José Matias

Membro
  • #Conteúdo

    104
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por José Matias

  1. Ola Ja tive um pequeno aquario com um filtro de fundo, e o grande problema que tem, é que quando ao fim de algum tempo precisas de tirar o filtro para limpar, tens que mexer no layout do aquario, e replanta-lo todo. Quanto as plantas com filtro fundo, as raizes entopem bastante o filtro.
  2. Acima de tudo, julgo que passa pelo espaço que tens para colocar as lampadas. Ca em casa, as lampadas com que tive mais sucesso, foi com as pll. Se queres ter plantas, mas não queres nada de especial, penso que com 2*36W ou com 2*54W já ficavas com um aquário bem iluminado. Poderás sempre experimentar um par, e reforçar com um segundo, se sentires essa necessidade. Falo no par, porque assim colocas so um balastro de par.
  3. Não há nenhum problema, eventualmente terás que fazer uma boa limpeza ao filtro de seguida, porque levantas alguns detritos na água. Eu já replantei todo o meu aquário, sem tirar de lá os peixes, mas isso foi um pouco stressante para eles, e com os meios que tenho hoje, eventualmente não o voltava a fazer.
  4. Presumo que essa questão das plantas, pode passar por elas estarem a morrer. Tens iluminação suficiente no teu aquário?! Se as plantas te começarem a morrer, interfere com o teu nivel de nitratos no aquário, e convem podar essas partes "mortas" ou mais frágeis.
  5. A ideia que tenho é que os neons, são mesmo muito sensíveis. Nunca tive neons, mas já tive cardinais, e de um momento para o outro fiquei sem eles, não tendo tido qualquer problema com as platys e guppies que tinha no mesmo aquário. A minha fórmula para essas doenças desconhecidas, passa normalmente por tpa's mais frequentes e cuidadosas, e por não chorar muito a morte dos pequenitos.
  6. Tens iluminação no aquário?! Tens caracóis no aquário?! Eu quase que apostava que tens a anubia nesse estado porque enterraste o rizoma, que é o caule de onde saiem as folhas, e que nunca pode estar enterrado. desenterra um pouco a anubia, e acrescenta uma foto dessa parte.
  7. Quando se usa "ceramics" e "substract", eles sugerem que a esponja azul seja colocada entre os dois. Costumo comprar aqueles kits que ja trazem o material todo, e o esquema que la vem indicado é dessa forma, embora no meu caso seja um 2213, imagino que o esquema deva ser identico para todos.
  8. Aconselho os oto's pq muitas das vezes nao estas a comprar rapozas voadoras e nao sae's, e aprendes como aprendi, que é depois de eles terem um bom tamanho, encontra-los fora do aquario. Acabei de perder 2 durante este verão.
  9. Os meus nariz de bebedo, não me têm feito mal aos red's. O mesmo ja nao posso falar dos red's que coloquei com guppies e platys.
  10. O que devo usar para desinfectar o aquario?!
  11. Tenho um aquário plantado, em que tenho apenas endler's e tinha otos. À dois dias, reparei que as femeas maiores estavam a ficar com a ponta das barbatanas esbranquiçadas, o que não é normal pois elas são normalmente transparentes. Tentando evitar que pudesses ser itio, embora não houvesse motivo aparente para isso, pois confirmei e estava tudo bem, fiz uma boa tpa, e adicionei ictiostop. Hoje fui dar com imensos peixes mortos no aquarios: machos, femeas e os otos, e algusn dos que ainda estao vivos apresentam esse mesmo esbranquiçar das pontas das barbatanas. Ajudem-me, que ja tive um problema à uns meses com um outro aquario de guppies, e no fim nao sobrou nenhum.
  12. Começa por aumentar as tpa's.
  13. Cuidado com os tratamentos quimicos que te possam sugerir, porque já matei peixes com um medicamente que coloquei para atacar os caracois. Aconselho-te a diminuires a quantidade de comida que colocas no aquario, que é a forma como ultimamente controlo a quantidade dos caracois nos meus aquarios, e acho que a existencia dos mesmos, nem sempre prejudicam ao equilibrio dos aquarios.
  14. Persistencia, ou adição de peso temporário. Os meus troncos chegaram a estar de molho três meses, e mesmo assim a manterem flutuabilidade neutra.
  15. José Matias

    Iluminaçao

    Eu não quero ser desmancha prazeres, mas parece-me que com 15W, so com alguma sorte, e talvez substrato é que consigas ter eleocharis parvula no teu aquario. Eu experimentei ter num aquario identico ao teu, em que tinha 60W, e ela não se aguentou. Atribuo parte da culpa, a falta de fertilização, mas também ao facto de ter lampadas com poucos kelvin. Outra questao, é que peixes como as corydoras, podem inviabilizar a criação de um tapete.
  16. Cuidado que ja fiquei sem red´s num aquario de guppies e platys, pelo que como alguém já te avisou, é uma questão de tempo. Por acaso no aquário que tenho com nariz de bebedo, e corydoras, os red's têm criado, e se alguns são comidos, não tenho dado por isso, já que a população tem estado a aumentar.
  17. Antes demais, se estas a querer cerca de 200 litros de aquario, precisas no minimo de um 2215 da Eheim. Outra questão é que a dimensao mais comum, por questoes economicas, para este volume, é o 100*50*40, que encontras ja a venda montado, ou entao se mandares fazer em vidraria, nao vais precisar de tantas traves ou de mais espessura de vidro, o que ira acontecer com um aquario de 150 cm.
  18. Algures ai no meio dos teus posts, li que tinhas colocado uma colher de fermento e uma colher de bicarbonato. Quanto ao fermento, não sei o que colocaste, mas em pó tens que colocar a chamada levedura, nao o normal fermento em po (tipo o da royal). Quanto ao bicarbonato, poderas tambem ter colocado demasiado, para a quantidade de mistura, e abrandaste excessivamente a reacção.
  19. Quanto a comida no fundo, quando puderes colocar mais um peixe, compra uma corydora que ela trata disso. O facto de teres comida no fundo, pode significar que estas a colocar comida de mais no aquario, e se eles nao a comem, ela destabiliza a qualidade da água. Inicialmente temos sempre tendencia a dar demasiada comida. Quanto à mancha branca, não te sei ajudar muito. Se forem pequeninas manchas brancas, poderás ter problemas de ictio, motivado por algum choque termico nos peixes, mas verifica os niveis de amonia na agua, porque as vezes se esta estiver alta, provoca lesoes na pele dos peixes.
  20. Não há necessidade, nem é aconselhável, a teres esse pensamento de peixe para abate. No meu primeiro aquário comecei com duas corydoras albinas (possivel erro de principiante, dado que vim a descobrir que sofrem muito com a amónia), e elas ainda são felizes habitantes do meu aquário. Escolhe um dos peixes, que estas interessado em ter la de futuro, e tenta que seja o mais resistente deles. A questão importante é que com esse volume, deverias colocar posteriormente no máximo dois peixes a cada semana, mais espaçado até se possivel, e controlando os parametros do teu aqua. Não te esqueças é que mesmo colocando um peixe de "limpeza", terá que ser alimentado como qq outro.
  21. Referes-te a comprares um aquário com tampa com iluminação incorporada, ou a colocares tampas de vidro, num aquário apenas de vidro. Se te referes ao primeiro caso, de que te falei, se estiveres a pensar em investir num aquário plantado, à partida teras que investir em mais iluminação, do que normalmente vem integrado nas tampas, pelo que a partida estas a investir em algo que nao te vai ser util. Se estiveres a pensar em apostares apenas em peixes, não teras esse tipo de problema, e talvez até poupes umas mortes, por peixes que saltem fora do aquário (ainda hoje tive uma).
  22. Quando tens ar no filtro, ele faz bastante barulho, e normalmente esse filtro (tenho um igual, no mesmo volume de água), é muito silencioso. Tens que ter apenas a preocupação de nunca ter o filtro acima da linha de água, de resto corre tudo bem. Quanto ao facto de achares que ele tem pouca força, quando tens os furos da flauta na horizontal, e a flauta fora de água, ele deve-te projectar um jacto de cerca de 15 cm na horizontal. Realmente no "chupador", ele não provoca muita corrente, os meus cherrys até costumam andar a comer o que se prende na protecção.
  23. Não sou um individuo expert em tetras, mas o Tetra 3, aparentemente é uma Pristella, e o Tetra2, à primeira vista, parece-me um tetra limão. De qq forma, estão ambos em fotografia no meu avatar, para poderes comparar.
  24. Nome: José Miguel Matias Localização Principal: Coimbra Localização Secundária: Sepins - Cantanhede E-mail: jose_matias@hotmail.com Aquário conforme assinatura.
  25. No que se refere a uma experiência que tive, as minhas corydoras danificaram-me o tapete. Isso também se deveu ao facto do meu aquário ter areia pequena, que elas remexem. Penso que é um comentário habitual, ter insucesso, quando tentas criar um tapete com corydoras no aquário. Já o facto de adicionar umas corydoras a um aquário com tapete relativamente desenvolvido, penso que não será factor de stress para elas, mas talvez para o dono.