Grey Mountain


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

12 hours ago, Alvaro Silva said:

o problema ai vai se conseguires que as plantas não te cubram as rochas.

 

11 hours ago, Arlindo said:

Partilho da mesma opinião do Alvaro.

Não me preocupa muito que isso aconteça. Acho que estudei bem a colocação das plantas para que cubram apenas o suficiente. A única pedra que poderá desaparecer é aquela à esquerda, mais chegada ao vidro, mas como é apenas uma pedra de suporte, não me faz grande confusão.

 

11 hours ago, Arlindo said:

A única coisa que teria feito diferente era ter elevado mais o solo.

Quase impossível, Arlindo... o meu tanque é relativamente estreito, e acho que já abusei no lado direito. Estou sempre a ver quando o substrato vai resvalar para a frente... De qualquer forma, com o crescimento das Blyxas (que parecem estar a dar-se bastante bem), julgo que vou conseguir alcançar uma altura bastante razoável.

 

Obrigado a todos pela apreciação positiva. Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JMC,

 

Sim senhor, apesar da noitada o aqua ficou mto bom. Compreendo dizerem que podias ter elevado mais o substrato, mas na realidade só dava mais um toquezinho no lado esquerdo, mas como está também está muito bom.

 

para o solo não resvalar podes sempre colocar ou mais rochas para estancar (porque como tens camarões, eles vão dar cabo da altura), ou então colocar uns suportes de plástico, que não permitem que o solo saia do lugar.

 

Sendo essas rochas bastante rugosas vais aproveitar para colocar algum musgo nos rasgos ou vais mantê-las "nuas"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Diogo81 said:

Sendo essas rochas bastante rugosas vais aproveitar para colocar algum musgo nos rasgos ou vais mantê-las "nuas"?

Boas Diogo. Por enquanto vão ficar "nuas". Gostava de experimentar o Riccardia, mas como parece estar em falta em todo o lado, vão continuar assim até que consiga por mão em algum...

Obg. pelo comentário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para aqueles que eventualmente pudessem estar curiosos em relação ao painel de LEDs que estava a construir para a traseira deste aquário... esqueçam. A sério! A quantidade de LEDs necessários para balancear os de qualquer calha (a não ser que tenham um aquário com uma luz muito fraquinha) seria absurda. Construi a estrutura, arranjei maneira de a pendurar na traseira do tanque, apliquei os LEDs e o resultado foi quase igual a nada. Tirei fotografias com os tais LEDs ligados e desligados, e a diferença era mesmo muito reduzida.

Continuo a acreditar que uma luz por trás de um vinil fosco, é uma mais valia para todo o quadro, mas, contra uma parede branca, tanto vale ter um painel luminoso como uma luz tubular (muito mais potente) como a que vos apresento na imagem abaixo.

Tentei comprar mais LEDs para ter mais intensidade de luz... tentei coloca-los por trás do substrato para que não se notassem no fundo.. desmontei duas luzes LEDs T8 que tinha ali paradas para acrescentar ainda mais intensidade... nada resultou. As calha actuais são demasiado fortes para que alguma coisa seja significativa. A única vantagem que vi, foi ter um sistema que, durante a noite, mantivesse por ali uma "luz de presença". Desnecessária, portanto...

Não gastem dinheiro a tentar fazer o que eu fiz. Comprem um painel da ADA, se tiverem dinheiro para isso, ou deixem o aquário como está e resolvam a backlight com sistemas de luzes tubulares quando for altura de tirar uma fotografia para apresentar o vosso tanque

Abraço a todos.

 

cqkiRVn.png

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O Natal chegou mais cedo, este ano 😄 . Durante o fim-de-semana vou ter algum trabalhinho. Eheh.

@Ângelo Cunha, fiz uma pesquisa mais aprofundada na Internet e descobri que as mangueiras de substituição para o Fluval 207 e os meus Lilly Pipes (12/60mm) devem ser de 16/22mm. Encontrei umas à venda na Pro Aquarium, por 1,90€ o metro. Não sendo totalmente transparentes, parecem-me um bom upgrade às mangueiras listradas que vieram com o filtro. Vou tentar substitui-las e depois digo como correu... caso tenha acertado no tamanho, deixo de ter que usar juntas de borracha e as braçadeiras, e a coisa ficará mais "limpinha".

 

PHbjiEi.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Esta noite esperei que a mulher fosse para a cama para fazer a TPA e tolinho com o sono acabei por partir o lily de entrada de água. De uma maneira super estúpida! Já estava com a mangueira nova colocada... transparente... 16/22mm... tudo muito bonitinho... quase pronto para tirar uma fotografia... ao fixar esse lily toquei com a curva do mesmo na borda do vidro. Foi um toque tão pequeno que nem percebi como aquilo partiu. Já tinha levado pancadas bem mais fortes... admito... mas deve ter acertado ali um sítio muito especifico que o partiu logo em dois. Fiquei pior que podre. Desliguei tudo e fui-me deitar. Estive hoje a trocar os lily de vidro pelos de plástico que vêm com o filtro. Sempre que passo no aquário fico com a alma despedaçada... 

Para piorar a situação, tanto tempo com o filtro desligado deve ter morto todas as bactérias que estavam lá dentro. Imagino que os níveis de Amónia devam ter aumentado, quase de certeza, porque já me morreu um camarão dos mais pequenitos e os peixes estão com um comportamento muito estranho. Fiz uma troca de água bastante grande e, sendo dia de Natal, que seja o que o Menino Jesus quiser...

No meio disto tudo deu para perceber que as mangueiras transparentes do tamanho que referi podem ser usadas no Fluval 207, e já decidi que quando receber o ordenado deste mês vou optar por um lily com skimmer.

Grande abraço, e um Bom Natal a todos... dentro dos possíveis.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que galo JCM, e infelizmente não estou a falar da missa

Uma dica para evitar esses acidentes e que te pode salvar no futuro é cortares um pouco da mangueira e colocas na parte do lily pipe quem toca no vidro. Quase não se nota e já me salvou uma ou duas vezes de uma infelicidade como aquela que te aconteceu.

Se reparares no inflow, la está o pedaço de mangueira na parte que fica no vidro do aquário.

650fd382a9bdd87bb63c95f00acd2048.jpg


Abraço e Bom Natal


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, Diogo81 said:

Uma dica para evitar esses acidentes e que te pode salvar no futuro é cortares um pouco da mangueira e colocas na parte do lily pipe quem toca no vidro. Quase não se nota e já me salvou uma ou duas vezes de uma infelicidade como aquela que te aconteceu.

Conheço essa técnica, Diogo. Vi algures num vídeo do Filipe Oliveira. Fica para o futuro, porque este já foi... Obg. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegui esperar pelo próximo ordenado para comprar o lily inflow. Juntei uns trocos e fui à Pro-Aquarium comprar um com skimmer. Ainda não está a ser muito fácil ajustar a potência da coisa, até porque com o evaporar da água imagino que o comportamento do skimmer também se altere, mas com tempo e paciência julgo que lá chegarei. Alguém me sabe explicar o "truque" para ter aquilo sempre a funcionar com uma "potência" constante?

Também trouxe 2 metros de mangueira fosca que já instalei, mas tive um pequenino susto (nada de grave... tinha uma fuga muito ligeira na ligação da mangueira com um dos lily) e optei por continuar a usar braçadeiras. No lado do filtro a coisa parece ter encaixado bastante bem.

Por fim, não resisti a comprar um frasco de Potássio, pensando nas S. Repens... decidi atacar o problema dos buracos nas folhas antes que eles voltem a dar um ar da sua graça... Não conheço a marca, mas na loja explicaram-me que é tão bom como o de qualquer outro fabricante, mas menos concentrado. E muito mais barato! Ficou-me por menos de 8€, um frasco de meio litro. 

Estou satisfeito, por agora, com estas pequenas mudanças. No meio de todo o processo perdi 2 camarões e 1 Neon Chinês, mas aparentemente o comportamento de todos os que sobreviveram voltou ao normal. Foi uma chamada de atenção, para começar a fazer as TPA's com muito mais cuidado. Por pouco não sei cabo do aquário, com aquela coisa estúpida de partir o lily, mas espero que agora volte tudo ao caminho certo. Entretanto terei uma outra novidade, mas isso fica para um próximo post.

Aproveitando para desejar umas boas entradas no próximo ano, deixo aqui um abraço a todos. Protejam-se!

 

PHbjiEi.jpg

 

PHbjiEi.jpg

 

PHbjiEi.jpg

 

PHbjiEi.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JCM,

Pelas fotos parece que tens a peça na parte inferior do Lily pipe a tapar quase todas as entradas o que faz com que a força do filtro esteja concentrada na entrada superior e assim pode puxar ar para o filtro.

Ajusta melhor a peça na parte inferior para que entre mais água na parte inferior e menos no skimmer e tudo vai correr bem.

Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

42 minutes ago, Diogo81 said:

Pelas fotos parece que tens a peça na parte inferior do Lily pipe a tapar quase todas as entradas o que faz com que a força do filtro esteja concentrada na entrada superior e assim pode puxar ar para o filtro.

Ajusta melhor a peça na parte inferior para que entre mais água na parte inferior e menos no skimmer e tudo vai correr bem.

Obg. Pela dica, Diogo. Vou experimentar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/12/2020 at 14:20, JoseCarlosMarques disse:

Não consegui esperar pelo próximo ordenado para comprar o lily inflow. Juntei uns trocos e fui à Pro-Aquarium comprar um com skimmer.

Diz-me lá medida desse lily com skimmer. Vou lá hoje levantar o material quase todo e estava curioso por perceber se conseguia colocar uma coisa dessas no meu aquário com 30cm de altura xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Loukitos said:

Diz-me lá medida desse lily com skimmer. Vou lá hoje levantar o material quase todo e estava curioso por perceber se conseguia colocar uma coisa dessas no meu aquário com 30cm de altura xD

O meu tem mais ou menos 25 cm de altura. Acho demasiado para o teu aquário, até porque as borrachas que o prendem estão muito perto do limite do vidro... não há ali muita margem de manobra. Mesmo no meu, que tem 40, já fica quase a tocar no substrato. Mas que filtro tens no teu aquário? Existem lilys com a mesma forma deste com 12mm de diâmetro. Não serviriam para o teu filtro? Pergunta na loja. Eles são super prestáveis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo post José, sempre fico de vir ver seu tópico aqui e me esqueço.

Peguei-me com tempo livre e acabei de lê-lo praticamente por completo hahaha (passando das compras das rochas, a ‘briga’ com o Tozé hahaha)

Lindo aquário !!!! Muito bem montado e muito bem planejado. A execução que foi um pouco mais rápida que a minha hahahha

Achei que eu era detalhista demais nos tópicos, mas você consegue vencer-me. Gosto bastante de tudo detalhado hahahah


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, jv_guedes10 said:

Lindo aquário !!!! Muito bem montado e muito bem planejado. A execução que foi um pouco mais rápida que a minha hahahha

Obrigado pelas palavras JV. Sou realmente atento aos detalhes. Eheh. Mas não é isso que distingue os aquários melhores dos menos bons?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas palavras JV. Sou realmente atento aos detalhes. Eheh. Mas não é isso que distingue os aquários melhores dos menos bons?

Com certeza hahahaha


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Estava indeciso sobre colocar ou não uma imagem atual deste aquário, principalmente pelo estado do meu tapete, que sofreu bastante quando decidi experimentar limpar algumas algas das rochas com água oxigenada. Mas como também gosto de ver fotografias daquilo que por cá se vai fazendo, não seria justo não partilhar as minhas. Aqui está ele, quase mês e meio depois de ter sido montado:

 

large.1.jpg

 

A Blyxa por trás das rochas parece estar no bom caminho. Demorou algum tempo até começar a crescer, mas parece estabelecida. Já separei alguns pés, para tentar propagá-la, e agora estou à espera que ganhe mais aspecto de "moita".

A S. Repens também parece, finalmente, estar a ganhar terreno. Tive alguns problemas com esta planta desde o início, mas desde que comecei a adicionar Potássio à minha fertilização a coisa parece ter entrado em modo de cruzeiro, e já a podei várias vezes para tentar que a planta cresça mais horizontalmente que na vertical.

Já a Monte Carlo está a desgraça que referi em cima. Não parece estar completamente "morta", mas está a avançar muito lentamente. Há que ter paciência, para ver se nem tudo está perdido...

 

Não tenho algas no aquário, com exceção de alguns pontos verdes que vão aparecendo nas pedras e que tento limpar semanalmente quando faço as TPA's. O substrato resvalou ligeiramente para a frente... nada de muito grave, a meu ver.

 

Deixo o resto à vossa consideração. Espero comentários construtivos 🙂 , que desde já agradeço.

Abraço.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas parecem estar muito bonitas!

Isso assim até está porreiro... como está, se fosse agora coberto o substrato que se vê com areia branca ficava altamente (mas não o faças, porque manter areia branca em cima de substrato preto é o cargo dos trabalhos! 🤣 )

Comentário construtivo: Acho que quando a Monte Carlo preencher o que é suposto, vai ficar tudo muito verde, precisas aí de uma plantita ou outra num tom mais avermelhado ou pelo menos de um verde diferente para dar um toque de mais côr. Infelizmente não me estou a lembrar agora de nenhuma planta em específico que ache que fique a matar com aquilo que já tens... mas não deve ser difícil encontrar por exemplo no site da trópica alguns exemplos.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Isso assim até está porreiro... como está, se fosse agora coberto o substrato que se vê com areia branca ficava altamente (mas não o faças, porque manter areia branca em cima de substrato preto é o cargo dos trabalhos! 🤣 )

Posso sempre tirar o substrato e substitui-lo por areia. Eheh. Mas vejo isso depois. Primeiro quero ver como isto fica com o tapete fechado, porque a minha ideia era arranjar outras plantas que pudessem dar um ar mais natural a todo o aquário. Nessa fase logo penso no género de plantas que vou utilizar, mas não me incomoda nada ver tudo verde. Lá está... tenho que decidir por uma coisa mais homogénea ou mais “wild”. Há uma repens da qual agora não me lembro o nome que, associada a alguma Eliocharis pode resultar...

Obg pelo teu comentário!

 

Editado: É a Juncus Repens! Isso e alguma Eleocharis mini e Eleocharis normal espalhadas pelo aquário pode resultar naquilo que pretendo...

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que esta no bom caminho! Esta bastante agradavel, mas concordo com o @João Cardoso (Kadoxu), qualquer coisa ai vermelha ficava porreiro. As rochas ja tentaste uns camaroes? Eu nao limpo as minhas pedras, assim que elas comecam a ficar um bocadinho mias verdes, basta deixar um ou dois dias sem alimento, que eles tratam disso! Quanto a monte carlo, ja tens co2 em condicoes, ou ainda tens o caseiro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, PMarinho said:

Eu acho que esta no bom caminho! Esta bastante agradavel, mas concordo com o @João Cardoso (Kadoxu), qualquer coisa ai vermelha ficava porreiro. As rochas ja tentaste uns camaroes? Eu nao limpo as minhas pedras, assim que elas comecam a ficar um bocadinho mias verdes, basta deixar um ou dois dias sem alimento, que eles tratam disso! Quanto a monte carlo, ja tens co2 em condicoes, ou ainda tens o caseiro?

Obg. pelo comentário Marinho! Não queria ir muito para o vermelho... estava a tentar uma palete de cores mais neutra. Mas foi como respondi ao João... com o tapete fechado, vou ficar com a base do que quero, e depois gostava de trabalhar mais um bocadinho no sentido de ter uma aparência mais natural. Talvez umas plantas mais acastanhadas e mais "rebeldes". Qualquer coisa que se vá espalhando pelo aquário com vontade própria, se é que uma planta com essas características sequer existe...

Eu tenho camarões e Otocinclus que vão limpando as rochas, mas elas acabam sempre por ficar com algumas manchas verdes. Também como disse em cima... não me incomoda muito. Se algum dia incomodar, penso em algum tipo de musgo para disfarçar.

Já tenho CO2 em condições, sim senhor 😄 !!! Foi prenda de Natal e acho que foi isso que deu um novo fôlego a este aquário. Chegaria lá na mesma, mas muito muito mais devagar. Assim a coisa torna-se muito mais fácil! E sinto-me a jogar num outro campeonato. Eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Obg. pelo comentário Marinho! Não queria ir muito para o vermelho...

Revelaste muita coisa aqui. Não gostas dos vermelhos 🤣

 

há 7 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Qualquer coisa que se vá espalhando pelo aquário com vontade própria

No meu outro aquário da aldeia tanto as Crypto, como as Valisneria, como aquela planta misteriosa tomaram conta do aquário e estão por todo o lado. Parece uma selva. 

Antes de avançares com possíveis alterações, espera pelo tapete de monte carlo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, Loukitos said:

Revelaste muita coisa aqui. Não gostas dos vermelhos 🤣

Eheh. Pelo contrário. Sou benfiquista desde pequenito, mas muito sinceramente não ligo muito ao Futebol.

 

8 minutes ago, Loukitos said:

No meu outro aquário da aldeia tanto as Crypto, como as Valisneria, como aquela planta misteriosa tomaram conta do aquário e estão por todo o lado. Parece uma selva. 

Antes de avançares com possíveis alterações, espera pelo tapete de monte carlo.

Sim. Vou esperar com toda a certeza. Numa outra montagem que tive decidi plantar alguma Eleocharis com a Monte Carlo e mesmo com o tapete quase fechado, a Monte Carlo não de propagava, de maneira nenhuma, para o território da Eleocharis. Qualquer coisa que meta nesta nova montagem virá sempre depois da Monte Carlo ter fechado. Valisnerias não quero, mas as Crypto podem ser uma opção, sim. Já tinha pensado nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Sou benfiquista desde pequenito, mas muito sinceramente não ligo muito ao Futebol.

Faço das tuas, minhas palavras. Vou tratar de fazer update do meu tópico quando chegar a casa xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Loukitos said:

Faço das tuas, minhas palavras. Vou tratar de fazer update do meu tópico quando chegar a casa xD

Aposto que nos vais surpreender com uma águia de plástico dentro do teu aquário. Eheh. Estou à espera para ver esses vidros cheios há 3 dias!!!

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.