Iniciação Aos Killis


MotarSolitario

Recommended Posts

eu tenho para aí qq coisa.

Deixem-me procurar...

 

Encontrei...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=39720

é o que dá não procurar as coisas... :lol::oops:

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 369
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Zezinho:

 

Estive a ler as tuas respostas às dúvidas que possam surgir e, se bem que sejas bastante exaustivo e claro nas tuas explicações, subsistem ainda algumas questões que peço que respondas quando te der jeito.

 

1º - Os aquários nus são bons para criação, mas se se quiser usar gravilha, é possível? De que tipo?

 

2º - Quanto à filtragem, percebo que as TPA's frequentes resolvam questões de acumulação de resíduos químicos e, se associadas a sinfonagem do fundo, sólidos. Contudo, se eu quisesse usar filtros quais os que aconselhas? De pendurar exterior, de copo ext./int., de canto a ar, de espuma a ar?

 

3º - Quanto às dimensões: 3 peixes em 15 Litros?! Estamos a falar de que tipo de aquário, mais especificamente, com que medidas típicas? Repara que não duvido que tenhas sucesso; só que parece-me pouco... Queres explicar melhor como fazes isso?

 

4º - Falas em turfas - de que tipo? Em rama dentro de saco de nylon ou em placa mesmo postas no fundo?

 

5º - Eclosão: "Normalmante e o mais usado é colocar os ovos num recipiente pequeno com água e colocar lá os ovos e colocar o recipiente em cima da calha da luz do aquario." - Não se corre o risco de sobre-aquecer o recipiente e estragar os ovos? De que tipo de recipiente falas?

 

6º - Casais / Trios: como é o comportamento destes peixes? Estou habituado a ciclídeos (agressivos, territoriais) Quanto aos killis? Não há risco de demasiada agressividade em tão pouco água?

 

7º Iluminação - As lâmpadas servem algum propósito que não o de vermos melhor os peixes? Se o local onde os peixes estiverem for suficientemente iluminado, pode prescindir-se delas?

 

Espero que não leves a mal nenhuma das minhas dúvidas. Se te parecerem demasiado ignorantes, acertaste - é que só vi uma vez um killi perdido numa prateleira atrás de um aquário de discus...

 

Obrigado pelo meu número de sócio... Os mistérios da vida! :D

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º - Os aquários nus são bons para criação, mas se se quiser usar gravilha, é possível? De que tipo?

Sim, podes usar gravilha fina para espécies não anuais como por exemplo os aphyosemions.

 

2º - Quanto à filtragem, percebo que as TPA's frequentes resolvam questões de acumulação de resíduos químicos e, se associadas a sinfonagem do fundo, sólidos. Contudo, se eu quisesse usar filtros quais os que aconselhas? De pendurar exterior, de copo ext./int., de canto a ar, de espuma a ar?

FIltro de esponja são os mais utilizados, embora como é óbvio dependa do volume de água de que estamos a falar.

Eu tenho P. annulatus num aquario de 100L não era muito boa ideia ter um de esponja. Tenho um filtro de exterior a bombar...

 

3º - Quanto às dimensões: 3 peixes em 15 Litros?! Estamos a falar de que tipo de aquário, mais especificamente, com que medidas típicas? Repara que não duvido que tenhas sucesso; só que parece-me pouco... Queres explicar melhor como fazes isso?

Eu uso aquario de 15L. Comprei uns que há na Coorperativa da APK. Medida standard. Agora é claro que há espécies que é impossivel manter em 15L. Estãs a imaginar peixes com 10 e 15cms em aquarios de 15L. Pois eu não. Estes aquarios mais pequenos servem os seus propositos para casias de anuais de pequenas dimensões, como os Simpsonichthys e austrolebias.

 

4º - Falas em turfas - de que tipo? Em rama dentro de saco de nylon ou em placa mesmo postas no fundo?

A turfa que falo não é mais que aqueles blocos de humus de terrario usado nos terrarios de iguanas. Numa qualquer loja de répteis têm disso de certeza. Aquilo é um bloco prensado que depois se molha em cerca de 3L de água, incha e ficas com turfa até dizer chega. Basta ferver e está pronta a usar.

 

5º - Eclosão: "Normalmante e o mais usado é colocar os ovos num recipiente pequeno com água e colocar lá os ovos e colocar o recipiente em cima da calha da luz do aquario." - Não se corre o risco de sobre-aquecer o recipiente e estragar os ovos? De que tipo de recipiente falas?

Eu usava recipientes de vidro e punha em cima da calha. como as minhas calhas se apagam ao fim de 8 horas de luz, não tinha grandes problemas de sobreaquecimento, pois conforme o volume de água diminuia tinha o cuidado de acrescentar mais.

 

6º - Casais / Trios: como é o comportamento destes peixes? Estou habituado a ciclídeos (agressivos, territoriais) Quanto aos killis? Não há risco de demasiada agressividade em tão pouco água?

Normalmente tens problemas em "trios invertidos" (2 machos e 1 fêmea), onde os machos vão competir pela fêmea. Usam-se os trios para que os machos não dediquem toa a sua atenção unica e exclusivamente a uma fêmea, podendo matá-la de cansaço sexual ou mesmo por maus tratos. Não têm nada a ver com ciclideos. Normalmente casal ou trio, depende um pouco da disponibilidade que haja em excedentes nas trocas.

 

7º Iluminação - As lâmpadas servem algum propósito que não o de vermos melhor os peixes? Se o local onde os peixes estiverem for suficientemente iluminado, pode prescindir-se delas?

Podes, sem problemas nenhuns.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sines/Santiago do Cacém... se fôr o mesmo Santo André que eu estou a pensar :D

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto, o Luís Fortunato tem razão - é o Santo André perto de Santiago e de Sines (longe de tudo o resto...). Mais ou menos a 120 km da Quinta do Conde.

 

Já agora, mais dúvidas ou confirmações:

 

1º para por um aquário de 30 litros a ciclar para o casal que hei-de receber, posso usar aqueles líquidos de bactérias nitrificantes do costume?

 

2º vou por um filtro de caixa (de canto) a ar a funcionar; o que aconselham como material filtrante? O normal (material poroso tipo cerâmicas) ou basta lã de vidro?

 

3º como vou usar o aquário vazio como sugere o Zezinho, não convém depois limpar as paredes laterais e traseira por causa das bactérias que lá se fixarem, não é?

 

4º tendo em conta que são da associação, e que poderão ter uma ideia dos peixes que vou receber (pelo menos o Zezinho soube o meu número de sócio 1º do que eu), que pH acham para que devo apontar? 6,5?

 

Obrigado

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º para por um aquário de 30 litros a ciclar para o casal que hei-de receber, posso usar aqueles líquidos de bactérias nitrificantes do costume?

poder podes, mas se deixares a água "descansar" por uns dias dá na mesma e poupas dinheiro nos produtos. Investe antem em Anti-fungos que vais precisar para os ovos.

 

2º vou por um filtro de caixa (de canto) a ar a funcionar; o que aconselham como material filtrante? O normal (material poroso tipo cerâmicas) ou basta lã de vidro?

O normal é mais que bom... Eu fiz um com umas garrafas de plastico e dá perfeitamente. Poes uma camada de cerâmica e depois cobres com a lã.

 

3º como vou usar o aquário vazio como sugere o Zezinho, não convém depois limpar as paredes laterais e traseira por causa das bactérias que lá se fixarem, não é?

??????? Agora é que me apanhaste... Dessa nunca tinho ouvido falar. eu pego nos aquario, ponho água ciclada e ambiento os peixes (às vezes).

 

4º tendo em conta que são da associação, e que poderão ter uma ideia dos peixes que vou receber (pelo menos o Zezinho soube o meu número de sócio 1º do que eu), que pH acham para que devo apontar? 6,5?

Sim esse é o pH ideal para a maioria dos killis. Quanto à espécie que poderás receber depende do que haja disponível. Isso eu não te sei mesmo dizer.

Quantoa saber o teu nº, bastou-me ler o mail na mailing lista da APK e consultar a lista de sócios...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só falei nas bactérias nas paredes depois de os peixes lá estarem há algum tempo. O grande problema dos aquários nus é espaço de fixação para as bactérias nitrificantes.

 

O pessoal costuma pensar (não estou a dizer que é esse o caso) que as bactérias fixam-se só nos filtros. No entanto, segundo ouvi dizer, o areão é uma fonte extensíssima de colónias de bactérias benéficas, quanto mais poroso maior a colónia, especialmente se houver grande movimentação de água (mas não só).

 

No caso dos aquários nus, é nas paredes que elas se fixam (para além de no filtro, claro) e há pessoal que as limpa (esfrega) bem como ao fundo o que pode causar uma subida "estranha" dos níveis de nitritos.

 

Agora, eu só pergunto estas coisas porque nunca vi nenhum aquário de killis ao vivo - estou ansioso pela convenção para os ver - (e também porque gosto de saber todos os pormenores antes de fazer alguma coisa - tique de personalidade...). Se a questão nunca te ocorreu é porque nunca tiveste problemas, o que acaba por ser o mais importante. Acho que foi no site da associação britânica de killifilia que vi qualquer coisa a propósito - evitar esfregar as paredes laterais... Depois procuro e ponho aqui o link.

 

De qualquer forma, obrigado mais uma vez.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está o que li em: http://www.bka.org.uk/waterql.php

 

"Most killies are kept in bare tanks without filtration. The beneficial bacteria are found on all surfaces, the sides and base of the aquarium, mops, plants etc., anything that has been in contact with the water for a minimum of two to three weeks. (...) Great care must be taken when cleaning, so as not to kill all the bacteria. Cleaning only one surface per week could be an option, but I prefer the more natural method, therefore I grow Java Fern and Java Moss on small pieces (twigs) of driftwood which I can remove whilst tank cleaning."

 

Pormenor demasiado rebuscado? Se calhar. Como disse: não tenho qualquer experiência em killis, daí as questões poderem parecer ridículas...

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola. estou a montar um novo aqua e gostaria de me introduzir nos killis, algume me da umas luzes?? ja tive a ler algumas coisas, mas acho que nada é melhor do que falar com pessoas experientes e não so teorias!! :lol:

ajudam??

o aqua ja esta montado, é de 100x30x40, tem areao, filtro e termostato, tem uns neons e alguns red´s... posso misturar killis?? que plantas devo colocar?? quais os parametros ideais da agua?? onde poderei obter killis?? é k na minha zona não ha nada desses peixinhos!! :)

agradeço respostas, estou ansioso, sao peixes lindos... :lol:

Eu Sou...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola pessoal.

 

acabei de me inscrever na adk, sabem m dizer onde posso ter uma confirmaçao se a inscriçao correu bem?

 

depois de ter lido e visto imensos topicos, tomei uma atitude, inscrever me e adquirir um aquario pequeno, adquiri um de 28 litros para os meus primeiros killi, sendo assim todas as futuras ajudas sao bem vindas. gostaria de saber entao com que tipo de killi me poderia iniciar, para assim me informar sobre as suas caracteristicas(temperatura, ph, se pode ter plantas ou nao, essas coisas assim).

 

sem mais de momento.

 

rui martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim zezinho ja o tinha lido, mas pensei que ao colocar a mensagem me fosse informado uma especie so e ai eu iria em busca de informaçoes sobre tal especie, sendo assim sera uma opçao iniciar me com os aphyosemion australe?

 

sabes como os poderei adquirir na zona de lisboa?

 

 

obrigado, sabes que neste momento todas as informaçoes valem ouro

 

vou gostar deste mundo dos killies

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tartufo.

 

Penso que já deverás ter sido contactado pelo Tesoureiro e Responsável pelos novos sócios, Luis Oliveira. Ele deverá dar-te todas as informações para finalizar a tua inscrição e iniciará os contactos no sentido de te ser entregue todo o material a que tens direito, incluindo os peixes. Caso tenhas mais alguma dúvida sobre este assunto manda-nos uma mensagem para direccao@apk.pt.

 

Quanto a informações sobre killies, tens muito por onde escolher. Podes começar pelo site da associação onde estão diversos artigos para iniciados e links para outros sites (http://www.apk.pt). Depois podes dar uma vista de olhos no site do Fabião, também muito bom (http://pwp.netcabo.pt/jlfab/). Por fim tens informações, artigos e fotografias no meu site para além de uma lista relativamente exaustiva de links (http://www.vascogomes.net). Garanto-te que se explorares tudo isto não deve haver muita coisa de killifilia que não esteja lá ;)

 

Abraços e bem vindo à APK

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim sim sr vasco ja fui contactado pelo vosso tesoureiro

 

sendo assim irei dar uma vista de olhos nos vossos sites, muito obrigado

 

 

abraços

 

rui martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais