João Abóbora Publicado Quarta-feira às 18:29 Publicado Quarta-feira às 18:29 (editado) Mais uma edição do Desafio que decidi participar, para "matar o bicho" de ter um aquário que dá trabalho... Também para ver o "pessoal dos peixes", que agora raramente vejo... Mas foi mais para mostrar a minha mala de ferramentas nova... Foi um dia bem passado, com a descontração e galhofa, que é inerente nos eventos do Fórum. Ia com uma ideia mais ou menos formada, sobre o que queria fazer, mas sendo o "Desafio" e não tendo participado nos últimos, não sabia bem o que esperar. Deu para ir para a ideia que tinha, que era mais centrada nas plantas e contrastes entre elas, do que a preocupação do layout. Queria fazer um "canteiro" com pedras, ligeiramente à esquerda e que o efeito de profundidade, fica-se bem marcado, do lado que vejo o aquário quando chego a casa. O resultado foi este: Depois de almoçarmos umas pizzas, (que o Sr. Fortunato teve a amabilidade, de tratar de encomendar), começou a altura de plantar. Fiz alguns testes com os vasos em sítios diferentes, para ver o que me agradava mais. Ainda poderei deixar a Glosso de fora, mas acabei por encontrar um sitio para a poder usar. Este foi o que gostei mais: Depois de plantadas ficaram assim: Depois de uma viagem sem problemas, foi colocado no sítio, borrifei as plantas e enchi no dia a seguir. 1 - Nome do Aquário "Hello Darkness, my Old Friend" 2 - Data da montagem 28/09/2025 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30 extra-claro 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Filtro de Cascata 4.2 - Termostato Sera 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light 450EC 4.4 - Sistema de CO2 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2Hr APT Feast Aquasoil 5.2 - Hardscape Strideways Riouh stone, 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 7 - Fauna 8 - Plantas Estão na foto com as etiquetas 9 - Fotos Editado Quarta-feira às 18:56 por João Abóbora 3 Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
JoseCarlosMarques Publicado: Quarta-feira às 19:37 Publicado: Quarta-feira às 19:37 Hummm... bela salgalhada que para aí vai. Vais precisar de mãozinhas para controlar essas plantas todas e apresentares aquilo a que te propuseste. Cá estarei à espera para ver! Citar
José Pedro Publicado: Quarta-feira às 19:51 Publicado: Quarta-feira às 19:51 E que bela malinha era. O que importa é que já não te via aos anos e gostei de te ver. Citar Caudatas do it better.
Vasco Ferreira Publicado: Quinta-feira às 08:41 Publicado: Quinta-feira às 08:41 Isso depois de crescer vai ficar um belo aquário plantado...muito old school! A alternanthera é que podias ter cortado apenas o topo e plantado . é que no estado emerso não tem nada a ver como vai ficar. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
sTeVe- Publicado: Quinta-feira às 15:14 Publicado: Quinta-feira às 15:14 Parabéns pela montagens, estou deveras curioso para ver como irá ficar este aqua dentro de uns meses 😮 . Boa sorte para os proximos tempos. Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra YOUTUBE
João Abóbora Publicado: Quinta-feira às 23:00 Autor Publicado: Quinta-feira às 23:00 Parece uma salganhada, mas estão assim colocadas de propósito. A primeira poda, vai ficar já para preencher os espaços que tenho planeado ter as moitas. Assim dá tempo para as que ficaram já plantadas, fazerem uma moita mais densa e ficar com os rebentos na parte da frente, porque vão demorar mais tempo para fazerem uma moita com a mesma densidade. A mala até foi personalizada no evento ahahah Foi uma boa desculpa para ver pessoas que já não via aos anos e para ver a barba do Tozé... Eu não cortei as Alternantheras, exactamente porque vinham muito grandes. Mas vão ser cortadas agora no fim de semana, antes da primeira troca de água que vou fazer e aproveito e ajeito a areia e apanho as folhas que se soltarem. E também, porque assim que ela começar a passar para a forma emersa, vai criar raízes pelo caule todo e consigo mais rebentos para plantar, que já vão ser plantas completas. As plantas demoram um tempo a fazer a transformação das folhas para a forma emersa e muitas delas ao serem logo podadas, além de estarem a cicatrizar o que foi cortado, não vão ter os mesmos recursos (raízes e folhas), para aceder aos nutrientes disponíveis que teriam, se a planta se mantivesse como um organismo intacto. 1 Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 09:59 Publicado: Sexta-feira às 09:59 10 hours ago, João Abóbora said: Parece uma salganhada, mas estão assim colocadas de propósito. A primeira poda, vai ficar já para preencher os espaços que tenho planeado ter as moitas. Assim dá tempo para as que ficaram já plantadas, fazerem uma moita mais densa e ficar com os rebentos na parte da frente, porque vão demorar mais tempo para fazerem uma moita com a mesma densidade. Eu sei que sim... peço desculpa se dei a entender que estava a fazer uma critica negativa... talvez devesse ter escolhido melhor as palavras. Nunca duvidei que no meio desse "CAOS" cada planta esteja lá para cumprir uma função... e também é por isso que estou à espera para ver o que vai sair daí. Um abraço! Citar
ismael_figueira Publicado: Sexta-feira às 22:51 Publicado: Sexta-feira às 22:51 Mr. Pumpkin! Ora cá vai um aquário ao estilo Old School! Das várias vezes que passei perto do teu aquário, questionava-me sempre sobre a forma subtil com que estavas a trabalhar no mesmo. Quem te conhece e já te acompanha nestas lides dos desafios sabe que a espuma PU é um requisito minimo garantido, por isso para surpresa de todos trazes-nos um back to the basics, e isso não é mau, de todo, tenho a certeza que nos vais trazer um belo plantado cheio de textura e volume. Agora gostava de ver aí alguns detalhes trabalhados, entre eles a existência de uma transição ainda que suave da rocha com a areia através da adição de algum tipo de gravilha. Outro ponto que poderá favorecer a estética final, será uns apontamentos de uma mistura de elocharis mini com monte carlo para dar aquele toque mais natural. Vá, bora lá puxar por isso! Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Tozé Nunes Publicado: Sábado às 21:14 Publicado: Sábado às 21:14 Mon ami Abó, conseguiste ser o último a chegar e o primeiro a acabar o layout! Aposto que dentro dessa malinha já trazias as pedras coladas, daí o atraso 🤣 Agora é não desleixares e fazer boa figura na Petfestival com ele! Basta quereres... Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
JoseCarlosMarques Publicado: 17 horas Publicado: 17 horas Caraças... não há nenhuma fotografia da "mala"? Estou curioso! 1 Citar
Recommended Posts