Nova Montagem - 90x40x35

Recommended Posts

Ora então, isto sem o musgo ficou assim. Até tenho conseguido manter a coisa "limpinha"... estou a gostar do resultado. Durante os próximos tempos não devo fazer grandes alterações porque vou andar mais ocupado e não vou ter tempo para me dedicar ao aquário como gostava. Depois virão mais plantas. 

Ah... troquei os lily pipes de vidro pelos de acrílico da Aquario. Já andava a pensar nisso há algum tempo e como voltei a partir outro outflow, achei que estava na altura de optar por um material mais resistente. Foram um bocadinho mais caros, mas a longo prazo julgo que vão compensar. Por enquanto não tenho nada a dizer sobre eles, a não ser que o kit que comprei (o Premium v. 2) é bastante versátil... permite um controle muito grande sobre a potência de circulação, com os acessórios que traz (pessoalmente, optei por deixa-la no máximo possível) e permite também ter o Skimmer incorporado no Outflow. Estéticamente, até me parece uma solução mais discreta. Se algumas diferenças notar durante a utilização, deixo aqui a minha opinião. Um abraço.

large.1.jpg

• Like 1

1 hour ago, Rui Assunção said:

@JoseCarlosMarques, deixo-te duas palavras para te ocupar o fim de semana e talvez como sugestão de denominação para este tanque: wabi sabi

🙂 Não sei se será a melhor definição, Rui. Wabi Sabi é um conceito que procura beleza no que é imperfeito ou incompleto. Se vires o meu trabalho de Fotografia mais pessoal (já agora aproveito para fazer promoção ao meu site... www.josecarlosmarques.com) tem muito haver com isso. Aliás... tem tudo haver com isso... procurar a beleza no que é comum ou mundano... no que não é bonito segundo os cânones tradicionais. Nos aquários que faço, procuro alguma harmonia... acho que é mais o conceito de Iwagumi que ultrapassa os aquários... procurar a beleza no que é simples. Admito que a minha procura estética na Fotografia possa estar a influenciar a Aquariofilia e vice-versa, e aí até poderás ter sido tu o primeiro a perceber isso. Não sei nem quero saber... é essa a verdade. Eu gosto de carpetes de plantas muito bem tratadas com rochas em cima, colocadas de forma harmoniosa. O que isso pode ou não significar, deixo para quem quiser interpretar.

On 25/05/2024 at 01:24, JoseCarlosMarques disse:

. Se vires o meu trabalho de Fotografia mais pessoal (já agora aproveito para fazer promoção ao meu site... www.josecarlosmarques.com)

Muito bom trabalho! B&W top!

Que equipamento usas?

Deviamos criar um tópico na conversa aquática sobre os nossos desvaneios artísticos, alinhas?

1 hour ago, Tozé Nunes said:

Muito bom trabalho! B&W top!

Que equipamento usas?

Deviamos criar um tópico na conversa aquática sobre os nossos desvaneios artísticos, alinhas?

🙂 Obrigado Tozé. Eu sou fotógrafo profissional há mais de 20 anos, mas sempre fui desenvolvendo trabalhos pessoais que nada têm haver com o que faço - trabalho para uma Autarquia. Há cerca de uns 10 anos, e depois de muito ter experimentado, resolvi começar a definir uma estética própria, e é esse trabalho que tenho no site. Ultimamente tenho fotografado muito menos... até acho que os meus trabalhos mais antigos são os meus melhores... mas respondendo à tua pergunta, comecei por usar uma Ricoh GR, que é uma câmara compacta excelente, mas como ando sempre com equipamento Fujifilm atrás, comecei a experimentar usa-lo e acho que os resultados não ficam atrás dos da Ricoh, portanto agora uso as Fuji.

Era porreiro criar um tópico para cada um falar sobre os outros hobbys que tem, sim, até porque já percebi que muita gente aqui tem outras paixões para além da Aquariofilia. Malucos da Fotografia há muitos, mas já falei aqui com gente que cultiva minhocas, outros que têm a paixão dos Bonsais... fico à espera que cries esse tópico 😉 .

Este está com bom aspeto. Gosto muito do resultado final1

Venha o grande cardume!!!!

Parabéns!!!

As vezes acontece uma espécie sem razão aparente não vinga e não se entende porquê quando tudo o resto está bem!

7 hours ago, Vasco Ferreira said:

Este está com bom aspeto. Gosto muito do resultado final1

Venha o grande cardume!!!!

Parabéns!!!

As vezes acontece uma espécie sem razão aparente não vinga e não se entende porquê quando tudo o resto está bem!

Muito obrigado pelo teu comentário Vasco. Ainda vou tentar introduzir aqui outras espécies de plantas, para acrescentar pormenor. Tenho meia dúzia de opções das quais posso escolher. Logo vejo para onde me vai levar a inspiração 🙂 . Um abraço.

Alguém me pode dar umas dicas para "refrear" a evolução de um aquário? Neste próximo mês não vou ter muita disponibilidade para cuidar do meu tanque... as mudanças de água consigo fazer, mas coisas como aparar o tapete, limpar as algas ou o filtro, terão de ficar para depois. Se diminuir a intensidade da luz, ou o fotoperiodo, corro o risco de perder as plantas. Se diminuir a fertilização e o CO2, igual. Se continuar com tudo como está, corro o risco de desenvolver mais algas (o que não me incomoda, porque depois posso limpá-las), mas também corro o risco do tapete crescer demais e começar a definhar perto da raiz e soltar-se. Que devo fazer? Eu já pensei em aumentar a intensidade da luz (de modo a chegar mais perto do substrato), mas aí as algas poderiam espalhar-se a um ponto em que ficariam muito difíceis de tratar. O aquário, neste momento, está bem. Só tenho as luzes ligadas 6 horas por dia, com uma intensidade de 40%, mas as plantas estão impecáveis. Será manter tudo como está o risco menor?

Diminui a intensidade da luz, reduz a fertilização e o co2. Baixa um grau no termóstato. Tudo junto vai travar um pouco o crescimento de plantas e algas!

2 hours ago, Tozé Nunes said:

Diminui a intensidade da luz, reduz a fertilização e o co2. Baixa um grau no termóstato. Tudo junto vai travar um pouco o crescimento de plantas e algas!

Obrigado Tozé!

Como foi dito.

A luz é o principal motor do aquário.  Menos luz todos os processo ficam mais condicionados. 

Não é por uns dias que o tapete vai derreter ou levantar. 

Vais ver que corre tudo bem!

22 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Como foi dito.

A luz é o principal motor do aquário.  Menos luz todos os processo ficam mais condicionados. 

Não é por uns dias que o tapete vai derreter ou levantar. 

Vais ver que corre tudo bem!

Obrigado pela resposta, Vasco. Um abraço.