Viriathus


Ricardo Alexandre

Recommended Posts

há 2 horas, buedamau disse:

Será o neosoil ainda a libertar muitos nutrientes para a água? 1ml de excell parece curto, no meu estou a dar 2ml ainda e não tenho essas diatomaceas, mas eu estava a falar de sobredose, 3x a dose máxima durante 3 dias seguidos, já experimentaste?

Pois não sei 

aspirei tudo ao máximo , nem imaginas 3h+ de volta do aquário , ainda me falta logo replantar o restante das pontas das moitas 

 

ainda não , comecei com 5ml salvo erro e mantive com 1ml. Que achas de aumentar para 2ml diários e se coiso dar essa sobredose durante 3Dias. E depois continuar 1ml ou 2ml todos os dias ou dia sim dia não para sempre 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai não que não sei, os meus ouvidos até me doem com a voz da maria:-p

A sobredose para o teu aqua acho (é melhor verificares antes) que seriam 6 (30ml) tampas por dia, durante 3 dias seguidos. Bem mais do que usaste...

Eu estou a dar os tais 2ml dia para ver se não dou muito espaco às cianos e bba, mas pretendo não dar nada de excell num futuro próximo, conforme isto vá correndo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hahhaa a minha por acaso não resmungou , cheguei 20min atrasado 😂 para a ir buscar a trabalho e estou de folga.

 

para já vou manter a dose recomendada , overdose só em último caso 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Está a ficar na hora de uma nova actualização 😉 já lá vão 16Dias 

ninguém quer ver 

 

Deu trabalho? Deu , mas sem dúvida que valeu cada minuto . 
Neste momento está tudo saudável e a crescer bem
Foi poda inversa como tinha referido nas moitas , foi podar o tapete rente ao solo e aspirar tudo ao máximo das diatomaceas , mesmo no meio das outras plantas e sítios que até mesmo eu não via , no meio dos troncos , foi podar praticamente todas as folhas da tridente rentes . 
 

Apos isso uma overdose de Excel (15ml) por dia  x3 , sexta,sábado,domingo passado e mantendo todos os dias 2ml desde então.
No sábado ainda tive de voltar aspirar no tapete , mas já não via nada nas moitas. E agora parece que está IMPEC... 

Na terça que passou dia 4, dei umas podas nas plantas vermelhas e verdes ao pé das rochas e pedras para replantar 😉 

 

Ah e suspendi o Eisen(ferro) durante 2 semanas , vou voltar a começar no início da semana tudo de novo. Adicionei Purigen no filtro que já aí tinha. 
Tenho adicionado prime logo após as TPA’s.

E mais nada , usei stability mas foi na primeira semana quando introduzi novos habitantes , que vocês acho que ainda não viram hehehe , neons e CRS 😉 , já cá estão desde o dia 22 .


 

Espero que gostem do relatório 😂 

Editado por Ricardo Alexandre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Ricardo Alexandre disse:

Espero que gostem do relatório 😂 

Falta as fotos... 😋

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, 

 

Fico contento por saber que estás a superar as dificuldades, no fim o resultado tem um sabor melhor. 

 

As diatomáceas são bastante desagradáveis visualmente mas é uma questão de tempo, paciência e dedicação até que elas quase que desaparecem naturalmente da noite para o dia. O excel nesses casos, diria que é quase desnecessário, com a ciclagem do aquário ao usar excel podes ter o efeito contrário, já que ao dar overdose desse produto estás a limitar a qualidade de vida das bactérias que se estão a formar no ecossistema. 

Após ver o teu último video deu para perceber que tens pouca/quase nenhuma movimentação na superfície. Isto também tem efeitos negativos pois a troca de gases está comprometida e acabas por ter poucas concentrações de oxigénio na coluna de água (mais um elemento a comprometer o equilíbrio do ecossistema). O meu conselho aqui é, levantar um pouco mais o lily pipe de saída do filtro de forma a movimentar e a quebrar essa película que se forma na superfície, por fim e não menos importante um skimmer de superfície para remover essa mesma película. 
Se quiseres podes também colocar uma bomba de ar a trabalhar após o fotoperíodo, desta forma vais ajudar a "oxigenar" mais a água do aquário contribuindo para que as bactérias nitrificantes possam fazer o seu trabalho de forma mais eficaz, até a água fica mais cristalina mesmo sem purigen! 

Força nisso!

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ismael_figueira - Concordo plenamente m uma batalha vencida sofrida tem outro sabor.

Mesmo e desanimastes , por coincidência cheguei a pouco a casa e deparei-me com algumas no tapete , um pouco aqui outro a cola , e chegou o teste SIO3, e deu positivo infelizmente , a agua da companhia deu 2mg/l se não mais, vendo as coisas de outra maneira fez praticamente uma semana sem ver as mesmas. As moitas após poda inversa , nem velas até ver. Aspirei as que tinha e durante o fim de semana vou fazer analise SIO3 na água do furo do meu pai, se for melhor arranjo uns garrafões para trazer as segundas e fazer as TPA´s as terças.

 

Reltativamente ao excel , fiz-me entender mal talvez, usei overdose de excel por causa de umas algas que andavam aparecer em demasia nas Trident e nas Alternanthera Reineckii, que desde então não as vejo 😉 

 

Em relação a movimentação na superfície , entretanto chegou um skimmer da viv e um novo out , ao qual parti o antigo out a remover e no mesmo dia a noite a ajustar o skimmer , parti o também, entretanto também já tinha visto alguns aquas como dizes e puxei-o para cima. Estou a pensar em comprar um novo skimmer de vidro e arriscar.

large.IMG_1626.jpg

 

 

@brunofasoares  Aqui ficam algumas fotos 👀 sem o estado geral , fica para terça hehehe, fotos sem edição e tiradas com o telemovel , espero que gostem 😉 

 

Ao que parece as bloody Mary já não se encontram ovadas 🤔

large.IMG_1622.jpglarge.IMG_1615.jpglarge.IMG_1624.jpglarge.IMG_1617.jpglarge.IMG_1613.jpg 

large.IMG_1598.jpg

large.IMG_1632.jpg

 

large.IMG_1582.jpg

 

 

Espero que não sejam fotos a mais 😂 , Bom fim de semana 

Editado por Ricardo Alexandre
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, 
 
Fico contento por saber que estás a superar as dificuldades, no fim o resultado tem um sabor melhor. 
 
As diatomáceas são bastante desagradáveis visualmente mas é uma questão de tempo, paciência e dedicação até que elas quase que desaparecem naturalmente da noite para o dia. O excel nesses casos, diria que é quase desnecessário, com a ciclagem do aquário ao usar excel podes ter o efeito contrário, já que ao dar overdose desse produto estás a limitar a qualidade de vida das bactérias que se estão a formar no ecossistema. 

Após ver o teu último video deu para perceber que tens pouca/quase nenhuma movimentação na superfície. Isto também tem efeitos negativos pois a troca de gases está comprometida e acabas por ter poucas concentrações de oxigénio na coluna de água (mais um elemento a comprometer o equilíbrio do ecossistema). O meu conselho aqui é, levantar um pouco mais o lily pipe de saída do filtro de forma a movimentar e a quebrar essa película que se forma na superfície, por fim e não menos importante um skimmer de superfície para remover essa mesma película. 
Se quiseres podes também colocar uma bomba de ar a trabalhar após o fotoperíodo, desta forma vais ajudar a "oxigenar" mais a água do aquário contribuindo para que as bactérias nitrificantes possam fazer o seu trabalho de forma mais eficaz, até a água fica mais cristalina mesmo sem purigen! 

Força nisso!
Ismael tudo muito bem dito...
Eu próprio lhe disse isso neste processo que tenho aconselhado e acompanhado.
Como já lhe disse vai ser uma questão de tempo para as plantas ganharem volume outra vez e as diatomáceas serem extintas.
Até lá é preciso paciência para ir aspirando as que aparecem e não facilitar nas manutenções...

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk

  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/02/2020 at 20:49, Luís Cardoso disse:

Eu próprio lhe disse isso neste processo que tenho aconselhado e acompanhado.
Como já lhe disse vai ser uma questão de tempo para as plantas ganharem volume outra vez e as diatomáceas serem extintas.
Até lá é preciso paciência para ir aspirando as que aparecem e não facilitar nas manutenções...

E muito obrigado por isso amigo @Luís Cardoso 

 

On 09/02/2020 at 12:13, buedamau disse:

Está a ficar impecável! Até a água parece mais cristalina 🙂

Sim , o Purigen ajudou a ficar ainda mais cristalina, e as plantas muito mais saudáveis , principalmente o tapete.

 

 

Hoje é dia de TPA e limpezas , fica aqui umas fotos durante a mesma,  e entrada de novos inquilinos 😉 estão neste momento a climatizar .

A tarde já ligo a camara e tiro umas fotos gerais para verem o estado.

large.IMG_1674.jpg

large.IMG_1669.jpg

Editado por Ricardo Alexandre
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais vale tarde que nunca...

 

Aqui ficam umas fotos tiradas agora , os neons estavam tímidos , depois esconderam-se no meio das moitas 

large.IMG_0300.jpglarge.IMG_0302.jpglarge.IMG_0303.jpglarge.IMG_0306.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já , hoje ainda tive de aspirar um bocado no fim do caminho . Voltei a fertilização normal 

 

agora só volto a postar foto geral quando isto tiver uma selva , quando as rotalas principalmente tocarem todas na superfície 😂 

que dizem ?

 

mesmo , estou adorar , até as juvenis que entraram na terça , já apareceram ovadas hoje , ou os neons vão dar conta de quase todos ou ao rumo que isto leva , vai ficam o aqua cheio deles 😅 gostava 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário está sublime!!👍

Desde já peço desculpa pela intrusão com uma pergunta tendencialmente off-topic😁...Vejo que tem outros camarões além dos Caridina e vejo que faz fertilização liquida no aquário. Mas os camaróes, que não os Caridina,  podem estar em aquários com fertilização liquida? Eu estava a pensar em colocar camarões (já tenho caridina)  no meu pequenino aqua de 30L mas nunca o fiz porque li pelo fórum que os aquas com camarões não podem ter fertilização liquida. Estou errada?

Mais uma vez peço desculpa  pelo possível off-topic e se quiser retiro esta questão.

Editado por bettaa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado 🙂

 

É sobre o aqua , é sobre a fertilização que estou a usar , não é off-topic 😉 estas a vontade , a fertilização que uso é Aqua Rebell , não é prejudicial para camarões , diz mesmo na embalagem e no site.

No aquário , fora alguns que já tenham nascido e não veja tenho 22 caridinas CRS e 10 neocaridinas bloody mary.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ontem mais uma TPA parece que o tapete já começa a ter melhorias , estou a sensivelmente 2 semanas a fazer TPA´s com água engarrafada. E parece que está ajudar , vamos a ver se é desta que o tapete fecha com adição da Glossostigma elatinoides 😉 

parecem que os camarões sentem-se em casa hehehe 

Dia 107 - Antes da TPA 

large.IMG_0308.jpglarge.1624311389_IMG_0309_.jpg

 

Após TPA

large.75474033_IMG_0314_.jpglarge.IMG_0317_2.jpg

large.81121512_IMG_0313_.jpg

large.2031401834_IMG_0318_.jpg

large.938355188_IMG_0321_22.jpg

 

Neste momento tenho mais 2 Neocaridinas cheias , e é a primeira CRS que vejo cheia 😁

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem parece que não mas isso já levou uma grande mudança, estás a ir num bom caminho força nisso.

Essas fotos dos camarões é que.. nem imaginas a inveja que me dás xD

  • Votar + 2

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está a ficar top, grandes alterações para melhor, bom esforço! 😉

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bem bonito, as macros também, são os camarões destemidos ao contrário dos meus:p

Esse ramo grosso no meio é que me perturba um pouco, já experimentaste pôr mais paa a esquerda, mais no centro desse conjunto?  o ramo que faz de raíz assim sozinho e desterrado também parece meio perdido e grosso para raíz...

Bela evolução, a continuar assim vais ter um aqua top em casa:-)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

@Brunomcc2000 - Realmente já levou algumas mudanças em muitos aspetos , só tenho a agradecer a quem me tem ajudado imenso 😉

                                   Em relação aos camarões , já meto mais uma de quando vi os recém nascidos bloody Mary e uma de quarta de quando fiz a TPA

 

@Vera Santos - Obrigado. 😄 Ainda tem que ficar melhor , andava a perder fluxo tive de tirar as esponjas do pre-filtro , por isso talvez a acumulação de porcaria no tapete e não ter fechado (já la vão 5 meses desde que o montei) 

 

@buedamau - Obrigado , não era para menos agora sem neons estão nas sete quintas deles 😂 

                          Infelizmente esse ramo está colado o único que está solto e as vezes me irrita , é o junto a pedra esquerda a frente desse que falas.

                          Espero que sim , e que fique ainda melhor para quando mudar de casa estar preparado para um novo layout e  quem sabe um dia subir para um 90 😜 

 

Aqui fica uma foto de como estava uma lastima o tapete por falta de fluxo espero eu desta vez termos acertado, removi as esponjas do pre-filtro , aumentei mais uma hora na luz e no CO2 claro , passou para 8h a 100‰, e comecei com Eisen Basic da aqua Rebell 1 push por dia, e aumentei a dosagem do NPK para 3 push por dia , entretanto overdose de excel (5ml) por dia , ontem , hoje e amanhã, e depois manter 2ml por dia.

E enquanto encontrar mantenho água engarrafada penacova , tenho feito TPA´s de 75/80% (47,5/50L)

Sim está menos clean , voltei a meter Lily pipas de 17 também , estou a tentar arranjar um skimmer 17 que ca caiba. e outro outflow, para não perder fluxo.

 

Olhem bem para a diferença do tapete , até arranquei a zona que crescia menos do lado esquerdo , aspirei e lavei bem as plantas e volta a plantar e começa a nova alimentação em força , muito obrigado @Luís Cardoso 😉 

large.IMG_0322.jpg

Depois da TPA mas tirada hoje , depois da resolução do pre-filtro 

large.IMG_0329.jpg

 

Aqui fica fotos de quando descobri 2 no dia 10 durante a TPA XD , notasse peça sujidade no ar hehe

large.1007202152_18maro.jpglarge.504714401_10maro.jpg

 

passado 8 dias vi um deles assim mas pelo menos andam cá os dois ainda os vi hoje, mais não sei. 

large.IMG_2134.jpg

 

E uma foto de uma das mães , ando sempre com pelo menos 2 cheias , não param. E está com umas cores brutais , está foto sem qualquer edição tirada com o tlm.

large.IMG_2199.jpg

 

a minha vista enquanto escrevia e atualizava o meu tópico 

large.IMG_2208.jpg

 

Espero que gostem 

Abraço 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem - Dia 126 - Mais uma semana mais uma TPA , desta vez dia de algumas podas 

Acabei por arranjar um amigo e dei-lhe as podas das moitas verdes, para adensar mais as as vermelhas antes de continuar a adensar mais ainda as verdes.

large.IMG_2356.jpglarge.205E621A-E0CB-40F1-A9C6-0DEAC2AF3C5E.JPG

 

Aqui fica uma foto da minha ajudante na TPA 😁

large.IMG_2375.jpg

large.IMG_2385.jpg

large.IMG_2389.jpg

large.IMG_0331.jpg

large.IMG_0335.jpg

large.IMG_0330.jpg

 

E esta foto foi tirada agora , aguardo opiniões , parece que o tapete que era o pior esta a melhorar mesmo .

E de novo com pipes todos de vidro , 16/22 para não perder fluxo

large.IMG_0342.jpg

 

 

Aproveito para dizer que me ofereceram um Cubo 30cm da ILA, óptima qualidade digo já , estou ainda a ponderar o que faço com ele , talvez um Aqua mais destinado só a camarões , hardscape simples , ainda a ponderar se uso C02 ou não , nem sei se crio tópico aqui ou nos invertebrados. Ainda em duvida sobre que equipamento comprar

Editado por Ricardo Alexandre
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a dizer que este será um dos aquários mais bonitos que tenho visto. Gosto bastante de todo o conjunto, das cores que as plantas reproduzem.. um quadro autentico! Parabéns 🙂
E mesmo a fauna, tudo com óptimo aspecto e bem seleccionado.
 

On 26/03/2020 at 18:59, Ricardo Alexandre disse:

Aproveito para dizer que me ofereceram um Cubo 30cm da ILA, óptima qualidade digo já , estou ainda a ponderar o que faço com ele , talvez um Aqua mais destinado só a camarões , hardscape simples , ainda a ponderar se uso C02 ou não , nem sei se crio tópico aqui ou nos invertebrados. Ainda em duvida sobre que equipamento comprar

Isso realmente está a chamar por camarões aí dentro 😉 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas tuas palavras @Emejet , estou a ficar cada vez mais contente e feliz com o resultado ☺️

Tenho muita pena de ter morrido os neons todos , mas até ver vai ficar só os camarões pelo menos até mudar de casa daqui a 1 ano mais ou menos , altura em vou mudar hardscape 

 

On 03/04/2020 at 18:12, Emejet disse:

Isso realmente está a chamar por camarões aí dentro 😉 

Era para montar e começar já o ciclo Domingo , mas aconteceu imprevisto e veio filtro partido ontem, mas talvez vá ja mete o substrato hoje e espalhar e já crio um tópico , deve vir um novo para a troca para a semana 😉 , sem pressa 

 

Primeiro baby CRs avistado no dia 5 👏 entretanto já vi uns 4 , fiquei muito contente 

foto do dia que avistei o primeiro 

large.IMG_0345.jpg

 

TPA foi feita na Terça-feira, como praticamente todas as semanas , no dia a seguir tinha um bocado de BGA , coisa que ja tinha tido notado a umas 2 semanas mas aspirava e limpava ao máximo pensei que era suficiente, comecei a fazer aplicação direta de excel como me foi aconselhado , apliquei no mesmo dia 10ml pela zona afetada e deixei o filtro desligado 5min. Na manha seguinte já só se notava uns apontamentos , desde então continuo a fazer o mesmo procedimento com a dose diária 2/3ml. Vamos a ver como corre.

large.IMG_2707.JPGlarge.IMG_2708.JPG

 

 

 

Day 142 - Hoje como é dia de folga decidi tirar umas fotos , para vocês verem o que eu vejo.

large.IMG_0346.jpglarge.IMG_0349.jpglarge.IMG_0350.jpglarge.IMG_0351.jpg

 

AHH , e sim também comprei uma maternidade externa para separar os wilds. Vou tentar manter o apuramento da Bloody Mary depois no cubo30 e manter os CRs aqui neste, que dizem e a maternidade depois passa para o cubo tambem.

Alguém quer adivinhar quantos já la estão ? depois estou a pensar em fazer um leilão com eles, quando isto tudo passar.large.IMG_0352.jpg

 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta uma podazita para dar forma às moitas de trás, vá treina a tesoura. 😍

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.