The Red Rockland


Lara Cunha

Recommended Posts

Parabéns Lara...assim dà gosto!!!
Quanto à fauna no máximo dois cardumes, mais do que isso e torna-se confusão.
Quanto á meia, uma planta tapa isso e nunca  mais a vês, caso ela volte a aparecer
 
 

Obrigada Vasco, o meu marido já conseguiu dar conta da meia e hoje entrou o primeiro elemento da Fauna, um Otocinclus Affinis. Mal entrou no aquário deitou logo mãos à obra e começou metodicamente a atacar as algas do tronco.71a32e8313e64990c29261a92b40c335.jpg
Mas achas que não posso ter dois cardumes e mais uns quantos pares de peixinhos diferentes? É que estava mesmo a contar com isso!


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Está a ficar muito bonito esse aquário...

Claro que podes ter 2 cardumes e mais alguma coisa, tens é de estudar as compatibilidades e não seguires apenas os impulsos do  momento. Por exemplo, já colocaste um oto, se tudo correr bem podes pensar num pequeno cardume de otos, cujo comportamento em cardume é mais giro do que ter um ou dois e eles sentem-se melhor em grupo. Podes pensar em colocar mais uns 6 ou 7! Depois  um grupo para meia água (por exemplo uns peixe lápis ou uns néon)... e um grupo para o fundo (há umas corydoras muito engraçadas que só funcionam bem se estiverem num grupo)... por fim um casalito de ciclídeos anões (apystogramas).

Isto não é de todo uma recomendação, é apenas uma entre uma infinidade de hipóteses. Tens é de estudar as compatibilidades entre eles e com o tipo de layout do teu aquário (há espécies que gostam de mais circulação de água, outras que gostam da luz mais filtrada, etc.).

Deixo-te umas hiperligações de sites interessantes para começares a estudar aquilo que poderás vir a ter. Estudar neste caso pode dar imenso gozo e absorver muitas horas, mas entretanto vai dando uma espreitadela ao teu aquário, só para confirmar que ele ainda lá está!... Podes fazer o que quiseres com a tua imaginação, mas tenta criar condições para que os teus hóspedes se sintam o mais confortáveis possível. O Google e o Youtube também são uma ajuda preciosa, pois já entendi que te estás a divertir, mas não estás a brincar

http://www.seriouslyfish.com/knowledge-base/

http://diszhal.info/english/index.php

http://aqadvisor.com/AqAdvisor.php

Continua a divertir-te e mostrar-nos o que vai acontecendo por aÍ!

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Está a ficar muito bonito esse aquário... Claro que podes ter 2 cardumes e mais alguma coisa, tens é de estudar as compatibilidades e não seguires apenas os impulsos do  momento. Por exemplo, já colocaste um oto, se tudo correr bem podes pensar num pequeno cardume de otos, cujo comportamento em cardume é mais giro do que ter um ou dois e eles sentem-se melhor em grupo. Podes pensar em colocar mais uns 6 ou 7! Depois  um grupo para meia água (por exemplo uns peixe lápis ou uns néon)... e um grupo para o fundo (há umas corydoras muito engraçadas que só funcionam bem se estiverem num grupo)... por fim um casalito de ciclídeos anões (apystogramas).

Isto não é de todo uma recomendação, é apenas uma entre uma infinidade de hipóteses. Tens é de estudar as compatibilidades entre eles e com o tipo de layout do teu aquário (há espécies que gostam de mais circulação de água, outras que gostam da luz mais filtrada, etc.).

Deixo-te umas hiperligações de sites interessantes para começares a estudar aquilo que poderás vir a ter. Estudar neste caso pode dar imenso gozo e absorver muitas horas, mas entretanto vai dando uma espreitadela ao teu aquário, só para confirmar que ele ainda lá está!... Podes fazer o que quiseres com a tua imaginação, mas tenta criar condições para que os teus hóspedes se sintam o mais confortáveis possível. O Google e o Youtube também são uma ajuda preciosa, pois já entendi que te estás a divertir, mas não estás a brincar

http://www.seriouslyfish.com/knowledge-base/

http://diszhal.info/english/index.php

http://aqadvisor.com/AqAdvisor.php

Continua a divertir-te e mostrar-nos o que vai acontecendo por aÍ!

 

 

 

Obrigada pelo teu contributo, realmente quero fazer as coisas bem feitas e já descobri que tenho de fazer escolhas. Realmente esta fase é muito gira, não me esqueço que tenho aquário porque sento-me em frente dele com o IPad e vou fazendo as minhas pesquisas e vou olhando lá para dentro para tentar imaginar como é que iria ficar se eu fizesse esta ou aquela escolha.

O mundo do YouTube é extraordinário se encontrarmos bons canais e aí noto uma grande diferença da altura em que montei este aquário pela primeira vez (2007).

Sou professora pelo que estudo e aprendo para depois poder ensinar, esta parte da pesquisa é muito interessante, por isso agradeço muito os links, vou mergulhar no mundo da fauna e depois dou notícias

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje o aquário faz 1 semana, até agora tem sido pacífico. Temos muco numa parte dos troncos, outra parte tem uma espécie de pelo castanho. Hoje, inserimos um segundo Otocinclus afinis.

Algumas plantas estão na fase do melt. Tenho feito TPA de 10% dia sim, dia não, sem adicionar qualquer produto para tratar a água.

Já temos o filtro Eheim Ecco Pro 300 (este ainda é emprestado enquanto o nosso não chega) a funcionar e notou-se logo diferença na superfície da água que estava a ficar com aquela película gordurosa.

Temos tido alguns caracóis que já tinha no antigo aquário e umas mini minhocas que não faço ideia de como vieram cá parar .

Devo preocupar-me com estes penetras?

A drop checker continua verde embora um pouco mais escura.

Hoje está assim

0f667c55124ff4663d88a947723e8366.jpg7396ed374a7cc355c7885eeb5cd7900c.jpg

3fa0c66357a3220a883a2858fbbcd4db.jpg

Em relação aos testes, temos feito os da APP da JBL e o da Sera NH4 e NH3 (ontem a amónia já estava a 0).

Quanto à APP da JBL estou a gostar muito, embora não consiga chegar ao histórico das minhas medições. Será que alguém me pode ajudar?

4c25e8d8db7c46cc6783e947c6f659d6.jpg

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Lara Cunha disse:

Em relação à APP da JBL estou a gostar muito, embora não consiga chegar ao histórico das minhas medições. Será que alguém me pode ajudar?

Sem ter nunca usado a aplicação mas tentando adivinhar... Quando faz os testes opta por fazer um quickscan ou as minhas análises? A primeira opção não guarda o histórico, será disso?

Screenshot_2018-03-03-20-34-31.jpg

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem ter nunca usado a aplicação mas tentando adivinhar... Quando faz os testes opta por fazer um quickscan ou as minhas análises? A primeira opção não guarda o histórico, será disso?

Screenshot_2018-03-03-20-34-31.thumb.jpg.837f8274a3708c6dd39a845f7dec6e10.jpg

 

Escolho as minhas análises, mas quando quero aceder ao histórico nunca consigo.

Estes são os prints do processo de leitura de dados

1 escolho o separador As minhas análises, seleciono o aquário e clico em continuar.

a59a3317f54a02d236c4d8c53daa9c54.jpg

2 Aparece a indicação para iniciar o processo e mergulhar a tira na água.

c5204b60e78c17d30b6a9d533fbaca5a.jpg

3 A App digitaliza os resultados e pergunta se quero salvá-los ao que eu respondo que sim. Depois disso nunca consigo chegar ao histórico. Por exemplo, aquele botão de gráfico que aparece na primeira foto, nunca fica ativo

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, assim sendo não posso ajudar! Talvez seja um problema de configuração ou algum bug do programa! Mas mais importante....que aquário é esse apelidado de The fabulous four???? :default_bleh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à fauna, temos andado entretidos a explorar os sites sugeridos pelo C Mocho, em especial este
http://diszhal.info/english/index.php
Depois de muita pesquisa e de muitas idas ao YouTube esta é a nossa wish list para fazer companhia ao cardume de Tetra cardinais que já temos a certeza de querer ter, destas seis hipóteses temos de escolher apenas uma.
1. Pearl Danio também conhecido por Galaxy Rasbora
2. Nariz de bêbado
3. Rasbora arlequim
4. Rasbora espei
5. Pseudomugil gertrudae
6. Iriatherina werneri

Special ones
1 casal de ramirezis
1 casal de Colisas

Equipa de limpeza
2 otocinclus afinis
Neocaridinas
Caridinas

Relativamente aos testes, lá me consegui entender com a aplicação e acho que hoje já comecei a construir o meu histórico p, contudo nem tudo são rosas e o PH hoje estava mais baixo do que é normal. Fiz uma TPA de 15% em vez dos habituais 10% e amanhã volto a testar a água. Pelo que li, acho que este valor do PH está diretamente relacionado com o facto do KH E GH também estarem baixos.
44f54a7881d859996afa1c59032ed877.jpg


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lara, a questão dos cardumes prende-se com a confusão visual. Mais de menos é melhor que menos de mais ( espécies)

Desde que compatíveis podes usar o que queres...é apenas uma opinião, até pq grandes cardumes tem aquela magia que poucos peixes não conseguem.

Quanto aos caracóis, ajudam tens é de ir controlando a população.

Isso está a ficar com bom aspecto.

Continua!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lara, a questão dos cardumes prende-se com a confusão visual. Mais de menos é melhor que menos de mais ( espécies)
Desde que compatíveis podes usar o que queres...é apenas uma opinião, até pq grandes cardumes tem aquela magia que poucos peixes não conseguem.
Quanto aos caracóis, ajudam tens é de ir controlando a população.
Isso está a ficar com bom aspecto.
Continua!

Obrigada Vasco, já decidimos ficar só com um cardume de Tetra Cardinais e depois escolhermos alguns peixinhos de espécies diferentes, mas que coexistam sem problemas.



Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje, o aquário entra na semana #2 e posso dizer que foi uma entrada em grande! Já noto bastante diferença nas plantas e na próxima semana acho que já vamos dar algumas tesouradas nas mais altas para começar a adensar as moitas.

c390454b3625cf41c48c90e3dc1569c2.jpg

8883e4a62aa6b30543100acf1cd2c26f.jpg

1b205b287c22afd0a8eedb255eac789b.jpg

Relativamente à fauna também há novidades! Neste momento temos 2 Otocinclus affinis, 10 Tetra cardinais e 6 neocaridinas e o aquário começa a ganhar vida e a ficar muito mais interessante.

70fd4cf246f0f1e41c3f924ffc3921ba.jpg

3bbba72fa02a2b6e7c9366fc0aa8fcba.jpg

298eaf53b5e06eb4412eec5c12c1982b.jpg

238a186855e4e6bdb95046b9b838a5ae.jpg

No que diz respeito às algas, por enquanto está tudo controlado, embora tenham aparecido estas coisas brancas no vidro traseiro

c8a5b1a3dab7c2303510a895621377f9.jpg

Preparo-me para mais uma semana de contemplação, agora bem mais animada. O Buddy adora estes momentos porque tem direito a uma dose extra de festinhas

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uns 60 cardinais como cardume EDP mais uns quanto de apoio, como referiste e tem a festa montada.

Coloca DP umas fotos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Visto a sim,o que a mim parece e que isso são hidras,mas qualquer das maneiras deixo aqui para veres se de facto e,https://www.todabiologia.com/zoologia/hidra.htm

Cump: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Visto a sim,o que a mim parece e que isso são hidras,mas qualquer das maneiras deixo aqui para veres se de facto e,https://www.todabiologia.com/zoologia/hidra.htm
Cump: Álvaro Silva

Álvaro, acho que é isso! As minhas são pardas, agora as questões que se põem é como é que isto apareceu e o que fazer para desaparecer?
Obrigada pela ajuda


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Olha Lara mais uma vez deixo-te aqui,podes ler,pelo que eu li,esta aqui a resposta há tua pergunta,http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=28&id_subcategoria=&com=1&id=129&local=2  há quero-te dizer que gosto muito do teu aquário,boa sorte,e que não haja ataques de algas.

Cump: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 
Olha Lara mais uma vez deixo-te aqui,podes ler,pelo que eu li,esta aqui a resposta há tua pergunta,http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=28&id_subcategoria=&com=1&id=129&local=2  há quero-te dizer que gosto muito do teu aquário,boa sorte,e que não haja ataques de algas.
Cump: Álvaro Silva

Obrigada Álvaro! Acho que vou esperar que os novos peixes tratem delas e se até à próxima TPA não tiver o problema resolvido tiro-as eu. Espero que seja suficiente


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que a entrada da camarões não traga problemas com o desnível do solo...eu tinha esperado um pouco mais antes de os adicionar até que o tapete se desenvolvesse para segurar o substrato. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que a entrada da camarões não traga problemas com o desnível do solo...eu tinha esperado um pouco mais antes de os adicionar até que o tapete se desenvolvesse para segurar o substrato. 

Por agora têm-se portado muito bem. Estão muitas vezes em cima dos troncos e das pedras, não noto que estejam a dar conta das plantas. Também acho que as minhas plantas já viram melhores dias. O ponto positivo é que o alguedo ainda não apareceu e os meus vidros estão longe de terem o verdete do aquário do buedamau


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Lara, 

 

Lucky one!! Não é para todos, ter uma loja dedicada a aquariofilia no prédio em que se habita! 

A malta aqui já ajudou bastante, tens aí um layout bastante harmonioso. Agora é só deixares as plantas crescerem e ocuparem os devidos espaços, por certo que o aquário quando estiver maturado vai ter um aspecto mais denso e agradável. 

 

Abraço   

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Lara, 
 
Lucky one!! Não é para todos, ter uma loja dedicada a aquariofilia no prédio em que se habita! 

A malta aqui já ajudou bastante, tens aí um layout bastante harmonioso. Agora é só deixares as plantas crescerem e ocuparem os devidos espaços, por certo que o aquário quando estiver maturado vai ter um aspecto mais denso e agradável. 
 
Abraço   

Amanhã vamos fazer a primeira poda Agora é uma questão de paciência e esperar que tudo cresça e que as algas não apareçam.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Semana #3

O aquário entrou na terceira semana, até agora tudo tem decorrido sem sobressaltos de maior. Algumas plantas ainda estão na fase do melt, mas também já se começa a ver alguma recuperação, especialmente nas Crypto, que desapareceram por completo e, tal como o João previu, estão a reaparecer. Até já se veem 2 folhinhas novas.

Chegou finalmente o nosso filtro, um Eheim Professional 4+ 600 um filtro “à homem” como diz o Tozé, já a pensar no up grade que queremos fazer para um aquário de 120x50x50. Devo dizer que apesar de estar regulado para o mínimo já se nota bem a diferença, porque depois da poda e da TPA a água ficou límpida e cristalina em tempo record.

Acrescentámos mais uma planta para esconder umas abraçadeiras e uns pingos de cola inestéticos, uma Bucephalandra Lamandau Mini Red, e mais uma vez tenho de agradecer à Ecoarium pelo magnífico trabalho de consultoria, pois adorei a sugestão

Como não há duas sem três, fizemos também a primeira poda e replantação, claro que devemos ter cometido uma série de erros e não posso jurar que não tenha havido alguns pés plantados de pernas para o ar. Tenho ainda muitas dúvidas em relação às técnicas da replantação, pelo que esta semana vou-me dedicar a pesquisar mais sobre este assunto.

E agora fotos com fartura

4d91efd95a0a628e1032a66c1251a05f.jpg

c4340708d2ee7c2abef3b0837e672ca5.jpg

626d1cd54680691e910f0eb8fcff754d.jpg

4e0827000d9b78353d9e2eb067d784a8.jpg

2582b51bc29a9b5af0fa250ef452a70e.jpg

2db3fc719737cd1e0876824578f3cc57.jpg

ffcc23d7519d5a9ccac8339fe715564c.jpg

244593e1362e410902569cdef33b7e26.jpg

4f85e91421b7d9e217a1d18aed6f8140.jpg

c6e8b5973b95b7e8def566b522f2fce3.jpg57515f1ab59f48dc962de59cfe3d327d.jpg

 

PS: Os resultados dos testes depois da mudança do filtro estão caóticos. Vou respirar fundo e esperar que amanhã esteja tudo mais normalizado. Olhando para o aquário os vivos parecem estar bem e com a potência do novo filtro a camada gordurosa desapareceu completamente.

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lara
Colocaste as cerâmicas do antigo filtro no novo ou deixaste os dois a trabalhar juntos?

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk



Filipe, nem uma coisa nem outra. O filtro que estava a funcionar não era meu, por isso não pude ficar com as cerâmicas. As minhas do meu filtro antigo estavam paradas há seis semanas, por isso também não as aproveitei. Espero que esta mudança não me destrua os bons resultados que consegui até agora.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.