Loukitos

Membro
  • Posts

    178
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3
  • Country

    Portugal

Everything posted by Loukitos

  1. Está a ir bem. Tem que levar tesoura todas as semanas. Logo à noite posto aqui fotos.
  2. Eu encomendei os meus hoje. Estavam esgotados em todo lado então confesso que saíram um bocado caros demais. Mas pronto .. já vem 4 aqui para o meu aquário.
  3. Na minha opinião, vale o que vale, o tom esverdeado das rochas combina na perfeição com a montagem e todo o conceito e ideia inicial de não teres plantas de cores mantendo um tema mais natural. De igual modo, não mexeria nas Blyxas também. Aquilo no canto superior direito é um Otto ?
  4. Está demais a montagem. Sempre a fazer magia com os 45P... Gostei bastante do "Red Planet" e confesso que roubei de lá parte da lista da flora que depois fiz na minha montagem 😇😅 Curioso para ver mais uma obra de arte.
  5. Tenho tido sorte com uns investimentos. Tenho seguido a metodologia do FIRE (Financial Independence Retire Earlier). Deixo aqui o assunto se quiseres dar uma pesquisada e saber um pouco mais sobre o assunto. Viver com rendimentos provenientes de dividendos e também de hobbies. Mas isso são assuntos para falarmos noutro local e não propriamente aqui. 🤪
  6. Digo-te uma coisa, se tivesse sempre por Baião, fazia uma fish room e numa das paredes deixava uma bateria só para ir selecionando camarões. Fica para quando me reformar ou, quem sabe no futuro, quando tiver moradia aí pelo Porto.
  7. Não sei se estão em tamanho adulto. Mas o tamanho delas é idêntico às Neocaridina macho. Só que são tão fininhos que acabam por ter espessura para conseguirem passar no inflow. Só não passou a cabeça mas foi tarde demais, morreu de cansaço a tentar sair do inflow. Quanto aos camarões que selecionei, se começar a sair sempre com essa linha vou-lhes chamar "Chocolate Milk Stripe" 🤣
  8. Já me deixaram desconfinar. Vim a Baião e levo já uns 15 camarões "selecionados". Para fugir um pouco aos vermelhos do Cherry e ficarem diferentes da cor das Boraras. Selecionei os mais escuros e uns que tem uma risca a ver se consigo que saiam sempre assim com essa mutação. Deixo aqui um vídeo dos camarões castanhos com uma lista branca. Quanto às Boraras já perdi uma no inflow. Mas já tratei de arranjar uma rede para pôr lá e não voltar a acontecer. Pelo menos até chegar uma coisa ao próprio que mandei vir do AliExpress.
  9. Opá, foi uma oportunidade única xD Quem me veio trazer os 2 Amanos disse que tinha 10 Rasbora para se desfazer delas porque achou muito pequenas para o aquário e por 80 centimos cada uma que ficava com elas. Olha aproveitei... Antes aqui do que deitados fora... As 10 não devem produzir assim tantos degetos ao ponto de ter um grande pico na Amónia. Mais depressa tenho esse pico se sobrealimentar. Vamos ver como corre.
  10. Preciso da vossa ajuda! Junto com os 2 Amanos que já andam ali a trabalhar vieram 10 Rasbora Briggitae. Tendo em conta os 45x30x30 com cerca de 36 litros reais o que acham que deva fazer daqui a uns tempos: -Adicionar um cardume de outra espécie (qual?) + Ottos e camarões -Aumentar o cardume de Briggitae + Ottos e camarões -Adicionar os Ottos e os camarões apenas O meu outro aquário é composto apenas por camarões e Corydoras pelo que nunca precisei de ter muito cuidado com a Fauna. Mas agora é apenas 1/3 de litragem, preciso da vossa colaboração. EDIT: Estas Rasbora são tão pequenas que ja apanhei uma presa na entrada do inflow e ainda fui a tempo de a salvar... Soluções para isto? esponja dos filtros e dois elásticos ?
  11. Acho que houve um mal entendido, eu disse que a única mudança que houve foi eu ter introduzido um saco de carvão ativo. O saco era novo, por isso o problema não deve ser esse. Mas foi a única mudança que houve, não tinha carvão e passou a ter.
  12. Pelo que percebi, vejo um youtuber que faz aquilo do método Walstad e normalmente ele coloca apenas 1 Amano no início para limpeza. Eu estava a pensar colocar 2 e mais tarde selecionar algumas variações que tenho lá em Baião. Estão todos misturados e a minha ideia era selecionar uns castanhos que tenho lá com uma risca branca. A ver se consigo que saiam todos assim depois. Mas entretanto vou ficar 15 dias aqui, e os Amano vem aqui ter à porta. Vamos ver como corre. Entretanto vou esperar que o tapete fique mais preenchido antes de introduzir mais "equipa de limpeza" , senão ainda levantam tudo. Quanto ao resto da flora, breve introduzo um cardume de Boraras e ficará por aí.
  13. A única alteração que fiz foi colocar o saco de carvão ativo que veio com o filtro. tinha-o ali encostado e ontem coloquei-o no filtro... Não sei se tem alguma coisa a ver mas foi a unica coisa que alterei.
  14. encomendei 2 Amano para entregarem amanha... mais uns dias depois trago camaroes de Baião e ponho aqui uma resma deles... mas para já vai continuar assim e com as TPA.
  15. As quantidades de alga são mesmo minúsculas, quase impercetíveis. Secalhar até era uma boa altura para introduzir alguns camarões. Com as quantidades tão baixas secalhar eles até conseguiam lidar com elas. Mas tenho receio que o aquário ainda nao esteja devidamente ciclado. Fez agora umas 3 semanas e usei Seachem Stability para acelerar. Tenho uma quantidade elevada de camarões lá no outro aquário, não me apetecia estar a comprar mais. Mas secalhar ainda faço uma encomenda a alguém do Porto que venha deixar aqui uma meia dúzia à porta xD
  16. Estava tudo a ir meticulosamente bem, mas aparentemente começou a aparecer umas algas aqui e acolá. Castanhos e parecem "cabelo". Mantive a fertilização bem como o CO2 e reduzi 1h ao tempo de iluminação. Queria comprar excel mas estou em isolamento profilático xD
  17. Esse difusor parece melhor que o meu. O meu CO2 checker ainda marca amarelo. Mas ainda deve ser resultado dos 9 litros de Amazonia e de ser uma montagem tão nova. E umas fotos de dentro dos vidros? 😋
  18. Aproveito para fazer um update e deixar aqui um side by side da evolução do aquário: Já se nota algum crescimento. O meu maior problema tem sido este: Todos os dias uma camada grande de proteína, vulgo gordura. Removo todos os dias mais ainda não lhe consegui pôr fim. Alguma recomendação?
  19. O meu deve ser a opção mais baratinha que existe. Aproveitei que ele trazia adaptadores tanto para mangueira 12/18 como para 16/22 e acabei por utilizar como redutor para ligar o Lily Pipe. Para além do conta bolhas que tem na botija também traz um conta bolhas no próprio atomizador. Tive um problema, como te tinha dito, com o retorno da água quando desligava o solenoide mas resolvi isso com uma válvula anti retorno. De resto acho que cumpre com o objetivo e foi baratinho.
  20. elas eram pequenitas, mas a luz era fraca e já estão aqui à mais de 1 ano acabaram por crescer altas. Acredito que com luz forte e cortando as maiores que ficassem mais baixinhas
  21. E que tal umas crypto? tem uns verdes que se iam destacar. Ficam ali com uns castanhos e verdes escuros.
  22. Vou mantendo isto atualizado, pelos melhores ou piores motivos. Por isso é só estarem atentos 🤣
  23. Acho que de modo geral tendo em conta o tamanho do aquário isso pode acontecer com todas as pedras num instantinho. 🤣 Quanto ao vibrador: quase que nem cabia em altura teve que ficar atravessado 🤣
  24. Ora bem, depois de uns precalços, a encomenda acabou por se atrasar e só chegou na sexta. Como estava a ir para a aldeia. Tive que plantar à pressa para que ficassem dentro de água durante o fim de semana. E o resultado é o que está acima. No domingo quando cheguei tinha umas plantas a flutuar e a água turva. Após uma TPA de 80%. Ora bem, neste momento estou a usar Seachem Prime e Seachem Stability a ver se acelero o ciclo. Quanto ao CO2 estou com 2bps e iluminação está assim: 12h --- 0% 13h --- 40% 14h --- 80% 18h --- 80% 19h --- 40% 20h --- 0% Já iniciei fertilização EI a 1/4 da dose calculada. E vou subindo 1/4 por semana de modo a daqui a 1 mês estar a aplicar o recomendado. Ficou a faltar a S. Repens, que a loja se esqueceu de enviar. E acabei por reparar nisso mais tarde tal era a pressa de plantar. Inicialmente queria Lobelia Cardinalis Mini para transitar entre a A.Reineckii e a H. cuba. Mas estava esgotada e então a alternativa foi a S. Repens. Vamos ver como evolui. Tenho que dar um jeito no substrato mas ele agora está muito sensível e qualquer coisa que mexa tenho logo a Cuba a boiar xD
  25. Faço das tuas, minhas palavras. Vou tratar de fazer update do meu tópico quando chegar a casa xD