João Cardoso (Kadoxu)

.Membro Ausente
  • Content Count

    592
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    21
  • Country

    Portugal

Everything posted by João Cardoso (Kadoxu)

  1. O último betta que tive também fazia isso... Ele pode não estar a conseguir "mastigar" as pellets e a deitar fora por isso. Experimenta ensopar as pellets um bocado antes de lhas dares para ficarem mais moles.
  2. ProScan, se não estou em erro, são testes de fita mas lidos por uma aplicação, não acredites muito nos valores que obtens...
  3. Os nitratos convém manter no máximo a cerca de 20-30ppm. Eu mudo a água todas as semanas... hoje em dia só testo a água 1 vez por mês para verificar que está tudo ok, ou se vir alguma coisa de errado. Acho que ja disse que antes de colocar peixes deves lavar a lã filtrante e esponjas do filtro para tirar os restos de comida. Depois, a manutenção depende da quantidade, tamanho e tipo de peixes. Normalmente faço a primeira limpeza de filtro completa 2 semanas depois de introduzir peixes. Depois disso, se vir que esta muito sujo, limpo com mais regularidade, se estiver pouco sujo, limpo com menos regularidade. Tenho filtros que limpo de 15 em 15 dias e outros que passo 6 meses sem os abrir...
  4. Continua o que estás a fazer e espera mais uns dias... se não vires alterações até ao fim da próxima semana, podes pôr peixes. O mais importante neste hobby é ter calma e paciência!
  5. Já experimentaste testar a água da torneira? A água da torneira costuma ter Nitratos entre 10 a 20ppm... Por isso é que disse que para saberes se o ciclo está completo, tens que ver os Nitratos a "subir". Se está a 10ppm, se daqui a uns dias estiver a 20ppm, com a Amónia e os Nitritos a 0ppm, então o ciclo está completo.
  6. Sendo uns de água doce e outro de água salgada... nem vale a pena continuar a escrever...
  7. Comida de boa qualidade é importante a longo prazo. Variedade também. Eu dou flocos em todos os aquários, depois dou pellets para peixes maiores. De vez em quando dou comida tipo gel da Repashy e a maior variedade de congelados que consigo encontrar (larvas de mosquito, bloodworms, brine shrimp, daphnia, copepods, etc...)
  8. Nunca ouvi tal coisa... mas também nunca tive escalares com areia fina... Desde que o aquário seja suficientemente alto para os escalares, não vejo porque não. Coloca é os Neons primeiro e tenta escolher escalares pequenos, porque se os escalares ficarem suficientemente grandes enquanto os Neons forem pequenos, os Neons vão começar a desaparecer misteriosamente... Estava a perguntar, porque as luzes podiam ser antigas e estarem a precisar de ser substituídas, mas não tinha reparado que tinhas dito que eram LED. Dá-lhe mais tempo, a mim parece-me estar bem.
  9. São a mesma coisa. Testes de fita só são bons para detectar se tens ou não alguma coisa... para medir valores minimamente credíveis não prestam. Ou seja, é bom se quiseres saber se tens Nitritos ou não, mas para saber a quantidade de Nitritos não presta.
  10. De nada. Infelizmente voltei para Portugal há relativamente pouco tempo, não sei muito bem o que há disponível por aqui... estes que eu disse já são alternativas aos que eu utilizava em Inglaterra que não encontrei cá! 😅
  11. Mais uma vez digo... não é suposto uma folha morrer para nascer outra. Isso acontece por deficiência de nutrientes que a planta consegue mover de uma folha velha para uma folha nova...
  12. TPA durante o ciclo só se a Amónia passar dos 5ppm. Que testes estás a usar? Esses valores estão em ppm (parts per million)? Se os resultados estiverem correctos, se já tens Nitritos o ciclo já vai a meio. Quando o ciclo está perto de acabar, devester Niratos a subir e Amónia e Nitritos perto de zero.
  13. Tens que dizer porque é que dizes isso... está a ficar amarelo? a morrer? a crescer mais devagar? não sou bruxo! 🤣 Envia fotos. De qualquer maneira, eu e musgos, não nos damos lá muito bem... 😅 O aquário e as lâmpadas são novos, certo? Pode ser da luz... É muito diferente ter uma luz num aquário de 50L ou num de 190L. A luz perde intensidade com a profundidade da água.
  14. Uma vez no aquário, muito dificilmente te vais ver livre delas... basta ficar uma folhinha e boom, volta a aparecer. É bom se tiveres peixes dourados... eles gostas de comer disso.
  15. Baktopur só trata infecções bacterianas. Um tratamento completo deve incluir tratamento de várias coisas - Bactérias, Fungos, Parasitas Externos e Parasitas Internos. Para bactérias e fungos uso o Esha 2000, para parasitas uso o PraziPro, se bem que este deve ser reforçado com um tratamento para ictio.
  16. Sim Não Devia começar, porque isso parece-me ser o resultado de algumas deficiências.
  17. Sim Logo depois de terminar o ciclo do azoto, não é limpar o filtro, só limpas as esponjas e/ou lã filtrante para remover os restos de comida. Não convém muito limpar a cerâmicas nesta fase inicial para não perderes as bactérias. E sim, com água retirada do aquário. A manutenção completa do filtro depois é feita passada mais uma semana ou duas.
  18. 60L é bom para começar, mas esse filtro não é grande coisa... o teu primeiro investimento depois disto deve ser um filtro de mochila ou externo, que fazem um trabalho muito mais eficiente. Produtos, não sei se te estás a referir às coisas básicas para fazer manutenção, mas vou assumir que sim. Tratamento diário é só pôr comida 🤣 Manutenção semanal dá jeito ter: Termómetro Testes Amónia (NH) Nitritos (NO2) Nitratos (NO3) pH gH kH Camaroeiro Esponja (ou qualquer coisa do género para limpar os vidros) Tubo para retirar água do aquário e aspirar substrato Balde (eu gosto de ter 2, 1 para tirar água e outro para já ter a água nova pronta) Panos/toalhas Existe, se bem que para iniciantes eu prefiro aconselhar que façam o ciclo sem isso, para verem um ciclo normal a acontecer e para aprenderem que neste hobby tudo é melhor quando é feito com calma e paciência. Com o processo de ciclagem normal demora mais tempo, mas também se torna mais fácil ter a certeza de que o ciclo está completo. 60L dá para teres praí 2 ou 3 espécies diferentes, mas o ideal é ter só 1 ou 2 espécies em números maiores. Que espécies escolher, depende daquilo que gostas... vê numa loja ou na net coisas que gostes e informa-te sobre elas (com que tamanho ficam, se são peixes de cardume, características da água que preferem, se são territoriais/agressivos, etc)
  19. As bactérias não estão na água, estão nas superfícies. A percentagem de bactérias perdidas com TPAs é muito reduzida. Desde que não limpe o filtro e utilise o Prime de forma correcta não vai perder grande coisa. O Prime tem de ser usado para o volume de água a tratar. Se tratar a água num balde antes de ir para o aquário, só trata para o volume do balde, mas se só tratar depois de colocar a água no aquário, tem que tratar para o volume do aquário. Nitritos e Nitratos, como estão?
  20. Actualização: Em 3 meses o número de Platys aqui em casa passou de 6 para praí uns 100... e não tenho mais porque só tenho conseguido apanhar uma das fêmeas para a pôr na maternidade. A última "ninhada" nasceu há apenas alguns dias: Acho que vou abrir um viveiro! 🤣
  21. Sim. Tens que continuar a alimentar as bactérias para elas não morrerem à fome e para teres uma colónia suficientemente grande para lidar depois com o que os peixes também produzem.
  22. Para dispersar a agressividade, quantos mais melhor... Mas tens que comprar os novos do mesmo tamanho dos que já tens. Não sei se será verdade ou não, mas há quem diga que retirando os que já estão no aquário antes de meter os novos (e depois voltam-se a pôr os que já lá estavam), reduz um pouco a agressividade para com os novos peixes.
  23. Tetra Ambar ou outros tipos de peixes que fiquem muito pequenos.
  24. Um lago com 500L dá para meia carpa. Uma carpa precisa de 1000L de água para crescer saudável. Informe-se melhor!