beyonder

Membro
  • #Conteúdo

    68
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre beyonder

  • Aniversário 01/26/1983

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://www.msnstudios.net
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Viana do Castelo

beyonder's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boas, peço desculpa pelo atraso na velocidade da resposta, eu acho que pelo tamanho delas só com peixes abaixo dos 5cm e pacíficos, porque senão para os grandalhões é tipo artémia! Comem tudo provavelmente! Abraço
  2. Boas, já não vinha ao fórum há séculos! Eu tenho uma mini sump que me ajuda a aumentar a água para 7,5 litros em vez de 5L. Quanto ao aquecimento a bombinha de 300L/h que tenho para puxara água de novo para o cubo já mantém a água sempre a 20 graus de inverno e 26 de verão... acho que a iluminação (encostada na tampa em cima) também ajuda. A filtragem faço tudo pela sump, cascalho permanente, carvão activado e lã de vidro. Podes é comprar um mini filtro mochila dos rafeiros ai por uns 7 euros, creio que esse filtro já aquecerá a água um pouco também.. é que são tão poucos litros que quase qualquer coisa ajuda. E para quem diz que cubos vodafone não dão pra nada etc.. Há á venda na crystalred uns peixes de 1,5Cm.. ideais para nanos.. Eu da minha parte já fiz criação de gupies nele.. Eu sei que é fácil de os reproduzir mas os meus vivem à patrão!
  3. beyonder

    algas nos vidros

    Boas, dá uma olhadinha aqui para identificares as espécies de algas que te estão a lixar a vida e usa uma das variadas soluções que te dão! Tenta manter plantas fortes, em quantidade e bem fertilizadas (enfraquecem as algas que acabam por morrer). Creio que as horas de luz que tens são suficientes e acho que podes ligara a outra lâmpada pois o que conta é mais o tempo de exposição. Faz trocas parciais de água todas as semanas, começa por trocar ai uns 40% na primeira, 20% na segunda e 10% em todas as semanas seguintes. Em principio as algas irão desaparecer. Arranja uns peixes que comam as algas (mollies pretas, octocinclus affinis, comedor de algas chinês) e uns caracóis que também, comam (neritinas zebra) ou até camarões comedores de algas. Espero ter ajudado, mas há aqui muitos "pros" que talvez tenham mais algo a dizer! Cumps.
  4. Isso com o tempo vai ao ponto! Agora é ir fortalecendo as plantas com o CO2, esperar que elas se adaptem bem, plantar mais e mais, fertilizar, e estabilizar isso para que as algas não tenham grande hipótese de se desenvolver, uma neritina zebra fazia milagres a comer as algas iniciais.. se for logo introduzida no inicio mal elas começam a nascer a neritina come-as logo. Num aqua já com muitas algas instaladas um Otocinclus Affinis fazia maravilhas, esses gajos são devoradores de algas por excelência! Também há camarões com essa "dieta" vegetariana hehe Cumps.
  5. Eu também proponho para inamovível! Já se tem falado de tudo um pouco aqui! E cada vez está mais completo e discutido! PS: cuidado com a aspirina, 20 conseguem criar uma tal pressão de CO2 que rebentam uma garrafa pois chega a gerar 5 bares de pressão, se não querem ficar com uns estilhaços de garrafa cravados na testa ou pior ponham só uma! Perguntará quem não sabe: "mas então porque não fazer um sistema CO2 só com isso?" Respondo: Porque a libertação de CO2 é repentina e instantânea, gera muita pressão inicialmente mas depois acaba, é ideal só para dar alguma pressãoa a um sistema já existente, no inicio, ou em fim de reacção, neste ultimo caso para aproveitar aquele CO2zito extra que ainda havia na garrafa. Cumps.
  6. beyonder

    -\\ MICRONANO //-

    Boas, O silicone que usei é o da ELCH PRO silicone transparente para aquários, tem excelentes propriedades mecânicas, cola fortemente e isola, e ainda cura rapidamente, ou seja seca rápido e sólido e deixa virtualmente zero resíduos nocivos à fauna (depois do prazo de cura ter sido respeitado e de devidamente lavado). Um tubo disto custou-me 8 euros, embora reconheça que talvez se encontre mais barato, ou não! Eu corto o plástico com uma serrinha que se costuma usar para cortar arame e metal fino quase igual a esta: Comigo tem cortado maravilhosamente, marco os riscos e as medidas com caneta de acetato, que escreve bem no acrílico e depois corto. Quanto à furação, como careço de ferramentas eléctricas adequadas, fiz com arames e chaves de fendas incandescentes, furam aquilo como se fosse manteiga. Apesar de artesanal o resultado foi o mesmo. Deixem-me só ter mais tempo que tiro ai umas 10 fotos e ponho aqui. Cumps aos aficionados.
  7. Boas! votei no teu nano páh! Olha eu aconselho-te Galaxy! tive um na mão (estava morto) pois não gosto nada de pegar em peixes vivos pois stressa-os muito, e o gajo é mesmo mesmo mesmo pequeno, era totalmente adulto e até custa a crer, o peixe tinha 2cm e tal... nem chegava a 3, medi com uma régua, há medidas dele na net mas tive de ver com os meus próprios olhos! São muito belos, não haja dúvida, mesmo as fêmeas são lindas. O peixe é muito activo e "eléctrico", pacifico, um cardume de 5 ou 6 ficava brutal. E podes estar descansado que cabem bem, mas lá está, há que respeitar a litragem por cm de peixe. cumps.
  8. Pessoal, tenho uma solução que resolve os problemas de falta de pressão inicial dos sistemas DIY CO2, para que comece logo a sair CO2 instantaneamente, mesmo antes sequer da fermentação dos açucares, adicionem um pouco de água (2cm de altura em cima da gelatina) e uma aspirina (comprimido solúvel de acido acetilsalicilico). Não se preocupem pois o ácido não escapará da água, mas irá produzir bastante CO2 ao dissolver-se, aumentando a pressão num sistema em inicio de reacção ou num sistema já implementado com falta de pressão. Recordo para terem cuidado e verem o que fazem e como fazem, se não souberem o que estão a fazer, não façam. Lembrem-se que a pressão é diferente para os diferentes tipos e tamanhos de garrafas que usam, garrafa pequena basta uma, mas em garrafões ou garrafas grandes talvez sejam necessárias duas. Cumps a todos e boas experiências. PS: E peço desculpa pelo off-topic, mas como vi pessoal aqui a queixar-se da falta de pressão.. resolvi partilhar!
  9. beyonder

    -\\ MICRONANO //-

    Boas, Tenho estado com muito pouco tempo para tirar fotos e para fazer o upload no image shack etc, mas está prometido um super post com cerca de 10 fotos com a evolução actualizada do nano e algumas fotos da sump em pleno funcionamento. As fotos incluirão actualização da fauna e flora. Cumps.
  10. beyonder

    MUSGOS E "RELVAS"

    Boas, está excelente essa planta para tapete, acho-a mais bonita que a "cuba"! Obrigado! cumps.
  11. Boas, Sou muito interessado por botânica e já tinha feito comentários no outro tópico sobre experiências do pessoal com musgos portugueses. Ultimamente até tinha lá deixado os resultados das minhas experiências com musgos colectados por mim. Quanto a esse musgo já o vi nos vasos das plantas da minha mãe que ela tem no exterior, como são muito regados esse musgo lá tem bom crescimento. Mas não o usei para experiência. Ao que pude constatar nas minhas experiências, e não sei se as experiências do pessoal deram o mesmo resultado, os musgos que recolhi, alguns de cima de rocha, outros de cima de turfa, parecem sobreviver muito melhor se lhes mantivermos aquela camada de 1cm de substrato que trazem agarrada ás raízes, constituída por minerais e camadas de musgo anteriores decompostas, é muito compacta essa camada pois não desfaz em contacto com a água do aquário, embora possa largar uma pequena "nuvem" de fina poeira, mas nada que o filtro não limpe por completo em 2 minutos. Os provenientes da rocha não tinham qualquer camada agarrada pois não possuem raízes visíveis e assemelham-se, na sua forma de propagação e crescimento ao musgo de java, agarrando-se a diversas superfícies. Vou postar, assim que possível, fotos de 4 espécies de musgo que tenho, já a crescer com sucesso, visivelmente, no meu nano. Estão a tolerar a submersão há 5 semanas, já cresceram, pois notam-se as novas pontinhas verde claro. Estão a tolerar temperaturas na ordem dos 25º. Tenho a incrível infelicidade de não conseguir comunicar e partilhar os nomes exactos das espécies, contudo ao postar as fotos vou tentar fazer de modo que consigam perceber quais as espécies visualmente para que possam colectar as mesmas, caso queiram usar. Cumps a todos
  12. Boas, Porquê estás a pensar fazer um nano? Eu no meu caso conheço o fulano de uma loja, ele até me agradece que leve as caixas porque aquilo pra ele é lixo, deitam-nas fora ás centenas.. No meu caso pergunto: "bom dia, tem ai alguma caixa vodafone para deitar fora que me arranje?" Eles normalmente respondem: "bom dia, sim temos! quantas quer? com tampa ou sem tampa?" Até metem num saquinho da vodafone e tudo.. mesmo à patrão! banana rock cumps. ps: Creio que não era bem pergunta para criar um tópico novo! hehe bastava perguntares num dos já criados de nanos!
  13. beyonder

    nano 36cm - 27L

    boas, Está fantástico! Boa composição de hardscape, boa escolha e disposição de plantas, boa fauna. Quantos Galaxy Rasbora meteste? Vai metendo actualizações porque quero ver a evolução desse aquário! Simples e porreiro. Cumps.
  14. beyonder

    -\\ MICRONANO //-

    Como prometido, aqui seguem os esquemas que usei. É chover no molhado pois este modelo de sump já é mais velho que eu sei lá! Mas pronto, aqui vão umas instruções primitivas mas na medida dos possíveis da minha limitada paciência: Esta tem a bomba do outro lado mas é a mesma coisa. (tinha feito este desenho antes). Boas (e demoradissimas e dificílimas e microscópicas) construções! Cumps.
  15. beyonder

    -\\ MICRONANO //-

    Boas, Aquilo é um plástico preto autocolante, é tipo aquele plástico de encapar livros que se encontra em qualquer papelaria. Colei na sump e uni depois com silicone ao nano (deixei os rebordos para colocação do silicone sem plástico claro). Nos próximos dias já coloco fotos pormenorizadas. Para já de seguida seguem os esquemas a pedido de alguns membros. Cumps.