Algas negras


pedro sines

Recommended Posts

Viva!


Num descontrole de emigrantes para o meu aqua surgiu uma alga negra. Espalhou-se com facilidade e é quase impossivel com controle de CO2 ou plantas de crescimento rápido... nada deu resultado. Por ser de 500 L tenho aqui uma dúvida sobre o esha protalon 707 ... Já Alguém usou? que resultados?



Saudações


Pedro



um hobbie feng shui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Os resultados do Esha Protalon 707 são positivos, embora que cada caso é um caso, terás de seguir as indicações de tratamento para os 7 dias, no caso ainda se manterem algumas algas repetes o processo. Durante o tratamento não colocar qualquer fertilizante nem efectuar tpa's.

 

Antes de começarem o tratamento convinha efectuares uma tpa de +/- 40%.

 

Há quem use outros métodos mas como não os pratiquei não ter poderei dar nenhum tipo de feedback, aguardar mais alguns comentários :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Não conheço nenhum algicida que por si só resolva o que quer que seja. Dito isto, na minha modesta opinião, não há milagres nem atalhos que resolvam esse tipo de problema.

 

De uma forma geral todos esses algicidas são produzidos com oleo de cobra.

 

Foca-te no teu real problema:

 

Luz / CO2 / Boa qualidade da água- filtragem / Manutenção regular / limpeza / etc..

 

Na aquariofilia os atalhos dão sempre mau resultado e dispêndio de dinheiro absolutamente desnecessário.

 

Se acreditas que isso te vai resolver o problema não te contrario.

 

A minha opinião está dita. Não vai nem de longe nem de perto.

Cumprimentos,

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois.

A Manutenção foi descorada durante um mês por motivos profissionais... um ano depois e muitas alterações dos mais variados tipos (filtros, CO2, muitos TPA, Sal..., Plantas de crescimento rápido, caracois, camarões, 4 lampadas diferentes, PH´s controlados, temperatura...) esta alga negra mantêm-se por vários sitios. Noutro aqua da familia só se conseguiu acabar com esta com secagem completa de todo o material... a praga em 500 l é muito dificil de eliminar. O Esha Protalon 707 já é solução de desespero...

:fart004:

um hobbie feng shui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Pedro,

 

Secalhar o problema reside mesmo nas muitas mexidas. Porque depois de alguns parametros estabelecidos não é necessário mexer em tanta coisa.

 

Ex: CO2. Uma vez calibrado nos 30 PPM e regular não se mexe mais.

 

Luzes, é verificar wats / Lumens e Kelvins para a litragem e depois apenas regular a calha em altura até obter equilibrio ou se for Led ver a equivalencia.

 

E por aí fora. Um ITEM de cada vez.

 

Dito assim parece facil mas naturalmente que sei que não, mas apenas se torna muito mais facil identificar um erro.

 

Plantado = LUZ.

 

Tudo o mais é relativamente facil de apurar. Uma vez a luz adequada ao CO2 o resto é bastante mais simples a menos que os equipamentos sejam inadequados (filtro por exemplo).

 

Esquece os Ph´s e temperaturas, sal e demais coisas que referis-te.

 

Revê aqui todo o teu Set Up e descreve rotinas para todos melhor podermos contribuir.

 

Cumprimentos,

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais