[avalição] Lojas


Recommended Posts

Boas

 

Ultimamente têm aparecido alguns tópicos de pessoal a dizer bem, a dizer mal, a perguntar opiniões, etc, sobre lojas nossas patrocinadoras e outras.

 

A ideia para já é criar um formulário de avaliação de lojas com aquilo que se considera o essencial e depois para não encaixar tudo no mesmo saco, seria criado um tópico para cada loja avaliada ficando este tópico ou outro criado como índice das avaliações, algo semelhante às fichas de peixes que temos pelo forum.

 

Devo frisar que esta é uma ideia pessoal, não corresponde a uma posição oficial da moderação/administração , e por esse motivo para já teremos que nos ficar apenas pela discussão dos elementos a considerar na ficha de avaliação guardando as avaliações propriamente ditas para uma outra altura dependendo sempre do acordo da equipa de moderação/administração.

 

Usando um tópico aqui já referido diria que uma primeira proposta seria uma avaliação por itens, cotados de 1 (mínimo) a 5 (máximo) e um campo suplementar para um comentário curto do género pontos positivos/pontos negativos.

 

Pedia ao pessoal que queira acrescentar/alterar parâmetros que faça quote da ficha para ficar mais facil manter tudo certinho.

 

 

Ficha de Avalição

 

Loja : (colocar link para área de patrocinador se for um patrocinador do fórum, apenas o nome nos restantes casos)

 

Cidade/Região :

 

Avaliação (1-5):

- Preço:

- Variedade de vivos:

- Variedade de equipamentos:

- Qualidade dos vivos:

- Atendimento:

- Informação e conhecimento dos funcionários:

 

Comentários:

Gosto de: ....................

 

Não gosto de: ..................

 

Fim da ficha

 

Pronto, o mais difícil que ninguém pareceu ter coragem de fazer já está. Agora alterem, acrescentem coisas, discutam a ideia. :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, volto a frisar que:

 

Para já teremos que nos ficar apenas pela discussão dos elementos a considerar na ficha de avaliação guardando as avaliações propriamente ditas para uma outra altura dependendo sempre do acordo da equipa de moderação/administração.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ultimamente têm aparecido alguns tópicos de pessoal a dizer bem, a dizer mal, a perguntar opiniões, etc, sobre lojas nossas patrocinadoras e outras.

 

A ideia para já é criar um formulário de avaliação de lojas com aquilo que se considera o essencial e depois para não encaixar tudo no mesmo saco, seria criado um tópico para cada loja avaliada ficando este tópico ou outro criado como índice das avaliações, algo semelhante às fichas de peixes que temos pelo forum.

 

Devo frisar que esta é uma ideia pessoal, não corresponde a uma posição oficial da moderação/administração , e por esse motivo para já teremos que nos ficar apenas pela discussão dos elementos a considerar na ficha de avaliação guardando as avaliações propriamente ditas para uma outra altura dependendo sempre do acordo da equipa de moderação/administração.

 

Usando um tópico aqui já referido diria que uma primeira proposta seria uma avaliação por itens, cotados de 1 (mínimo) a 5 (máximo) e um campo suplementar para um comentário curto do género pontos positivos/pontos negativos.

 

Pedia ao pessoal que queira acrescentar/alterar parâmetros que faça quote da ficha para ficar mais facil manter tudo certinho.

Ficha de Avalição

 

Loja : (colocar link para área de patrocinador se for um patrocinador do fórum, apenas o nome nos restantes casos)

 

Cidade/Região :

 

Avaliação (1-5):

- Preço:

- Variedade de vivos:

- Variedade de equipamentos:

- Qualidade dos vivos:

- Atendimento:

- Informação e conhecimento dos funcionários:

 

Comentários:

Gosto de: ....................

 

Não gosto de: ..................

 

Fim da ficha

 

Pronto, o mais difícil que ninguém pareceu ter coragem de fazer já está. Agora alterem, acrescentem coisas, discutam a ideia. :)

 

 

Olá Nuno!

 

No ponto 1 onde tem CIDADE/REGIÃO penso que a descrição pormenorizada da localização da loja é muito importante. Dizer que fica em Lisboa não ajuda nada (ou muito pouco) a quem conheça pouco de Lisboa. Com a descrição da localização mesmo quem não é da zona tem mais possibilidades de visitar, dar a sua opinião e se fôr boa até comprar.

Desculpe a intromissão mas acho importante.

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um ponto sobre "Manutenção de vivos" era capaz de fazer falta ou então especificar o que deve ser avaliado em cada categoria.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um ponto tambem se calhar de alguma relevancia....

 

Apos a avaliação deveria de existir um campo de explicação do porquê da votação, porquê aqueles valores...

 

Por ex.: "- Variedade de vivos: 5" - Porque sempre encontrei a especie que queria nesta loja.....

 

 

 

Cumpts. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Não faria sentido na parte da variedade e qualidade de vivos distinguir se se tratam de animais ou plantas? E ainda de água doce ou salgada?

 

É que parece-me que há lojas que previligiam umas destas opções em prejuizo das outras e podia ajudar a escolher o sítio mais apropriado em função dos nosso "objecto de desejo"!

 

Abraço!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então isto ficou em águas de bacalhau? cheers

 

Acho a ideia interessante igualmente com as sugestões, porque não avançar?

Bom, isto ficou em águas de bacalhau porque depois de discutir com a moderação considerei que não conseguimos encontrar forma de a por em prática garantindo um tratamento isento e justo para todas as lojas.

Além disso como tratar o facto de uma loja não pretender ser avaliada? É avaliada à revelia?

 

Apesar de eu achar que é uma boa ideia, tenho que concordar que não é de fácil execução com os meios que dispomos e dessa forma o melhor por agora é deixar em águas de bacalhau à espera que estejam reunidos os meios de fazer essa avaliação de forma o mais isenta e justa possivel para as lojas. Quem sabe a iniciativa não venha a partir dos nossos patrocinadores :P

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.. vendo bem concordo, e acho que os critérios deveriam ser mais rigorosos ainda e haver mais, não estou a ver ao certo como, mas com o tempo surgirão de certeza. :P

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além disso como tratar o facto de uma loja não pretender ser avaliada? É avaliada à revelia?

 

Bom... qualquer que seja a avaliação, para dar uma prespectiva real, tem que ser feita à revelia...

Estou habituado a isso no meu local de trabalho. Como é óbvio, preferia não ser avaliado mas, o facto de ser, obriga-me a dar o meu melhor no dia-a-dia.

Na escola, qual o aluno que gosta de ser avaliado? Mas se não fosse, como saberiamos o nível de conhecimento de cada um?

Todas as empresas certificadas no mercado têm que ter um sistema de qualidade... e esse sistema TEM que incluir um sistema de avaliação de serviços.

 

Compreendo que de momento, os meios à disposição não permitam uma avaliação objectiva e isenta mas, gostaria de, usando uma frase que alguém escreveu um dia,

 

Realidade é aquilo que o outro precepciona como tal.

 

se alguém der uma nota que evidencie áreas de melhoria para a minha loja, porque motivo hei-de ficar revoltado por isso? Só tenho que agradecer por alguém ter notado algo que eu possivelmente não reparei e que me vai permitir melhorar o serviço que presto.

 

já agora, estou disponível para ajudar neste processo e encontrar a melhor forma de o levar a cabo, estou certo que qualquer loja que tenha confiança naquilo que faz e, acima de tudo tenha consideração pelas opiniões dos seus clientes acolherá esta iniciativa de braços abertos pois só assim podem forneçer um serviço cada vez melhor para os seus clientes.

Editado por halekx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Caso eu quisesse dar a minha opinião sobre este assunto, acho que não o conseguiria fazer melhor do que halekx o fez. Estou totalmente em sintonia com o seu raciocínio. :oops:

 

Acho que a sua ajuda seria, no mínimo, muito interessante.

 

Mas ..

gostaria de acrescentar uma coisa que me deixa algo curioso e na expectativa, é um dos critérios de avaliação. Alguns parecem-me algo subjectivos, mas em particular um, que é algo do género ( Conhecimentos dos funcionários ).

Estes conhecimentos serão em relação a quê ? :oops:

Se eu for ou achar que sou muito entendido por exemplo em Guppy`s e vou a uma loja, faço a pergunta mais difícil ou mais especializada sobre esta espécie, a pessoa não sabe responder, mas .... essa pessoa é muito entendida por exemplo em discos ou água fria ou etc... ( tem conhecimentos acima da média ), como não soube responder venho aqui e que votação dou?

 

O que quero dizer com isto É que é pior cometer uma injustiça do que sofrê-la, porque quem a comete transforma-se num injusto e quem a sofre não.

 

Isto também não é sinónimo de que não esteja de acordo com todos os critérios.

 

Saudações

Luís Simões

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
...

Ficha de Avalição

 

Loja : (colocar link para área de patrocinador se for um patrocinador do fórum, apenas o nome nos restantes casos)

 

Cidade/Região :

 

Avaliação (1-5):

- Preço:

- Variedade de vivos:

- Variedade de equipamentos:

- Qualidade dos vivos:

- Atendimento:

- Informação e conhecimento dos funcionários:

 

Comentários:

Gosto de: ....................

 

Não gosto de: ..................

 

Fim da ficha

 

Pronto, o mais difícil que ninguém pareceu ter coragem de fazer já está. Agora alterem, acrescentem coisas, discutam a ideia. :crazyeyes:

 

Recomendo o que me parece das questões mais importantes é se é uma loja autorizada ou não.

Um dos motivos do meu afastamento deste forum foi é a facilidade de existirem negócios parelelos aos legais.

Assim proponha que seja referido:

- nome do estabelecimento comercial

- nome da empresa ou pessoa proprietária do estabelecimento

- registo de actividade económica

- referência do alvara camarario ou do numero do processo de pedido de alvara

- referência da data do licenciamento pelo ICN

- parecer da DGV ou pedido do mesmo

 

Ou seja separar as lojas que cumprem a lei das ilegais.

É que a concorrência desleal é enorme.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião só existe um critério de avaliação, que se chama: SATISFAÇÂO DO CLIENTE

 

Ou seja, ou saimos satisfeitos de uma loja mesmo sem comprar nada, mas gostámos do que vimos ou então algo nos incomodou ou não gostamos.

 

Acho que não vale a pena avaliar se a loja tem muitos artigos ou poucos. Há lojas com poucos artigos mas que nos ajudam a resolver problemas, e acabamos por sair encaminhados.

 

Para mim basta dizer: "gosto" ou "não gosto", este ultimo acompanhado de uma justificação.

 

Há lojas consideradas muito boas, que eu simplesmente não entro por causa de promenores. (Não sai de lá saisfeito)

 

Cumps

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recomendo o que me parece das questões mais importantes é se é uma loja autorizada ou não.

Um dos motivos do meu afastamento deste forum foi é a facilidade de existirem negócios parelelos aos legais.

Assim proponha que seja referido:

- nome do estabelecimento comercial

- nome da empresa ou pessoa proprietária do estabelecimento

- registo de actividade económica

- referência do alvara camarario ou do numero do processo de pedido de alvara

- referência da data do licenciamento pelo ICN

- parecer da DGV ou pedido do mesmo

 

Ou seja separar as lojas que cumprem a lei das ilegais.

É que a concorrência desleal é enorme.

 

 

totalmente impraticavel, ninguem quando vai a uma loja pede a documentaçao da loja...

 

a nao ser que seja inspector.

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o teu topico que aborda as classificações, que aparentemente poderão ferir mais suceptibilidades, das lojas que todos nós frequentamos, gostaria d deixar aqui no ar uma ideia que não sei se é executivel, de também classificarmos os negocios que fazemos entre users.

 

Em termos técnicos, não sei as possibilidades, mas estava a pensar em qualquer coisas muito simples, como acontece no ebay, ou noutros sites, que informam que o vendedor tem uma pontuação de X positivos em Y negocios efectuados.

 

Ja agora, gostaria de saber se não haveria a possibilidade de na apresentação, das procuras e das ofertas, de ser possivel aparecer na listagem a informação da localização, sem que seja necessario abrir o tópico, é que poderia ser mais prático.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As vendas entre particulares aqui do fórum são ilegais?!

 

ser ate sao, mas acho que ninguem esta a ficar rico com vendas aqui no forum e as duas partes geralmente beneficiam, nao vejo porque tanto alarido com a competiçao desleal...

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o teu topico que aborda as classificações, que aparentemente poderão ferir mais suceptibilidades, das lojas que todos nós frequentamos, gostaria d deixar aqui no ar uma ideia que não sei se é executivel, de também classificarmos os negocios que fazemos entre users.

 

Em termos técnicos, não sei as possibilidades, mas estava a pensar em qualquer coisas muito simples, como acontece no ebay, ou noutros sites, que informam que o vendedor tem uma pontuação de X positivos em Y negocios efectuados.

 

Ja agora, gostaria de saber se não haveria a possibilidade de na apresentação, das procuras e das ofertas, de ser possivel aparecer na listagem a informação da localização, sem que seja necessario abrir o tópico, é que poderia ser mais prático.

 

Eu concordo plenamente (aliás já o manifestei no fórum de Sugestões) e creio que poderia ser bastante mais simples do que classificações. Bastaria um fórum de Avaliação de vendedores/compradores em que após um negócio se colocasse as nossas impressões num tópico relativo àquela pessoa (abrir um tópico novo se for o primeiro comentário à pessoa ou aproveitar um já existente para não duplicar). Por seu lado o visado poderia responder a alguma critica injustificada no mesmo sítio. Isto funciona muito bem em outros fóruns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As vendas entre particulares aqui do fórum são ilegais?!

 

Acho que há um valor até ao qual não pagas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As vendas entre particulares aqui do fórum são ilegais?!

Todas as vendas não declaradas são ilegais, obvio.

 

Acho que há um valor até ao qual não pagas.

Sim, mas tens que passar recibo e declarar para estar nesse quadrante, senão é fuga.

 

E é importante ou lesa alguém a sério?

Claro que não... nem teria graça se fosse tudo tão asseado.

 

Abraço,

Pedro

Editado por Pedro Borges

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais