4ª edição do desafio de Aquascaping - Rising Woods


DiogoMachado

Recommended Posts

Olá a todos e espero que se encontrem bem! 


No dia 8 deste mês tive a oportunidade de participar na 4ª edição do desafio de Aquascaping, tendo sido uma experiência única, a entre ajuda e o ambiente que se criou foi espetacular, sendo que,  com certeza irei participar em futuras edições. 

Após ver o Hardscape, acabei por fazer algo mais direcionado para o estilo nature/diorama com uma composição mais em V, pois sempre gostei de layouts em V com grandes arbustos de cores variadas. 


1 - Nome do Aquário:  Rising Woods 

2 - Data da montagem: 08/10/2023

3 - Dimensões do aquário:  ILA 45P

4 - Setup:

- Filtro: 

Aquael Versamax FZN-1

Foi ainda adicionado:

- Bio Media (Substrat Pro Da Eheim) 

- Symec da JBL 

- Iluminação: 

TWINSTAR 450E III - 8h de  fotoperíodo a 100% de intensidade 

- Sistema de CO2: 

- Botija de 2Kg com redutor de pressão Strideways + Extended Special S Neo Difuser

- O sistema está definido para 8 horas com desfasamento de 30mins antes do foto-período. 

Substrato: 

- Aquael advanced soil plant + APT Start + Neo Tabs 

Hardscape:  

- Red Moor Wood + Relief Stone + Areia 

Fertilização: 

- APT Zero da 2HR 

Fauna: 

 - De momento o aquário ainda não tem nenhum tipo de fauna.

Plantas: 

Higrophilla Pinnatifida, 
Cryptocoryne parva,
Rotala Rotundifolia 
Rotala Rotundifolia H’ra 
Rotala Yao Yai 
Ludwigia Palustris sp. Red 
Christmas Moss
Micranthemum Micranthemoides

 

Fotos: 

 

Hardscape Finalizado:

large.ImagemWhatsApp2023-10-22s15_03.29_1a50c12f.jpg

 

Plantado e Cheio: 

large.ImagemWhatsApp2023-10-22s15_03.31_d1a5cad0.jpg

 

15 Dias após a Montagem: 

large.ImagemWhatsApp2023-10-22s15_03.27_2900b890.jpg

 

Este é o estado atual do aquário, está com algumas algas que é normal pois não fiz grandes trocas de agua na fase inicial (na verdade, ainda só fiz 1 TPA de 50%), não estou muito preocupado com as algas pois assim que a malta de limpeza entrar vão desaparecer num instante. 

Tive a testar colocar algumas pedras para fazer a transição entre areia - Relief mas não gostei muito como ficou e provavelmente irei utilizar Christmas Moss em riccia stone para ajudar na transição. 

A dragon stone que está perdida do meio da areia vai ser removida, só a coloquei para ter a certeza que os troncos não iam flutuar xD. 

Ainda gostava de alterar algo no hardscape e que o Ismael no dia da montagem me tinha dito, o facto dos troncos de Red Moor Wood estarem tão juntos ao vidro cria um reflexo que não é muito natural, no lado direito já resolvi (sendo que ainda não está muito do meu agrado), apenas falta o tronco do lado esquerdo, estou só a aguardar que o tronco fique mais estável para eleva-lo um pouco para melhorar o reflexo. 

O layout ainda tem que evoluir bastante e acredito que daqui por um mês já irá estar muito diferente.

Muito Obrigado.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rookie! Tu, o André e o Fernando são as novatos neste desafio, o que em si não significa qq tipo de desvantagem,  os 3 vencedores anteriores também o eram!

Aliás,  aqui o "novato" é apenas em relação aos desafios per si! Felizmente temos sempre conseguido cativar malta com alguns skills no aquascaping que só ajuda a que de edição para edição tenhamos chegado ao fim com grandes layouts plantados! 

 

há 1 hora, DiogoMachado disse:

Tive a testar colocar algumas pedras para fazer a transição entre areia - Relief mas não gostei muito como ficou e provavelmente irei utilizar Christmas Moss em riccia stone para ajudar na transição. 

Consegue-se sempre um ar mais natural com a adição de pedras mais pequenas mas percebo a dificuldade com as relief, quando partidas não são muito apelativas. 

Agora, queremos mais fotos em pormenores sff😁

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do layout, tem mt potencial, mas aacho que vai depender mt do bom uso da tesoura.

2 pontos a melhorar para mim:

1-Deves estar a "dar" luz a mais e começa a ficar descontolado de vários tipos de algas. Cuidado que depois é um caso sério para levar ao sítio;

2-A Pinnatifida, para mim, tem folha grande demais para a escala do aquário.

 

De resto, bom trabalho 🙂 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, antes de mais nada, prazer em conhecê-lo lá no evento. 

Gosto do layout. Em relação as algas, não de chance disso se descontrolar. Como o Pedro disse.

Vamos acompanhar 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva! Aqui está uns dos aquários que me prendeu a atenção, especialmente pela projeção das madeiras em direções opostas.

Mantenho o que disse acerca dos reflexos um dos lados ficou resolvido agora é só esperar o preenchimento da flora, quanto ao lado esquerdo com o mesmo tratamento e ficas com um bom dimensionamento de linhas visuais! 

 

Força nisso, não dês tréguas às algas, quando deres conta andas a correr atrás do prejuízo e a experiência torna-se menos prazerosa! 

 

  • Gosto 2

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo

 

Para um inicio, não está francamente nada mau, antes pelo contrario. Sinceramente não sou fã do arranjo dos troncos principalmente no centro e do lado esquerdo. Há muita verticalidade que nos distrai do resto.  Vais sentir necessidade de meter flora entre a areia e as pedras, para que a transição seja mais natural. Agora não se nota porque atrás ainda não fechou, mas quando acontecer, vais sentir que a mudança é brusca entre algo densamente plantado (atrás) e a quase ausência de plantas (na frente). 

É um aquário que vai ser um bom desafio. Atenção à forma como cortas, aos poucos vais perceber que atrás não podes cortar todas do mesmo tamanho. Tens plantas de famílias diferentes e que reagem ao corte de forma muito diferente. Se as cortas todas por igual, as que reagem mais rapido vão crescer mais rápido e fazer sombra nas outras. Se de facto gostas de Nature e estás a começar agora (entendi isso dos comentários em cima) este é o aquário perfeito para evoluíres imenso. Isto não quer dizer que o aquário não esteja bom. Nada disso. Está a um nível muito superior aos primeiros aquários da esmagadora maioria das pessoas.

Editado por Ricardo Gil
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 02/11/2023 at 22:36, JoãogaFernandes disse:

Há foto atualizada deste menino?

X2

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vamos lá fazer uma atualização no tópico: 

Até agora está tudo a correr bem, já se nota uma grande diferença para as primeiras semanas da montagem. 
Tive uma segunda wave de algas após ter tirados os siameses que estavam no aquário, está wave também se deve a estar abusar um pouco na quantidade de luz que estou a dar ( 10h/100% ) . 

Já adicionei as caridinas particionadas pela Shrimp Box - Miguel Silva, sempre com a qualidade de sempre 🙂

Gostava apenas agora de fazer uns cortes de acerto do tronco principal e queriam uma maior massa de musgo na parte frontal mas criar um contraste entre as plantas vermelhas e o musgo e trocar a areia por uma mais amarelada. 

Fica aqui algumas fotos do estado atual do aquário e das magnificas CRS:  (Só agora a ver a foto principal é que me apercebi que o tronco principal deslocou-se para a esquerda e tapou o caminho xD) 

large.IMG_4707.JPGlarge.IMG_4686.JPGlarge.IMG_4683.JPGlarge.IMG_4682.JPGlarge.IMG_4684.JPGlarge.IMG_4677.JPGlarge.IMG_4681.JPGlarge.IMG_4665.JPG

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando conseguires livrar-te das algas e com o musgo crescido ao ponto dessa massa verde de que falas, o aquário vai ficar fantástico. Mas eu não trocava a areia por uma mais amarelada... pelo contrário... acho que uma mais branca acentuaria melhor o contraste com as sombras. Os vermelhos estão muito bons. Parabéns!

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já tinha dito, ottos lá pra dentro sff!

Ou então uma boa e bela escovadela!

Esses vermelhos da palustris estão qualquer coisa, vão fazer um bom contraste com o escuro das madeiras bem como com as sombras.

Vá não te descuides!

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Bem este tópico já ultrapassa o desatualizado! 

- Está a correr tudo mais ou menos como o planeado: 

- 1ª foto foi tirada a 19/12 

- 2ª foto foi tirada hoje dia 27/12 

A principal diferença além das algas é claramente o formato dos arbustos que já ganharam(dei-lhes) a forma que queria, por descuido e culpa minha após fazer a poda não reduzi a luz e a fertilização e voilá! Algas!!

São maioritariamente hair algae e sobre tudo nos troncos, após tirar a foto já dei uma escovadela assim como dei um corte na pinatífida que está ali a obstruir um pouco a visão. 

Estava a pensar aparar um pouco o musgo de modo a que permiti-se ver o path de areia mas ele está muito bonito e custa-me cortá-lo.
O foreground não ficou muito como queria mas como não tenho grande altura de areia também não é fácil plantar o quer que seja, é algo que ainda vou estudar até á 1ª semana de janeiro    

Diria que apenas preciso de mais uma poda, exterminar as algas e partir para a foto final.

Boas Festas para todos!


large.IMG_4858.JPGlarge.IMG_4902.JPG

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquário é provavelmente o meu favorito.

-Atenção a essa pinnatifida, poda as folhas maiores!

-Detalhes na areia para suavizar a transição da areia para as pedras

-Que tal musgo ou qualquer coisa nesses troncos?

-O que se passa na zona traseira do lado direito?

Abraço!

  • Gosto 1

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também é um dos meus favoritos na competição. Mas este ano a competição está renhida. Como disse o Fernando, eu também teria optado por usar alguns musgos nos troncos, mas não sei se vais a tempo da fotografia final. Melhor "jogares" com as cartaz que tens. Pensa muito bem na fotografia final... e experimenta... tenho impressão que este aquário funcionaria muito bem com uma contra-luz como fonte de luz principal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

284 Diogo Machado.jpgPontuação e comentários do júri:

The plant bushes are well trimmed and healthy but I think the Photograph quality can be better. The composition is also split too evenly down the middle, and the layering of plant choices front to back a bit too monotonous. The moss layer can use some planting variation such as mixing with other rhizomes that grow on hardscape. The transition between substrate,hardscape and background plants is harsh and unnatural.
Dennis Wong


80 It's a shame that the quality of the picture doesn't reflect the work that has been donehere ! It's a cute tank. Beautiful plants. The ludwigia is really taking over. I like that. The path
is a bit too much in the center to me though. Good job however! Quentin Charpentier


50 A avaliação deste trabalho ficou prejudicada pela má qualidade da fotografia, me parece
algo desfocada e bastante saturada.
Alguns pontos a melhorar: A flora é muito homogênea, procure trabalhar com mais variedade de espécies de plantas. Cuidado com o uso de musgos, que precisam estar sempre muito podados para um resultado natural. Procure deixar um vazio mais generoso,
um local para descansar o olhar é sempre positivo. Luca Galarraga


55 Boa plantação, gostaria de ver mais plantas a fazer a transição dos planos. O centro deveria também estar um pouco mais aberto para nos guiar a vista.Luís Cardoso


69 Sorry photos are not clear enough. The water plants are well grown, but the symmetrical placement of the driftwood and water plants lacks rhythm and intensity. The selection and
positioning of the fish is excellent. Masashi Ono

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esperava um bocadinho mais deste aquário. Gostava de ver a imagem que foi enviada para apreciação, já que quase todos os membros do júri referem que não tem grande qualidade. É uma pena... o aquário está com umas cores fantásticas, e as plantas parecem-me muito saudáveis.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema foi a edição da foto, podia ter aproveitado a ajuda de quem melhor sabe fazer isso. 

Eu avisei que a edição estava muito escura, mas a segunda tentativa não foi suficiente. 

De qualquer forma, está muito bom, parabéns Diogo! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, Vera Santos said:

O problema foi a edição da foto, podia ter aproveitado a ajuda de quem melhor sabe fazer isso. 

Eu avisei que a edição estava muito escura, mas a segunda tentativa não foi suficiente. 

De qualquer forma, está muito bom, parabéns Diogo! 

OK... percebi. E depois de ter lido isso compreendo que, ao lado das  outras imagens que vi até agora, esta pode realmente sobressair pela negativa. Quando li os comentários pensei que tinha haver com a resolução ou o tamanho.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, JoseCarlosMarques disse:

Gostava de ver a imagem que foi enviada para apreciação

A imagem enviada é a que está no cartaz acima.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épa eu vou dar aqui uma opinião que vai contra a opinião geral, eu escolhi este aquário no meu top 3, porquê exclusivamente pela foto que todos criticam, concordo que não é perfeita, que está desfocada, mas fazia este aquário destoar. Ao vivo este aquário não captou a minha atenção da mesma maneira, nao estou aqui a desmerecer o trabalho ou dizer que era um mau layout, só que havia lá nature aquariums de muita qualidade e que esta foto para mim, fez com que este destoa-se dos outros, atraiu a minha atenção, ao vivo não houve esse efeito e embora um trabalho de qualidade, tornou-se notorio que o trabalho do Ismael e do Ricardo Correia era superiores no que se refere a nature aquariums.
Nature aquarium, nao é a minha praça, acho que puro nature so montei um, logo nao sou melhor pessoa para os avaliar.

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.