NANO AQUA
Porque grandes coisas vêm em pequenos pacotes, este espaço é dedicado aos nanos, e respectivos habitantes, equipamento e cuidados.
711 tópicos neste fórum
-
- 4 respostas
- 1.5k visitas
Boas Que fauna me aconselham para um aqua de 60lt? Obrigada
-
Olá a todos Resolvi fazer um nano "low tech" para brincar aqui fora de casa já que estou a viver nos Açores por tempo indeterminado. Espero que gostem deste pequeno nano para invertebrados e mais qualquer coisa se me apetecer... Montagem 20/03/2010 Dimensões: Na me lembro (kit aquapor 18lts) Volume: 18lts brutos Iluminação: 9W Filtragem: Hydor 150lts/hr Substracto: Areia branca / terra de vaso / pedra viva (acho eu) Aquecimento: Aquapor 25W Fauna: .10 Neocaridina Var Wild - 10 Un .2 Pomacea Bridgesi (será mesmo)?? .Bués de caracóis que na sei bem quais são (planorbis???) Plantas: Vesicularia dubyana (Musgo Java) Vesicularia montagnei (Mu…
-
- 0 respostas
- 868 visitas
boas pessoal novo aqua comecei a montar no dia 21-03-2010 aqua de 40 l filtro de cascata eheim liberty 2041 termoestato de 150w luz de 18w 2 cm de proflora 4 cm de areia preta 1 pedra vulcanica 1 tronco varias plantas (nomes não faço ideia) fauna (ainda nada) agua foi tratado com o acondicionador coloquei algum adubo liquido acelarador das bacterias no filtro deitei alguma comida 1º teste 25-03-2010 nitritos - 0.05 mg/l amónia -1 mg/l Ph - 6.8 / 7 temp. - 26º retirei 5l de água e coloquei novos 5l de agua com acondicionador (muito pouco) 2º teste 26-03-2010 nitritos - 0.1 mg/l amónia - 0.6 / 1.0 mg/l Ph - 6.8 / 7…
-
- 11 respostas
- 2.8k visitas
Pow galera me ajudem ae com o layout desse meu nano ae plz!! abração!!PaZ!!!
-
- 3 respostas
- 2.2k visitas
Boas pessoal, Estou a pensar montar um nano plantado, mas sou inexperiente nesta área. Tenho um pequeno aquário vazio cá em casa (40 x 25 x 30 cm) - http://new.aquaszut.pl/index.php?option=co...9&Itemid=62 Gostava de fazer um plantado denso, com um tapete a cobrir o fundo. Estou a pensar adquirir os seguintes produtos: Filtro: Filtro de cascata JEBO, 250l/h, 3,5W Iluminação: Calha 50cm HO PL 1x24w Substracto: Akadama Substracto fértil: Humus e Laterita Em relação ao substracto, não tenho a certeza da quantidade a adquirir. Não sou muito experiente com plantas. Em relação aos parâmetros da água, eu já tenho testes de pH, gH, kH e NH4. Estava a pensar em …
-
- 14 respostas
- 1.8k visitas
Iniciei-me agora na aquariofilia. Tenho tido ajuda de amigos com mais experiência, mas penso que há algo que não está a correr tão bem como esperado. O aqua tem 37 litros (é um nano, não é?) Filtro Einterno Eheim Termoestato Eheim 50 Watt Iluminação Boyu STS 600 Lá fiz o ciclo do azoto. Mais testes antes de introduzir a fauna, sempre com o Ph acim dos 7.6. Ainda assim resolvi colocar alguns peixinhos, convencida que o Ph iria baixar à medida que as coisas fossem estabilizando. Primeiro vieram 6 Tetra Cardinal, 2 dos quais eram tão pequenos que se enfiaram dentro do filtro e lá morreram. Passado 1 semana resolvi colocar + 3 Tetra Cardinal, para ficar com um cardume …
-
- 28 respostas
- 4.4k visitas
Boa Tarde, Decidi criar este tópico e fazer a sua manutenção. Trata-se do meu primeiro aqua e o qual tenho passado muito tempo em volta dele. Tamanho 40x23x25, não sei ao certo quantos litros brutos dá Iluminação é de 5W, vinha incluida no aquário, assim como o respectivo filtro interior. Trata-se de um aquário "pequeno" mas bom para um principiante. Mais tarde logo se verá. Neste momento tenho como fauna: 1 Guppy macho 2 Guppy femeas 5 Neons 1 Peixe espada vermelho 1 Molly negra 1 Pecto 3 alvins de guppy com 2 semanas Tenho também uns pés de cambotas, acho que é assim que se chama e musgo de java. Fotos de um mês atrás +/-: …
-
- 18 respostas
- 3.5k visitas
Gostaria de ajuda para a montagem do meu novo nano. Tenho um aquario com 16l reais de água nos quais residem 4 guppys (1 femea + 2 jovens machos + 1 jovem femea) e 2 otto. De momento só existe no aqua uma pedra vulcanica e uma decoraçao de compra. Gostava de obter ajuda para o aconselhamento em termos de flora para o meu nano, tipos de troncos que se pode utilizar, areao e substrato aconselhavel tudo compativel com a minha fauna. Agradeço a ajuda de todos que queiram contribuir. Obrigado PS: A pedra vulcanica pode intreferir em algo no meu aqua? http://img638.imageshack.us/i/dscf2093.jpg/
-
Novo projecto :D 1 2
by KupraR- 32 respostas
- 7.4k visitas
Ora então boas tardes.... Venho só trazer umas pequenas novidades... Umas pequenas alterações no nano... Decidi mudar porque....... Oh, já expliquei o porqu~e no outro tópico... Por isso vão lá cuscar... Sem mais demoras: Ora bem, vou deixar aqui o Setup e as fotos do processo de montagem... Nome: SMW - Slow Motion World Data da Montagem: 13-03-2010 Aquario: Aquário de 50x25x30 (C x L X A), 37,5L brutos Filtro: Eheim Liberty 2040 com esponja, Eheim substract pro e lã filtrante Aquecimento: Termostato Tetratec de 100w Iluminação: Calha 2 x 15w T8 (6500K e 10000K) Termometro: Analógico CO2: Caseiro com difusor de vidro Substrato Fertil: Tro…
-
- 9 respostas
- 3.6k visitas
Olá, Quero montar um nano de 13L para deixar na casa da minha mãe, optei por um nano inteiramente rochoso por 2 motivos, primeiro que eu acho lindo aquas rochosos sem nenhuma planta apenas pedras, e segundo que ela não irá podar as plantas nem limpar as algas, será uma aquário de pouca manutenção mas muito bonito (espero) ;P A minha maior dúvida é em relação a quais espécies de peixes usar, pensei em ciclídeos, mas eles precisam de muito espaço pois são territorialistas, eu não gostaria de usar apenas uma espécie, já que o aqua vai ter apenas pedras, queria compensar o visual com peixes coloridos e bonitos... alguma sugestão? Obrigado
-
O Meu Nano 1 2
by Engbite- 30 respostas
- 8k visitas
Há algum tempo comprei este aquário [AQUARIO], desactivei o filtro original e coloquei lá um filtro Rena SuperClean 60 (150L/h) [FILTRO] e um termóstato de 50 watts. Depois de andar aqui pelo fórum a pedir ajudas e conselhos acabei por fazer isto. Coloquei areia amazónica e 2 pequenos paus. Flora: 5 pés - Ceratopteris Siliquosa 1 – Elocharis acicularis (Provavelmente vai ser retirada) 1 pé – Planta que roubei de um aquário de um amigo 1 bola agora dividida em 4 de Cladophora aegagropila Phyllantus fluitans(acho que é assim que se chama...tb foi roubada do aquário do meu amigo...=P) Fauna: 2 – dânios leopardo de véu Estava a pensar e…
-
Principio..
by shokk- 17 respostas
- 4k visitas
Olá a todos. Sou um novato aqui, mas com grande vontade de evoluir neste hoby. Chamo-me Pedro e sou de Guimarães. No inicio deste mês foi-me oferecido um kit de aquário e queria mostrar vos o que fiz e ter as vossas opiniões e sugestões. SETUP Aquario: 53x25x25 em cm ( 33L) Filtragem: Filtro interno 360L/h ( incrivelmente silencioso, e com ceramica ) Aquecimento: Termostato elite 100watts (comprado a parte ) Temperatura: 27ºC Substrato: Akadama + Areia "caviar branco" ( vendedor: cable-man 5*) Iluminaçao: calha 2* 7watts (substituída brevemente, pedia sugestões) Flora: Egeria Naja, Elódea (Obrigado hugo feio xD) Micranthemum umbrosum ( …
-
- 1 resposta
- 1.5k visitas
consegui!!!! xD tenho um nano de 30 litros com 3 danios leopardo e um CAE (ainda pequenino 4cm, dentro em breve ira ser trocado por dois ottos, visto que com o passar do tempo e consequente crescimento fica um pouco agressivo para com os outros habitantes), mas bom... ja tenho o aquario á +-3meses, 2meses com os peixes, e pelo que observo tenho dois machos e uma femea, sao peixes muito acivos e bonitos tendo os machos a chamada cauda de véu, ja tinha reparado que passam a vida a interagir uns com os outros, exibem-se e tal mas nunca tinha visto nenhum comportamneto explicito de acasalamento, aqui á uns dias quando liguei a luz do aquario dei com a femea a roçar-se toda n…
-
- 14 respostas
- 2k visitas
Bom dia, Por causa de curar os meus peixes que ficaram com itcío aumentei a temperatura para os 30º Reparei que debaixo do aqua ganha água, pouca, mas ganha. O aqua está sobre outro vidro de 2 cm de espessura. O aqua tem uma beirinha a toda a volta preta, ficando o seu fundo literamente suspenso, mais ou menos 1.5 mm Esta situação pode ser derivado a ressoar por causa do aumento da temperatura? É que ninguém mexeu no aqua. Há, o aqua é novo (tem 1 mês) e é tapado por completo, apenas tem umas ranhuras por cima do filtro. Podem ajudar-me? Abraoç, Jorge
-
- 13 respostas
- 3.2k visitas
boas criei o meu nano com uma caixa de telemovel da vodafone. TA com substracto fertil, areia com minerais. tenho uma planta no meio. Será pa por os meus bebes guppys que estao na maternidade. O termo é de 50 watts.
-
- 8 respostas
- 2.4k visitas
Boas! Venho dar a conhecer o meu Aqua Conclave, não tinha pensado em postá-lo mas acho que tá na hora de mudar algo no mesmo ou melhorar, ainda nao sei bem o que mude de maneira que aqui está ele, boas criticas. E sem pudor pessoal podem ser sinceros! Aqua Conclave Elementos do Scape Quant. HardScape: Xistos Bog wood Ferti Plant ABF (Aq. Nature) 0,6l Ferti Soil (Aq. Nature) 2 kg GranuPor 6 kg / 7L Flora: Cryptocoryne becketii spec Cryptocoryne wendtii "Lucanas" Echinodorus tenellus Microsorium "Windelov" Glossostigma elatinoides Mayaca Bolbitis heudelotii etc.. …
-
- 6 respostas
- 3.1k visitas
Para quem acompanha o meu tópico dark cave, sabe que tive uma praga de caracois, adquiri recentemente um caracol assassino que me tem tomado conta do assunto.No entanto gosto muito de caracois e nao queria ficar sem eles. Assim, decidi criar um cubo para os albergar, longe do assassino, e sempre que o dark cave secar de caracis ter como repovoar. Como sempre fotos NOKIA , fraca qualidade, mas o objectivo é apenas partilhar com voces esta pequena brincadeira, espero que gostem. FASE 1 - O esqueleto
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Boa tarde, Apesar de ter pouco mais que 2 anos no hobby essa é a primeira montagem que “publico” na internet. Levei esse tempo todo tirando dúvidas nos fóruns e lendo bastante sobre o assunto. Tentei algumas coisas sem sucesso, é verdade, como deixar bater luz do sol no aqua, o que provocou uma senhora infestação de algas! Enfim, a idéia central dessa montagem era fazer um aquário simples, de manutenção e custos baixos, que não perdesse o “charme” e proporcionasse boas condições de vida para seus habitantes. Na contramão do estilo “nature”, não há CO2, iluminação seguindo a regra 1 watt/litro, fertilização líquida ou substrato industrializado para aquários. …
-
- 2 respostas
- 912 visitas
Boas, estou em fase de estudo para montar um aquário nano de 20ltrs. Após andar a ler este fórum a bastante tempo gostava da vossa opinião. O que tenho em mente é um aquário com um fundo em silica, um tronco ramificado uma rocha e estava a pensar como flora uns fetos de java. Como fauna inicialmente apenas uns reds. Devo colocar algum substrato fértil por baixo da silica na zona onde colocar os fetos? Os fetos necessitam desse substrato? Pergunto isso por ver aquários com os fetos presos em troncos. Como não quero um grande plantado, é necessário CO2? Quantos Wats de iluminação aconselham? Vou usar um filtro de cascata e um termostato da aquapor de 50 ou 25 wats…
-
- 22 respostas
- 3.5k visitas
Ofereceram-me ontem um Betta Macho e coloquei-o num cubo vodafone que cá tinha em casa. A montagem é do mais simples que existe: pedras de rio e uma planta artificial: apenas isso. Sendo que tenho a limitante espaço não tenho condições para colocá-lo num aquário maior. No entanto sou sensível às condições do betta, e nesse sentido gostaria de fazer algum investimento para melhorar o aquário. Entre filtros, aquecedor, iluminação, substracto e plantas que conselhos me podem dar?
-
- 12 respostas
- 2k visitas
Ola pessoal estou voltando a ativa aqui no forum... E e tambem com os nanos plantados montei um novo nano de 20l. Ai vai o setup. Capacidade 20l(depois posto as dimensões). Substrato:prodac humus plus, prodac fundo vivo, laterita e areia de filtro de piscina. Filtragem: filtro externo de 60l/h. Iluminação: Lânpada flourescente compacta de 20wts. Fauna : 3 barbos sumatras, 1 otto, 1 coridora. Flora : musgo de java, Microsorum pteropus, Rotala sp. 'Nanjenshan' e Rotala wallichii(fora as algas que quero me livrar); Pessoal essa algas estão a um bom tempo no aqua, pensei que o otto daria conta mas até agora nada(ja tive 3 ottos). o coridora creio que essa não seja …
-
- 1 resposta
- 1k visitas
Boas... Depois de muito pensar e de me entusiasmar com fotos de alguns membros decidi que vou construir um nano…, nano esse que terá cerca de 20l. Este nano irá ser uma espécie de Iwagumi misturado com outra coisa qualquer (não sei bem) Começarei a montagem lá para o dia 22 (espero eu) . E pretendo por como fauna uns 2x otocinclus e 1 ou 2x ramirezi. (depois logo se vê) Próxima actualização, dia 22…
-
- 23 respostas
- 3.6k visitas
este nao é o meu aqua principal mas como me apaixonei por pequenos camaroes nao resisti e comprei um pequeno nao de 10 litros que aqui vos paresento espero que gostem.... ainda nao tem camaroes veem a caminho para ja esta so assim....
-
- 3 respostas
- 956 visitas
Ola malta, queria saber que troncos posso por num nano. Posso por todos aqueles que há por ai ?? (depois de fervidos) cump.
-
- 18 respostas
- 5.7k visitas
Olá a todos, Como já referi em tópicos anteriores sou novata no mundo da aquariofilia pelo que, não sei lidar bem com as dificuldades que me vão surgindo. De momento, o maior problema que tenho é a constante sujidade da água e o aparecimento de algas nas plantas. Disso, já resultou a morte de um Octocinclus. Mesmo fazendo TPA de água frequentes não consigo resolver esta situação. A água aparenta estar cheia de pequenas particulas. O areão acumula muita sujidade, cada vez mais. Sinto-me frustrada e impotente! Descrição do aquário : Aquário montado desde : Agosto de 2009 A inclusão de mais peixes e plantas tem vindo a ser feita ao longo dos meses. Por ex…
-
- 8 respostas
- 1.4k visitas
boa noite a todos os membros. setup: aquario: 50x25x25= 31l brutos 29 reais +- filtro hang on da resun 350l/h com esponja e ceramicas (carvao activo durante a ciclagem) termostato 50w sera precison calha de iluminaçao sun sun com 2x15w (mas para ja esta com uma calha improvisada so com 1x15w) fauna: por definir mas em principio 4 cory pigmeu um cardume de neons ou se coneguir arranjar umas rasboras galaxy e uns red's. mas vamos la ver flora: (para ja tenho) uma anubia nana alguns pes de feto de java alguns pes de eustrallis stellata uma amazonense (acho eu) mas estou á espera de comprar mais plantas (acho que vou tentar a sorte com um "tapete" de cu…
-
- 1 resposta
- 904 visitas
Olá a todos. Depois de ver por aqui muita coisa tentei fazer o meu primeiro nano. Tem cerca de 15 litros de água e tem 4 guppys de um tipo pequeno (nao me lembro do nome correcto) e vai receber uma colonia de 7 red cherrys. Comentem por favor, a foto não está grande coisa mas posso tentar tirar uma melhor.
-
- 0 respostas
- 901 visitas
boas recebi um aquario no natal um Kit da resun dms 400 mas sem instruções não sei em que compartimento colocar as esferas de ceramica as bio bals e o carvão actiuvado, alem de que ainda não tenho bem a ceteza se vou optar por agua quente ou fria o que me aconselham?
-
- 5 respostas
- 1.2k visitas
bom vamos começar: o meu aquario de me betta estava muito cheio de algas e esses dias esse mesmo betta veio a morrer. por isso tirei as plantas e aproveitei poucas das mesmas... BOM O QUE POSSO FAZER COM ESSE AQUA? as dimensoes são 40 comprimento x 23 altura x 20 largura = aproximadamente 18,5 litros porem com alguns descontos (a agua naum vai ate a tampa, cascalho, tronco e etc deve de dar uns 15 litros) bom eu tenho lampadas (normais que se usam em casa) tenho um filtro que vai ate 160l/h (aquecedor estou sem pois aqui em araçatuba no ano todo acho que a temperatura mais baixa foi 20°.) meu projeto se tudo der certo seria: http://www.ork…
-
- 43 respostas
- 5.9k visitas
Pois é...tive a ideia maluca de fazer um aqua a partir de uma caixa de ferreros...xD Vejam lá: Alguem quer fazer um concurso disto?...eheh nestas alturas toda a gente tem umas quantas caixinhas destas em casa...vazias claro...eheh Cump
-
- 9 respostas
- 3.4k visitas
Olá, sou um pricipiante nestas coisas de peixinhos, mas é verdade que há algum tempo que gosto de aquariofilia. Tinha o meu aquario assim: Super simples Decidi mudar e pus mãos á obra: Substrato: Akadama Pedra de Lava Flora: Riccia Anubis nana Valisneria Feto Java Musgo de Java Cladophora Camarões: Red Cherrys Peixes: Guppyes Coridoras Caracois: Physas Ampularia Resultado fotografico de todo o trabalho: Desmontar o anterior Preparar o material Ver a ideia Prender o Musgo de Java ao tronco Colocar no Aquario as preparações Prender a Riccia numa rede Colocar Akadama no Aquário …
-
Boas, o que acham do meu 1º nano plantado? Setup do aquário: Dimensões: 40x20x25 Volume: 20L brutos/ 15L Úteis Iluminação: Candeeiro (18W, mas vou alterar para +- 12W porque é mais adequado) Substracto Tipo/Quantidade: Camada de 2cm de substrato para plantas e outra camada de 2cm de areão inerte Aquecimento: Termostáto 25W Filtro: Interno DUETTO DJ/50 (250L/h) Fauna: - 1 Oranda Branco e Laranja Amanhã vou pôr no aquário mais: - 6 Guppies - 2 Corydoras - 1 Limpa-Vidros Plantas: - 1 Limnophila sessiflora - 1 Hygrophila corymbosa 'Siamensis 53B' - 1 Lilaeopsis brasiliensis Manutenção: - limpeza filtro 1 vez/mes - troca 5…
-
- 9 respostas
- 2.6k visitas
Venho apresentar-vos o meu aquário mais pequeno - "O cubiculo". Trata-se de um cubo em vidro com as seguintes características: Capacidade: 3.5L Material: Vidro Pedras: Calcárias Luz: Natural Temperatura: Natural Flora: -Feto de Java (Microsorium pteropus) -Musgo de Java (Vesicularia dubyana) -Cladophora (Cladophora aegagropila) -Anubia Nana (Anubias barteri var. nana) Fauna: -Red Cherrys (Neocaridina heteropoda var. red) -Caramujo Physas (Physa sp.) Vista Frontal Vista Lateral Vista de Cima Sou principiante, comentem e digam de vossa justiça. Abraços Renato Silva
-
Boas a todos... Com este tópico pretendo criar algo do genero de um album de evolução de um Nano... Vou deixar as fotos da montagem do Hardscape... Depois do aquário bem lavado, do filtro cheio com esponja e Eheim substract chegou a hora de começar a montar o hardscape... 1. Aquário vazio, com a marcação da regra dos terços e da regra de Ouro de Fibonacci 2. Esboço do que seria o hardscape, com um pano por baixo 3. Pronto para iniciar, já com a calha, para se ver bem 4. Uma primeira camada de Akadama para assentar as pedras e não riscar o vidro do fundo 5. Colocação das pedras que servirão de barreira fisica…
-
- 11 respostas
- 3k visitas
Hoje perguntei-me a mim mesmo "O qe será qe estes gajos, quando chegam à vodafone dizem? Bom dia, pode-me arranjar uma caixa Vodafone ...?" Esta pergunta veio-me à mente ... Será qe alguem me pode responder a isto: Como pedem as caixas ? Gajos é naqela de "força de expressao" (entenda-se ^^')
-
Members