aquapego

Membro
  • #Conteúdo

    427
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por aquapego

  1. Boas, o pessoal anda cansado, não leves a mal! O facto de teres o filtro a ciclar num aquário já "amadurecido" é uma vantagem, mas tal não implica que não devas ciclar o novo aquário durante pelo menos 15 dias. Terminado este tempo efectua testes de amónia, nitritos e nitratos. Assim é mais seguro. Se pretenderes acelerar o ciclo tens à venda produtos biológicos que "cultivam" em poucos dias todo o ecossistema do teu aquário.
  2. Boas, Qual a marca do filtro externo e qual a fauna e flora do aquário? Contudo os filtros devem ser limpos quando notamos que o caudal está bem mais fraco e quanto à limpeza é muito mais fácil efectuá-la em água corrente, contudo nunca devemos lavar a totalidade da cerâmica, mas sim deixar cerca de um terço mergulhada em água do aquário até lavarmos todo o filtro e respectivas matérias filtrantes. Quando colocamos novamente as matérias filtrantes no filtro, as cerâmicas que não foram lavadas e que contêm as bactérias, devem ser colocadas no fundo do filtro. O filtro deverá ser cheio o mais rápido possível e com água do aquário de preferência. Assim, em poucos dias temos os filtros a trabalhar em pleno.
  3. Boas, Hoje os filtros exteriores de boas marcas já são bastante silenciosos, contudo há uns mais silenciosos que outros. Sinceramente os melhores filtros do mercado são de longe os EHEIM, tanto em fiabilidade como em silenciosos. Há uma questão que omitiste na tua questão, que é a capacidade do aquário e a capacidade/hora do filtro. Quantos mais litros o filtro debitar menos silencioso se torna como é óbvio, mas continua dentro dos limites do silêncio. Em termos de descarga de água para o aquário, a solução para não se ouvir qualquer ruído é colocar o tubo de descarga abaixo do nível da água do aquário. Se necessitares de ajuda é só dizer. Tenho dois EHEIM a debitar 1000 litros/hora cada um, e colocados dentro do móvel só se conseguem ouvir se tivermos um estectoscópio.
  4. Boas, É bem possível que com o Flagyl resolvas esse problema. Essa bicharada geralmente aparece em aquários com muita matéria orgânica depositada no fundo. Umas boas TPA'S e Flagyl devem levar isso ao sítio. Boa sorte.
  5. Boas, Tudo depende da fauna e flora desse aquário. Por ex. se fosse para ciclídeos recomendaria um EHEIM 2080. Contudo se fôr para um plantado 1/2 EHEIM 2080 já chega! OK? Cumprimentos.
  6. Boas, se não tens mais nenhum elemento calcário no aquário e se depois de testares a água esta se mantiver ácida, verifica a qualidade das matérias filtrantes. Essa cerâmica é de confiança? Cumprimentos.
  7. Boas, Aconselho a marca JBL, são bastante fiáveis.
  8. Muita luz? Como? Moonlight serve apenas para dar um efeito de "luar artificial". Muito possivelmente não passa de um ou dois watts no máximo.
  9. Boas, Colar mais acima tudo bem, mas retirar é bem possível que o vidro de 7mm não aguente e era uma vez uma sala inundada...!
  10. Boas, Na minha opinião e pelo que já presenciei, é simplesmente uma questão estética.
  11. aquapego

    HC cuba

    Boas, A única forma de saberes, é fazeres os testes pelos menos no início até te habituares. NO3 + PO4 e possivelmente o Fe. Carlos Salgueiro.
  12. Boas, David, o mundo por vezes é pequeno, fico à espera dessa visita! Envio MP com o meu contacto. O meu aquário tem 300 litros reais. A Fauna neste momento é composta por discus, nariz-de-bêbedos e cardinais. Em relação à filtragem fico mais descansado com as vossas opiniões. Godlike, pois é, no anterior fim de semana estive aí na tua zona. Quando vou para esses lados "estrago-me" pois as "loiras" são muitas...! Os fins de semana é que passam muito depressa...! Tenho familiares em Fernão Ferro por isso de vez em quando estou por aí. Abraço para os dois! Carlos Salgueiro.
  13. Boas, Agradeço opiniões sobre quais as matérias filtrantes a aplicar no filtro Eheim 2217, com a única função de efectuar filtragem mecânica, já que tenho um Eheim 2229 que trata da parte biológica. O 2217 vem equipado com 5 esponjas azuis (grossas) e no último patamar de filtragem traz a vulgar fibra branca fina, a que se chama frequentemente de "algodão" filtrante. A minha questão era saber se o material que vem de origem serve para aquilo que pretendo. Obrigado desde já a todos que queiram dar a sua opinião. Abraço Carlos Salgueiro.
  14. Boas, tudo bem? Vou telefonar para a Barquinha, pode ser que tenha sorte. Abraço e obrigado pela dica.
  15. Boas, por favor informem-me: Alguém conhece na zona de Abrantes, Torres Novas, Entroncamento, alguma empresa que carregue botijas de CO2? MUITO URGENTE! Acabou mesmo e tenho BBA's que até se vão começar a rir... Um abraço a todos. Carlos Salgueiro.
  16. Boas, por favor informem-me: Alguém conhece na zona de Abrantes, Torres Novas, Entroncamento, alguma empresa que carregue botijas de CO2? MUITO URGENTE! Acabou mesmo e tenho BBA's que até se vão começar a rir... Um abraço a todos. Carlos Salgueiro. --------------------
  17. boas, Obrigado desde já pela excelente ajuda, aliás o just_me já nos habituou a isto! Vou optar pelo cloreto de cálcio, pois fosfatos não, obrigado! Os meus discos não íam gostar muito da idéia concerteza. Obrigado e um abração. Carlos Salgueiro.
  18. Boas, Agradecia ajuda para o seguinte problema: Penso ter em falta o micronutriente cálcio na coluna de água, pois as minhas Anubias, Cryptorynes e outras plantas apresentam as folhas um pouco engelhadas e retorcidas, ou seja, a folha não abre na sua plenitude. Faço a adição de nutrientes individualmente, utilizando os produtos da Horizonte Aquático. Será que alguém me poderá informar de como agir e se estarei correcto no diagnóstico e raciocínio? Se houver algum fertilizante que possa adicionar agradeço desde já a vossa informação. Abraço Carlos Salgueiro.
  19. Boas, Aqui a questão coloca-se: queres plantas em boas condições? Estás a tentar fazer um semi-plantado ou plantado? SE SIM, então primeiramente deves aumentar o período de luz para no mínimo 10 horas e no máximo 12, de seguida tenta manter estes parâmetros: NO3 entre 5 a 10 ppm e o PO4 entre 1 e 1,5 ppm. Ou seja tens estes valores muito baixos! Em relação ao CO2 deverá estar sempre presente com cerca de uma bolha por segundo, sei que com caseiro não é fácil, porque já passei por isso, mas se não puderes ou não quiseres CO2 de botija/pressurizado, faz 2 garrafões de 5 litros do caseiro que resolves o problema. Os garrafões devem ser colocados com uma semana de diferença entre eles para que o CO2 nunca se acabe e não tenha uma quebra de produção muito brusca. Em relação à quantidade de ferro, penso que podes colocar os 2 ml todos os dias e adicionar micros na mesma quantidade de 2 em 2 dias. Tens aí um valor de NH4/NH3 de 0,2 mg/l que acho bastante "esquisito" para um aquário com 6 meses, pois a amónia deveria estar a zero. Que matérias filtrantes usas nesse Fluval? Atenção, a presença de amónia não é prejudicial para as plantas mas sim para os peixes e muito mais para os invertebrados. Disseste que tiveste um boom de algas. Qual o tipo de algas? Sabendo o tipo de algas geralmente consegue-se corrigir a fertilização. Ainda em relação ao CO2, este só deve estar a bombar durante o período em que as lâmpadas estão ligadas, caso contrário poderá haver uma intoxicação e a morte dos peixes, a não ser que coloques uma bomba de ar durante o período em que as lâmpadas estão desligadas. Outra solução é desligar o tubo de CO2 que vai para o aquário, mas como não tens hipótese de o fechar, vai-se perder grande quantidade de CO2, já que com o tubo fora de água sai muito mais CO2. Só mais uma dica, a quantidade de potássio a introduzir na coluna de água deve ser o dobro do valor do NO3 em ppm, ou 10 X mais, o valor de PO4. Confuso? Se tiveres 10 ppm de NO3 na coluna de água e 1 ppm de PO4 então fertilizas com 20ppm de potássio, mas se tiveres 10 ppm de NO3 e 3 ppm de PO4 então já fertilizavas com 30 ppm de potássio. CONCLUSÃO: para fertilizar com potássio utiliza-se como referência o valor mais elevado destes dois compostos: NO3 ou PO4. Espero ter ajudado e não ter escrito nenhuma barbaridade, mas penso que não!!! Se tiveres alguma dúvida envia MP que depois explico aqui no teu tópico.
  20. Boas, Realmente isso é luz a mais! Ou melhor com essa potência é necessário manter os nitratos bem mais baixos, no máximo 10ppm. Além disso tenta injectar mais CO2, ou tentar um meio de dissolvê-lo melhor pela coluna de água. Não estarás a dar muita comida? Com um aquário plantado, os nitratos não podem estar com esses valores! Continua a injectar 50ppm de Potássio. Domingo passo aí. Abraço. Carlos Salgueiro.
  21. Boas, Se estiveres à vontade com o orçamento, vai a uma casa de aquariofilia e compra ADA. Sem dúvida é excelente e geralmente quem vende ADA sabe informar sobre quantidades a comprar. Existem três tipos de cores de substratos mas aí o gosto de cada um é que manda porque a qualidade é igual. Amazónia, Malauwi e Africano, salvo erro...Estes são os de cobertura! Por debaixo destes leva o fértil que é o Power Sand. Para quem quer coisas mais acessiveis, o substrato fértil da JBL é bom e misturado com o da Trópica fica ainda melhor!! Finalmente cobre-se com Akadama Especial e está o substrato feito por possivelmente 1/4 de preço talvez! Espero ter dito algo que te elucidasse um pouco. Cumps. Carlos Salgueiro.
  22. Boas, Nem mais..., elas absorvem tanto pelas raízes como pelas folhas os nutrientes que existem na coluna de água. Tenho HZ e Rotalas onde isto se verifica bastante e a única solução são as podas constantes e o corte de algumas raízes. Claro que quantos mais Watts, mais isto acontece como é óbvio. Também tenho lido que lâmpadas com os graus Kelvin ou temperatura de cor altos, tipo 10.000ºK e mais, favorecem este desenvolvimento, contudo e em relação às lâmpadas não tomem como credível esta informação, pelo menos para já! Cumps. Carlos Salgueiro.
  23. aquapego

    urgente

    Boas, Possivelmente e como opinião diria que é um ataque bacteriano. Não tens fotos? Retira o peixe do aquário e trata-o com Backtopur ou outro produto idêntico. Cumps. Carlos Salgueiro.
  24. aquapego

    Mortes

    boas, Sem um setup completo não é fácil diagnosticar o que quer que seja e ficamos nos se's! Oxigenação? Filtragem? etc, etc. Tens aí uma "mistura" de espécies que requerem água com características diferentes da que estás a utilizar no teu aquário. Cardinais, Néons... com Ph 7,5 nem pensar, a não ser que já tivessem nascido nessas condições. Tens também excesso de população! Cumps. Carlos Salgueiro.
  25. aquapego

    areão

    Boas, Com esse filtro é um bocado complicado, mas faz umas TPA's que isso vai ao sitio concerteza, demora é bem mais tempo e de futuro se colocares Corydoras és capaz de vir a ter problemas, pois elas vão remexer todo o fundo em busca de comida. Se tivesses um filtro externo à altura, até te aconselhava colocares 2 ou 3 Corys, mas assim é melhor nem pensar nisso, senão deixas de ver os peixes. Cumps. Carlos Salgueiro.