Nova Montagem - 90x40x35


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Ora então, isto sem o musgo ficou assim. Até tenho conseguido manter a coisa "limpinha"... estou a gostar do resultado. Durante os próximos tempos não devo fazer grandes alterações porque vou andar mais ocupado e não vou ter tempo para me dedicar ao aquário como gostava. Depois virão mais plantas. 

Ah... troquei os lily pipes de vidro pelos de acrílico da Aquario. Já andava a pensar nisso há algum tempo e como voltei a partir outro outflow, achei que estava na altura de optar por um material mais resistente. Foram um bocadinho mais caros, mas a longo prazo julgo que vão compensar. Por enquanto não tenho nada a dizer sobre eles, a não ser que o kit que comprei (o Premium v. 2) é bastante versátil... permite um controle muito grande sobre a potência de circulação, com os acessórios que traz (pessoalmente, optei por deixa-la no máximo possível) e permite também ter o Skimmer incorporado no Outflow. Estéticamente, até me parece uma solução mais discreta. Se algumas diferenças notar durante a utilização, deixo aqui a minha opinião. Um abraço.

 

large.1.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Rui Assunção said:

@JoseCarlosMarques, deixo-te duas palavras para te ocupar o fim de semana e talvez como sugestão de denominação para este tanque: wabi sabi

🙂 Não sei se será a melhor definição, Rui. Wabi Sabi é um conceito que procura beleza no que é imperfeito ou incompleto. Se vires o meu trabalho de Fotografia mais pessoal (já agora aproveito para fazer promoção ao meu site... www.josecarlosmarques.com) tem muito haver com isso. Aliás... tem tudo haver com isso... procurar a beleza no que é comum ou mundano... no que não é bonito segundo os cânones tradicionais. Nos aquários que faço, procuro alguma harmonia... acho que é mais o conceito de Iwagumi que ultrapassa os aquários... procurar a beleza no que é simples. Admito que a minha procura estética na Fotografia possa estar a influenciar a Aquariofilia e vice-versa, e aí até poderás ter sido tu o primeiro a perceber isso. Não sei nem quero saber... é essa a verdade. Eu gosto de carpetes de plantas muito bem tratadas com rochas em cima, colocadas de forma harmoniosa. O que isso pode ou não significar, deixo para quem quiser interpretar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/05/2024 at 01:24, JoseCarlosMarques disse:

. Se vires o meu trabalho de Fotografia mais pessoal (já agora aproveito para fazer promoção ao meu site... www.josecarlosmarques.com)

Muito bom trabalho! B&W top!

Que equipamento usas?

Deviamos criar um tópico na conversa aquática sobre os nossos desvaneios artísticos, alinhas?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Tozé Nunes said:

Muito bom trabalho! B&W top!

Que equipamento usas?

Deviamos criar um tópico na conversa aquática sobre os nossos desvaneios artísticos, alinhas?

🙂 Obrigado Tozé. Eu sou fotógrafo profissional há mais de 20 anos, mas sempre fui desenvolvendo trabalhos pessoais que nada têm haver com o que faço - trabalho para uma Autarquia. Há cerca de uns 10 anos, e depois de muito ter experimentado, resolvi começar a definir uma estética própria, e é esse trabalho que tenho no site. Ultimamente tenho fotografado muito menos... até acho que os meus trabalhos mais antigos são os meus melhores... mas respondendo à tua pergunta, comecei por usar uma Ricoh GR, que é uma câmara compacta excelente, mas como ando sempre com equipamento Fujifilm atrás, comecei a experimentar usa-lo e acho que os resultados não ficam atrás dos da Ricoh, portanto agora uso as Fuji.

Era porreiro criar um tópico para cada um falar sobre os outros hobbys que tem, sim, até porque já percebi que muita gente aqui tem outras paixões para além da Aquariofilia. Malucos da Fotografia há muitos, mas já falei aqui com gente que cultiva minhocas, outros que têm a paixão dos Bonsais... fico à espera que cries esse tópico 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este está com bom aspeto. Gosto muito do resultado final1

Venha o grande cardume!!!!

Parabéns!!!

As vezes acontece uma espécie sem razão aparente não vinga e não se entende porquê quando tudo o resto está bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Vasco Ferreira said:

Este está com bom aspeto. Gosto muito do resultado final1

Venha o grande cardume!!!!

Parabéns!!!

As vezes acontece uma espécie sem razão aparente não vinga e não se entende porquê quando tudo o resto está bem!

Muito obrigado pelo teu comentário Vasco. Ainda vou tentar introduzir aqui outras espécies de plantas, para acrescentar pormenor. Tenho meia dúzia de opções das quais posso escolher. Logo vejo para onde me vai levar a inspiração 🙂 . Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me pode dar umas dicas para "refrear" a evolução de um aquário? Neste próximo mês não vou ter muita disponibilidade para cuidar do meu tanque... as mudanças de água consigo fazer, mas coisas como aparar o tapete, limpar as algas ou o filtro, terão de ficar para depois. Se diminuir a intensidade da luz, ou o fotoperiodo, corro o risco de perder as plantas. Se diminuir a fertilização e o CO2, igual. Se continuar com tudo como está, corro o risco de desenvolver mais algas (o que não me incomoda, porque depois posso limpá-las), mas também corro o risco do tapete crescer demais e começar a definhar perto da raiz e soltar-se. Que devo fazer? Eu já pensei em aumentar a intensidade da luz (de modo a chegar mais perto do substrato), mas aí as algas poderiam espalhar-se a um ponto em que ficariam muito difíceis de tratar. O aquário, neste momento, está bem. Só tenho as luzes ligadas 6 horas por dia, com uma intensidade de 40%, mas as plantas estão impecáveis. Será manter tudo como está o risco menor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diminui a intensidade da luz, reduz a fertilização e o co2. Baixa um grau no termóstato. Tudo junto vai travar um pouco o crescimento de plantas e algas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Tozé Nunes said:

Diminui a intensidade da luz, reduz a fertilização e o co2. Baixa um grau no termóstato. Tudo junto vai travar um pouco o crescimento de plantas e algas!

Obrigado Tozé!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como foi dito.

A luz é o principal motor do aquário.  Menos luz todos os processo ficam mais condicionados. 

Não é por uns dias que o tapete vai derreter ou levantar. 

Vais ver que corre tudo bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Como foi dito.

A luz é o principal motor do aquário.  Menos luz todos os processo ficam mais condicionados. 

Não é por uns dias que o tapete vai derreter ou levantar. 

Vais ver que corre tudo bem!

Obrigado pela resposta, Vasco. Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
1 hour ago, Hugo Sousa Photography said:

Passei só para dizer que o teu Aqua é lindo! Uma simplicidade brutal! Adorei.

Ahh e se conseguires apanhar algum camarão a andar pela divisão, tira foto!

Obrigado pelo comentário Hugo. Tento procurar a perfeição na simplicidade, mas ainda tenho um caminho muito longo a percorrer. Manter um Iwagumi não é nada fácil. Muitas vezes dou por mim a desejar ter-me apaixonado por outro estilo. Mas foi o que escolhi, e é este que me dá mais prazer montar. Entretanto isto vai sofrer umas alterações... principalmente em termos de plantas. Vamos ver como corre. Um abraço!

Ah... camarões a passear pela casa já apanhei, mas a pressa para os colocar dentro do tanque é maior que a vontade de ir buscar a câmara!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Este aquário está a precisar de uma grande limpeza nas pedras e uma poda drástica da carpete. Algum voluntário 😂 ? Tirando isso até acho que está a evoluir bastante bem.

Já fiz a encomenda das plantas que vou acrescentar, mas ainda tenho algumas dúvidas. Para juntar à Monte Carlo... Eleocharis Parvula, Helanthium Tenellum e Hydrocotyle Verticillata. Encomendei também Vallisneria Nana, e é a utilização dessa que está ainda em causa. Qual é a vossa opinião... fico apenas pela carpete, ou crio um fundo com a Vallisneria?

 

large_001.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Está top....só falta escova!!!

O eterno problema em manter as rochas limpas!!!!

E um cardume a sério? para quando?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Vasco Ferreira said:

Está top....só falta escova!!!

O eterno problema em manter as rochas limpas!!!!

E um cardume a sério? para quando?

Obrigado pelo comentário, Vasco. 

O problema é sempre o mesmo, realmente, mas como em Junho não tive oportunidade de limpar devidamente o tanque, a coisa agravou-se. Para complicar, as pedras desta montagem estão colocadas numa forma muito mais complicada que a minha montagem anterior, o que quer dizer que ando há quase duas semanas a limpá-las, e ainda não estão completamente como quero.

O cardume vai ser comprado quando tiver as plantas novas, que supostamente chegam esta sexta. Vou planta-las e ver o que acontece, e entretanto devo encomendar os peixes. A ideia inicial era ter uns 40 Ember Tetras, mas olho para a fotografia da montagem anterior e continuo a gostar muito do efeito dos Black Neon. Vou ter que atirar uma moeda ao ar 🙂 .

Em relação à minha pergunta... qual a tua opinião? Mantenho-me só com a carpete, ou faço uma parede de Vallisnerias no fundo?

Grande abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está top! As rochas verdes não me chateiam nada, acho que até dá um ar bastante natural. Na minha opinião as Vallisnerias vão-te estragar um pouco a escala do aquário, têm a folha muito larga para o resto da composição e penso que tirariam também profundidade, mas uma planta  alta com folhas muito finas tipo fenos, dariam um bom background e não tiravam a profundidade.

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gostas das Water Sprite? São finas, têm a vantagem de ser de crescimento rápido o que te ajudaria na "limpeza das algas"

https://www.aquariumcarebasics.com/aquarium-plants/water-sprite-plant/

Por outro lado gosto da simplicidade e "calma" que ele transmite. Meteres "barulho" no fundo, pode estragar essa "calma aparente", mas por outro laod tb poderá dar o contraste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, nortadaVIII said:

O aquário está top! As rochas verdes não me chateiam nada, acho que até dá um ar bastante natural. Na minha opinião as Vallisnerias vão-te estragar um pouco a escala do aquário, têm a folha muito larga para o resto da composição e penso que tirariam também profundidade, mas uma planta  alta com folhas muito finas tipo fenos, dariam um bom background e não tiravam a profundidade.

 

1 hour ago, Hugo Sousa Photography said:

Não gostas das Water Sprite? São finas, têm a vantagem de ser de crescimento rápido o que te ajudaria na "limpeza das algas"

https://www.aquariumcarebasics.com/aquarium-plants/water-sprite-plant/

Por outro lado gosto da simplicidade e "calma" que ele transmite. Meteres "barulho" no fundo, pode estragar essa "calma aparente", mas por outro laod tb poderá dar o contraste.

Pois... eu tenho medo é de perder esta estética mais simples que tenho agora, mas como ganhei as plantas num concurso, quando estava a escolher o que podia encomendar optei pelas Vallisneria Nana. A folha é mais fina que a Vallisneria normal, mas acho que, mesmo assim, vou optar por colocar apenas as plantas de carpete. Mais tarde logo se vê. Agradeço os vossos comentários... só venhem confirmar o que eu temia, e isso ajuda bastante na opção que vou tomar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei Tetras ember e foram um desilusão.  Sempre assustados, sempre escondidos! Tens o Tetra limão que fazem um cardume engraçado ou os Tetra pinguim.

Cuidado com os runners das valisnérias, daqui a uns tempos tens plantas a crescer pelo aquário todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Vasco Ferreira said:

Cuidado com os runners das valisnérias, daqui a uns tempos tens plantas a crescer pelo aquário todo.

Acabei por não as utilizar. Optei apenas por plantas mais pequenas, e o plano continuará a ser o de uma "mixed-carpet". Quando conseguir ter as pedras mais apresentáveis e as plantas estáveis, tiro uma fotografia geral. Por enquanto ficam algumas fotografias de pormenor. Gosto muito do efeito da Hydrocotyle Verticillata, mas tenho que ver, com tempo, como ela se comporta. Para além dessa, acrescentei Eleocharis Parvula e Helanthium Tenellum.

large_001.jpg

large_002.jpg

large_003.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparas muito raso a monte carlo? Deixas apenas como se fosse só uma linha no topo do substrato? Sempre fizeste asism, ou primeiro deixaste desenvolver?
Eu noto que a minha está a fazer tufos grandes. Em zonas está a crescer para os lados e a espalhar, mas na maioria dos locais está a crescer em altura também a ficar com 2/3 dedos acima do substrato.

Essa Hydrocotyle Verticillata é linda! Fica mesmo bem no teu estilo simples. Um toque de pormenor muito agradável! Já percebi o que me disseste sobre a parvula. Devia ter esperado mais e colocado só uns apontamentos, como fizeste! Eu tinha a ideia de ter zonas, não era bem misturar, mas assim fica bem melhor sem dúvida!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Hugo Sousa Photography said:

Aparas muito raso a monte carlo? Deixas apenas como se fosse só uma linha no topo do substrato? Sempre fizeste asism, ou primeiro deixaste desenvolver?

Esta Monte Carlo ainda está a recuperar de uma poda drástica que fiz há cerca de duas semanas. Se vires a minha fotografia anterior notas que estava muito maior. Quando corto, faço-o de forma a que fique quase sem folhas, porque depois cresce a partir daí e eu gosto dela baixinha. O que acontece quando tens uma altura muito grande é que tens que aumentar a luz para ela penetrar até perto do substrato. Se não o fizeres, corres o risco das raizes apodrecerem e da planta se desprender do substrato. Quer isto dizer que no teu caso devias apará-la no meio, onde tem maior altura. Vais ver que já vais ter lá algumas folhas amarelas.

3 hours ago, Hugo Sousa Photography said:

Já percebi o que me disseste sobre a parvula. Devia ter esperado mais e colocado só uns apontamentos, como fizeste! Eu tinha a ideia de ter zonas, não era bem misturar, mas assim fica bem melhor sem dúvida!

Percebo o que querias, mas eu sou mais adepto desta mistura porque é o que mais se assemelha com o que acontece na natureza. Nada contra a separação de plantas, mas eu gosto mais delas misturadas. Mesmo a Helanthium e a Hydrocotyle, como podes ver nas imagens, ficaram plantadas no meio da Monte Carlo. A questão agora é ver qual vai sobrepor-se a qual 🙂 . Isso acaba por ter a sua piada.

No meu início no hobby, julgava que deveria ter que fazer as coisas como tu fizeste, e que as plantas acabavam por se mistura todas, mas pela experiência que tive na minha última montagem (e também nas anteriores... mas nunca levei nenhuma até ao fim... quando aparecia um problema, eu começava de novo 🙂 ) percebi que elas acabam por não se misturar completamente porque as raizes não penetram nos sítios onde as outras enraizam. Desta forma quase que forço as plantas a lutarem pelo espaço, e o que acaba por acontecer (ou assim espero) é que a Monte Carlo acaba por ser a dominante e as outras ficam a espreitar aqui e ali, acrescentando o tal pormenor. Por vezes lá dominam uma zona, mas é muito raro. Repara nesta imagem que está a seguir... só aumentando consegues encontrar Eleocharis ali pelo meio. Ao vivo fica muito bonito. E esta montagem tinha 5 espécies - Eleocharis, Monte Carlo, Glossostigma, Brasiliensis e Sagittaria. A Glosso e a Brasiliensis só encontravas se procurasses mesmo muito. Perderam a batalha completamente.

 

large.1.jpg

 

Ah... esqueci-me de dizer outra coisa... o Musgo, que tentei erradicar, continua a crescer nas rochas. Ainda não sei se vou deixar ou não, mas em principio acho que sim. Pode ajudar-me na luta contra as algas... onde ele estiver, elas não se notam 😛 .

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.