Opiniões para melhoria de aquário 120Lt


memphis4

Recommended Posts

Olá a todos.

Recentemente remodelei o meu aquário, embora ache que não ficou lá muito atractivo e gostaria de alguma opiniões mais experientes sobre como melhorar.

 

O meu aquário:

- dimensões 80x40x40, aprox. 120L

- não coloquei substrato fertil

- areia de filtro de piscina

- Filtro externo Eheim 2213 (classic 250)

- Filtro interno com UV Aquaell

- Iluminação: calha DIY com leds 5630: 3 fitas branças 6500K, uma fita azul actinic e uma fita vermelha aquaponic

- bomba de ar

- tronco de ameeiro

- plantas: apenas anúbias grandes e anãs

 

Peixes:

- 40 Tanichthys Albonubes

- 7 corys Paleatus

- 2 Ancistrus

- 5 Rasboras Arlequim

 

Fotos:

 

DSC_0837_zps43m6hdhn.jpgDSC_0838_zpsyuikazir.jpgDSC_0843_zpsckx4f24r.jpgDSC_0844_zpsyzxhss4e.jpgDSC_0839_zps4ajbkozm.jpg

 

Trata-se portanto de um layout de água fria que, na minha sala, se tem mantido com cerca de 19º e com ph estável nos 6.5

 

A luz parece dispersar-se muito para trás do aquário e por isso coloquei provisoriamente uma placa de poliestireno azul por fora a fazer de fundo: concentra mais a luz, porem acho que não fica muito estético...

A minha esposa reclama a ausência de um peixe de maior porte, diga-se 10-12cm, que dê vida e realce todo o ambiente, porém não quero nenhum que desestabilize o ambiente ou perturbe os actuais residentes.
Agradeço as vossas opiniões para melhoria de estética / simulação de meio mais natural / ou de qualquer pormenor que considerem importante.
Cumprimentos a todos.
Editado por memphis4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, que tal aproveitares esse espaço vazio no centro para colocar um outro tronco mais pequeno e talvez deitado, mas desta vez com um feto por ex? Acho que a anúbia grande faz com que o ponto focal se desloque imediatamente para lá e acho que o resto se perde um pouco... Mas talvez com a ocupação do espaço vazio se torne mais harmonioso! Já agora, acho que com um cardume de 40 ind, eles são as verdadeiras "stars" do aquário :)

 

Cumps

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, que tal aproveitares esse espaço vazio no centro para colocar um outro tronco mais pequeno e talvez deitado, mas desta vez com um feto por ex? Acho que a anúbia grande faz com que o ponto focal se desloque imediatamente para lá e acho que o resto se perde um pouco... Mas talvez com a ocupação do espaço vazio se torne mais harmonioso! Já agora, acho que com um cardume de 40 ind, eles são as verdadeiras "stars" do aquário :)

 

Cumps

Daniel

Obrigado pelo feedback.

Também pensei nisso, já o tive assim aliás; Coloquei a anúbia grande no lado esquerdo a "esconder" o filtro UV e os fios que ali sobem para o exterior - foi uma tentativa de o tornar mais natural.

O meio ficou meio despido; nunca tive fetos - necessitam de substrato fértil ou como as anúbias captam nutrientes da água?

Olá,

 

As rásboras são para estar nos 25C aprox.

Já volto para dar mais uns bitaites

 

Cumps

 

José

As Rasboras vou retirá-las, só estive à espera de lhes arranjar um digno novo lar.

Apesar de tudo mantêm-se activas, comem bem, parece que nada mudou.

 

São bem vindas as opiniões, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto a anúbia grande trava um pouco o viajar do olhar, até porque nós estamos habituados a olhar da esquerda para a direita.

É muito provável que por exemplo um árabe componha um aquário de maneira diferente da nossa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os fetos é como as anúbias e tens vários! Os mais comuns fetos de java; mas depois tens outros, mas todos a base é a mesma das anúbias!

Pois agora entendi o porque de teres colocado a anúbia assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Parece-me uma boa escolha.

Eu adicionaria uns musgos e bucephalandras (sem ser verdes)

Em vez de fazer a composição lado/lado, faria central. Como se fosse uma ilha no oceano.

Existem boas montagens desse genero. Com a pedra central vias os peixes a aparecer por traz da pedra.

Os paraíso deram-se bem com os Tanichthys Albonubes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.