OUTROS INVERTEBRADOS
60 topics in this forum
-
- 1 reply
- 7.9k views
Saudações! .png' alt=':biggn:'> Sem perdas nem demoras, apresento-vos o escaravelho-de-água, um inseto com forma hidrodinâmica. Alguns de vós já se depararam com este pequeno ser aquático em charcos e nas margens de alguns rios bem povoadas de vegetação. Pois bem, a sua dimensão e beleza consegue esconder o seu lado de caçador voraz, este pequeno ser não voa, e nem precisa de voar, a sua capacidade de nadar é fantástica, e, quando se trata de caçar, aí sim, este escaravelho mostra a sua grande agilidade na água! Quando ameaçado é capaz de excretar um liquido para afastar os seus predadores. Foto: A fêmea encontra-se no lado esquerdo, e macho encontra-se…
-
Planárias O que são e como são ? As planárias são seres primitivos, vermes, fazem parte da Classe Turbellaria, e do grupo dos Platelmintes, são seres bastantes simples, parasitas. Têm o corpo achatado, semelhante a uma folha alongada. Possuem um par de ocelos, que lhes permitem medir a luminosidade do local onde se encontram, têm também um par de receptores, sensores para a corrente da água, possuem também mecanoceptores que lhes permite sentir estímulos mecânicos como o tacto. E ainda, por fim, têm também quimioceptores que lhes permite sentir estímulos químicos como o olfacto. As planárias, parasitam tanto vertebrados como invertebrados, alimentando-se de moluscos, …
-
- 0 replies
- 5.7k views
Olá camaradas! Trago-vos hoje algo viscoso, não tão viscoso como planárias ou minhocas, mas é viscoso à mesma! Avermelhado, esguio, bom nadador, bom escavador, assim é o Tubifex! Vive maior parte da sua vida enterrado até meio corpo, o seu corpo mexe-se com a corrente ou até mesmo sem corrente de modo a predar pequenas partículas suspensas na água, este movimento faz lembrar um campo de trigo de quando lhe bate o vento ele dança, neste caso, se forem muitos juntos, formam um "campo de trigo em miniatura" avermelhado. São desde cedo utilizados pela aquariofilia na alimentação de vários tipos de peixes ornamentais, de vários tipos de anfíbios aquáticos e semiaquátic…
-
- 0 replies
- 3.8k views
Saudações! .png' alt=':biggn:'> Andava aqui por casa, sem nada para fazer, e lembrei-me das dapfnias pulex, crustáceo aquático de pequeno calibre, mas que para mim e para muitos uma perdição, como todos os seres aquáticos, este também tem o seu lado relaxante! Por mais reduzido que seja no tamanho, este, não altera a sua grandeza, e então quando visto ao microscópio... Opá!... belo, exuberante, multicolor, dinâmico, e simplesmente fantástico. Quando comido pelos nossos peixes, acaba por ser bonito também, é a lei da via e quem diz que o ser humano não tem um pouco de sadismo? Foto: Família: Dapnhiidae Género: Daphnia Nome cientifico: Daphnia Pule…
-
- 1 follower
- 0 replies
- 1.9k views
Alguem sabe onde encontrar? gostava de ter uma cultura para alimentar o meu dwarf puffer
-
- 1 follower
- 3 replies
- 6.4k views
Comprei um buzio brotia costula. Mas passado uma semana vi que nao se mexia e cheirava mal tirei o buzio e o cheiro era horrivel. Vi que so podia tar morto. Tirei o gajo pra fora e decidi guardar a casca pra decoração 😅 https://ibb.co/Gkr2qt8 Hoje vi uma coisa estranha no aquario. Vi que era outro buzio https://streamable.com/xlyrwa Mas totalmente diferente. E muito mais pequeno. Sera que sao a mesma especie? Podera o grande ter dado a luz antes de morrer? 🤔
-
- 5 replies
- 1.2k views
Boas Apanhei de uma poça alguns invertebrados... Que não consigo identificar... São parecidos com dáfnias.. no entanto não andam tanto na coluna de água. Anda mais em cima de tudo o que seja matéria morta. Ao contrário das dáfnias que não "andam" em superfícies, estes amigos parecem conseguir de locomover em cima de superfícies. Curiosamente juntam-se muito em grupos todos a alimentar-se no mesmo sítio. Parecem agir mais como grupo ao contrário das dáfnias. A carapaça é brilhante, como se fosse muito polida. Têm um formato de "D" deitado e duas pequenas antenas no que parece ser o lado da cabeça. Parecem usá-las para nadar na coluna de água…
-
- 1 follower
- 1 reply
- 955 views
Encontrei na areia do tanque da minha tartaruga, o q são? São nocivos? Recentemente introduzi plantas flutuantes. https://www.flickr.com/photos/186826823@N05/shares/t42Z9Z
-
- 1 follower
- 2 replies
- 956 views
Olá malta, Tenho um bicho a viver no meu aquario e gostaria de saber o que é, talvez alguem já se tenha deparado com isto. Nem sei como cá veio parar, se foi em alguma planta que apanhei no rio, ou algo do genero... Enfim, parece um ovo, mas com uma pequena criatura lá dentro, e vai se movendo pelo vidro do aquário, sendo que é mais ativo durante a noite, tenho uns 5 já. Pensei que fossem caracois, mas de todos os caracois que tenho, nenhum tem este tipo de "ovo". Talvez um caracol diferente? Este (o maior) já tem quase um mês e nada, não passa disto. Duvido que seja um ovo de peixe, muito provavelmente será algum caracol. Alguém sabe?? Peço desculpa pela quali…
-
- 1 reply
- 1.2k views
Olá..tirei alguns aguapés que estavam com ovos de kinguio do lago e coloquei na caixa dagua.NAsceram os alevinos de kinguios na caixa d'gua e apareceram alguns crustáceos misteriosos:Olhem a foto ALGUEM SABE O NOME DESSE CRUSTÁCEO.. o que será que é? OLhem a foto https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=279a19a775&view=att&th=15f6eb6a029fde10&attid=0.2&disp=safe&realattid=1582710980251484160-local1&zw
-
- 22 replies
- 6.7k views
Boas gentxi! Num passeio à Fnac encontrei um daqueles kits científicos para crianças com um mini "tupperware" a que chamam de aquário com ovos de triops para os fazer crescer. Escusado será dizer que comprei xDe voltei a sentir-me criança nos meus tempos de geek... Acham que vai resultar? Sendo ovos secos? E onde há informações destes bichos validas para aquário? Comecei agora a ler os posts do pessoal a ver se entendo um pouco mais desta bicharada com ar de barata e estou a achar muito interessante... Assim como encontei um kit do género na Science4you mas para criação de artérmias.... P.s. NA FNAC!?!? DÁ PARA ACREDITAR?
-
boas. venho aqui deixar um video das minhas ameijoas de agua doce. sao radicais ... mas assim que apanham areia ... nunca mais as vês, hahahaha. tirei-as da areia so para fazer o video, mas em 3 minutos, ja nao se via nenhuma ! comentem !!
-
- 3 replies
- 1.9k views
Boas, Ontem encontrei isto à venda e achei a ideia brutal. Sabemos que o tempo de vida deles não é muito, mas para quem nunca os teve está aqui um fácil meio para isso. Apesar de ser para crianças eu "curti" da cena hehehe =P
-
- 17 replies
- 5.4k views
boas pessoal é assim: eu hoje quando estava a olhar para o aqua vi uma coisa a nadar,como tenho camaroes tambem nao liguei muito,mas vi k nadava de maneira diferente entao fui ver melhor etal é o meu espanto quando vejo este nao sei...este invertebrado talvez:P vou deixar aqui umas fotos para me ajudarem,isto se conseguirem fotos:
-
- 38 replies
- 7.9k views
boas. deixo aqui um video dos meus fairy shrimp. comentem !!!
-
- 0 replies
- 2.4k views
Boas Depois de ter recolhido algumas algas verdes num parque municipal perto de mim, numa tentativa de criar rapidamente água verde para cultura de daphnias, reparei que contem alguns vermes estranhos. Não percebo nada de vermes e pedia que me ajudassem a identificá-los por favor. Serão larvas de algum insecto? (clicar para ver maior) Eles nadam contorcendo-se em "S" e deslizam como um verme normal junto a superfícies. - O que são? - São prejudiciais aos peixes se lhes der como alimento? - Posso mantê-los com daphnias? - Se poder dar aos peixes posso cultivá-los? Obrigado.
-
- 17 replies
- 5.2k views
Boa tarde Estava eu a navegar pelos mares da internet quando me deparei com estes bichos "sea monkey". Alguem conhece??
-
- 2 replies
- 1.9k views
ola malta queria saber se podemos ter triops em aquarios de agua quente? , uma vez que o seu habitat é charcos e lagos (que nao sao própria mente aquecidos) os peixes nao os comem?
-
Boas, alguém me sabe dar umas dicas sobre criação de Triops? Já tenho os ovos, queria saber se um aqua de 15 litros é suficiente, que plantas colocar, areão etc... Penso que não deve ser aquecido certo?
-
- 3 replies
- 2.8k views
boa noite eu queria adequirir alguns bivalves de agua doçe, no entanto tenho uma duvida que é a seguinte, eu tenho substrato fertil no meu aquario e gostava de saber se os bivalves se enterram o suficiente para poder fazer com que o substrato fertil comesse a sair de baicho do areao? cumps
-
- 6 replies
- 2.3k views
Boa tarde. tem aparecido no meu aquario um especie de invertebrado parecido com minhaocas. apenas são mais pequenas a volta de uns 2 cm. alguem sabe o que sao e se sao projudiciais para os animais do aquario?? se sim como as poxo eliminar?? Abraço
-
- 68 replies
- 35.8k views
Olá Na minha demanda por companheiros aquáticos cada vez mais estranhos (lol) encontrei esta espécie: Os triops (também conhecidos por Notostraca ou Tadpole shrimp ou Shield shrimp) São animais muito interessantes, especialmente pelo seu ciclo de vida. Ficam aqui algumas imagens: Triops australiensis Triops cancriformis: (espécie europeia) Triops longicaudatus: Habitat: Uns links de informações: http://mytriops.com/ http://en.wikipedia.org/wiki/Notostraca http://www.caver.net/shrimp.html Onde comprar estes animais: http://gigaplay.net/Produtos/Prod_Detail.asp?id=1129 http://www.teachingmaterials.at…
-
- 10 replies
- 5.8k views
ola e boa noite pessoal. eu vi um jogu numa loja que se tratava de um aquario com uns ovos e comiga, aquilo metia-se os ovos na agua e tempos depois eclodian seres um pouco estranhos; eu fui a net procurar informaçoes sobre tais, e encontrei muita coisa aqui no aquariofilia.net- ora bem a minha duvida é aquilo cresce muito? como será um biotopo daquilo? ajudem, como se cria e principalmente como é que eu posso ter aquilo num aqua biotopo para eles(eu monto um ja) ou monoespecifico? e MUITO IMPORTAMTE PARA MIM ondo os compro ? sou de viana do castelo, mais precisamente de valença... ajudem pessoal.. PF
-
Ola boas novamente ... gostava so de saber como poderei fazer criação de artémia viva que era para dar aos meus peixes É assim eu ja tentei fazer um criador de artemia mas não me deu certo.. Eu fiz num garrafão de 2,5 litros furei a tampa para colocar lá 2 tubos um tubo pequeno só para fazer passagem de ar e um outro ate ao fundo da garrafa ... esta tudo bem vedado ... liguei também uma bomba de ar para fazer circulação a agua .. so que nao consigo tirar nada de nada mesmo e eu gostava imenso de tirar para alimentar os meus peixes ja li varios exemplos se puderem dêem-me uma ajudinha uma outra perguntinha a agua e fria ou a t…
-
- 34 replies
- 22.1k views
ALGUEM CONHECE AMEIJOS DE AGUA DOCE? GOSTARIA DE RECOLHER ALGUMAS INFORMAÇOES POIS CONHEÇO UM SITIO CHEIO DE AMEIJOS DE AGUA DOCE
-
- 5 replies
- 3.2k views
Chamo-lhe minhoca porque não tem aquela cabeça característica da planária.. Mas digam-me o que acham?? aqui coloquei uma phisa para comprovar se realmente é uma planário, amanhã vejo o resultado.. Abraço..
-
- 1 reply
- 4.9k views
Olá, estava a ler uma noticia sobre como anda o rio Tejo e passei por uma referência a uma espécie invasora de bivslve, supostamente "ameijoa japonica" nas praias do Barreiro. Têm alguma ideia que esoécie é esta? Cumprimentos, Moisés
-
Alguém me sabe dizer que "PIOLHOS",são aqueles que estão a passar em frente da fémia e como aniquila-los,sem prejudicar os camarões????
-
- 5 replies
- 2.6k views
Boa noite pessoal, Preciso da ajuda dos mais experientes para tentar identificar os invertebrados que teimam em duplicar-se e duplicar-se no aqua das molly's e só aparecem à noite quando está já tudo às escuras. Seguem 2 fotos Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas o telemóvel não faz milagres. Desde já obrigado pela vossa ajuda. Cumprimentos, Nuno Marques
-
- 1 reply
- 6.8k views
Olá pessoal!!! Sou novo no fórum e moro em Mossoró e aqui não tem lojas de aquários marinhos ,mas queria ter caranguejos eremita num aquário de cinco litros, pois vi que eles não exigem muito espaço e cuidados. Queria pegar na praia mesmo, mas o que eles comem ? poso colocar também uma anêmona da praia mesmo?
-
- 3 replies
- 2.8k views
Alguém me sabe dizer onde encontro esponjas de água doce tropicais?
-
- 1 reply
- 1.9k views
Boa tarde moços do forum, alguem ja criou artemia ate ao estado adulto?? e o que comem???
-
Boas, alguém sabe como reproduzir artémia? Cumps
-
- 8 replies
- 6.1k views
Boas, Começo por dizer que em mais uma das minhas explorações, aqui pela minha zona, encontrei pulgas de água doce num ribeiro, são morfologicamente idênticas às de água salgada mas mais pequenas e de água doce, como já referi. Andei a investigar pela net mas só consegui informação em sites brasileiros, de espécies brasileiras. Alguém tem conhecimento de informação das de cá? Para já avanço que são crustáceos, aparentados com os camarões. E segundo os hábitos alimentares dos seus congéneres sul americanos dizem que são excelentes detritivoras. Ou seja, os caracóis dão cabo das algas... e estas dariam cabo das fezes e excesso de comida! o que seria excelent…
-
- 3 replies
- 2.1k views
Boas a todos os amigos do forum... Gostaria que me ajudassem a esclarecer uma coisa, eclodi ovos de artemia mas agora queria faze-la crescer para puder dar aos meus discus, será que lhes posso dar, nos primeiros tempos Sera Marin Coraliquid e quando forem maiores farinha de trigo com fermento? Li que é rico em planckton e que pode ser usado tanto para corais como para invertebrados... Obrigado a todos!
-
Members