O MEU AQUÁRIO. - SUGESTÕES para substituir Plantas.


aquapego

Recommended Posts

Boas!

 

Resolvi colocar aqui umas fotos do meu plantado, apesar das fotos não serem de grande qualidade. De qualquer modo fica a intenção! Além disso é sempre bom ouvir o que está mal e o que está bem (se houver) e as opiniões para melhorar.

 

SETUP:

 

- 2007-04-16 – Enchimento do aquário com água da torneira.

 

- Volume: 300 litros (net). - 120 X 50 X 60 cm

 

- Filtragem:

 

- Eheim 2229 (seco-húmido) com matéria filtrante Ehfisubstrat da Eheim indicada para este filtro + Bio-bolas da Dupla.

- Eheim 2215 com matéria filtrante Siporax da Sera (cerâmica) + discos de fibra Eheim + fibra superfina da JBL.

 

- Iluminação:

 

- 11 horas com 4 T8 de 40W cada: Aqua-Glo (18000º Kelvin); Life-Glo 2 (6700º Kelvin); Sun-Glo (4200º Kelvin); Power-Glo (18000º Kelvin).

 

- Valores da Água:

 

- pH – 6,5

- NH4 /NH3 – 0 ppm

- NO2 – 0 ppm

- NO3 – 10 ppm

- PO4 – 1,0 ppm

- Cu – 0 ppm

- Fe – 0,4 ppm

- GH – 6º dgh

- KH – 3º dkh

 

- Substrato:

 

- Mistura das seguintes marcas: JBL (Aquabasis + Florapol) e Trópica Substrato. (4 cm fértil))

- Areão de cobertura: “Bio-Areia.” (4 cm) no geral + areia fina branca num pormenor puramente estético.

 

- Plantas:

 

- Glossostigma Elatinoides

- Rotala Sp. Green

- Utricularia Graminifolia

- Monosolenium Tenerum

- Pogostemon Helferi

- Riccia Fluittans

- Anubias Barteri var. Nana

- Echinodorus Quadricostatus var. “Magdalenensis”

- Echinodorus Bleheri

- Cladophora Aegagrophila

- Limnophila Sessiliflora

- Heteranthera Zosterifolia

- Hemianthus Micranthemoides

- Rotala Rotundifolia

- Eleocharis Acicularis (que cresceu por acaso...)

 

- Decoração:

 

Troncos madeira + Pedras de xisto.

 

- Fauna - (Nomes comuns)

 

- Discus (5)

- Néons (3)

- Falsos néons (3)

- Corydoras (3)

- Nariz de bêbedo (2)

- Caracóis (?)

 

- FOTOS:

 

À 9 meses era assim:

DSC02084.jpg

 

Hoje é assim:

DSC03214-1.jpg

 

DSC03211-1.jpg

 

 

PS.: Eu sei que aquele papel que serviu de background é uma..., mas quando fiz a montagem procurei em Abrantes e concelhos limítrofes por um fundo preto, mas foi em vão. O interior é lixado! Agora já cá está em casa..., mas quem afasta um peso destes da parede?... vai lá vai..., e aquele que ficou já lá está há cerca de 15 anos!!!

 

Agora aguardo pelas vossas sinceras opiniões e respectivos conselhos...

Daqui a dias vou colocar mais algumas de pormenor, mas não tenho nada por ordem! ;)

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando dizes plantado de iniciado, se iniciado for a tua experiencia com aquas, nao é um bocado cedo para discus????

é só uma pergunta.

de qualquer maneira parece que vai sair dai coisa boa

Cumps

Carlos Vilaça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando dizes plantado de iniciado, se iniciado for a tua experiencia com aquas, nao é um bocado cedo para discus????

é só uma pergunta.

de qualquer maneira parece que vai sair dai coisa boa

Cumps

Carlos Vilaça

 

Boas!

 

Iniciado... em plantados!

 

Abraço

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está :P fantastico! Os meus parabéns...

O monte de musgo é lindo... o tapete de riccia também! So a Eleocharis no meio do glosso é que tirava... mas e agora tirar aquilo dali :)

Uma ajuda com os nomes dos peixes de cardume:

Os neons, são efectivamente neons, os "falsos neons" são tanictis e os "olho de fogo" também são conhecidos por nariz de bebado :cool2:

Devias ampliar os cardumes (minimo 6 elementos para cada) ou limitar-te a um deles... os peixes ganham outra vida quando em cardumes grandes!

 

Vai dando noticias! Cumprimentos aquariofilicos

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Obrigado pela ajuda na nomenclatura dos peixes. É claro que é "nariz de bêbado"... não sei porque escrevi "olho de fogo"!!!

Sim era conveniente colocar mais alguns para aumentar o cardume, vamos ver...

Em relação à Eleocharis, eu é que fui burro em não arrancar quando apenas eram meia dúzia de pés! A curiosidade mata..., mas vou tentar arrancar com cuidado o que não é fácil.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja disse noutro topico, acho que o aquario esta muito bonito, gosto mesmo muito... :)

Se fosse meu, deixava as plantas "andar" e daqui a um tempo decidia entao melhor em qual iria mexer... A unica coisa que fazia a curto prazo era mesmo em relação aos peixes de cardume, porque realmente, num aquario dessas dimensões ficava a matar um cardume muito maior... O que compreendo é a dificuldade em decidir entre uns ou outros (tambem eu estou na indecisao de quais entre esses dois devo comprar)... :rolleyes:

 

Boa sorte para os desenvolvimentos, e venham entao mais algumas fotos ;)

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas parabens para iniciado em plantados estas a começar bem tambem acho que devias aumentar o volume dos cardumes mas não precisas de preocupar em escolher 1 podes bem ter varios cardumes não há problema eu tenho 3 cardumes diferentes e não tenho qualquer problema tenho 30 cardinais, 6 nariz de bêbado e 6 rasboras :snipersmile:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Apesar de não haver nada de novo no meu aquário, deixo aqui mais algumas fotos da evolução desde a sua montagem, para que o pessoal possa comentar. As fotos são sobretudo de pormenor e incluem flora e fauna.

Digam mal com fartura... :crazyeyes:

Então aqui ficam:

 

O Layout inicial com os materiais possíveis e disponíveis na altura...

 

DSC01462.jpg

 

Ele não "secou"...as plantas taparam-no...

 

DSC01464.jpg

 

...Vista para montante da foz!

 

DSC01475.jpg

 

Pomacea Bridgesii - um dos primeiros habitantes. Foram retiradas porque devastavam tudo o que era tapete, principalmente Riccia!

 

DSC01691.jpg

 

O lado esquerdo após 8 dias do enchimento.

 

DSC01720.jpg

 

O "nascimento" de um tapete de Riccia.

 

DSC01722.jpg

 

Musgo Vesicularia Reticulata

 

DSC01723.jpg

 

Utricularia Graminifolia - uma planta difícil e com consequências desastrosas...

 

DSC01728.jpg

 

Riccia presa a um xisto.

 

DSC01733.jpg

 

LDA25 "Pitbull" - um dos primeiros inquilinos...

 

DSC01762.jpg

 

"Vista aérea" do tapete de Riccia, ainda bem novinho!

 

DSC01809.jpg

 

..."é só oxigénio"...à noitinha!

 

DSC01810.jpg

 

...apenas uma macro de Pearling na Riccia!

 

DSC01824.jpg

 

...só mais uma macro...é uma planta espectacular mas dá muito trabalho!!!

 

DSC01829.jpg

 

...com três semanas de vida...

 

DSC01858.jpg

 

O tapete de Riccia visto de um dos topos do aquário.

 

DSC01860.jpg

 

Caridina Japónica.

 

DSC01879.jpg

 

Red Cherrie...eles eram centenas mas depois veio a mariscada...

 

DSC01881.jpg

 

Geral com um mês e meio de vida!

 

DSC02083-1.jpg

 

O "arranque" da Glossostigma Elatinoides.

 

DSC02110-1.jpg

 

Rotala Rotundifolia.

 

DSC02215-1.jpg

 

...O que deveria ser um "Rio"!! - Pogostemon Helferi e Monosolenium Tenerum...

 

DSC02176.jpg

 

 

 

Vamos a comentar que isto já são muitas fotos, mas há mais...só mais uns dias senão o pessoal aborrece-se. (Vou tentando colocar o setup por imagens... ;)

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Obrigado desde já a quem comentou.

Aqui ficam então mais umas fotos, nada de especial, mas é o que se pode arranjar!

 

...este foi a "cobaia"

 

DSC02223.jpg

 

Anúbias Nana em flôr!

 

DSC02178.jpg

 

Pormenor da flôr.

 

DSC02180.jpg

 

Só mais esta macro!

 

DSC02181.jpg

 

Afinal havia mais uma...

 

DSC02182.jpg

 

Caridina Japónica.

 

DSC01901.jpg

 

...outra.

 

DSC01902.jpg

 

Moita de Pogostemon Helferi.

 

DSC02925.jpg

 

Novos habitantes...juvenis!

 

DSC02928.jpg

 

Eram 8...sobreviveram 5! Plantados vs Discus é o que dá para quem não sabe!

 

DSC02950.jpg

 

Moita de Pogostemon Helferi (com uma "cereja" em cima)!

 

DSC02959.jpg

 

2 Pigeons e um Marlboro.

 

DSC02983.jpg

 

O meu "Ferrugento"!

 

DSC02987.jpg

 

...este prometia... ainda juvenil!

 

DSC02988.jpg

 

...Porrada!...

 

DSC02991.jpg

 

O Marlboro.

 

DSC03000.jpg

 

O Marlboro "JPM"

 

DSC03039.jpg

 

A selva!

 

DSC03193.jpg

 

"Manhoso" - a ver vamos como fica...

 

DSC03232.jpg

 

Pormenor da pele do "Bicho"!

 

DSC03246.jpg

 

A Glosso e a Monosolenium Tenerum com apenas 160W!

 

DSC03227-1.jpg

 

A Cory Albina é que não gosta muito de tapetes..

 

DSC03228-1.jpg

 

Aspecto geral do "Meu Aquário" em 10.02.2008

 

DSC03258.jpg

 

...Andam algures por aqui, alguns Guppies habituados a estas águas! Muito importantes para "limparem" o que sobra da papa dos Discus!

 

DSC03259.jpg

 

Discus são apenas 5...ou melhor 4,5 porque o Marlboro mais vermelho por mais que coma não cresce!!! Não é made in JPM é no que dá...

 

DSC03265.jpg

 

Dois Pigeons azuis! Os tais "manhosos".

 

DSC03268.jpg

 

Um pormenor "Azul"!

 

DSC03271.jpg

 

O meu Pigeon "Ferrugento".

 

DSC03275.jpg

 

É um bonito "Azul" este Pigeon JPM!

 

DSC03277.jpg

 

Temos Briga...

 

DSC03280.jpg

 

O vermelho é bem mais velho...! Ninguém diria!

 

DSC03283.jpg

 

...Pica-No-Chão... nada de aviário!

 

DSC03284.jpg

 

Contraste de côres!

 

DSC03286.jpg

 

...Cai neve...(no Meu Aquário, claro)

 

DSC03287.jpg

 

...Meu rico tapete de Glosso!!!

 

DSC03289.jpg

 

O Olho!

 

DSC03118-1.jpg

 

Rápido demais...para o fotógrafo claro!

 

DSC03141-1.jpg

 

 

Estas são as fotos que seleccionei de momento. A partir daqui vamos ver como vai evoluir o "MEU AQUÁRIO"...

 

Obrigado pela pachorra de verem as fotos e não se esqueçam de comentar por favor!...

 

Abraço.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu já sabia mais ou menos como tava o teu aqua :( o luis já me tinha mostrado umas fotos... o aqua tá fantastico pois claro!! eu penso que isso não é de iniciados lol mas sim já de pessoas maduras que sabem o que fazem.. que leram mt, possivelmente, pa chegarem a esse ponto yikes continua assim que vais longe!! em relação á glosso e á eleocharis (axo que é assim o nome) quando pensares tira-la do aqua dá-me uns pézinhos nyah vou-me aventurar agora num aqua mais pequeno de 60cm só pa reds e possivelmente um cardume de neons ou kk coisa assim.. epah temos que combinar pa vires cá a minha casa!! bang

 

abraço e continua assim!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu já sabia mais ou menos como tava o teu aqua :P o luis já me tinha mostrado umas fotos... o aqua tá fantastico pois claro!! eu penso que isso não é de iniciados lol mas sim já de pessoas maduras que sabem o que fazem.. que leram mt, possivelmente, pa chegarem a esse ponto :rainbowafro: continua assim que vais longe!! em relação á glosso e á eleocharis (axo que é assim o nome) quando pensares tira-la do aqua dá-me uns pézinhos :oops: vou-me aventurar agora num aqua mais pequeno de 60cm só pa reds e possivelmente um cardume de neons ou kk coisa assim.. epah temos que combinar pa vires cá a minha casa!! :)

 

abraço e continua assim!!

 

Boas!

 

É só dizeres quando te dá jeito! Dá uma apitadela. Tudo o que li e aprendi foi com base em tópicos aqui do fórum, apesar de ter já algumas bases. Quando quiseres alguns pés de Eleocharis é só dizeres, pois com algum trabalho arranja-se alguns. Além disso aquilo desenvolve-se bastante rápido.

Ainda tens muito potássio? Queria pedir à H.A. mas agora em pó e se houvesse mais alguém dividia-se os portes.

 

Abraço.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que o aquario está com um aspecto muito nature :rainbowafro:. Mas talvez com uma podazinha ficasse um pouco melhor

 

Boas!

 

Sem dúvida que tens razão, mas isto de ter discus com plantados não é fácil, porque um gajo tenta deixar crescer um pouco mais as plantas para eles se sentirem melhor... não há bela sem senão...!

 

Abraço.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

assim dá gosto ter um aquario, espero que o meu proximo fique tão fixe como o teu :rainbowafro:

 

Boas!

 

Obrigado pela tua opinião. O teu concerteza vai ficar também impecável. Nós temos aqui no fórum toda a informação de que necessitamos, é preciso é não começar a "inventar"..., quando há umas dúvidas temos por aqui uns craques na matéria que fazem toda a diferença. Eles sabem quem são, não é necessário estar a enumerar nomes, porque ia-me esquecer de algum...! Já agora fica aqui desde já o meu agradecimento a todos eles.

Quando começares o teu próximo, fá-lo sem pressas e pesquisa por aqui. Não te esqueças que para um plantado temos que ter um excelente substrato. Isto é como as casas, não se podem começar pelo telhado! Eu investi e bem no substrato...

 

Abraço

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

realmente plantas muito bem estimadas assim como os peixes :rainbowafro:

 

qual é o teu metudo de fertelizaçao ?

 

abraços e boa aquariofilia.

 

Boas!

 

Obrigado desde já pela tua observação.

Em relação à fertilização uso apenas os produtos da Horizonte Aquático e como tenho os discus que sujam bastante, nomeadamente a papa que lhe dou, utilizo neste momento apenas 3 nutrientes: Potássio, Ferro e Micros. O potássio varia em função essencialmente da quantidade de NO3, mas agora como já estou habituado e os valores também já não alteram muito, faço uma adição diária de 10ppm de potássio, 0,4ppm de ferro e dia sim dia não 3ml de Micros. (sinceramente não fiz contas para verificar quantas ppm dá!).

 

Abraço e alguma dúvida que eu possa ajudar e se souber claro, estás à vontade.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos, só dizer que o aquário continua espectacular e muito bem tratado!!!

Só uma opinião pessoal, acho que o tronco com musgo está grande demais desequilibrando um pouco a vista frontal e tira a visibilidade às plantas que estão atrás. De resto, bonito e natural.

Esses pés de Eusteralis Stellata cresceram daquele pequeno que te arranjei? Estão enormes!!

Temos que combinar um dia destes para veres o meu. Fui obrigado a começar de novo depois de várias tentativas sem sucesso para o reequilibrar... Não consigo acertar com isto.... :smilecolros:

Abraço,

 

Pipeline

O meu plantado actual de 240L

Tópico iniciado em:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74479

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos, só dizer que o aquário continua espectacular e muito bem tratado!!!

Só uma opinião pessoal, acho que o tronco com musgo está grande demais desequilibrando um pouco a vista frontal e tira a visibilidade às plantas que estão atrás. De resto, bonito e natural.

Esses pés de Eusteralis Stellata cresceram daquele pequeno que te arranjei? Estão enormes!!

Temos que combinar um dia destes para veres o meu. Fui obrigado a começar de novo depois de várias tentativas sem sucesso para o reequilibrar... Não consigo acertar com isto.... :crazyeyes:

Abraço,

 

Pipeline

 

Tudo bem Luís?

 

Obrigado desde já pela tua observação. Em relação ao musgo, já comecei a retirar parte dele, pois aquilo já estava enorme para o meu gosto. Já está no OFERTA. A Eusteralis que estava no lado direito do aquário já tive que a cortar, quase pela base, pois tinha mais de 60 cm de comprimento e já fazia muita sombra para dois pés de Pogostemon Helferi que nem cresciam. O caule tinha à vontade 1,5cm de diâmetro!! e já está a crescer de novo...

Tu andas com azar com o teu aquário! Quando quiseres dá uma apitadela para combinarmos então.

 

Abraço e alguma coisa dispõe.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Gostaria da opinião de quem lê este tópico, para a seguinte questão:

Gostava de substituir algumas plantas. Por quais optariam tendo em conta o SETUP do aquário.

Atenção que algumas das plantas que mencionei no setup já não estão lá, umas porque se deram mal como a Utricularia Graminifolia outras porque não gostei! Mas estava a pensar numas Blixas, Hemianthus Callitrichoides "Cuba",etc, etc,.

Opiniões por favor... e já agora qual a duração de um tapete de H.C."cuba"? Tem muita manutenção?

 

Obrigado pelas possíveis ajudas.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Gostaria da opinião de quem lê este tópico, para a seguinte questão:

Gostava de substituir algumas plantas. Por quais optariam tendo em conta o SETUP do aquário.

Atenção que algumas das plantas que mencionei no setup já não estão lá, umas porque se deram mal como a Utricularia Graminifolia outras porque não gostei! Mas estava a pensar numas Blixas, Hemianthus Callitrichoides "Cuba",etc, etc,.

Opiniões por favor... e já agora qual a duração de um tapete de H.C."cuba"? Tem muita manutenção?

 

Obrigado pelas possíveis ajudas.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

Boas

Aqui tens uma informação sobre a "cuba":´

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...c=67797&hl=

 

Qualquer coisa que precises e eu consiga arranjar avisa

 

boa aquariofilia

Abraço JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Aqui tens uma informação sobre a "cuba":´

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...c=67797&hl=

 

Qualquer coisa que precises e eu consiga arranjar avisa

 

boa aquariofilia

Abraço JMG

 

 

Olá JMG!

 

Sempre em cima do acontecimento...assim é que é! Obrigado. bowdown

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.