Ancient Path - Desafio IV


Aqua Inn

Recommended Posts

large.20231008_130315.jpglarge.20231014_142240.jpglarge.20231014_142108.jpgBem... o que dizer

Primeira vez no desafio, este ano escolhi relief stone. Por acaso, ia com uma ideia do que poderia fazer mas também ia preparado para criar algo na hora, e isso evidenciou-se ao não utilizar troncos.

1. Nome do Aquário - "Ancient Path"

Como o nome indica, a ideia será criar um ponto focal, neste caso, ao centro aquário, como que um caminho entre formações rochosas.

No entanto, penso que quando o aquário é visto num todo, os aglomerados de pedra realmente sobressaem e, neste mesmo sentido deve ser apreciado da direita para a esquerda.

2. Data da montagem: 08/10/2023

3. Dimensões do aquário: ILA 45x30x30

4. Equipamentos

   4.1 Filtro: Aquael Versamax FZN1

   4.2 Iluminação: Twinstar 450 EA IV, neste momento a fazer um foto período de 10h a 100%

   4.3 CO2: Kit Strideways com botija de 2kg, a trabalhar 9h/dia com atraso de 1h

5. Substrato e Hardscape

    5.1 Substrato: 7L de Aquael advanced soil plant + APT Start da 2HR

    5.2 Hardscape: Relif Stone e Areia de Sílica

nota: as pedras foram coladas entre si com cola e veda preto (além do tradicional papel de cozinha e super cola).

6. Fertilização: APT Zero, Seachem Flourish Phosphorus, Seachem Flourish Excel, ADA e Acondicionador de algas APT Fix

7. Fauna: Neocaridinas Red Cherry, Neocaridinas Carbon Rili, Neritinas Pulligera e um pequeno cardume de Boraras Maculatos

8. Plantas/Flora: 

Rotala Green, Rotala Rotundifolia, Rotala Yao-yai, Cryptocoryne Parva, Hydrocotile Tripartita, Micrantheum Monte Carlo, Anubias Pangolino, Anubias Mini-coin

 

Antes de terminar, devo dizer que foi e tem sido uma experiência incrível, não só pelo dia da montagem bem como pela troca de conhecimentos com os outros 11 participantes!

Agora é preparar este menino para Janeiro, so far so good!

Editado por Aqua Inn
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora mais um!! 

A pouco e pouco eles vão aparecendo! 

 

André devo dizer-te que conseguiste um bom efeito de escala dentro desta caixinha de vidro tão pequena! Vamos ver como vais dominar a flora e manter essa sensação de escala! 

 

Como assisti de perto à construção desse aquário, fiquei curioso quanto ao método de colagem que usaste para unir o hardscape, uma vez que a relief stone é bastante rugosa e irregular, creio que conseguiste um reforço extra na consistência do layout! 

 

PS: Edita só o corpo do tópico com o setup completo de forma a deixar o tópico o mais estruturado possível, assim quem entrar no tópico vai saber de antemão tudo o que foi usado na construção do aquário.

 

Força nisso

  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma montagem só com pedras. Eheh. Destas é que eu gosto. Estou curioso para ver como vais conseguir que tantas plantas se desenvolvam de forma a não se sobreporem umas às outras. Mais curioso fiquei por saber mais dessa "cola e veda"... que marca usaste? Isso pode ser usado no aquário de forma segura? Porque não optaste apenas pela super-cola?

Um abraço. Vou ficar à espera de actualizações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, ismael_figueira disse:

Ora mais um!! 

A pouco e pouco eles vão aparecendo! 

 

André devo dizer-te que conseguiste um bom efeito de escala dentro desta caixinha de vidro tão pequena! Vamos ver como vais dominar a flora e manter essa sensação de escala! 

 

Como assisti de perto à construção desse aquário, fiquei curioso quanto ao método de colagem que usaste para unir o hardscape, uma vez que a relief stone é bastante rugosa e irregular, creio que conseguiste um reforço extra na consistência do layout! 

 

PS: Edita só o corpo do tópico com o setup completo de forma a deixar o tópico o mais estruturado possível, assim quem entrar no tópico vai saber de antemão tudo o que foi usado na construção do aquário.

 

Força nisso

Vamos ver, penso que depois de ter o aquario num estado já meio avançado, se as deixar a passar fome, além de cor conseguirei no caso da monte carlo também folhas mais pequenas, mas 1 dia de cada vez

Consegues sempre ter uma crítica construtiva obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, JoseCarlosMarques disse:

Mais uma montagem só com pedras. Eheh. Destas é que eu gosto. Estou curioso para ver como vais conseguir que tantas plantas se desenvolvam de forma a não se sobreporem umas às outras. Mais curioso fiquei por saber mais dessa "cola e veda"... que marca usaste? Isso pode ser usado no aquário de forma segura? Porque não optaste apenas pela super-cola?

Um abraço. Vou ficar à espera de actualizações.

Tozé o segredo é a alma do negócio!

Mas posso dizer, que quase que posso virar o aquário de pernas pro ar que as pedras não saiem do sítio. Ou seja apenas quis garantir que não se moviam do sítio durante a viagem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ano o nível está elevado.  Mas uma grande montagem sem utilização de plantas de tapete (original)

O cola e veda é muito mais plástico na utilização, adere muito melhor a superfícies irregulares. 

A única "dificuldade" é que demora algum tempo a segurar. Uma vez seco é como dizem, nem virado ao contrário. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Aqua Inn said:

Mas posso dizer, que quase que posso virar o aquário de pernas pro ar que as pedras não saiem do sítio. Ou seja apenas quis garantir que não se moviam do sítio durante a viagem. 

Não podes dizer a marca?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Vasco Ferreira said:

Este ano o nível está elevado.  Mas uma grande montagem sem utilização de plantas de tapete (original)

O cola e veda é muito mais plástico na utilização, adere muito melhor a superfícies irregulares. 

A única "dificuldade" é que demora algum tempo a segurar. Uma vez seco é como dizem, nem virado ao contrário. 

E a marca!?!?!? Eu estou a pensar reforçar a minha montagem com isso, mas as marcas que vi em loja tinham a indicação que podem contaminar a água (eram mesmo essas as palavras).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, JoseCarlosMarques disse:

E a marca!?!?!? Eu estou a pensar reforçar a minha montagem com isso, mas as marcas que vi em loja tinham a indicação que podem contaminar a água (eram mesmo essas as palavras).

Uma qualquer! Se ficares mais descansado procura silicone neutro. Ou seja sem fungicida. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização do aquário agora com pouco mais de 15 dias

No geral, durante estas duas semanas fiz trocas de água a 50% de 2 em 2 dias e podei as rotalas 2 vezes para comecar a defenir as moitas

Além disso começou a aparecer alguma alga na pedra em destaque o que prefeitamente normal tendo em conta que leva com luz directa e está mais próxima da calha, mas penso que lhe dará mais tarde, de forma controlada um aspecto mais "Ancient" que é o que eu pretendo

Tive também alguns problemas de melt mas nada que não se resolve se 

large.20231024_125011.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

De todos os que vi até agora, parece aquele com menos plantas. Será da poda?

Tem menos plantas da frente que os outros sim atras as rotalas estao podadas mas em moita

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falta a cartolina atrás. 🙂

23 hours ago, JoseCarlosMarques said:

De todos os que vi até agora, parece aquele com menos plantas. Será da poda?

neste tipo de aquários vamos ter de esperar até a coisa estar sitio para ver o seu verdadeiro valor, mas o espaço não deve ser muito para ter muitas plantas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Vasco Ferreira said:

neste tipo de aquários vamos ter de esperar até a coisa estar sitio para ver o seu verdadeiro valor, mas o espaço não deve ser muito para ter muitas plantas

Eu percebo. Não disse que não gostava. É uma abordagem diferente. Aliás... quem conhece as minhas montagens sabe que eu não sou grande fã de muitas plantas, ou de uma grande massa de plantas dentro do tanque. O que é uma desgraça para mim. Gostasse eu de holandeses e não tinha tantas dores de cabeça com as algas 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Eu percebo. Não disse que não gostava. É uma abordagem diferente. Aliás... quem conhece as minhas montagens sabe que eu não sou grande fã de muitas plantas, ou de uma grande massa de plantas dentro do tanque. O que é uma desgraça para mim. Gostasse eu de holandeses e não tinha tantas dores de cabeça com as algas 🙂 .

Da verdade vou ter que fazer reforço com monte carlo, e preencher os espaços 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Vasco Ferreira disse:

falta a cartolina atrás. 🙂

neste tipo de aquários vamos ter de esperar até a coisa estar sitio para ver o seu verdadeiro valor, mas o espaço não deve ser muito para ter muitas plantas

É verdade, tenho ali um pedaço de fosco de reserva, mas queria testar outras opcoes primeiro, tipo branco ou um degrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, estou desconfiado em que tens o desafio mais difícil de todos nós, em manteres esse layout visível, e que está bem conseguido. As plantas que escolheste podem devorar-te o primeiro plano e rebentar-te com a escala, ao mesmo tempo que vão tapar as pedras. Não te desleixes, porque depois pode ser tarde.

Vai actualizando assim que puderes.

Mais um aquário muito bem conseguido e agora veremos como vai ficar a parte de trás.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passei por cá para deixar uma foto antes da poda este fim de semana de como esta em vista geral.

No geral tem corrido bem, no entanto comecei a ter alguns poros de alga verde, acabei por adicionar neocaridinas red cherry, entretanto também irei colocar mais vivos, mais equipa de limpeza e outros peixes, talvez umas Rasbora Mosquito, que acham?

Tive também mais algum melt na Monte Carlo, pelo que tive que a substituir adicionando 2 novos potes já submersos. 

Também alterei o filtro mas irei postar mais fotos no domingo, durante e após a tpa.

Ps: eu sei que a foto não está grande coisa, não comecem já a reclamar 😄

large.20231109_201702.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, Aqua Inn said:

no entanto comecei a ter alguns poros de alga verde

Compra já uma escova de dentes 😉 .

14 hours ago, Aqua Inn said:

talvez umas Rasbora Mosquito, que acham?

As opções para este tamanho de aquário não são muitas. Essa é uma das possíveis!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem então resumidamente

Como alterei o filtro, aproveitei e fiz-lhe um calço em madeira de carvalho para puder ter mais altura e acabar por encher mais o aquário

No domingo, fiz lhe uma boa TPA e para conseguir ir controlando as algas irei durante estas próximas semanas fazer tpa de 20%a meio da semana. Além dei uma poda valente nas rotalas

Aspeirei a areia de Sílica, e repus com uma outra ligeiramente mais branca. Por fim adicionei mais algum detalhe ao colocar pequenas pedras aleatóriamente large.20231112_134430.jpglarge.20231112_134456.jpglarge.20231114_131642.jpg

Como estava

large.20231109_201702.jpg

Como está agora

large.20231114_131626.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esfrega lá essas pedras!!!

Com tantos engenhocas aqui no fórum, para aprimorar o filtro, a marca ainda vem cá recrutar um engenheiro 🙂 .

 

Brincadeiras à parte... estás a caminhar no caminho certo, mas sinto que ainda falta um bocadinho para lá chegares. Ainda tens tempo 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Esfrega lá essas pedras!!!

Com tantos engenhocas aqui no fórum, para aprimorar o filtro, a marca ainda vem cá recrutar um engenheiro 🙂 

Engenheiro não sei, para já carpinteiro sfv 🤣🤣

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.