Cubos ao Quadrado - Parte 1


Recommended Posts

large.29622113_20201013_2259062.jpg

Cubo de 40L. Montagem dia 13/10/2020.

Luz: Floodlight LED 20W

Filtro: Estou indeciso

Substrato: ADA Amazónia

Rocha: Seiryu Stone

Plantas: 

- Eleocharis parvula

- Eleocharis acicularis 'mini'

- Hydrocotyle sp. 'Japan'

- Micranthemum 'Monte Carlo'

  • Gosto 4

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está muito engraçado o aquário... eu próprio estou com ideias de fazer uma coisa assim, já que a minha filhota de 7 anos também me está a pedir um aquário para ter no quarto dela, e até estava a pensar fazer algo parecido. Essa árvore foste tu que montaste, ou já compraste assim?

 

Qual a fauna que vais colocar no aqua? vais fazer criação de camarões (e daí o filtro esponja), ou já que fizeste um nano plantado vais aproveitar para ter outro tipo de vivos?

 

Imagino ainda que não vais utilizar CO2 certo? como vais fazer em relação à fertilização das plantas?

 

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante, muito interessante. Adoro o hardscape!

As pedras são lindas, com uma bonita textura e o “tronco” encaixa aí muito bem. Já não aposto com tanta segurança na seleção da flora:

Acicularis ‘Mini’: 3 a 5 cm / párvula: 3 a +10: Sim entendo, mas tenho um bocadinho de dificuldade em confiar plenamente nas descrições dos viveiros de plantas e sei que depende essencialmente da iluminação e da fertilização. Na verdade, as minhas experiências nem sempre coincidem com aquilo que vem nos catálogos, portanto, ainda mais interessante será observar a evolução deste aquário.

Nesta escala as subtilezas são determinantes, e eu não resistiria a colocar algo ligeiramente diferente entre as duas rochas e a raiz do tronco (a crypto parvula ficaria muito bem, nos primeiros 3 a 4 meses, depois seria comida... talvez uma Lilaeopsis..., ou outra crypto diferente). Mas que traria uma nova dimensão, traria!

Também fico surpreendido por ver (nesta mesma escala), a ‘Monte Carlo’ a servir de preenchimento de copa… suponho que te vá dar muito trabalho a cuidar, mas concordo que até pode ficar bastante interessante.

Sei contudo, de uns alevins que vão ser muito felizes e que serão completamente indiferentes se a eleocharis cresce, mais um bocadinho ou menos que o previsto ou se a escala está em equilíbrio maior ou menor!... 😉

Promete bastante e eu gosto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Diogo81 disse:

Está muito engraçado o aquário... eu próprio estou com ideias de fazer uma coisa assim, já que a minha filhota de 7 anos também me está a pedir um aquário para ter no quarto dela, e até estava a pensar fazer algo parecido. Essa árvore foste tu que montaste, ou já compraste assim?

 

Qual a fauna que vais colocar no aqua? vais fazer criação de camarões (e daí o filtro esponja), ou já que fizeste um nano plantado vais aproveitar para ter outro tipo de vivos?

 

Imagino ainda que não vais utilizar CO2 certo? como vais fazer em relação à fertilização das plantas?

O bonsai comprei, só tive que lhe "plantar" as folhas 😅

Fauna será à volta de animais vermelhos ou laranjas do que tiver aqui por casa... provavelmente Platys, Red Cherrys, Caracóis...

Ainda não me decidi sobre que filtro vou usar... Era para ser filtro de esponja, e deixei espaço para ele de qqr maneira, mas como estou a pensar usar CO2 daqueles baratos tipo isto:

WATERPLANT_KIT_C_522e328fae93a.jpg

se calhar vou acabar por usar um filtro mochila ou um EHEIM 2213, até para ter um bocadito mais de movimentação de água dentro do aquário.

Fertilização, com substrato da ADA, nos primeiros meses nem devo precisar, só se for para o Monte Carlo por estar no Bonsai. Mas costumo usar os fertilizantes da Tropica.

 

há 12 horas, C Mocho disse:

Interessante, muito interessante. Adoro o hardscape!

As pedras são lindas, com uma bonita textura e o “tronco” encaixa aí muito bem. Já não aposto com tanta segurança na seleção da flora:

Acicularis ‘Mini’: 3 a 5 cm / párvula: 3 a +10: Sim entendo, mas tenho um bocadinho de dificuldade em confiar plenamente nas descrições dos viveiros de plantas e sei que depende essencialmente da iluminação e da fertilização. Na verdade, as minhas experiências nem sempre coincidem com aquilo que vem nos catálogos, portanto, ainda mais interessante será observar a evolução deste aquário.

Nesta escala as subtilezas são determinantes, e eu não resistiria a colocar algo ligeiramente diferente entre as duas rochas e a raiz do tronco (a crypto parvula ficaria muito bem, nos primeiros 3 a 4 meses, depois seria comida... talvez uma Lilaeopsis..., ou outra crypto diferente). Mas que traria uma nova dimensão, traria!

Também fico surpreendido por ver (nesta mesma escala), a ‘Monte Carlo’ a servir de preenchimento de copa… suponho que te vá dar muito trabalho a cuidar, mas concordo que até pode ficar bastante interessante.

Sei contudo, de uns alevins que vão ser muito felizes e que serão completamente indiferentes se a eleocharis cresce, mais um bocadinho ou menos que o previsto ou se a escala está em equilíbrio maior ou menor!... 😉

Promete bastante e eu gosto!

Obrigado!

Párvula usei só no fundo, pela minha experiência fica mais alta.

Nas raízes e na rocha plantei um bocadito de Hydrocotyle sp. 'Japan', mas provavelmente vai ser "comida". Agora falaste em Crypt Parvula e por acaso tenho ali um bocado... também tenho ali outras plantas que posso experimentar, mas para já acho que não vou mexer mais.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cubos ao quadrado? Há um gêmeo aí perto?

Eu acho é que a.hidrocotyle vai tomar conta disso se te distraires 😁

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Tozé Nunes disse:

Cubos ao quadrado? Há um gêmeo aí perto?

Eu acho é que a.hidrocotyle vai tomar conta disso se te distraires 😁

 

Digamos que tenho mais 1... ou 2... ou 3... em desenvolvimento! 😂

large.20201016_100250.jpg

  • Gosto 2
  • Haha 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caraças. Este é o quê? 8º aquário aí em casa?

Gosto muito da maneira como conjugaste as rochas e a árvore. Apesar de não ser grande fã deste tipo de layout, sei reconhecer bem que ficou muito bem feito. Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/10/2020 at 20:59, JoseCarlosMarques disse:

Caraças. Este é o quê? 8º aquário aí em casa?

Ahahah! Não... como mudei de casa/país no fim do ano passado recomecei do zero! Agora, se contar com o "mini" lago estou novamente a chegar aos 7... 😅

  • 5L ("A Maternidade")
  • 15L plantado com um betta
  • 40L (que é o deste tópico) era onde punha os alevins com mais de 1 mês
  • 2 cubos com pouco mais de 100L cada um (os grandes que aparecem na última foto que pus aqui) e que fui eu que montei há umas semanas (cortei o vidro e pus silicone, etc).
  • Tenho o 200L com peixitos dourados ("Discus(sões)")
  • "Mini" Lago com cerca de 250L (de que partilhei fotos no tópico "Um Lago Americano")

Nos meus planos só está mais 1 lago maiorzito para o jardim e um aquário de 500L ou mais para o escritório... e espero parar por aqui! 😆

On 16/10/2020 at 20:59, JoseCarlosMarques disse:

Gosto muito da maneira como conjugaste as rochas e a árvore. Apesar de não ser grande fã deste tipo de layout, sei reconhecer bem que ficou muito bem feito. Parabéns!

Obrigado! 🙂

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo assim é muita coisa homem! Tens que passar a profissional e a sacar algum rendimento disso. Eheh.

Fiquei curioso com a maneira como fizeste os 2 cubos de 100 litros. Foi muito complicado? Compensou financeiramente? Houve aí uma altura em que estava a pensar fazer isso, mas actualmente encontram-se aquários tão baratos e de tão boa qualidade que achei melhor comprar. Dá-me a tua opinião.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Mesmo assim é muita coisa homem! Tens que passar a profissional e a sacar algum rendimento disso. Eheh.

Daqui a uns tempos posso começar a vender platys, camarões e plantas! 🤣

há 34 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Fiquei curioso com a maneira como fizeste os 2 cubos de 100 litros. Foi muito complicado? Compensou financeiramente? Houve aí uma altura em que estava a pensar fazer isso, mas actualmente encontram-se aquários tão baratos e de tão boa qualidade que achei melhor comprar. Dá-me a tua opinião.

Tendo em conta que na única loja decente aqui da minha zona, um cubo de 50cm custa 80€ e que não paguei pelo vidro (aproveitei vidro que os meus pais tinham para lá num armazém), os 2 aquários custaram-me menos de 10€ (preço da ferramenta de corte de vidro + o tubo de silicone). Poupei 150€

Se fosse aí no norte, perto do Porto e tivesse que pagar pelo vidro, não compensava de certeza, porque se encontram cubos a preços excelentes por aí...

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Tendo em conta que na única loja decente aqui da minha zona, um cubo de 50cm custa 80€ e que não paguei pelo vidro (aproveitei vidro que os meus pais tinham para lá num armazém), os 2 aquários custaram-me menos de 10€ (preço da ferramenta de corte de vidro + o tubo de silicone). Poupei 150€

Se fosse aí no norte, perto do Porto e tivesse que pagar pelo vidro, não compensava de certeza, porque se encontram cubos a preços excelentes por aí...

Nesse caso faz todo o sentido que os tenhas construído. Por aqui, e para o tamanho que queria (80x30x40) os vidros ficavam-me por 48€. Ainda teria que comprar o silicone. Comprei o meu por 75, porque não queria estar à espera e encomendei-o, mas já tinha visto um aquário com as mesmas dimensões em loja por 55... em vidro de 8mm. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma semaninha...

large.20201021_112625.jpg

Bem... já percebi porque é que o @Tozé Nunes diz que a hydrocotyle vai tomar conta disto tudo... 😅

large.20201021_112636.jpg

Já se vê crescimento na Eleocharis... as floodlights dos chineses, para já, estão a funcionar!

large.20201021_112756.jpg

large.20201021_112716.jpg

 

Estou é com um pequeno problema a aparecer por ter deixado tanta água no substrato... mofo! Costumo abrir o topo durante alguns minutos por dia. Se calhar tenho de o abrir mais tempo, ou deixar um cantinho aberto, mas tenho receito que a Monte Carlo fique demasiado seca... lá vou eu comprar água oxigenada. 😑

 

Aproveito para abrir um bocadinho a tampa do que se vai passar na Parte 2 dos Cubos Ao Quadrado... estou só a dar uns dias à Eleocharis par se agarrar, depois vou encher e plantar

large.20201021_113302.jpg

isto começa a parecer uma loja de plantas aqui em casa! 😅

large.20201021_113500.jpg

 

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Bem... já percebi porque é que o @Tozé Nunes diz que a hydrocotyle vai tomar conta disto tudo... 😅

- Quando tiveres a mais, manda cá para casa!

 

Já se vê crescimento na Eleocharis... as floodlights dos chineses, para já, estão a funcionar!

- Por experiência própria, funcionam muito bem em plantados.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Quando tiveres a mais, manda cá para casa!

Cheira-me que não vai demorar muito... 😅

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Por experiência própria, funcionam muito bem em plantados.

Já tinha usado, mas mais para plantas emersas e com mais potência, estava com receio que não fosse suficiente neste caso.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/10/2020 at 10:09, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Digamos que tenho mais 1... ou 2... ou 3... em desenvolvimento! 😂

large.20201016_100250.jpg

Boas, cantinho perfeito, gostei imenso do primeiro cubo, está com um aspecto fantástico. 

Queria pedir-te para mostrares como fizeste o suporte para os projectores Led.... Obrigada 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Vera Santos disse:

Boas, cantinho perfeito, gostei imenso do primeiro cubo, está com um aspecto fantástico. 

Queria pedir-te para mostrares como fizeste o suporte para os projectores Led.... Obrigada 

Obrigado Vera!

 

Os suportes são feitos em PVC e depois pintados com spray preto. Quase tudo igual como neste vídeo:

Mas como estou a usar projetores, modifiquei um bocadito só a parte de cima, em vez de terminar com peças de 90º, fechei o tubo e depois para prender os projetores uso abraçadeiras (ou parafusos, se for um projetor mais pesado).

large.20201023_105148.jpg

Se tiveres paciência, pode passar os fios do projetor por dentro do tubo antes de montar tudo (mas se depois tiveres de trocar um dos projetores é mais complicado), eu desta vez optei por prender os fios também com abraçadeiras.

 

 

  • Gosto 3

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Parte 2 está plantada! 

large.20201025_113720.jpg

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, o da direita também é um cubo, não é? E parece ter as mesmas dimensões do da esquerda. Isso não está equilibrado... falta preencher aquele espaço no meio. Eheh. Já tem luz e tudo! Cheira-me que em vez de Cubos ao Quadrado este post devia chamar-se Cubos Elevado a Quatro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

João, o da direita também é um cubo, não é? E parece ter as mesmas dimensões do da esquerda. Isso não está equilibrado... falta preencher aquele espaço no meio. Eheh. Já tem luz e tudo! Cheira-me que em vez de Cubos ao Quadrado este post devia chamar-se Cubos Elevado a Quatro.

Era para ser isso, sim, mas o nome não soava tão bem! 🤣

Vão ser 4 cubos, e o que ali falta é o que já está montado há mais tempo e é também o mais pequeno, faltou só a vontade de o mudar de sítio até agora! 😅

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tem água! Tive de encher para não começar a perder muitos plantas com o mofo, que também já estava a afetar a Monte Carlo...

large.20201030_231006.jpg

Tenho que dar aqui uns cortes brevemente...

Também fiquei com a água um bocado turva no primeiro dia, suspeito que por causa do gel nas raízes da Monte Carlo, por ser in-vitro.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Já tem água! Tive de encher para não começar a perder muitos plantas com o mofo, que também já estava a afetar a Monte Carlo...

large.20201030_231006.jpg

Tenho que dar aqui uns cortes brevemente...

Também fiquei com a água um bocado turva no primeiro dia, suspeito que por causa do gel nas raízes da Monte Carlo, por ser in-vitro.

O gel tem de sair todo, tens de lavar bem antes de dividir-se a planta. 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, JoseCarlosMarques disse:

Boa! a Monte Carlo agarrou-se bem aos ramos. Usaste cola? E que filtro optaste por usar?

Prendi apenas os molhos de Monte Carlo nos ramos do Bonsai e resultou. Optei por usar um filtro externo - EHEIM Classic 250 (2213) - para ter um bom fluxo de água para a carpete crescer.

 

há 9 horas, Vera Santos disse:

O gel tem de sair todo, tens de lavar bem antes de dividir-se a planta. 😉

Eu sei, e normalmente consigo tirar tudo, mas desta vez como não queria separar muito os molhos da planta que tinha, ficaram uns restinhos de gel. Por um lado até me deu menos precupações enquanto não tinha água no aquário, não estava muito certo de que a Monte Carlo se ia aguentar num dry start sem estar em contacto com o substrato, mas como tinha restinhos de gel, fiquei mais descansado quanto a isso.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por fazer um pequeno desbaste na semana passada... que já nem se nota...

large.20201108_191557.jpg

 

O bonsai também já deu uns frutos esquisitos! 😅

large.599328564_20201108_1908391.jpg

 

Como não consegui apanhar todos os pedacinhos de Monte Carlo que cortei, ja me anda a nascer Monte Carlo no "chão"! 

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já temos mais habitantes! 😁

Estas fotos infelizmente não fazem jus àquilo que vejo! Já saquei outra app para o telemóvel a ver se melhorava, melhorou um bocadito, mas nada do outro mundo... 

large.IMG_20201110_160145.jpg

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.