Laurento


ismael_figueira

Recommended Posts

10 hours ago, MiguelCosta1975 said:

Boa tarde,

Vou dar o exemplo dos bonsais, que são arvores em ponto pequeno, quanto mais se poda mais pequenas ficam as folhas.

Penso que nas plantas de aquário aconteça o mesmo.

Estava a ler o comentário do @ismael_figueira e estava a pensar nisso mesmo... nos bonsais. São criados para aparentemente serem árvores pequenas, mas se os plantares na terra e os deixares crescer, eles vão crescer como qualquer árvore da espécie que forem. Não se consegue manter um Bonsai durante muito tempo sem o "trabalhar". Ou morre, ou cresce. Traduzindo para os aquários, e como também já foi referido, sem "manutenção", as plantas têm tendência para crescer porque se alimentam da coluna de água. Mas isso não quer dizer que não possam ser "trabalhadas" para parecerem mais pequenas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 hours ago, ismael_figueira said:

Iluminação, a famosa 4a gama da TWINSTAR! Pode ainda ser cedo para falar mas é notória uma reprodução cromática bastante diferenciada, as cores são mais vivas que nas edições anteriores, especialmente nos verdes. Dizem ser relacionado com os LED's laranja, acredito que sim, vamos ver com o tempo a capacidade de crescimento que a calha pode potenciar. Aparentemente há luz por todo o aquário até mesmo em zonas mais sombrias por isso passou no teste de "chega e sobra" para um aquário com 30cm de profundidade. No entanto não há bela sem senão, a calha vem acoplada de um dimmer/controlador inline (não amovível). E o que tem isso de mau? É um pouco agridoce saber que temos um controlador que faz tudo mas infelizmente sofre de problemas de memória, quero com isto dizer que se falhar a energia eléctrica em casa o controlador volta aos parâmetros de fábrica... A meu ver é o seu único contra! De ressalvar que este controlador não liga instantaneamente, faz efeito de nascer e por do sol de 10 min respetivamente. 

Ao agridoce acrescentava o facto de não te permitir picos, ou seja não podes ter 3 horas a 60% 2h a 100% e 3 outra vez a 100%. Resumindo fizeram, segundo os vossos relatos, um bom upgrade na luz e  na capacidade dos apoios serem extensíveis e acabaram por fazer um downgrade na flexibilidade e na estética (opinião pessoal)

Por exemplo eu fiquei com a do ano passado e tenho:

10h-11h -1%

11h-13h- 15%

13-21h- 55%

21-22h-15%

22h-23h-1%

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Gonçalo84 disse:

A poda só altera a folha ou forma da planta provisoriamente.

E é mesmo isso que se pretende! Em cheio no cerne da questão! Não somos cientistas que no seu normal decorrer de uma poda, injetamos hormonas por forma a alterar a genética de forma irreversível de uma planta!

 

há 18 horas, C Mocho disse:

Não é bem a mesma coisa, num bonsai poda-se a planta de 3 formas e com objetivos distintos: Poda de raízes; poda de ramos e eventualmente poda foliar.

A poda de raízes é a mais importante para a miniaturização da árvore (sim, teoricamente é possível fazer um bonsai de qualquer árvore, até de uma bananeira, mas claro que não é para todos, nem todos os bonsai têm o mesmo tamanho). É preciso ter atenção para não privar a árvore da sua capacidade de receber nutrientes, pois ao contrário das plantas aquáticas a sua capacidade de alimentação foliar é extremamente reduzida;

A poda de ramos, tem como objetivo promover a ramificação e definir a forma da árvore.  Ao fazê-lo de forma associada à poda de raízes, a planta estabelece um equilíbrio entre a sua estrutura raticular e a sua estrutura foliar, ou seja, mantendo as raízes do mesmo tamanho, uma árvore muito ramificada não tem necessidade de produzir folhas tão grandes, pois a sua ramificação permite distribuir a superfície fotossintética adequada, com folhas de menor tamanho;

A poda foliar serve sobretudo para estimular gemas dormentes que estão a ser inibidas pelo desenvolvimento das gemas apicais dos ramos. Nesta última poda consegue-se que as primeiras folhas surjam efetivamente mais pequenas, pois força-se a árvore a renovar em simultâneo toda a sua estrutura foliar, mas as folhas seguintes já irão surgir com o tamanho proporcional ao seu suporte raticular.

Com efeito as podas sucessivas promovem folhas mais pequenas, mas se não aplicarmos os três tipos de poda o resultado é pouco eficaz.

Com as nossas plantas de aquário não creio que seja viável aplicar técnicas. Podemos podar sim, para controlar o crescimento, mas se as plantas estiverem bem nutridas vão sempre assumir o seu tamanho natural, ou então acabam por definhar, perder a força e morrer!...

@C Mocho, obrigado por esta explicação de qualidade, no fundo entende quem quiser do que realmente estamos aqui a falar. 

 

há 16 horas, JoseCarlosMarques disse:

Estava a ler o comentário do @ismael_figueira e estava a pensar nisso mesmo... nos bonsais. São criados para aparentemente serem árvores pequenas, mas se os plantares na terra e os deixares crescer, eles vão crescer como qualquer árvore da espécie que forem. Não se consegue manter um Bonsai durante muito tempo sem o "trabalhar". Ou morre, ou cresce. Traduzindo para os aquários, e como também já foi referido, sem "manutenção", as plantas têm tendência para crescer porque se alimentam da coluna de água. Mas isso não quer dizer que não possam ser "trabalhadas" para parecerem mais pequenas.

Nem mais!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é muita ciência para o meu défice de atenção. Até me esqueci do que tinha a dizer do aquario com tanta informação.

Ismael embora um pouco diferente do que normalmente montas, nao deixa de ser um nature puro e duro, nao tenho dúvidas que os resultados sejam impressionantes venha o layout de que vêm, um dos melhores aquascapers portugueses da actualidade.

Em relação as plantas, podas e tamanho, ha dias eu disse que não no caso da monte carlo e todos me disseram o contrário.
Podes podar o que quizeres, ela nao cresce mais pequena, ela pode sim é nao atingir o crescimento máximo por causa que estas sempre a podar a planta, logo ela nao tem tempo de atingir o tamanho normal das folhas, isso em conjunto com o facto que a planta fica mais compacta da a ideia que a planta tem folhas mais pequenas, mas disse e volto a dizer, parem de podar, e continuem a fertilizar e deixam crescer e vejam la se ela nao volta logo ao tamanho original de folha.

O facto de estarem aqui a sugerir que com as nossas tesouras conseguimos alterar o ADN da planta, não sou expert, nem cientistas, mas tal nao me parece certo.
Podemos sim coom jardinagem regular acomodar a planta ao que queremos, mas ela nao muda, e se lhe derem liberdade ela volta ao que sempre foi.



Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, Bruno R. Carvalho disse:

Isto é muita ciência para o meu défice de atenção. Até me esqueci do que tinha a dizer do aquario com tanta informação.

Ismael embora um pouco diferente do que normalmente montas, nao deixa de ser um nature puro e duro, nao tenho dúvidas que os resultados sejam impressionantes venha o layout de que vêm, um dos melhores aquascapers portugueses da actualidade.

Em relação as plantas, podas e tamanho, ha dias eu disse que não no caso da monte carlo e todos me disseram o contrário.
Podes podar o que quizeres, ela nao cresce mais pequena, ela pode sim é nao atingir o crescimento máximo por causa que estas sempre a podar a planta, logo ela nao tem tempo de atingir o tamanho normal das folhas, isso em conjunto com o facto que a planta fica mais compacta da a ideia que a planta tem folhas mais pequenas, mas disse e volto a dizer, parem de podar, e continuem a fertilizar e deixam crescer e vejam la se ela nao volta logo ao tamanho original de folha.

O facto de estarem aqui a sugerir que com as nossas tesouras conseguimos alterar o ADN da planta, não sou expert, nem cientistas, mas tal nao me parece certo.
Podemos sim coom jardinagem regular acomodar a planta ao que queremos, mas ela nao muda, e se lhe derem liberdade ela volta ao que sempre foi.



Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk
 

Bruno, muito obrigado pelas tuas palavras e é muito lisonjeiro da tua parte, ainda tenho um longo caminho a trilhar, no entanto daí a ser um dos melhores ainda vai um bocado! 

 

Quanto ao aquário vai ser desafiante, tenho as mãos demasiado grande para este menino, tenho de ter muito cuidado senão ainda faço do aquário uma sopa da pedra! 

 

Quanto à história das folhas pequenas ou grandes, já dei para esse peditório, ainda assim ninguém aqui disse que haveria alterações à genética das plantas mas sim uma alteração de formato momentânea devido às constantes podas.  Claro que se deixarmos de fazer as constantes e agressivas podas, as plantas irão retomar a sua forma original. 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, ismael_figueira said:

Quanto à história das folhas pequenas ou grandes, já dei para esse peditório, ainda assim ninguém aqui disse que haveria alterações à genética das plantas mas sim uma alteração de formato momentânea devido às constantes podas.  Claro que se deixarmos de fazer as constantes e agressivas podas, as plantas irão retomar a sua forma original. 

É o caminho que está a seguir o aquariofilismo atualmente... preparar o aquário para a fotografia final e desmontá-lo a seguir. No fundo, é tudo uma questão de gerir os timmings.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo Ismael,

Como sempre 👏👏

Fugiste ao teu (posso dizer nosso?) estilo e correu bem. Sinto que está bem equilibrado e quando estiver bem povoado de plantas lá atrás, vai lhe dar um ar misterioso, quase como uma dark forest.

Que também poderá ser o teu maior desafio. Não deixar que as plantas "tomem conta" do aquário e o faça parecer cheio/como que a abarrotar. As Buces que tens à direita e a mais à esquerda, bem como as anubias, enchem um bocadinho a montagem. Mas como não há plantas dessas espécies mais pequenas, não há muito a fazer (reparei agora que já foi falado, portanto concordo e acho que é o teu maior desafio 😅)

On 12/10/2023 at 16:48, ismael_figueira disse:

O filtro, bastante bom, silencioso, de fácil manutenção e com bom suporte para matérias filtrantes. Pude observar durante estes dias que parecia ter pouco fluxo, mas não. A questão é que eu gosto de ter os aquários cheios quase ate cima, coisa que com este filtro não é possível pois quanto mais alta a coluna de água menos agitação cria na superfície e por sua vez menos circulação dentro do aquário visto que não cria efetivamente aquele efeito de cascata.

Quanto a isto que dizes aqui, vi num outro dia um vídeo que te pode ajudar 👉 este aqui, ora atenta a partir do minuto 17.

Muito entusiasmado para ver a forma que lhe vais dar 😃

Grande abraço e tudo a correr bem (sem furos nos pneus)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

@João Pedro Palma grato pela tua análise detalhada aqui a este espécime pequenito de nature com traços de Iwagumi. 

Quanto à questão do filtro (obrigado pelo link do vídeo) resolvi colocar duas rolhas de cortiça que para além da aderência extra, absorvem qualquer vibração que o filtro possa fazer contra o vidro. Assim consegui uma boa elevação e e consequentemente uma eficaz agitação superficial. 

 

Ora então update aqui do estado da nação! 

Desafio que é desafio, tem de ter sempre momentos de tensão e terror, aqui por casa não podia ser diferente! Acontece que belo dia chego a casa e tenho nada mais nada menos que o tronco da estrutura da esquerda a boiar! Sim a boiar, e algumas das plantas que estavam nas suas reentrâncias também... Mais importante que tudo, não entrar em pânico e manter a calma para não mandar tudo à fava! Toca de despejar o aquário e reposicionar o tronco ao sítio que lhe pertence, operação efetuada com sucesso e imperceptível tal acontecimento apocalíptico! 

 

De resto tudo a correr na normalidade, troncos a largar bastante porcaria, diatomáceas zero, a registar algum melt nas buces e staurogyne. Neste momento já só faço trocas de água semanais e fertilizo diariamente com 2 bombadas de Apt. É aqui que quero centrar o foco neste momento, algo me leva a crer que 2ml de Apt são insuficientes, não estou a registar propriamente crescimentos estonteantes a que estou habituado no início das montagens. Ainda só fiz 2 podas nas moitas e não estou a notar um desenvolvimento tão grande como esperaria. Qual a vossa experiência com o apt zero? 

 

De resto ficam aqui as fotos do antes e depois da manutenção

IMG_20231025_201432.jpg

IMG_20231026_003632.jpg

 

Abraço

  • Gosto 4

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais





algo me leva a crer que 2ml de Apt são insuficientes, não estou a registar propriamente crescimentos estonteantes a que estou habituado no início das montagens. Ainda só fiz 2 podas nas moitas e não estou a notar um desenvolvimento tão grande como esperaria. Qual a vossa experiência com o apt zero? 
 


Estou com uma bombada de apt zero, inicialmente tinha duas, mas cortei quando apareceram algumas algas e porque o crescimento era abusado. Neste aquario.

No meu de 90, comecei logo com APT3, optei por nao usar o zero. O crescimento também esta bastante rapido, mas talvez nao tanto quanto esta no aquário do desafio. Mas com o 3 experiência passada diz-me que tenho sempre que dosear mais que a dose recomendada.
  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, ismael_figueira said:

Toca de despejar o aquário e reposicionar o tronco ao sítio que lhe pertence, operação efetuada com sucesso e imperceptível tal acontecimento apocalíptico! 

Só por isso já merecias uns pontos na classificação. Nem quero imaginar o que faria no teu lugar. Eheh. Provavelmente desistia.

Quanto ao resto, acho que estás a tomar muito bem conta do aquário. E esse "descontrole" das plantas, que podes vir a ter, até pode ser benéfico para o teu tanque. Vê-se pela fotografia antes da poda. Gosto bastante de toda aquela "confusão" de plantas. Só tentava controla-las para não ocuparem demasiado o caminho no centro e criar aí um espaço aberto, a contrastar com o resto. Aliás... nesse sentido até pensava em retirar aquele ramo mais fino, ao centro, para se ver melhor as pedras. Mas tu lá terás a tua visão. Continuação de bom trabalho!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fim de 3 semanas e ainda boiam? Que cena...

Eu tb estou a dar duas bombadas mas tenho a luz a 55%. A coisa tem crescido nas calmas e sem grandes velocidades.

Mais alguém que já fez o DIY no filtro!

Está top! Parabéns

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém quer explicar  ?
Alguns dos participantes alteraram o inflow do filtro, o tubo é bastante comprido e o espaço nao é muito, noutras edições alterei, este ano como queria simplificar as coisas ao maximo simplesmente quando montei o layout ja tinha o filtro no lugar, dai consegui montar algo onde o filtro não se tornou um problema.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Alguns dos participantes alteraram o inflow do filtro, o tubo é bastante comprido e o espaço nao é muito, noutras edições alterei, este ano como queria simplificar as coisas ao maximo simplesmente quando montei o layout ja tinha o filtro no lugar, dai consegui montar algo onde o filtro não se tornou um problema.

👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/10/2023 at 01:02, ismael_figueira disse:

@João Pedro Palma  

 

É aqui que quero centrar o foco neste momento, algo me leva a crer que 2ml de Apt são insuficientes, não estou a registar propriamente crescimentos estonteantes a que estou habituado no início das montagens. Ainda só fiz 2 podas nas moitas e não estou a notar um desenvolvimento tão grande como esperaria.

Eu neste momento estou a fazer 1 tpa de 50% à semana e realmente noto que as plantas não estão a desenvolver tão rápido, a partir desta semana vou começar a colocar atp zero todos os dias mas 1 bobada, porque comecei a ter alga verde, e vou complementar 1 vez/semana em meia dose após tpa com nitratos e fosfatos permitindo uma absorção rápida 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, @Vasco Ferreira, estava literalmente a flutuar! A parte de baixo do tronco é relativamente larga e creio que por isso mesmo não tenha tido tempo de absorver água suficiente para combater as forças contrárias. 

Quanto ao inflow, não hesitei, serrote na mão e bora lá ao serviço que isto aqui não se pode perder tempo!! 

 

A questão da fertilização, passei de 2ml para 3ml... O que consegui até agora foi vidros bem verdinhos, estou a ponderar aumentar o fotoperíodo para 10h e diminuir a intensidade da calha para cerca 50/60% da sua capacidade total. Com isto prolongo o tempo de exposição à luz mas não o suficientemente forte que me cause problemas com algas! 

 

Tenho de fazer update com fotos a ver se ainda hoje deixo aqui o registo.

 

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/10/2023 at 12:22, Vasco Ferreira disse:

Mais alguém que já fez o DIY no filtro!

Eu tambem fiz. Serrei a meio e virei-o ao contrario. Perfeito.

 

@ismael_figueira, sabes o que gosto mais do teu aquário? Do jogo de luz e sombras pronunciadas. Pode ser um desafio engraçado explorares a coisa por aí. Tudo o que é plantas dominas já na perfeição, adorava mesmo era ver-te a conseguires valorizar o layout pelo jogo de luz e sombras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 1 hora, Ricardo Gil disse:

@ismael_figueira, sabes o que gosto mais do teu aquário? Do jogo de luz e sombras pronunciadas. Pode ser um desafio engraçado explorares a coisa por aí. Tudo o que é plantas dominas já na perfeição, adorava mesmo era ver-te a conseguires valorizar o layout pelo jogo de luz e sombras.

Obrigado pelas palavras @Ricardo Gil, creio que foste o primeiro a ressalvar esse jogo de luz e sombras, não foi propositado confesso, só dei conta disso quando já em casa e de aquário cheio meti a calha mais para trás. Vamos ver como vou conseguir intensificar esse efeito com o preenchimento e natural amadurecimento das plantas!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prometido é devido, aqui vêm as belas das fotos! 

Alguns detalhes

large.1698958940494.jpg

large.1698958940536.jpg

large.1698958940558.jpg

large.1698958940515.jpg

Algumas plantas começam já a dar algum ar da sua graça e cor! De salientar que eu não pedi rotala walichii nem a plantei mas tenho no aquário misturada com a pogostemon erectus! 

large.IMG_20231029_231408.jpg

A bela da rolhinha de cortiça para dar altura ao filtro! Funciona que é uma maravilha! 

Diferentes perspectivas

large.IMG_20231029_185226.jpg

 

large.IMG_20231029_185246.jpg

E por fim uma geral aqui da coisa! 

large.IMG_20231029_185132.jpg

 Ao nível das plantas estou especialmente descontente com o fraco desenvolvimento da pogostemon erectus no canto traseiro esquerdo... Adições para breve, será uma porção de monte Carlo a cair sob o conjunto de troncos à esquerda em direção ao centro, a ver vamos como fica. 

Espero que gostem!

Abraço 

  • Gosto 4

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, já estás a falhar numa actualização 😅, fotos espectaculares, e um trabalho ótimo, estou a gostar do que vejo. 

Manda vir👍🏻

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Vera Santos disse:

Boas, já estás a falhar numa actualização 😅, fotos espectaculares, e um trabalho ótimo, estou a gostar do que vejo. 

Manda vir👍🏻

Verinha, sei que já estou em falta, mas não te preocupes que já tenho fotos fresquinhas para meter aqui!

há 50 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Qual é o teu telefone, @ismael_figueira?

José, é um Redmi Note 11 Pro, achinesado mas tem-me surpreendido bastante. 

  • Gosto 2

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá vamos para mais uma atualização. 

 

Tudo tem rolado dentro do expectável e na normalidade. Começaram a aparecer algumas staghorn, green spot nas epifitas, coisa que ficou resolvida com a introdução de alguns camarões que retirei do 120. Para complementar introduzi uma equipa de ottos e que bela ajuda têm sido. Entretanto adquiri um cardume de rasboras espei, e tenho a dizer que com esta calha se conseguem cores brutais, já o tinha descrito com as plantas e o mesmo acontece com os vivos. 

 

Chegaram também os camarões gentilmente fornecidos pela Shrimp Box, 5 caridinas cristal red e 5 neocaridinas yelow. Bem bonitos e de grande qualidade.

 

Que mais posso acrescentar? Já tinha referido que o conjunto de madeira do lado esquerdo estava um pouco despido, pois bem, não fui de modas e meti um naco de monte carlo na intenção de produzir o mesmo efeito já conseguido do lado direito. Quero assim trazer mais equilíbrio ao todo do aquário. 

Infelizmente não tenho conseguido dedicar tanto tempo quanto queria ao aquário e as manutenções que deveriam ser mais regulares, estão a ser feitas de 2 em 2 semanas aproximadamente. Por outro lado estou surpreendido com o equilíbrio biológico do aquário, acredito que muito por culpa do substrato! 

 

Bom já chega de paleio e cá vai um conjunto de fotos para limpar as vistas! 

As gambas Miguel - Shrimp Box 

large.IMG_20231121_231254.jpg

large.IMG_20231121_232206.jpg

As Rasbora Espei

large.IMG_20231114_225951.jpg

Um pormenor que me está a intrigar, alguém consegue identificar este musgo/planta? Começou a crescer na rocha e não faço ideia do que será! 

large.IMG_20231111_202457.jpg

Antes e depois da TPA

large.IMG_20231119_092201.jpg

large.IMG_20231119_144807.jpg

E mais importante de tudo a futura geração de aquascapers!!

large.IMG_20231111_122145.jpg

 

Grande abraço 

  • Gosto 3

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.