Red Canyon


Gonçalo84

Recommended Posts

Paulo uma coisa é a planta no seu estado submerso outra no estado emerso, está sofre diversas alterações para se adaptar ao meio em que se encontra (forma, cor, tamanho, celular, etc...) adaptações estás que também diferem de planta para planta, existindo diversos estudos sobre a absorção foliar vs. radícular, dos diversos nutrientes, sendo que como disse antes a absorção de potássio é maioritariamente e preferencialmente feita pelo sistema foliar estando as plantas no seu estado submerso, já o N e P assim como FE e outros minerais são absorvidos em maior quantidade via radicular, aplicando se muitas vezes o fundamento da lei dos mínimos, a adição de K na coluna de água acelera o metabolismo permitindo/forçando uma melhor absorção radicular dos outros nutrientes, se é de mais ou menos tudo depende realmente no que o solo tem, e não podemos comparar o solo Tropica ao Amazônia nem o Planth Growth ao Power Sand, são sistemas diferentes com filosofia diferente !!!

Ao referirmo-nos às nurseries as plantas são cuidadas em sistema hidroponico e em estufa, não há solo para as nutrir e sim um cocktail de nutrientes num nível de água reduzido ao nível dos vasos/potes e muitas vezes até sem circulação, onde os nutrientes são absorvidos apenas radicularmente ...

Quanto ao livro da Diana poderá estar desactualizado em alguns aspectos até porque tem quase 20anos, mas em termos de biologia e química num aquário plantado é uma verdadeira Bíblia onde se encontram muitas respostas a casos práticos actuais e que ciclicamente vão sendo abordamos pelas diferentes grupos de pessoas que enveredam neste hobby, a meu ver uma leitura sempre actual com muitos casos de estudo !!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 2

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou uma bela montagem!!! Muito saudável e bem conseguida

Vai testando e tirando as tuas conclusões só assim se evolui. Existem linhas gerais de boas práticas, mas cada caminho é um caminho e existem vários para chegar a bons resultados.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal pelos comentários. :thumbup3:

há 7 horas, Vasco Ferreira disse:

Ficou uma bela montagem!!! Muito saudável e bem conseguida

Vai testando e tirando as tuas conclusões só assim se evolui. Existem linhas gerais de boas práticas, mas cada caminho é um caminho e existem vários para chegar a bons resultados.

Obrigado Vasco. :wink: Amanhã já vou tirar a foto final. Ou pelo menos uma que pode vir a ser. Isto porque a rotundifolia está a ganhar cor! Sem dúvida devido à fert.

Estou muito contente e muito orgulhoso desta montagem. E o dono que veio cá a semana passada está deliciado! Os olhos dele até brilhavam!

Ps: fui aí até à tua terrinha (e Tomar, Dornes) a semana passada e digo-te já: Espectacular! Até apanhei umas pedrinhas de, se não me engano, mica rosa para uma futura montagem. 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal

Ontem foi dia de tpa e hoje dia de foto.

33603560073_0757f183f3_o.jpgDSC_0071_01 by Gonçalo Silva, no Flickr

Ainda não atinei bem com as fotos :mellow:

Tenho pena de não conseguir mostrar o aqua como ele está...

Vou dedicar o próximo domingo a isso. Ver se consigo tirar uma de jeito. Até porque o tempo está a acabar!

Abraço

Editado por Gonçalo84
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bonito, sim senhor! Muito cheio de vida!


Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, KukoPT disse:

Está muito bonito, sim senhor! Muito cheio de vida!


Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

há 8 horas, Filipe Sampaio disse:

Muito bom...
Cheio de saúde...

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Obrigado malta. Este vídeo é para mostrar o dia a dia do aqua. Sem backlight, sem limpeza extra e com o equipamento todo. Como o vejo todos os dias! 

Abraco

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse Aqua está realmente muito saudável, e as cores muito bonitas parabéns.
Agora uma pergunta, colocaste a areia do "caminho" diretamente em cima do substrato?
Vou ter de abrir um tópico com o meu novo projeto quando tiver mais tempo, mas como também vou ter um "caminho" para já a minha dúvida era essa.
Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Bruno Santos_59694 disse:

Esse Aqua está realmente muito saudável, e as cores muito bonitas parabéns.
Agora uma pergunta, colocaste a areia do "caminho" diretamente em cima do substrato?
Vou ter de abrir um tópico com o meu novo projeto quando tiver mais tempo, mas como também vou ter um "caminho" para já a minha dúvida era essa.
Abraço

Boas Bruno.

Obrigado primeiro que tudo.

Sim pus a areia em cima do substrato, tive o cuidado de tentar tirar o máximo, mas como estava a ter dificuldades em estancar o substrato que vinha de lado pelo meio das pedras acabei por pôr assim.

Se tiveres a fazer agora a montagem e se conseguires tenta tapar bem os buracos entre rochas com rochas mais pequenas e com silicone ou lã de filtro que também funciona bem. Assim escusas de "estragar" substrato do bom.

Abraço

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo, obrigada pelas dicas.
Vou ter de colocar umas fotos para a malta também dar uma ajuda a dicidir, è que a maria já disse que se calhar também fica bem sem o caminho

Enviado do meu A3-A20FHD através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Bruno Santos_59694 disse:

Boas Gonçalo, obrigada pelas dicas.
Vou ter de colocar umas fotos para a malta também dar uma ajuda a dicidir, è que a maria já disse que se calhar também fica bem sem o caminhoemoji3.png

Enviado do meu A3-A20FHD através de Tapatalk
 

O caminho ajuda a criar profundidade. É bastante importante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro este layout. É daqueles que podemos mirar hoje..amanhã e está sempre actual. Sobretudo quando espelha a qualidade que está a vista. Radiantes.
Excelente mesmo Gonçalo.

Curto bué. Mima isso meu caro!!

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, PAFS disse:

Adoro este layout. É daqueles que podemos mirar hoje..amanhã e está sempre actual. Sobretudo quando espelha a qualidade que está a vista. Radiantes.
Excelente mesmo Gonçalo.

Curto bué. Mima isso meu caro!!

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 

Obrigado Paulo! :thumbup3:

O layout foi muito pensado como se vê no inicio do tópico mas a flora "estragou" um bocado a coisa. Está demasiado grande, especialmente a Monte Carlo e a helferi, e faz perder um bocado da perspectiva.

Esta Monte carlo é fantástica! Lembro que está enfiada em buracos naturais e feitos por mim com uma chave de fendas e tem umas gramas de substrato (a do lado esquerdo, a do lado direito nem substrato tem) e mesmo assim cresce saudável e vigorosa! Se soubesse que ia ficar assim não a tinha posto, fez -me perder aquele primeiro bico da pedra à esquerda, estragando assim a arte do posicionamento das pedras.

O mesmo para a helferi que não tem substrato na maior parte dos pés. Mesmo fertilizado pouco como tenho feito continuam imparáveis.

Outras considerações para quem ler isto:

Sobre a rocha vulcânica, ou de lava para ser mais exacto, não me deu problemas como se tem visto noutros tópicos e para quem deseja plantas que se agarrem a rocha esta é a mais indicada sem dúvida. A semana passada tive a tirar umas helferis e monte carlo e é impressionante a forma como a planta se consegue agarrar a esta rocha. A porosidade dela torna-a ideal para estas brincadeiras. Inclusive tenho uma helferi agarrada a uma pedra que ando com ela para um lado e para o outro. Basta agarrar na planta e vem ela com o calhau atrás, e assim ponho-a onde quero. Não experimentei mas com certeza fetos, anubias e buces deve ser igual.

Sobre a fauna, os red sakuras são arraçados de coelhos. Praticamente todas as semanas vejo deles minúsculos, não sei que dia cheguei a contar 40 e depois desisti. Recordo que vieram mais ou menos 15...

O casal de Endlers tiger infelizmente suicidou-se. Primeiro ele e depois ela, talvez por tristeza de ele ter saltado a cerca. Mas lá deixaram descendência. Tenho 11 pequenitos. 

E com esta brincadeira toda ainda não tirei a foto final e o tempo a passar...

Estou muito contente com este aquário. Esta muito bonito, mas por um lado estou deserto que se ponha a andar para o seu dono por causa do trabalho que dá, mas aposto que quando sair vou sentir saudades :sorry:

Abraço a todos.

Editado por Gonçalo84
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Veio o Papa, o Salvador ganhou aquela coisa, o Benfica é a máquina que se sabe e aqui está uma das fotos da sessão fotográfica de ontem:

34497475322_4966d22b75_o.jpgDSC_0148 by Gonçalo Silva, no Flickr

Abraço

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém tirar fotos não no inicio mas perto do fim do período de luz para que as plantas estejam no seu esplendor! Realmente as plantas roubaram a dimensão do aquário tapando o hardscape! Comigo sempre foi o mesmo problema! Mas estamos sempre a aprender, no teu próximo já não cometes o mesmo erro :)

Olhando para trás no teu tópico consigo perceber que estás a perder o hardscape por culpa das helferi sobretudo.

Olha aqui há mês e meio atrás:

DSC_0090
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão Tozé... Ainda vou fazer uma poda e por isto nos trinques. Perdi muito hardscape como aliás o Luis Cardoso vaticinou no inicio do tópico, mas ainda vou conseguir. Amanhã ou depois ataco nele e espero ter a foto antes do fim do mês. Se não conseguir, olha paciência, fica para o ano.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vais ter aí plantas cujas raízes vão estar entranhadas na porosidade dessas rochas. Acreditando que podem estar bem fixadas isso vai dar um trabalhão danado e depois corres o risco de ficar com raízes expostas agarradas ás pedras...

Essa foto que o Tozé foi buscar de à uns tempos a trás está ótima só lhe falta mesmo é o cardume a fazer pandam.

Grande abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2017-5-14 at 23:34, Filipe Sampaio disse:

Se não conseguires manda esse que o Tozé colocou que está bem boa...

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

há 15 horas, ismael_figueira disse:

Boas,

Vais ter aí plantas cujas raízes vão estar entranhadas na porosidade dessas rochas. Acreditando que podem estar bem fixadas isso vai dar um trabalhão danado e depois corres o risco de ficar com raízes expostas agarradas ás pedras...

Essa foto que o Tozé foi buscar de à uns tempos a trás está ótima só lhe falta mesmo é o cardume a fazer pandam.

Grande abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Nem pensar em usar essa foto. Está péssima com muitos defeitos. Primeiro não dá sensação de profundidade devido ao musgo tapar parte do caminho, depois tem ali partes com cola à mostra...

Ontem, e graças ao Tozé que me fez olhar para a coisa de maneira diferente retirei helferi, ranunculus e uma poda grande à monte carlo. Não sei se vai recuperar a tempo de tirar a foto, mas se não conseguir fica para o ano ou outros concursos. Ficou muito mais leve!

Ia também limpar as pedras mas não vai valer a pena que vou carregar com força nestes 15 dias para ver se recupera a tempo.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando te lembras a uma segunda feira de arrastar o móvel do aquário...

34443865590_a0bc05236a_o.jpgIMG_1746 by Gonçalo Silva, no Flickr

e pensas que estás na Nazaré:

34666921972_fdee71a26d_o.jpgIMG_1747 by Gonçalo Silva, no Flickr

3 rásboras e dois endlers...

:mellow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.