João Cardoso (Kadoxu)

Membro
  • Content Count

    1,069
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    39
  • Country

    United Kingdom

Everything posted by João Cardoso (Kadoxu)

  1. As tampas é para conter a evaporação e no inverno também ajuda a manter a temperatura da água. É a evaporação da água do aquário que faz isso sim, especialmente se for um local pouco arejado.
  2. Quando se constroem lagos a pensar em carpas, pensa-se em cerca de 500 a 1000L de água para cada uma... pensa nisso...
  3. Pouco... muito pouco ainda. Tenho tido muito pouco tempo para fazer o que quer que seja. Além disso tudo o que é pessoal da construção anda com os calendários cheios... já falei com um sobre a pedra e ele diz que deve dar para passar a pedra por cima do muro do jardim com uma máquina, mas não há meio de ter tempo para cá vir. Mas devagarinho isto vai lá... O jardim está neste estado: E entretanto o "mini-lago" já é mais um canteiro que um lago!
  4. É simples... porque estás a usar testes de fita, que são pouco ou nada fiáveis.
  5. Deves fazer cortes menos drásticos e mais frequentes. Cortes como tens feito é para tirar a parte inferior da planta e replantar a parte de cima, para a planta ficar mais forte e bonita e não se deve fazer com muita frequência.
  6. Quando fizeste a troca de água verificaste a temperatura da água? Já derreti um tapete de monte carlo por ter provocado um choque térmico nas plantas. Nesta altura de pandemia também convém usar um pouco mais de acondicionador do que o normal. A quantidade de cloro usada na água da rede é aumentada muitas vezes para matar o bicho. Há muitas alturas em que dá para sentir o cheiro do cloro mais intenso na água da torneira.
  7. Um updatezinho... devo confessar que ando cheio de trabalho e ultimamente os aquários têm sofrido de alguma negligência (chegarama estar 3 semanas sem TPAs...) isto é depois de uma manutençãozinha depois de 3 semanas de "esquecimento". Os "gordos" continuam na maior.
  8. Um updatezinho... devo confessar que ando cheio de trabalho e ultimamente os aquários têm sofrido de alguma negligência (chegarama estar 3 semanas sem TPAs...) isto é depois de uma manutençãozinha depois de 3 semanas de "esquecimento".
  9. História caricata... Tinha Neons Chineses numa dorna de 200L e deixei de os ver durante o Inverno. Em Março, reparei que andavam lá uns alevins, mas achei estranho, porque tinha limpo a dorna em Fevereiro e só tinha aproveitado algumas plantas flutuantes. Pensei, "bem, que sorte! Devem ter ficado ovos nas raízes das plantas e nasceram agora!". Esta semana comecei a achar os peixes um bocado "gordos" demais e decidi apanhar alguns para ver se estavam com algum problema... o que apanhei foi isto... Peixes dourados! 😅 Conclusão: Quando limpei a do
  10. Se não há algas suficientes no aquário é preciso alimentá-los. Os camarões gostam de passear, sim... não tenho Amanos, mas de vez em quando lá encontro um Red Cherry sequinho no chão.
  11. Os Amanos ficam bem grandinhos. E se não os alimentam em condições até peixes matam para comer se for preciso...
  12. Porque não está o ciclo feito e/ou a filtragem e manutenção não estão a ser suficientes. Adicionar bactérias "engarrafadas" não faz magia, é preciso saber o que se está a fazer.
  13. Eish... não era preciso arrancar tudo... bastava teres paciência e crescia tudo ainda mais bonito do que antes... tens que cortar menos quantidade com mais frequência para evitar isso.
  14. O KH e o PH estão ligados. O KH é o "buffer" do PH, ou seja, é a capacidade que a água tem de aguentar o PH da água relativamente a influências "externas" (e aqui "influências externas" são coisas que não fazem parte da água, tipo substrato, rochas, produtos para alteração de PH, injeção de CO2, etc). Um KH baixo, significa que o PH pode oscilar rápidamente, um KH alto, significa que será mais dificil alterar PH. Nada disto depende do ciclo. Geralmente água mais dura tem um KH maior que água mole. Daí geralmente ser difícil ter água dura com PH ácido. Quanto ao temp
  15. O problema de comprar equipamento relativamente caro na AliExpress ou no estrangeiro, é que se tens problemas com o equipamento, estás agarrado. às vezes para poupar 10€, acabas por perder 30 ou 40€. Compra numa loja local ou pelo menos portuguesa, para que seja mais fácil resolver problemas caso eles aconteçam. Comprei o meu online na proaquarium e até ver ainda não tive problema nenhum.
  16. Peço desculpa, quando respondi li mal o que a Guiomar tinha escrito, pareceu-me estar lá NO3 (Nitratos) e não NH3 (Amónia). NH3 a zero é bom, sim.
  17. Olá Cristina, Não deve deixar o seu contacto telefónico nem outros dados pessoais assim num fórum público. Pode perfeitamente fazer as perguntas que quer fazer aqui e haverá certamente quem a consiga ajudar.
  18. 50 Litros é muito pouco para 1 peixe dourado, muito menos para 3. Dependendo do tipo de peixe-dourado, cada peixe desses precisa de 60 a 80L de água. Poranto para 3, o tanque de 250L era o ideal. Testar PH e Nitritos não é de todo suficiente. Amónia é essencial e Nitratos também é importante. Eles no lago nunca tiveram problemas, porque o volume de água era maior e as mudanças dos parâmetros e temperatura da água dão-se mais lentamente por causa disso. Pense por exemplo no cloro da água da torneira, no tanque 25L de água da torneira não iam fazer mal nenhum, porque o cloro desses 25
  19. Deve testar amónia (NH3/4) e o valor dos Nitritos deve ser sempre 0. Coloração preta pode dever-se a entoxicação por excesso de amónia, ou pode ser pura e simplesmente genético. Como tiveram outro problema de saúde recentemente, a minha opinião inclina-se mais para a entoxicação. Que manutenção tem feito ao aquário e com que frequência? Disse que o herdou, transportou-o para sua casa, ou está no mesmo sítio?
  20. Não está aí o teste mais importante NH3/4 (Amónia). NH3 a zero a mim preocupa-me. As fêmeas podem continuar a dar à luz, penso que até 6 meses depois de serem separadas dos machos.
  21. Já testaste a água? Já vi que sim... lol Mas era importante veres o valor da amónia e do Kh. Pode acontecer que tenhas libertado alguns gases do substrato que possam causar problemas. As mortes não acontecem necessáriamente na primeira semana.
  22. Depende dos pontos brancos... nesta altura pode ser apenas sinal de que estão prontos para se reproduzirem... sem fotos é impossvel saber.
  23. Isso soa a aquário muito sobrelotado... vai dar asneira.
  24. Se é como estou a visualizar, tenho alguma dúvidas que a esferovite aguente a pressão da água durante muito tempo... tens fotos disso? Já pensaste em forrar o interior com tela?