neons 6 Tetra Prata 3 Bebés de Tetra Prata 1 Plecostomus com 13 Cm +/- (veio de um aquário de agua fria que tinha aqui em casa) 1 Caracol maçã 2 Gouramis um amarelo e outro tem umas manchitas 1 Anubia e mais duas naturais uma parece tipo as folhas do pinheiro e outra nao sei o nome Fundo é pequenas pedras Barco…
-
[ajuda] água suja, muitas particulas
by Visitante- 6 respostas
- 1.3k visitas
============ Material Aquário 100 cm * 35 cm * 40 cm - 120 L Filtro Tetra ex700 (com 1 mês de uso) Termostato Não sei a marca - 25º Iluminação - 1 Lâmpada (não sei potência) CO2 - Tropica PLANT GROW SYSTEM 60 ============ Hardscape (grande misturada) Areia de filtro Gravilha ============ Parâmetros Amónia (NH4) - 0 mg/L Nitratos (NO3) - 0 mg/L Nitritos (NO2) - 0 mg/L pH - 6,7 ============ Plantas Egeria Densa Valisnérias Musgo de Java Feto de Java Uma outra grande cujo nome não sei.. ============ Peixes 1 Tetras Viuvas 6 Tetra Fantasma 10 Guppys (todos machos) várias raças 3 Danios Zebra 2 Nariz de Bebado 1 Corydora Julli 1 Corydora Aeneus 3 Corydora Paleatus 1 s…
-
- 15 respostas
- 1.3k visitas
Boas tardes Malta, eu sou novinho na área da aquariofilia, e tenho uma dúvida, e assim eu tenho um aquário de 54l tem um termostato de 50w e tenho 2 filtros dentro! Tenho 1 que é o de origem e outro que tinha para um aquário de 30 o que tive a uns tempos! Meti água o cascalho e as decorações e meti tudo a trabalhar durante 2 dias sem peixes! De seguida que julgo fazer bastante mal meti 2 neons 2 nariz babados e 4 guppys é um limpa fundos! No primeiro dia morreu um peixe e agora todos os dias tem morrido um a água começou a ficar muito turva do nada! Queria saber o que eu devo fazer
-
- 11 respostas
- 1.3k visitas
torna o ph... acido ou neutro ou alcalino?
-
- 7 respostas
- 1.3k visitas
este e o meu aquario.critiquem a vontade tem120litros 5escalares 2discus 3santa filomena 4bebados 3coridoras 1pleco 1farowela este e um dos discus este e o aqua
-
- 9 respostas
- 1.3k visitas
Olá amigos tenho uma grande duvida q e esta tenho um aqua comunitário com néon cardinais coridoras e 2 sae tenho também 2 cobras kuli reparei hoje no meu aqua tipo uma minhoca pequena no areao será possível q seja crias delas ou será outra coisa obrigados
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Boas alguém me sabe dizer quais os efeitos do oxido de ferro, tb conhecido como ferrugem, num aquário que tenha fauna e flora?
-
Boas... Gostava de saber se alguem me pode dizer qual sera o preço de um saco de Akadama?? e quantos lts serao precisos para um aquario de 1 metro? obrigado cumps
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
Boas, arranjei um aquario de 56L e já o enchi com aquelas predas e com agua... estou a espera agora do ciclo do azoto... devo ter o termostato e o filtro ja ligados?
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Desculpem lá qualquer coisinha... Pelo que eu tenho percebido muita gente não mantêm o mesmo aquário 3 dias (exagero) só porque anda à procura do ''layout perfeito''. O pessoal faz um layout sem maturar o aquário e depois como quem pisca um olho desconstroi um ambiente que estava a começar a ser familiar para os seres envolvidos...Pergunto : para quê? (Apeteceu-me mesmo gritar)
-
- 6 respostas
- 1.3k visitas
Boa noite amigos, tive um problema extranhisimo no meu Aqua, cheguei a casa e encontrei todos os peixes do meu aqua mortos, a bomba do filtro queimou e contaminou toda a agua, ( o filtro era interno) é possivel isto acontecer assim sem mais nem menos???. Como debo prosseguir agora para a limpeza? Tenho medo de limpar o meu aquario agora e ficar com algumas impurezas. POR FAVOR alguem que me de alguns conselhos para a limpeza e de como evitar que isto acontça novamente. Obrigado.
-
- 14 respostas
- 1.3k visitas
Boas. Comprei os 3 kits recomendados para fazer as leituras do meu aquario (66l brutos, 60 utilizados, 2 vivas coloridas a ciclarem). Fiz a analise ontem a noite: PH : 6.5 (do aquário) Amonia: 0 (o aquario está em ciclo desde dia 6 de julho) Hoje de manhã: Nitratos: > 50 (estou a fazer o tpa devido a este valor) PH da agua nova : 5.5 ??? A minha questão é: Como é possivel haver tanta descreprância entre a nova agua e a do aquario ao novel de PH ? O teste dos nitratos deu um valor tão alto... Será possivel o aquário ja esta em ciclo completo ? Cumps.
-
- 20 respostas
- 1.3k visitas
Boa noite minha gente, sou novo por estas bandas e vim ver se aprendia mais algumas coisas e pedir alguns conselhos, deixo algumas fotos para voçes verem como está e o que posso melhorar. Outra coisa que quero perguntar é que peixes acrescentar para dar mais vida ao aquário, actualmente tenho 4 escalares, todos de tamanhos diferentes, dois ottos, dois ancistrus e um plecostomus já grandinho, que outros peixes aconselham para se darem com os escalares? Obrigado Diogo
-
- 8 respostas
- 1.3k visitas
Boas pessoal, comecei há poucas semanas nesta aventura apesar de já ter acompanhado alguns projectos. Tenho este primeiro aquário de 60L com termostato e filtro Biobox 2 com um substrato básico preto de cascalho médio. Após a montagem fiz a ciclagem. E coloquei esta sexta os primeiros peixes: 1 guppy e um cascudo oferecidos e comprei 4espadas(2machos&2fêmeas), ontem voltei á loja e comprei mais 4 peixes mas por ignorância minha esqueci-me de retirar o nome deles para poder pesquisar mais informação sobre eles... o vendedor apenas me disse que não havia problema em junta-los com a comunidade que eu já tinha. São 2 espécies diferentes(2machos de cada) uns amarelo vivo…
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos. se possivel gostaria que me ajudassem. O aquario tem 120x40x50 +/- 210lts uteis areão simples de rio filtro exterior rena xp2 termostato rena 300w 2lampadas T8 de 30w. Vou acondicionar a agua com "sera" nitrivec e aquatan(passo a publicidade) As minhas ducidas são as seguintes: se devo aproveitar agua de outro aqua q tenho 60x30x32 a funcionar há muito tempo e se deveria colocar um dos filtros do antigo a funcionar no novo. qual o tipo de peixes melhores para ciclar o novo e quantos(1 ,2 ou mais). quais as melhores plantas para ajudar no ciclo e que se mantenham bem com a luz que tenho. Agradeço desde já a vossa colaboração.
-
- 8 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos. Alguém me sabe dizer o que poderá ser isto que está nas fotos? O meu melhor palpite será: caracóis... Se alguém souber, informe, p.f. Obrigado. Pedro Pires
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos... Amanha vou comprar um aquario da marca Nirox, alguém conhece? As medidas são: 40*26*30, sinceramente gostava de um de 60cm mas não encontro... alguém se existe algo na net? ou perto da zona de viana onde vendam esta marca? A ajuda que precisava mesmo é no equipamento para o aqua. O material que estava a pensar é o seguinte: - Filtro interno - Termostato - substrato para plantas, areia e não sei se é preciso mais alguma coisa para plantas - uma raiz de madeira - no que se refere a iluminação tb vi um suporte de florescente pois o aqua vai estar sem tampa com duas T5 de 15W ou 2 de 8W A nivel de peixes ainda não me decidi, mas go…
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Caros Aceito sugestões/ recomendações quanto aos melhores sitios para comprar testes e tratamentos em Lisboa. Obrigado
-
- 6 respostas
- 1.3k visitas
Olá, alguém me poderia dizer nomes de plantas que façam tapete? Ja agora, é so meter um pedaço la e ela vai crescendo e tapando o resto do areao? obg.
-
- 6 respostas
- 1.3k visitas
Ficam ai mais uma fotos do meu aqua, agradeço dicas e sugestões
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Boas, sou nova neste fórum, tenho 2 aquários um de 40L onde tenho 2 rãs albinas e outro de 60L com neons e guppys (misturas que não devia) Quero construir um aquário maior porque gostei imenso da experiência e não tem corrido muito mal. Vou adquirir um aquário com as seguintes características 150x50x60 com vidro de 1cm Trás iluminação mas não teho mais informação Filtro Eheim 2217 - 1000 l/h Termostato eheim 200W Já andei a estudar e vou adquirir mais um filtro vou optar por um destes dois eheim 2078 ou 2080. Falta-me O sistema CO2 Construir o móvel Substrato Decidir a fauna e flora Estou a pensar em comprar um sis…
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
sou mas e maluco mas ja ta comprada... comprei uma femea po meu betta e vou fazer criaçao ja sei que so mudo a femea pa dentro do aqua ( po pe do macho ) quando tiver com as listas verticais.....e depois liberto-a e vejo o ritual de acasalamento ( se e que se pode chamar assim ) depois do ritual retira-se a femea de ao pe do macho e deixa-se o macho a tratr dos futuros bebes ( espero eu )...... agora ja nao me lembro.... quantas horas depois disto tudo e que se deve tirar o macho ? 24 36 ? Perguntas : posso alimentar os pequenotes com flocos para bebes ? :D de momento tenho a femea numa maternidade... nao faz mal pois nao ( so ate ela mudar a…
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Tenho desde Janeiro um aqua de 60 litros, plantado, com os seguintes peixes: 2 coridoras, 1 ancistrus, 2 serpae, 2 santa filomena, 2 guppies (1 machoe 1 fêmea). Há cerca de 15 dias morreu-me a guppie fêmea - estava enorme e calculo que tenha sido também devido ao calor. Entretanto comprei uma nova guppie e 2 danios zebra. Hoje de manhã o meu guppie macho estava praticamente sem cuda e sem barbatanas, embora vivo e escondido debiaxo do tronco . Depois de observar bastante tempo, percebi que foram os santa filomena, que também estão enormes. Uma situação idêntica, embora não tão grave, já tinha acontecido há uns meses... mas o guppie recuperou... agora duvido O que terá …
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Oi, Sou caloira nas lides da aquarofilia, por isso tenho resmas de dúvidas e incertezas... Acabei de colocar o areão, as plantas e encher o aquário. Já tenho tudo ligado mas, pela pesquisa que andei a fazer é necessário qualquer coisa para colocar CO2 na água por causa das plantas. Certo? Tenho que comprar o quê? Também li que é preciso um temporizador para definir os ciclos diurnos e nocturnos. Aconselham algum em especial? Já me "impingiram" um kit de testes que custaram os olhos da cara, antes de colocar os peixes preciso de mais alguma coisa?? Ajudem quem começou neste hobbie à muito pouco tempo
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
boas.. eu sei que devia pesquisar e há uns tempos eu abri um topico a falar deste mesmo assunto. mas não o encontro.. é assim eu tenho um filtro que penso ser de decantação da tetra, para este filtro tem umas esponjas proprias que devem ser modadas de mes a mes isto segundo o livro de instruçoes.. estas esponjas tem no interior carvão activo.. que eu retiro.. gostava de saber. o que posso usar sem ser carvão e que seja melhor para o desempenho do filtro.. o filtro tbm tem uma parte de filtração biologica com aquelas bolinhas.. actualmente estou a usar só aquela "esponja" tipo os filtros de exaustor..mas queria melhorar a filtração.. obrigada a todos …
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
Boas... Eu ontem colquei um casal de platys no meu aquario e no dia seguinte um deles apareçeu morto a boiar, ele estava todo branco e sem a barbata caudal. NO aquario tenho 5 tetra cardinal; 2 botia palhaço e a femea platy de perfeita saude. Agua: Ph-7.5 Amonia-0.1(eu sei que a amonia mesmo baixa pode causar mortes mas axo ke n foi disto) Nitrito-0 Foi a primeira morte que aconteçeu no aquario o ke acham ke deve ser? Outra pergunta: Posso colocar pomacias ou camorões no aqua, visto que tenho botia palhaço? OBrigado
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos! Reformei o meu aquario de 60 ltrs, ou seja , refiz tudo aí há 15 dias. Meti areia mais fina e substrato fertil para a s plantas. Aproveitei 15 ltrs do aquario anterior e tambem aproveitei a esponja do filtro por causa das bacterias beneficas. Tem estado a ciclar e já tem os seus primeiros habitantes, somente herbiveros, já que as plantas que intoduzi estavam na montagem velha e estava com um problema de algas. O problemas é que em pouco mais de 24 horas apareceu-me uma neblina branca na superficie da areia, parece um fungo ou uma concentração de micro-organismos mortos, ou será outra coisa? Qual é a causa? Setup do Aquário Tamanho: 60x35 (alt) x …
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
Colegas do forum, moro no concelho de Sintra e estou a tentar comprar plantas de agua doce mas não conheço nenhuma loja com boas plantas no concelho. Se alguem conhecer espero que me ajudem e me indiquem a loja . Õbrigado
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
Bem cá estou eu de novo, à possivelmente duas semanas atras postei pela primeira vez neste forum porque tinha comprado um telescópio e n sabia certas coisas, agora tenho 5, todos pretos... bem são lindos lindos! Acho que têm exelentes condições pois parecem super felizes. sempre que me chego ao aquario vêm ter comigo e até já aprenderam a comer na minha mao! Bem... temos uma relação muito boa! E por isso mesmo estou aqui para vos pedir ajuda, um dos meus peixitos, o meu preferido por ser o "rei" do aquario e o mais brincalhao tem na guelra um bocado de sangue que parece ser interno. mantem-se assim à ja 3 dias, sem desaparecer ou aumentar! ja procurei informação mas ach…
-
- 1 resposta
- 1.3k visitas
a quem me possa ajudar eu so nova aqui mas tenho um aquario de 400litros com guppys platys espadas e corydoras nao sei o que se passa que ha um tempo os meus guppys comecaram a morrer deixam de comer e acabam por morrer muito magros com os outros esta tudo bem ja tentei tudo e nao consigo resolver o problema eu vivo na holanda e as pessoas aqui so me dizem para mudar a agua do aquario mas nao resolve o problema eu ja nao sei o que fazer por isso se alguem me poder ajudar eu agradecia
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Ois pessoal. Preciso de ajuda urgente. Tenho um aqua de 100 litros, há já quase 3 semanas. Iniciei-me recentemente neste campo, que me fascina, embora me considere muito ignorante. Depois de encher o aquário, coloquei como substrato areia (da praia, previamente bem fervida) e alguma pedrisca. Coloquei também umas conchas de grande dimensão (não tenho a certeza quanto à sua proveniência - possivelmente serão artificiais), que, a serem naturais, já se encontravam fora da natureza há muitos anos, guardadas à parte. Penso portanto que não provirá daí qualquer substância nociva. Coloquei ainda um tronco, de madeira apanhada numa mata, que foi esfregado e seco. No enta…
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
Boas a todos, Qual o melhor substracto fertil que anda á venda por aí?? Alguém me sabe indicar a quanto anda o preço disso, mais ou menos? Cumprimentos, Ruben Mendonça
-
- 7 respostas
- 1.3k visitas
Boas, sou ainda novato neste hobby, tenho um aquario de 110L que tem os seguintes peixes: 10 neons tetra 4 guppys 4 tetras(so para completar o ciclo inicialmente) 1 borboleta chinesa(limpa vidros) 2 limpafundos 2 escalares (pequenos) O problema é qe os peixes ocupam todos muito pouco espaço e o aquario parece vazio, eu gostava de saber quais outros peixes a introduzir no aquario, eu gosto de peixes coloridos e que saltem á vista e com um tamanho consideravel! assim para o medio grande.. Gostava que me dissessem algumas especies destas caracteristicas e compativeis com neons. O ph do meu aquario está neutro. obrigado cumps
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Comprei 1 endler e 1 platty negra fémea e nesta noite desapareceram-me e tenho o aquário tapado. Existe possibilidade de o Pleco e os dois escalares(os 3 de tamanho considerável) os terem comido? Se é assim, porque é que os platys machos, guppies e espadas que já estão há mais tempo no aquário, não lhes acontecer nada?? Ou então há a possibilidade de terem sido sugados pelo filtro? (Sera fil bioactive 250 + UV) E na saída do filtro em vez de por o nº14 coloquei o nº12. (ver figura)
-
Members