heyplanche Publicado Segunda-feira às 14:19 Publicado Segunda-feira às 14:19 (editado) Esta foi a minha primeira, que espero de muitas, participação no desafio do Aquariofilia.net. Fui desafiado por um excelente aquascaper, para mim era a oportunidade perfeita de ir fazer algo que gosto muito e aprender com pessoas com muita mais experiência que eu, por isso lá fui eu. Não poderia ter tido um melhor dia, excelente companhia, cheio de partilhas, de aprendizagens, muitas gargalhadas e no final algo que me deu muito gozo em fazer. Não fui com plano do que queria fazer, apenas sabia que as plantas que pedi são de "mais fácil" exigência e depois, foi explorar. Comecei por aqui: Depois, vá-se lá saber porquê, tive tb uma pequena fase de brutalismo: Mas aos poucos e com inputs mais que valorizados, a coisa foi-se construindo: O hardscape final foi este: 1 - Nome do Aquário Shattered Peaks 2 - Data da montagem 28/09/2025 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30 extra-claro 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Eheim Liberty 200 4.2 - Termostato Sera 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light 450E 4.4 - Sistema de CO2 Ainda não aplicado 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2Hr APT Feast Aquasoil 5.2 - Hardscape Strideways Riouh stone, Black Slim Wood 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) Ainda por definir 7 - Fauna Ainda por decidir 8 - Plantas Anubias barteri var. nana ‘Bonsai’ Bucephalandra sp. ‘Red’ Cryptocoryne wendtii ‘Green’ Hygrophila difformis Microsorum pteropus (Java Fern) Vallisneria spiralis Echinodorus ‘Reni’ Ludwigia repens Cryptocoryne parva Helanthium tenellum Staurogyne repens 9 - Fotos Dia de montagem Editado Segunda-feira às 14:20 por heyplanche 4 Citar
sTeVe- Publicado: Segunda-feira às 14:58 Publicado: Segunda-feira às 14:58 Muitos parabéns e muita sorte nos meses que se avizinham até à foto final. 1 Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra YOUTUBE
JoseCarlosMarques Publicado: Segunda-feira às 18:32 Publicado: Segunda-feira às 18:32 Pessoalmente, não é o meu estilo, mas sei reconhecer que a montagem ficou muito bem feita. Só gostava de ver a estrutura um bocadinho mais afastada do vidro direito, para ficares com uma espécie de ilha. Vou esperar para ver o crescimento das plantas e talvez assim perceba melhor a tua visão. Desejo-te sorte para esta montagem. 1 Citar
José Pedro Publicado: Segunda-feira às 18:59 Publicado: Segunda-feira às 18:59 João uma coisa que aprendi às minhas custas com a montagem do ano passado, é que o sacana do Feto de Java, é chato para tratar, que o sacana estraga um bocado a estética da coisa, e nestes aquarios pequenos, pior ainda. De resto gosto bastante. As melhores das sortes e a ver o ue daí vem, com o evoluir da coisa. 1 Citar Caudatas do it better.
heyplanche Publicado: ontem às 08:11 Autor Publicado: ontem às 08:11 há 19 horas, JoseCarlosMarques disse: Pessoalmente, não é o meu estilo, mas sei reconhecer que a montagem ficou muito bem feita. Só gostava de ver a estrutura um bocadinho mais afastada do vidro direito, para ficares com uma espécie de ilha. Vou esperar para ver o crescimento das plantas e talvez assim perceba melhor a tua visão. Desejo-te sorte para esta montagem. Obrigado José, sim agora olhando como ilha tinha ficado mais interessante provavelmente. Vamos ver como desenvolve, espero que bem até porque a escolha das plantas foi de "fácil" manutenção. 😄 há 18 horas, José Pedro disse: João uma coisa que aprendi às minhas custas com a montagem do ano passado, é que o sacana do Feto de Java, é chato para tratar, que o sacana estraga um bocado a estética da coisa, e nestes aquarios pequenos, pior ainda. De resto gosto bastante. As melhores das sortes e a ver o ue daí vem, com o evoluir da coisa. Obrigado Fortunato! Epah, tb estou com dúvidas que ele não "morra" até lá 😄 Vou acompanhar o crescimento e depois tb vejo se ele "sobrevive" a isto. Como disse no post, foi um dia espetacular em que aprendi bastante e claramente havendo oportunidade, para o ano lá estarei, melhor preparado tb 🙂 Citar
José Pedro Publicado: ontem às 11:52 Publicado: ontem às 11:52 há 3 horas, heyplanche disse: Obrigado Fortunato! Epah, tb estou com dúvidas que ele não "morra" até lá :D Vou acompanhar o crescimento e depois tb vejo se ele "sobrevive" a isto. Como disse no post, foi um dia espetacular em que aprendi bastante e claramente havendo oportunidade, para o ano lá estarei, melhor preparado tb 🙂 Isso é que importa. Eu quero ver se vou estar. Citar Caudatas do it better.
Vasco Ferreira Publicado: 10 horas Publicado: 10 horas Tens um escolha de plantas muito arrojada. Pode ficar um nature brutal e muito diferenciado se conseguires domar o bicho! O layout combina muito bem com este tipo de aquário. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
heyplanche Publicado: 8 horas Autor Publicado: 8 horas 1 hour ago, Vasco Ferreira said: Tens um escolha de plantas muito arrojada. Pode ficar um nature brutal e muito diferenciado se conseguires domar o bicho! O layout combina muito bem com este tipo de aquário. Sabes que como ia sem plano nenhum, fui para facilidade de manutenção das plantas, mas cedo percebi alguns erros ali, algumas podem "morrer" pelo caminho. hoje já devo conseguir mudar o filtro e colocar o CO2 a funcionar e depois daí já vejo como a coisa evolui e como se desenvolve. Toda uma velinha para a nossa senhora do melt neste momento. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 7 horas Publicado: 7 horas Vai correr tudo bem, de certeza. O que é preciso é paciência e motivação. Mãos à obra! Citar
heyplanche Publicado: 6 horas Autor Publicado: 6 horas 1 hour ago, JoseCarlosMarques said: Vai correr tudo bem, de certeza. O que é preciso é paciência e motivação. Mãos à obra! Isso sempre! Motivação está lá sem dúvida, agora é ir cuidando. Obrigado! Citar
gjsilva Publicado: 5 horas Publicado: 5 horas Olá João! Fiquei muito contente por vires participar connosco nestas aventuras !Até porque quando falávamos dizias-me sempre que só irias fazer algum aquascape para concurso quando fosses grande, mas digo-te uma coisa, no dia do evento mostraste a todos nós que já és grande o suficiente para estas andanças Acho que a maioria só usou rocha, e este ano quem usou madeira estão com layouts muito fortes e vão fazer a diferença perante os outros.Por isso parabéns por este layout magnífico, que corra tudo bem Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar
heyplanche Publicado: 5 horas Autor Publicado: 5 horas (editado) Muito obrigado Gabriel! J]a mencionei isto, mas a verdade é que foi o meu melhor dia neste mundo do aquascape, o tanto que aprendi e informação que consegui recolher. Foi mesmo um excelente dia, ainda estamos nós aqui com TPAs e afins e eu á a pensar quando é que acontece o próximo 😄 Editado 2 horas por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário 1 Citar
gjsilva Publicado: 5 horas Publicado: 5 horas (editado) Ah pois o bicho cresce Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Editado 2 horas por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário Citar
João Abóbora Publicado: 3 horas Publicado: 3 horas Tens aí plantas que vão demorar a mostrar o que são a tempo da foto final, mas está um bom aquário, com um feeling natural de estar a fazer snorkling numa parte de um rio. Joga com o sítio do filtro no aquário, para alterar a corrente, de modo a conseguires que essas valisnerias vão para onde tu queres que façam o efeito pretendido. Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
JoseCarlosMarques Publicado: 3 horas Publicado: 3 horas 2 hours ago, gjsilva said: Acho que a maioria só usou rocha Também notei isso. Estou à espera para ver as restantes montagens que podem aparecer por aí, mas parece-me tudo muito parecido com o ano passado. 1 Citar
gjsilva Publicado: 2 horas Publicado: 2 horas (editado) Vais perceber que maior parte foi rocha, mas parecido ao ano passado nao acho nada, vais ver ai belos layouts vais ver Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Editado 2 horas por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário 1 Citar
Fernando Freire Publicado: 1 hora Publicado: 1 hora Gosto muito do layout mas estou desconfiado da escolha das pedras “no tapete”, espero que o resultado final seja bom!!Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Recommended Posts