PRIMEIROS PASSOS
Para iniciados no mundo da aquariofilia de água doce
12660 tópicos neste fórum
-
- 8 respostas
- 1.3k visitas
Boas tardes! Sou novo nesta materia e nunca tive um aquario! Apesar de estar (mais de 2 semanas, lol) continuamente a informar sobre estes assuntos, deparo me com uma duvida! Vou comprar um aquario, noutro forum de aquarofilia li que para iniciantes era optimo comprar um aquario Kit porque ja vem com tudo e fica mais barato. Aqui neste forum não aconcelham estes mesmos Kit's optando a compra separadamente! Compreendo as duas opiniões, porque em Kit's, os acessorios poderam ser fracos e nao a nosso gosto! Mas queria mesmo uma opinião sobre este assunto! Se me podessem ajudar agradecia! Tenho cerca de 80 euros para comprar um aquario mas nao sei qual! O tipo de peixes …
-
- 8 respostas
- 1.3k visitas
Boas pessoal Tava eu pronto para ir as minhas aulas esta noite qd vejo a minha guppy (nascida em setembro) quase a parir a sua 2ª ninhada. A pedido da minha mae pu-la na maternidade (sim, ja tinha guppys a mais nao queria uma praga, mas pronto ganhou ela.) Ora chego a casa e vejo a maternidade com cerca de 43 alevins vivos (contados atraves de fotos, pelo que podem faltar alguns) e 6 alevins ja mortos. O meu tópico serve para 3 coisas. 1º- é normal assim tantos alevins? qual o vosso record? 2º- as lojas de animais podem compra-los, ou ate recebe-los a borla? 3º Alguem de leiria que os queira? (tenho outros ja com 1 mes) Ao todo o meu aquario (60li…
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Boa tarde, montei este sábado o meu primeiro aqua (60 lts). O que fiz foi o seguinte: Coloquei o substrato (fervido) Metade da água (com um prato por baixo) Coloquei uma raíz (lavada com agua quente) e uma planta montei o filtro o termoestato enxi o resto com agua aqua safe e aqua balance liguei tudo incluindo a luz e deixei ficar a fazer o ciclo com uns flocos de comida. Apareceu gradualmente um genero de particulas minusculas brancas, parece uma nuvem, não muito densa. O facto é que a agua não esta cristalina. Já pesquisei aqui e dizem que é normal acontecer. Mas uns dizem que é um boom de bacterias e que é normal, o…
-
- 2 respostas
- 1.3k visitas
Bom dia, Já há algum tempo que sou fã de aquários e sempre quis ter o meu próprio em casa. Comecei por começar a "treinar" com um aquário pequeno de, aproximadamente, 14l. Tenho um betta já há 3 anos, e, recentemente, decidi expandir os horizontes para um aquário de 54l. Comprei o Kit Leddy60, que já inclui o aquário, filtro e termostáto, para além disso comprei o substrato fértil Aqua Soil da H.E.L.P para poder adicionar plantas futuramente. Nas últimas semanas não tinha tido tempo para me dedicar à montagem do aquário, mas neste último fim de semana decidi pôr mãos à obra e colocar as coisas no sítio. Em primeiro lugar, adicionei o substrato (s…
-
- 7 respostas
- 1.3k visitas
Tenho um aquario de 100*40*30 que vinha com um filtro interior da aquapor, não estou a gostar do desempenho dele e gostaria de comprar um filtro externo. Qual filtro devo comprar?Oiço falar muito no eheim 2213, sera o indicado para mim?
-
Boas! Como posso colocar fotos do meu aquario? Obrigado
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
O que posso colocar num aqua de 20 litros'??
-
comprei artemia da sera so que n sei como recolhela... meti numa garrafa de agua dentro do aquario junto a um canto com pedra difusora durante 24h agr ta turva ecom artmia mas o pior e que n sei cm recolher e tb n sei cm saber se ta pronta a dar aos guppys ,e se ja largaram as "carapaças" ajuem pf cumprimentos
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
comprei à pouco tempo uma quario novo de 54l quantos escalares posso ter la dentro?
-
- 12 respostas
- 1.3k visitas
boas tenho um aquario de 100 lt e estou com problemas com a agua. neste momento tenho a agua toda esbranquiada e os peixes estao ofegantes||!!!!!!! nao sei que fazer ja meti o filtro de carvão para ver o que da se alguem me poder ajudar agradeço
-
- 2 followers
- 11 respostas
- 1.3k visitas
Boa tarde, Sou novato neste hobby, depois de ler alguns tópicos neste fórum senti coragem para me aventurar e lá adquiri um novo Aquario que irei descrever. Neste momento estou a fazer o famoso ciclo do azoto, que através de vocês descobri que é um dos momentos mais importantes no início de vida de um aquário. A minha dúvida é se é necessário ligar a luz durante este ciclo devido a ter uma planta. Se sim quantas horas o devo fazer. obrigado Material Aquário - START 55 da Aquatlantis- 55x30x39,6- 50L Filtro MINI BIOBOX2- TECATLANTIS Termostato EASYKLIM BOMBA - EASYFLUX 300 Iluminação - LED …
-
- 2 respostas
- 1.3k visitas
Boas alguem aqui tem boas indicações de uma loja em condições em aveiro? De preferencia apenas de aquarofilia? É que eu so conheço duas e tanto uma como a outra tem mt pouca variedade de fauna e flora,material etc... Cumprimentos.
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Bom dia. Quero antes de mais agradecer aos criadores por este sitio onde podemos aprender muito sobre a aquariofilia. Criei recentemente um aquario de 15litros onde tenho 1 betta, 1 cascudo, 1 corydora albino, 1 casal de guppies e 2 rasbora vulcanus. Ante de comprar os guppies e o corydora tinha um tetra do qual me desfiz porque as barbatanas do betta e de um dos rasboras estavam comidas e li na internet que era uma das caracteristicas desse peixe. Acontece que agora tenho o betta e os dois gupies com as barbatanas novamente comidas o que aconteceu durante esta noite. Será que estes peixes são incompativeis? Será que têm fome? Será que ficam presas na planta de plá…
-
- 9 respostas
- 1.3k visitas
Olá, bom dia a todos! Gostaria de tirar algumas dúvidas. Sábado agora eu estive em uma agropecuária para comprar outras coisas e me encantei pelos peixes e aquários. Com a ajuda dos vendedores acabei comprando um aquário de 20 litros que já vinha com o aquecedor, filtro internos, decoração e areia no fundo. Segui as dicas dos vendedores corretamente, porém agora os meus peixes começaram a morrer e eu vim para a internet em busca de respostas e acabei encontrando vocês. Descobri que as informações que me passaram estavam todas erradas. Foram as seguintes: comprei Oi aquário no sábado e me instruíram a colocar água,tratar com anticloro e medir o pH umas três vezes no di…
-
- 9 respostas
- 1.3k visitas
boas... sempre achei a cabomba caroliniana uma planta lindissima e queria pô-la no meu aqua mas disseram-me q ela nao se iria aguentar =S alguem me pode explicar pqe??
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Boa tarde a todos, Desde que montei o aquário e pus as plantas tenho verificado que a minha Anubia, nomeadamente as folhas velhas, têm apresentado umas manchas nas folhas e posteriormente apodrecem. Tenho constantemente cortado as folhas que estão podres mas logo a seguir aparece outra mancha em outra folha. Gostaria que me ajudassem. A "doença" tem-se alastrado apenas nas folhas velhas ainda nao se alastrando para as folhas novas, mas tenho medo que isso venha a acontecer. O que poderei fazer a não ser cortas as folhas afectadas? A Anubia e uma plantas que não precisa de muita luz (embora tenha) e não se percebe o porque de estar a ficar em tão más condições (compar…
-
- 8 respostas
- 1.3k visitas
Boa noite caros amigos aquariofilistas, Estou prestes a montar um aquário de 300L plantado, e estou com algumas dúvidas que peixes devo comprar. Uma vez que têm uma bagagem muito maior que a minha venho aqui pedir ajuda na escolha dos peixes uma vez que existem várias especies incompatíveis. Se me puderem dar alguns exemplos de combinações de especies de peixes compatíveis agradecia imenso, para futuramente não ter desgostos. Nuno Silva
-
- 6 respostas
- 1.3k visitas
Boa tarde, consegui arranjar um filtro eheim thermofilter 2326, no entanto está em falta o termostato e sensor. Alguém sabe onde se pode adquirir estas peças? alguma loja física ou online que se possa comprar peças suplentes caso necessário. Obrigado
-
- 1 follower
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Gostaria de começar um pequeno negocio de carpas, tenho o conhecimento básico sobre carpas, mas gostaria de aprender mais, saber qual é a melhor variedade para reprodução, para venda e onde é o melhor sitio/site para vender essas mesmas carpas. quero fazer uma produção de maneira a não prejudicar os peixes, ou seja de forma saudável, para que os clientes possam ter umas carpas de boa qualidade. Agradecia que me pudessem ajudar. Cumprimentos. Francisco Soares
-
Arranjaram-me um tronco, que já foi usado num aquário há uns 10 anos. Em principio foi comprando em loja. Já o lavei várias vezes, também já experimentei ferver, mas continua sempre a deitar porcarias assim que toca em água. Será que já não estará bom para ser usado, ou apenas precisará de mais lavagens? Tenho um aquário a fazer o ciclo e gostava de saber quando poderei colocá-lo
-
- 8 respostas
- 1.3k visitas
Boas pessoal, Queria mudar o substrato do meu aqua e queria por areia. Só tenho anubias e elas estão amarradas muito acima do subtrato. Acham boa ideia colocar areia como substrato? Existe algum inconveniente? Obrigado pelas respostas.
-
- 13 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos! Estou a iniciar-me com um aquário de pequena dimensões para apenas um único peixe Betta. Li bastante e percebi que uma beteira minúscula de água fria não seria o mais indicado, então optei por comprar um aquário de 15 litros. Infelizmente percebi que afinal leva na realidade 10 litros com o cascalho de fundo (e deixando uma margem para o peixe vir ao cimo respirar). Não compreendo o porquê desta diferença de litragem. Se soubesse teria comprado maior! Para já, o aquário está a ciclar há uma semana com termostato a 28º e filtro. Coloquei um condicionador na água (Nutrafin Aqua plus). O PH está neutro de momento. Pelo que tenho lido e pelo que me d…
-
- 2 followers
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Material necessário. Aquário. Algum recipiente para conter a água. Substrato. O que vai ser colocado no fundo do aquário. há quem prefira não ter nenhum substrato. Decorações. Pedras, troncos, esculturas, etc. O que achar que fica bem. Plantas. Podem ser naturais ou de plástico. dão cor e vida ao aquário e mais lugares para os habitantes se esconderem. Os peixes devem ter a sua privacidade. Filtro. A água do aquário vai ficando contaminada com os excrementos dos seus habitantes, o filtro e as plantas ajudam a purificar a água. O filtro não deve criar uma corrente muito forte. Deve colocar uma rede ou uma esponja de filtro na entrada para não aspirar o…
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
ol.a preciso de ajuda, o ph aki da agua baixou para valores entre os 5 e os 5.5... o k fazer para o subir?? ando a deitar akeles likidos para regular o ph e o aumentar mas n ta a dar muito resultado!!! ajudem, por faor, ja me morreram muitos peixes!!!
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
[/b] Olá a todos, Iniciei, à sensivelmente dois meses atrás, a minha experiência em aquários-- àgua doce. Estava tudo bem com o aquário, plantas e peixes, mas começaram a surgir algumas algas verdes, principalmente no areão. Pelas caracteristicas ( e tendo em conta as leituras e pesquisa que fiz) julgo serem cianobactérias! Já retirei a produção de CO2, diminui o período de luz do aquário, faço TPA de dois em dois dias, dou pouca comida aos peixes, faço sin fonagem, mas... NADA parece resultar!!!! que posso fazer para me livrar desta praga??? Cumprimentos, Suzi oliveira
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
BOas! Eu tenho um casal de colisas um de ramirezis e uma beta fêmea! a minha dúvida é será que os posso juntar todos num aqua de 15 litros ?? obrigado! luis
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
Boas pessola, andei a pesquisar pela net sobre Akadama, e gostava de saber se isto presta para aquáriofilia: Akadama - Maxmat Obrigado! Cumps.
-
- 8 respostas
- 1.3k visitas
Boas aquariofilistas. Mais uma vez aqui apresento as minhas duvidas ,o meu aqua tem nitratos a mais por isso resolvi fazer mudanças de agua com mais regularidade, o problema é as minhas ferias vou me ausentar durante 20 dias e nao vou fazer mudanças de agua oke devo fazer?
-
Substracto
by CL- 8 respostas
- 1.3k visitas
Boas camaradas queria colocar a seguinte questão tenho um aquário de 80 cm já à 2 anos e vou fazendo TPA de 15 em 15 dias, só que agora estou a ter problemas com o PH esta sempre muito baixo, peixes não tenho muitos, só que o meu substrato é parecido ao areal dos rios o q permite q os restos fiquem presos, como não tenho aspirador e quero mudar o aspecto do aquário queria me indicassem um substrato bom q não permita acumulação de porcarias. cumprimentos,
-
- 10 respostas
- 1.3k visitas
Boas pessoal sou novo aqui no forum e ja tenhu o hobbie da aquariofilia a algum tempo mas agora decidi investir um pouco mais aseriu e adquiri um aquario maior de 75x40x40 de 100 lts segundo o rapaz da loja que me vendeu da aquapoor... deixo aqui umas fotos pa verem e dar umas ideias cumps
-
- 11 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos. Recentemente remodelei o meu aquário, embora ache que não ficou lá muito atractivo e gostaria de alguma opiniões mais experientes sobre como melhorar. O meu aquário: - dimensões 80x40x40, aprox. 120L - não coloquei substrato fertil - areia de filtro de piscina - Filtro externo Eheim 2213 (classic 250) - Filtro interno com UV Aquaell - Iluminação: calha DIY com leds 5630: 3 fitas branças 6500K, uma fita azul actinic e uma fita vermelha aquaponic - bomba de ar - tronco de ameeiro - plantas: apenas anúbias grandes e anãs Peixes: - 40 Tanichthys Albonubes - 7 corys Paleatus - 2 Ancistrus - 5 Rasboras Arlequim Fotos: Trata-se por…
-
- 8 respostas
- 1.3k visitas
sou novato digam-me como baixar o ph da minha agua do aqua, esta estabilizado em 7.4 e pretendo atingir 6.8... tenho 5 zebras uma coridora albina e um limpa vidros, sei que são resisitentes mas pretendo introduzir um betta... please ajudem-me... agua a 27 graus lino costa
-
tenho possibilidade de apanhr imensas minhocas porque tenho um grande terreno em casa e gostraia de saber uma forma de as apanhar e o que posso fazer com elas? ja li algures que posso dar de alimento aos meus peixes mas nao sei como... que me puder dar um topico a ensinar isto tudo agradecia....
-
- 7 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos, Tenho 3 peixes no meu aquário que desconheço a espécie. Peço a vossa ajuda através das fotos para os identificar. Dois deles têm as barbatanas laterais bastante maiores do que o outro. Terá alguma coisa a ver com o sexo ou será outra espécie? São muito mexidos por isso as fotos são as possíveis. Obrigado.
-
- 9 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos. Como sabem comecei agora a montagem do meu aquário, um aquário de 90 L. Comprei um tronco e uma pedra de lava para por no aquário. Acontece que pus o tronco e a pedra no aquario ontem e pu-lo a funcionar. Hoje de manhã verifiquei que a água está toda castanha. O que posso fazer? Ainda não comprei as plantas, só vou comprar no sábado e espero que daqui a duas semanas possa colocar os novos inclinos, mas a cor da água não lhes fará mal? O que posso fazer? Outra coisa, o meu aquário é um aquadream da aquatlantis e hoje também notei que como pus a saída de água do filtro para o lado (embora nao tocasse na lampada) esta estava molhada (tambem devido a evaporação d…
-
Members