Grey Mountain


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Boas José,

Lamento imenso o desfecho, tenho a certeza que com essa evolução de aprendizagem as coisas irão correr muito melhor agora.

Tudo a correr pelo melhor e sim a aquariofilia ajuda e muito ainda para mais como temos vivido estes últimos 14 meses.

Força meu caro.

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, Macoz said:

Boas José,

Lamento imenso o desfecho, tenho a certeza que com essa evolução de aprendizagem as coisas irão correr muito melhor agora.

Tudo a correr pelo melhor e sim a aquariofilia ajuda e muito ainda para mais como temos vivido estes últimos 14 meses.

Força meu caro.

Grande abraço

Muito obrigado pelas palavras Macoz. A coisa parece ter estabilizado, agora. Nos últimos dias não tenho tido percas, e até já comprei uns camarões e uns peixinhos novos para compensar as que fui tendo nas últimas semanas. Encontrei Neons Chineses a 1€ e Amanos a 2. Eheh. Aproveitei logo. São pequenitos, mas hão de crescer. Mais uma vez, obrigado. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Muito obrigado pelas palavras Macoz. A coisa parece ter estabilizado, agora. Nos últimos dias não tenho tido percas, e até já comprei uns camarões e uns peixinhos novos para compensar as que fui tendo nas últimas semanas. Encontrei Neons Chineses a 1€ e Amanos a 2. Eheh. Aproveitei logo. São pequenitos, mas hão de crescer. Mais uma vez, obrigado. Abraço.

É bom saber que as coisas estão a correr bem. Sobre os Amano XL se tiveres oportunidade não são assim tão caros face aos pequeninos que vendem normalmente online os meus ficaram por 3,5€ face ao tamanho compensa 👌

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Macoz said:

É bom saber que as coisas estão a correr bem. Sobre os Amano XL se tiveres oportunidade não são assim tão caros face aos pequeninos que vendem normalmente online os meus ficaram por 3,5€ face ao tamanho compensa 👌

OK. Nao duvido. Mas nunca os encontrei assim tão grandes. E camarões com esse tamanho já devem ter um tempo de vida avançado, não? Podes colocar aqui uma imagem de um deles?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Por acaso pensava que já tinha passado mais tempo desde a minha ultima actualização, mas parece que foi só há pouco mais de um mês que mudei todo o tanque... a minha vida tem andado muito agitada nestas últimas semanas. Talvez isso justifique a falta de noção sobre o tempo. Cá vamos...

O meu aquário, ontem, estava assim (não liguem à qualidade das imagens... quando isto se começar a compor, prometo fazer uma coisinha melhor):

 

large_001.jpg

 

O substrato parece ter sofrido as consequências de algum Tsunami. Se compararem esta com a imagem da montagem inicial (https://www.aquariofilia.net/forum/galeria01/monthly_2021_04/large.1.jpg.55428de0476a283203cf92dea130580e.jpg) vão perceber o que quero dizer. Eu acho que são os caracóis os responsáveis, mas não quero apontar o dedo a nenhum animal do meu "reino". Eheh. A Montecarlo não anda para frente, e até parece estar a andar para trás. Tapete... nem vê-lo. Só passou um mês... vá... e com tanto substrato a resvalar para cima dela, isso pode ter afectado o seu crescimento. Vamos esperar.

Bem... decidi por mãos à obra e comecei por remover grande parte do substrato na parte da frente. Guardei-o e voltei a coloca-lo mais para trás. Não sei até que ponto se vai aguentar. Como os Otocilclus parecem não estar a sobreviver a estas mudanças todas, fui à loja de aquários aqui mais perto de casa para ver se comprava mais. Acabei por vir de lá com 3 potes de Hygrophila Rosea Australis e 1 de Hugrophila Lancea. Não critiquem muito a minha escolha... era o que lá havia e tenho saudades de ver plantas a crescer, portanto perdi a cabeça. Otocinclus é que quase nada. Só encontrei 4 lá perdidos. Já plantei as plantas, e o resultado, neste momento, é este:

 

large_002.jpg

 

Sinceramente, não desgosto, e acho que tem algum potencial. Se a Montecarlo "pegar" e as Hygrophila começarem a ganhar algum tom avermelhado, a coisa pode funcionar.

 

Deixo-vos com uma questão apenas:

- Porque raio a MonteCarlo não avança? O aquário é fertilizado com produtos da Tropica (como eles mandam)... CO2... será que o substrato que já está "esgotado"? Mesmo que fosse isso, a MonteCarlo é uma planta que já vi crescer em cima de troncos e rochas... não deveria estar  propagar-se na mesma? Ainda muito recentemente adicionei Tabs para que o substrato se rejuvenescesse...

 

Ah.. também vos deixo duas considerações. Sim... as rochas continuam verdes, com algas Não aparecem em mais lado nenhum, mas nas rochas é como sempre foi. @Tozé Nunes... não me venhas chatear outra vez com a história do termostato 😛 .

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mas tu tens aí muita pouca Montecarlo, quantos potes utilizaste? Assim demora mais tempo, um aquário plantado o suficiente arranca sempre muito melhor, mais plantas menos desequilíbrio menos algas, etc. Monte Carlo é das plantas mais baratas... 

Epah desculpa lá, mas esse termostato está mesmo foleiro nesse sítio, não querias ouvir, olha temos pena. 🤷‍♀️😅

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

47 minutes ago, Vera Santos said:

Boas mas tu tens aí muita pouca Montecarlo, quantos potes utilizaste? Assim demora mais tempo, um aquário plantado o suficiente arranca sempre muito melhor, mais plantas menos desequilíbrio menos algas, etc. Monte Carlo é das plantas mais baratas... 

Epah desculpa lá, mas esse termostato está mesmo foleiro nesse sítio, não querias ouvir, olha temos pena. 🤷‍♀️😅

Pus 3 potes, acho eu. Sim, foi isso. Mas tinha alguma que "sobrou" da minha montagem anterior, só que alguma coisa aconteceu no aquário e as plantas estavam todas a derreter. Aproveitei a Monte Carlo por descarga de consciência, mas tenho impressão de que essa da montagem anterior não sobreviveu, portanto o que se vê devem ser os 3 potes que comprei depois. Eu sei que a MonteCarlo é barata, mas quase não se encontra aqui na minha terra, e não me apetece ir ao Porto para a comprar. Quando encontro, compro. Vou esperar que cresça. Mas diz-me uma coisa... achas que um substrato já "usado" pode retrair o seu crescimento? A primeira vez que usei MonteCarlo a coisa funcionou às mil maravilhas. Em dois meses tinha o tapete quase fechado e não usava fertilizante nenhum. Aliás... o CO2 que tinha era feito em casa, e tinha 4 focos de luz que comprei nos chineses (aqueles focos para usar no quintal). Agora com toda a tecnologia XPTO a coisa parece não andar para a frente. Ou melhor... a planta cresce, mas cresce debaixo do substrato. Os camarões têm a mania de a "cobrir" e os caracóis também não ajudam.

O termostato foi posto ali só mesmo por provocação. Estava à espera da reação do @Tozé Nunes, mas ele conseguiu conter-se. Eheh. Neste momento está ao fundo, do lado esquerdo, mas entretanto tiro-o de lá. O tempo já está ameno o suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, devias investir num sistema de co2 nem que fosse em segunda mão, é sempre diferente do caseiro. O que podes fazer é pôr uns tabs no substrato na zona donde tens Monte-Carlo. Eu tenho aqui da Neo mas há outras marcas... Seachem e JBL acho que têm. O substrato tem que idade ou utilização, que marca é? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Vera Santos said:

Ora, devias investir num sistema de co2 nem que fosse em segunda mão, é sempre diferente do caseiro. O que podes fazer é pôr uns tabs no substrato na zona donde tens Monte-Carlo. Eu tenho aqui da Neo mas há outras marcas... Seachem e JBL acho que têm. O substrato tem que idade ou utilização, que marca é? 

Agora tenho, Vera. E também tenho uma calha de jeito e um termostato lindíssimo 😉 . O que estava a tentar dizer foi que na primeira vez que usei MonteCarlo não tinha nada disso e consegui fechar o tapete. Agora não consigo que ele se propague. Pouca luz, talvez? O substrato tem 1 ano e meio, sensivelmente. É o NEO, da AquaRio, e também já tem tabs da mesma marca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não é razão para isso é se puzeste tabs, estás a fertilizar? 

Já mediste os ppm de co2 que tens no aquário? 

Enganei-me na tabela, espera aí, mas ficas com esta tb. 

IMG-20210518-WA0130.jpg

Esta é que é Screenshot_20210520_181132_com.android.chrome_edit_263031819487467.jpg

Também tenho aqui os dropscheker mas não é tão fiável como a gente pensa, às vezes é uma ilusão, dá só para ter uma ideia. Vê lá isso. 

Pode ser que alguém mais entendido dê uma sugestão. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

58 minutes ago, Vera Santos said:

Já mediste os ppm de co2 que tens no aquário?

Não Vera. Infelizmente não tenho testes de KH. Lá terei, finalmente, que investir numa coisa dessas, não é? Sempre usei o drop checker para verificar... estava verde, estava OK.

O mais engraçado é que já tive Blyxa neste aquário e ela cresceu como uma doida. As S. Repens também. Entretanto, no espaço de dois dias, apodreceu tudo. Foi estranho, e aconteceu depois de uma muda de água. Eu uso água da torneira... imagino que tenha havido alguma alteração drástica na rede e deu-me cabo das plantas e da fauna quase toda. Estou a recuperar aos bocadinhos. Mas amanhã vou tentar comprar um teste de KH e logo vejo os valores. De PH tenho, e têm estado sempre normais.

Obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/05/2021 at 19:10, JoseCarlosMarques disse:

Não Vera. Infelizmente não tenho testes de KH. Lá terei, finalmente, que investir numa coisa dessas, não é? Sempre usei o drop checker para verificar... estava verde, estava OK.

O mais engraçado é que já tive Blyxa neste aquário e ela cresceu como uma doida. As S. Repens também. Entretanto, no espaço de dois dias, apodreceu tudo. Foi estranho, e aconteceu depois de uma muda de água. Eu uso água da torneira... imagino que tenha havido alguma alteração drástica na rede e deu-me cabo das plantas e da fauna quase toda. Estou a recuperar aos bocadinhos. Mas amanhã vou tentar comprar um teste de KH e logo vejo os valores. De PH tenho, e têm estado sempre normais.

Obrigado pelas dicas.

Quando fizeste a troca de água verificaste a temperatura da água? Já derreti um tapete de monte carlo por ter provocado um choque térmico nas plantas.

Nesta altura de pandemia também convém usar um pouco mais de acondicionador do que o normal. A quantidade de cloro usada na água da rede é aumentada muitas vezes para matar o bicho. Há muitas alturas em que dá para sentir o cheiro do cloro mais intenso na água da torneira.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Quando fizeste a troca de água verificaste a temperatura da água? Já derreti um tapete de monte carlo por ter provocado um choque térmico nas plantas.

Nesta altura de pandemia também convém usar um pouco mais de acondicionador do que o normal. A quantidade de cloro usada na água da rede é aumentada muitas vezes para matar o bicho. Há muitas alturas em que dá para sentir o cheiro do cloro mais intenso na água da torneira.

Não pensei nisso da temperatura. Poderá ter sido por aí, realmente. Ao mesmo tempo, pode ter sido a presença de mais cloro na água, sim, porque na altura nem condicionador usava. Só o comprei depois. Olha, já passou... e aprendi com o erro. Mas o teu comentário também me vai fazer ter mais cuidado com a temperatura da água! Obg. @João Cardoso (Kadoxu).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/05/2021 at 19:10, JoseCarlosMarques disse:

Não Vera. Infelizmente não tenho testes de KH. Lá terei, finalmente, que investir numa coisa dessas, não é? Sempre usei o drop checker para verificar... estava verde, estava OK.

O mais engraçado é que já tive Blyxa neste aquário e ela cresceu como uma doida. As S. Repens também. Entretanto, no espaço de dois dias, apodreceu tudo. Foi estranho, e aconteceu depois de uma muda de água. Eu uso água da torneira... imagino que tenha havido alguma alteração drástica na rede e deu-me cabo das plantas e da fauna quase toda. Estou a recuperar aos bocadinhos. Mas amanhã vou tentar comprar um teste de KH e logo vejo os valores. De PH tenho, e têm estado sempre normais.

Obrigado pelas dicas.

Viva J. Carlos, 

Acho que teste de CO2 é diferente do teste de kh. No entanto, sem saberes exatamente o valor que tens de Kh , pelo Ph podes ter uma ideia aproximada. Podes ver pela tabela. 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Arlindo said:

Viva J. Carlos, 

Acho que teste de CO2 é diferente do teste de kh. No entanto, sem saberes exatamente o valor que tens de Kh , pelo Ph podes ter uma ideia aproximada. Podes ver pela tabela. 

Eu percebi a tabela. A ideia aqui é que, por vezes, o drop cheker pode não estar a funcionar direito, e daí a @Vera Santos ter apresentado a figura. Mas sim... partindo do principio de que o drop cheker funciona e tendo o valor de PH, também consigo ter uma ideia aproximada do KH, que no meu caso andaria então entre os 5 e os 10. É um intervalo muito grande. Eheh. Mais vale investir mesmo num teste em condições... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

Eu percebi a tabela. A ideia aqui é que, por vezes, o drop cheker pode não estar a funcionar direito, e daí a @Vera Santos ter apresentado a figura. Mas sim... partindo do principio de que o drop cheker funciona e tendo o valor de PH, também consigo ter uma ideia aproximada do KH, que no meu caso andaria então entre os 5 e os 10. É um intervalo muito grande. Eheh. Mais vale investir mesmo num teste em condições... 

Caros, testes de ph, gh e kH, é o básico dos básicos, no desenvolver do aquário mais o NO3. A tabela é usada pelo mundo inteiro, e é mais precisa que um dropscheker. Também aprendi isso há um ano, não é fiável. 

Não precisam de comprar e gastar dinheiro em testes de co2, é um desperdício. 😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como a Vera referiu, estes são os básicos, não existe necessidade de teste de CO2, fe, cloro, etc.

E pouco adianta "inventar"... Explico:

Se tens água com ph 7,4, por exemplo, é queres baixar o Ph, podes colocar solo tipo Amazónia, aumentares o co2, pedras decorativas neutras, troncos que acidifiquem a água mas... a água que colocares vai ter sempre um gh, kh elevado e consequentemente um ph elevado ou oscilante, em função da percentagem de troca de água que façam. Não sei se explico bem. A minha água tem mais ou menos esse valor e consigo andar entre os 6,8 e os 7 ph. 

O pior a fazer, na minha opinião e experiência pessoal, é utilizar químicos, tipo kh - ou kh+. Porque são difíceis de ajustar e quando fores medir... poderás ter muito menos ou a mais do que desejas...podendo existir muita flutuação de ph, kh e gh. 

Passando aos Nitratos (no3) , essencialmente, com espécies como Discus e alguns camarões, quem se dedica à criação usa RO, para manter a água com ph baixo, kh 0 ou perto desse valor e gh baixo . Por isso é que utilizam cálcio e magnésio para nutrir os bichos e para encontrarem o valor de kh e gh que os seres vivos necessitam. 

E, para além disso, para reproduzirem e aqui entra um parâmetro importante: Nitratos. 

Quem tem discus é camarões sabe que nitratos pode ser igual a menos reprodução, doença e fatidicamente morte. Daí as constantes trocas de água, para tentar zerar os nitratos. 

Nos plantados, nitratos qb é igual a plantado e o estarem a zero é sinal que tens de colocar mais nitratos. Um plantado devora nitratos, claro depende do plantado, eheheh.

O importante, é perceber a relação e não inventar. Pelo exemplo que falei acima, a água já tem magnésio, cálcio, etc, portanto, dosear com estes vai levar a um ph, kh e gh mais elevado, com muitas vezes malefícios para as plantas e restantes seres vivos. 

Desculpa, ocupar o teu tópico....como te disse não tenho tido pachorra. Não tenho Co2 desde final de Dezembro, mais ou menos altura que deixei de fertilizar. Mas o meu solo é de Agosto,estava bem saturado e coloquei pastilhas por Janeiro. Quanto a mudas de água , não faço desde essa altura (só acrescento a que evapora). A luz é a que conheces (pensei aumentar por causa de fechar mais o tapete e obter vermelhos mais proeminentes que quase não tenho) 

Estive para colocar fotos do estado atual para veres... está um mato a todos os níveis 😂😂😂 o tapete perdeu-se quase todo porque tenho Fetos, musgo plantas de caule a fazerem sombra. Não consegui colocar foto devido ao tamanho

Estou no trabalho e pronto.... à excepção da bucephalandra aquilo que falamos mantém-se. 👍

Para finalizar, não estou a seguir nenhuma corrente de, ter aquário sem trocar de água, sem co2, etc.... é mesmo preguiça. Não tive nenhum morto e tenho bastantes peixes (pequenos) .. os valores atuais que tenho não sei (tenho testes mas também não faço análises desde Janeiro...) mas, acredito estar tudo bem. 

Boa sorte. 

... Consegui... as fotos da preguiça... 

large.IMG_20210508_213456.jpglarge.IMG_20210508_213356.jpglarge.IMG_20210508_213418.jpglarge.IMG_20210508_213430.jpglarge.IMG_20210508_213442.jpg

 

 

 

 

 

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, Vera Santos said:

Caros, testes de ph, gh e kH, é o básico dos básicos, no desenvolver do aquário mais o NO3. A tabela é usada pelo mundo inteiro, e é mais precisa que um dropscheker. Também aprendi isso há um ano, não é fiável. 

Não precisam de comprar e gastar dinheiro em testes de co2, é um desperdício. 😁

Sim, eu percebi isso desde o inicio! E agradeço, uma vez mais, a disponibilização das tabelas.

 

Quanto ao aquário do @Arlindo... não me parece que a preguiça o tenha afetado muito! Um fim-de-semana mais "inspirado" e volta num instantinho ao seu esplendor. Também já passei por fazes assim, e é verdade que o aquário se aguentou bastante bem, como o teu. São sinais de aquários bem planeados, julgo eu. O ideal é alcançar mesmo isso... um tanque que dê pouco ou nenhum trabalho e que nos permita desfrutar do hobby.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, e folhas "encurrulhadas"? Isto é falta de Potássio, certo? Devo aumentar apenas o Potássio no aquário, ou devo aumentar toda a fertilização? Neste momento o meu sistema é este:

- todos os dias meia cápsula de Flourish Excel;

- todos os dias 1 esguinchadela de Potássio de uma marca branca que me foi recomendada na ProAquarium;

- em dias intercalados, uma esguinchadela de Tropica Premium e outra de Tropica Specialized (como começo ao domingo com Premium, no final de cada semana, o tanque leva 4 de Premium e 3 de Specialized).

A planta da imagem é Hygrophila Rosea Australis. Tenho também Hygrophila Lancea (que está bem de saúde) e MonteCarlo (que, pelo que me parece, está agora a começar a crescer).

Por incrivel que pareça, não tenho limpo as pedras mas elas aparentam ter menos algas desde que adicionei as Hygrophilas. Pelo que li na internet, são plantas que consomem bastantes nutrientes...

 

large.1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde J. Carlos, 

Acho que nunca tive essa planta pelo que não sei se esse encaracolamento das folhas é normal. 

Aquilo que li não é assertivo, i. é, pode ocorrer por variadíssimas razões: aptação, no caso de ser uma planta nova, alteração de ph, temperatura, água, deficiência ou excesso de algum nutriente (cálcio, potássio, magnésio, etc.). 

Como é difícil identificar, de forma clara a causa, sugiro que não stresses e deixa correr. 

Cumprimentos. 

Arlindo 

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 hours ago, Arlindo said:

Como é difícil identificar, de forma clara a causa, sugiro que não stresses e deixa correr. 

Olá Arlindo Obg. pela resposta. Eu tenho-a deixado crescer... lá isso tenho. E não me está a incomodar muito o encaracolamento das folhas. Depois de mais crescidas, voltam ao estado "normal". Deve ser típico da planta. Agora, aquilo tem crescido que é uma coisa doida... quando as luzes acenderem vou fazer uma fotografia para mostrar. Abraço.

 

Update:

Cá está a imagem. Comparado com a anterior, que foi feita há cerca de 3 semanas, é bem visível a rapidez de crescimento da Hygrophila Rosea Australis. Entretanto perdeu foi alguma coloração rosa que tinha...

Eu sei que devia poda-la, para controlar melhor o crescimento, mas não tenho tido grande paciência.

 

large_001.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estás a gozar comigo, não tiveste paciencia, arranja-a, já parece o Ricardo, isto é gozar com quem trabalha, passei umas 3 😕  horas de volta do meu aquario, a podar também......Bora lá a fazer alguma coisa, beeeeeemmmm, cinco minutos e já está😈

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

55 minutes ago, Vera Santos said:

Boas, estás a gozar comigo, não tiveste paciencia, arranja-a, já parece o Ricardo, isto é gozar com quem trabalha, passei umas 3 😕  horas de volta do meu aquario, a podar também......Bora lá a fazer alguma coisa, beeeeeemmmm, cinco minutos e já está😈

Bah... n sejas assim... ando com dores musculares há mais de 3 semanas... passei a semana a fazer exames médicos. O aquário vai ter mesmo que esperar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Diogo81 said:

Boas JCM,

 

Espero que fiques bem o mais rápido possível, não só pela tua saúde, como pela saúde do teu aquário 😉 7

 

Abraço

Obg Diogo. Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.