350L Plantado Vs Discos


FAAO

Recommended Posts

Boas,

 

Já tinha reparado que no teu aquario, adicionaste Elos Terra Zero, isso é um complemento fértil a juntar ao bottom mineral???

Eu vou iniciar no mês que vem um aquario novo e assim ainda vou a tempo de comprar se for necessário

Sim serve de complemento, mas não te esqueças que é necessário colocar plantas... :happy:

 

E agora a derradeira questão, como conseguiste meter esses valores de nitratos baixos (os meus nitratos estão sempre muito altos) e em principio vou mudar o layout e estava a pensar em comprar resinas para baixar o NO3 (a ideia era tentar acertar com a quantidade de resina para obter valores de NO3 correctos)

Os nitratos são baixos porque raciono muito bem a comida e não exagero. Como tenho bastante massa vegetal os nitratos acabam por ser consumidos pelas plantas... e ainda adiciono diariamente!

Mesmo que faça uma TPA a cada 15 dias os valores de Nitratos mantêm-se em proporção com os fosfatos;e os discos agradecem a água envelhecida.

Mas por norma faço TPAS 1x por semana de 20% a 50%, reposta directamente "del cano" e fria...

 

Acabei por continuar a acompanhar os teus excelentes aquas no blog...

Pelos vistos faltou-te algumas partes bowdown pois não leste a resposta á pergunta que fizeste.

 

Agora uma pergunta: Houve algum motivo em especial para cortares as echinodorus que cresceram ate fora da coluna de água?

Pergunto porque adorei o efeito que fizeram no teu aquario, tanto que ando a procura de umas para pôr no meu... :)

Para não estar a repetir o que já escrevi, aqui podem encontrar o motivo porque podei as plantas. Podei... não removi! Poda geral do 350L

 

Penso que a poda pode ter sido por questões estéticas, mas também tenho a ideia que as folhas estavam muito perto da iluminária e possivelmente podiam estar a ficar queimadas!!!

Por incrível que pareça, com um aquário de 60cm de altura e com a calha a 35cm do aquário... algumas dessas echinodorus passavam a calha!

Elas não queimam em contacto com o vidro da calha, largam água absorvidas pelo caule de forma a manterem o nível adequado de humidade.

Filipe, onde arranjaste as Echinodorus palaefolius var. latifolius? Estava interessado numas para o meu amazónico, vi umas ontem parecidas, nao sei se era isso..

Para o teu aquário não recomendo... porque é tapado! A justificação está mais acima.

No entanto podes arranjar esta planta se bem entenderes em qualquer loja que venda Tropica. Podem não ter por ser uma planta pouco requisitada, mas arranjas facilmente por encomenda.

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 344
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pelos vistos faltou-te algumas partes :D pois não leste a resposta á pergunta que fizeste.

Ainda não tinha lido lá a resposta porque afinal ja não ia ao blog á algum tempo, e ainda não tinha visto a poda... :( Desculpa lá...

Mas obrigado pelo link!

Editado por fabio_TMR

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe, uma coisa boa é que o aquário tem a tampa com 1 portinholas, uma a frente e outra atrás (sitio onde eu iria por a planta).

Caso se verifique um crescimento desses, então é abrir aquilo!

Ou achas que também não funcemina?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

Posso deixar uma pergunta (sendo assim serão duas ;))?

No projecto inicial para o layout tinhas optado por Echinodorus Macrophyllus e não esta Echinodorus palaefolius var. latifolius que agora tanto nos deixa com vontade de por umas plantinhas a sair por fora do aquario :D

Porque optar preferencialmente por uma e não por outra?

 

Cumprimentos

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, se não estou em erro foi porque a Tropica mandou algumas plantas trocadas, incluindo essa. Penso que o Filipe disse isso nas primeiras páginas do tópico, quando chegaram as plantas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, se não estou em erro foi porque a Tropica mandou algumas plantas trocadas, incluindo essa. Penso que o Filipe disse isso nas primeiras páginas do tópico, quando chegaram as plantas.

 

Abraço

 

Sim Rui, eu sei isso.... eu queria era saber porque o FAAO preferia na sua ideia original a Echinodorus Macrophyllus e não a Echinodorus palaefolius var. latifolius que acabou por ficar...

Na minha proxima montagem gostava de fazer algo mais nature e eventualmente usar também alguma echinodorus deste tipo, dai a minha curiosidade.

 

Abraço

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu optei pela latifolius porque não tive alternativa :wink:

Não sei se existe grande diferença entre ambas... porque nunca usei a Macrophyllus. Na encomenda que fiz de plantas 2 tipos de plantas vieram trocadas, não condicionaram o layout porque eram semelhantes e como não fazia intenções de mandar para trás e montar o áqua mais tarde, acabei com montar com o que tinha...

 

Evita colocares estas plantas em aquários baixos, elas crescem mesmo muito!!!!

O meu aquário tem 60cm de altura e algumas folhas estavam sem exagero com mais de 1mt de altura e quando cortei os caules junto ao substrato, tive de usar uma tesoura mais robusta, porque alguns caules tinham mais de 2cm de diâmetro.

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Como é lógico tenho acompanhado todos os teus trabalhos no Blog e como sempre estao espectaculares,de resto basta-me dizero seguinte:Como é bom ter-te de volta ao Forum,fazes ca falta tanto pelo prazer de podermos acompanhar o paço a paço das tuas montagens,pelos concelhos que nos podes dar e até pelo incentivo que dá só o facto de ver os teus aquarios.

Obrigado por estares de volta .

 

Abraço

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Obrigado pelo apoio, palavras e boas-vindas! :lol:

Já agora aproveito também para agradecer a todas as pessoas que se manifestaram com agrado o meu regresso ao fórum!

 

Um grande abraço a todos!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje aproveitei para tirar uma foto do áqua tal como ele está!

Espero que gostem e sintam-se á vontade para comentar.

 

20080825c.jpg

 

Algumas plantas ainda não recuperaram da poda radical... mas timidamente lá vão aparecendo.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente da qualidade da obra que é indiscutivel, cá vão os meus bitaites :D

 

- Parece-me que o fundo cada vez está mais plano

 

- Nota-se cada vez mais, e já referido de inicio, a falta de algumas plantas de médio porte, para darem maior volume em baixo e com isso perspectiva e profundidade.

 

- Ou um desenvolvimento maior das cryptos que tú colocaste ou maiores declives no substrato na zona dos troncos daria talvez outra noção de tridimensionalidade que esse aquário precisa à medida que os discos vão ficando maiores. Parecem cada vez mais encostados ao vidro da frente.

 

- Sempre esperei um desenvolvimento diferente das anubias, tens te esquecido de as cortar ? :-D

 

- Nunca pensaste em colocar uma eleocharis acicularis junto aos troncos?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé,

- Parece-me que o fundo cada vez está mais plano

É normal que isso aconteça porque algumas das echinodorus que estavam nas laterais dos troncos, com a poda geral que levou ainda não ganharam corpo.

Pela 1ª vez sinto que um áqua com 6 meses é ainda uma criança!!!!

Ainda tem muito para crescer... E o raio dos Discos agora deram para andar a arrumar a casa, encostam-me as echinodorus sempre junto aos troncos, acentuando cada vez mais as 2 aberturas existentes.

 

- Nota-se cada vez mais, e já referido de inicio, a falta de algumas plantas de médio porte, para darem maior volume em baixo e com isso perspectiva e profundidade.

Elas estão lá... e acredito que ainda não aparecer!!! É uma questão de tempo...

 

- Ou um desenvolvimento maior das cryptos que tú colocaste ou maiores declives no substrato na zona dos troncos daria talvez outra noção de tridimensionalidade que esse aquário precisa à medida que os discos vão ficando maiores. Parecem cada vez mais encostados ao vidro da frente.

Discos encostados ao vidro da frente?! Os meus passam a vida ali, encostados ao vidro e á espera de comida...

Pode não parecer mas existe muito espaço entre o vidro e as Echinodorus 'Rubin" ;)

Declives no substrato não vai haver, a única coisa que posso fazer é moldar a tenellus de forma que se encaixe perfeitamente com as cryptocorynes e aí dar algum aspecto de profundidade. Também é preciso afirmar que a tenellus já corre na parte de trás do áqua, por isso dá ainda mais a sensação de plano.

 

- Sempre esperei um desenvolvimento diferente das anubias, tens te esquecido de as cortar ? :-D

Apenas cortei uma ou 2 folhas... deixa-as crescer! :D

 

- Nunca pensaste em colocar uma eleocharis acicularis junto aos troncos?

Eleocharis aciculares? Zé por acaso sabes qual o tamanho da minha tenellus junto aos troncos?

Bem... seria plantar a aciculares e depois procurar por ela... pois a tenellus abafava completamente a aciculares.

Eu já referi que não tenho pressa quanto ao desenvolvimento deste áqua, ele já leva 6 meses e além das podas efectuadas ainda não lhe adicionei qualquer planta.

Apenas espero fazê-lo se achar que ao fim de um ano seja fundamental para ajustar uma ou outra lacuna que encontre no layout.

 

Abraço e vai esperando... quando estiver pronto, eu aviso!

 

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi td bem

Esse Aqua esta expetacular

Mas vai dar algum trabalho

Mas quem corre por gosto nao se cansa

 

Trabalho dão todos os áquas... este até é o que menos trabalho me dá!

Apenas alimento os discos, fertilizo diariamente, muda de 30-40% da água ao fim de semana, limpar os vidros sempre que necessário, limpar filtros e reactor de co2 a cada 2 meses. Como podes ver, trabalho não é muito!

Aprendi sim a ser muito paciente, deixar as plantas evoluir e entender porque motivo algumas não querem crescer, ou apresentam carências...

Recentemente reparei que tenho problemas de dureza na água, tenho a água mole e carência de cálcio, o que pode contribuir para um mau crescimento em algumas plantas. Talvez por este motivo, as tais que sempre disse que iriam aparecer, não se terem desenvolvido como esperava.

E mais uma vez repito... Este aquário é para proporcionar á fauna um ambiente tranquilo e foi criado a pensar nos Discos.

Por isso esqueçam de vez a ideia de puro aquapaisagismo neste aquário.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"E mais uma vez repito... Este aquário é para proporcionar á fauna um ambiente tranquilo e foi criado a pensar nos Discos.

Por isso esqueçam de vez a ideia de puro aquapaisagismo neste aquário."

 

Sim, das melhores afirmações q não lia em muito tempo.

Parabéns, caminha para um belo aquário com exemplares de discus a condizer.

Boa sorte e continua a mostrar-nos esse teu cantinho aí em casa.

 

Ricardo Fonseca

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Filipe

Então não há por ai mais umas fotos dos teus meninos,de sertesa que tens por ai mais umas macros força que eu adoro esses Discos e cada foto que vejo deles me dá mais vontade de ter discos,pena não ter iguais a esses mas so de ver os teus já dá gosto.

 

Abraço

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Depois de uns dias de férias e de estar bem longe dos áquas, cheguei a casa e meti mãos à obra! Mais uma poda...

Desta vez deixei as doses certas de comida para alimentação e fertilização, a cada 2 dias a minha irmã fez-me o favor de alimentar peixes e plantas :D

Não tive grandes problemas com algas, apenas os vidros sujos o que é normal em 12 dias sem qualquer manutenção. A hydra lá formou umas boas colónias nos fetos mas de fácil remoção.

 

Ficam algumas fotos do áqua após manutenção.

ambos20080914gf7.jpg

 

discos20080914pm8.jpg

 

Este "jovem" teima em não crescer... não sei se são os outros que crescem mais depressa e este parece-me sempre do mesmo tamanho... ou se tem alguma atrofia de crescimento!

Com o tempo ele vai lá...

discocastanhopb4.jpg

 

Este calmeirão (macho dominante) está bem grandote...

discoredalenquersj0.jpg

 

Paulo, estás á espera de quê para arranjares uns assim? :)

Olha que os castanhos não lhes ficam nada a trás, para mim ainda são mais bonitos!

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe

É desses mesmo ,iguais aos teus que eu mais gosto.

Por enquanto vou ter de me contentar a babar-me a olhar para as fotos dos teus o que faço com muito prazer,mas certo que um dia vai chegar a minha vez de tambem esperimentar o que é ter discos assim.

Obrigado por partilhares essas fotos desses meninos aqui com o pessoal.

 

Abraço

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Bem vindo de volta ao fórum, só agora reparo no teu regresso pois não há dia que não vá ao teu blogue a procura de novidades, pelo que tenho acompanhado la os teus aquários. E aproveito para dar os meus parabéns, quer pelas montagens quer pelos meninos, em especial os discos, mas também pelos outros.

Já agora que se fala em arranjar discus :), eu sou completamente apaixonado pelos teus, não queres dar umas dicas onde procurar uns??? :lol: E que tenho tentado encontrar uns para um aquário (que devo de montar esta semana, e do qual estou já a preparar um tópico :blush: ) mas tem sido complicado... mesmo na loja onde vou eles me dizem que não e fácil apanhar desses...

 

Abraços, e mais uma vez parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Já agora que se fala em arranjar discus :) , eu sou completamente apaixonado pelos teus, não queres dar umas dicas onde procurar uns??? :( E que tenho tentado encontrar uns para um aquário (que devo de montar esta semana, e do qual estou já a preparar um tópico :lol: ) mas tem sido complicado... mesmo na loja onde vou eles me dizem que não e fácil apanhar desses...

 

Estes discos não são fáceis de encontrar se não fores ao local certo! :P

Já tentaste colocar um tópico no subforum de procura e ver se alguém tem criações?

Depois de comprar os meus, houve muito pessoal a importar discos e parece que já os acasalaram... é uma questão de perguntares ;)

 

Bem 9 mesitos foram e o "penico" ainda cá anda... Aqui vão umas fotos novas apenas para actualizar o tópico!

 

20081015_1c.jpg

 

20081029_1c.jpg

 

20081029_2c.jpg

 

20081029_3c.jpg

 

Se tirerem problemas de visão, basta cliclar sobre as fotos para ampliar.

 

Abraço,

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes discos não são fáceis de encontrar se não fores ao local certo! :P

Já tentaste colocar um tópico no subforum de procura e ver se alguém tem criações?

Depois de comprar os meus, houve muito pessoal a importar discos e parece que já os acasalaram... é uma questão de perguntares :)

 

Bem 9 mesitos foram e o "penico" ainda cá anda... Aqui vão umas fotos novas apenas para actualizar o tópico!

 

20081015_1c.jpg

 

20081029_1c.jpg

 

20081029_2c.jpg

 

20081029_3c.jpg

 

Se tirerem problemas de visão, basta cliclar sobre as fotos para ampliar.

 

Abraço,

 

:(

 

Só tu mesmo a estas horas... para achar que a malta tá com problemas nas vistas... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais