Iniciação Aquário Fluval Edge


Djuganight

Recommended Posts

O low-tech pode ter mt vegetação, nada tem a ver com poucaa plantas ou artificiais. Tem mais a ver com as necessidades das plantas. Luz fraca a moderada, fertilização baixa a moderada. Etc....

Por isso e que te disse no meu primeiro post que gastaste € a toa se querias um aquario plantado.

Nada disto invalida o sucesso que podes ter neste aquario.

Tens milhares de plantas pouco exigentes é apenas uma questao de pesquisares um pouco.

Eu ja te disse o que faria com esse aqua, usava apenas esse substrato que tens na dispensa,uns troncos e umas plantas faceis.

Escusas de teres dores de cabeça e stress

Qt aos peixes ja te dei a minha opinião.

Por exemplo escolheste essa anubia, no entanto a uma mais pequena, anubia petite, enquadrava-se melhor que essa.

Se queres mesmo um tapete e plantas xpto tens que mudar algumas coisas.

Deverias ter pesquisado primeiro para teres comprado um aquario a medida do que querias.

Ps: filtros de mochila nao sao is mais indicados para plantados tem mais perda de co2.

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Editado por Piraya
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, eu não te estou a julgar! como tu existem milhares de pessoas a cometerem erros piores. estou e estamos a ajudar-te.

 

Preferias que disse-se que o aquário esta espectacular que estas a fazer bem e daki a um mês tens as plantas tds em melt ou com deficiências?

 

Por esse motivo e tendo em conta o material que tens sugeri um low tech com camarões(ate porque estes nao gostam de mts fertilizantes na coluna de agua)....

 

Mas tens mts opções....

 

Para já não mexia em nada. Primeiro acho melhor pesquisares um bocado. Durante esse tempo tentava devolver os gupies a loja ou tentar vender ou ate mesmo doar....

 

Dai para a frente, sem vivos podes definir um plano. Porque esse aquário esteticamente é bonito. Apenas tens que tirar proveito dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo bem, agradeço as diferentes opiniões. Foi para isso que me inscrevi neste fórum.

 

Vou manter e avançar com a minha ideia inicial.

Quero um Fluval Edge hightech ou como lhe quiserem chamar. Um plantado.

 

A iluminação é fraca, ok, já vem a caminho uma régua led, bem como uma bomba de ar.

Pelo que ambos custaram, valem o risco. Se um, ou ambos, não prestarem ou não fizerem falta, encosto num canto sem remorsos. Tentativa e erro.

 

Esta semana trato do sistema do co2!

 

Lowtech é para meninos (sem querer ofender susceptibilidades, é só uma expressão).

Eu gosto de deitar sangue.

 

Piraya, obrigado pelos conselhos, mas é o seguinte. A ideia é Fazer um aquascaping hightech. Preciso verdadeiramente da vossa ajuda, aconselhamento e direcionando para atingir o meu objectivo e ultrapassar qualquer dificuldade que surja.

 

Dispenso comentários do que deveria fazer ou ter feito com este tipo de aquários, etc etc.

Eu sou eu, e farei como idealizei, na certeza porém, que a vossa ajuda no sentido do progresso é e sera sempre uma mais valia.

 

Abraços

 

Ps. Quanto aos guppys, já ando com eles entalado, à mais de 24horas, que é uma eternidade. A ver se arranjo tempo para levá-los à loja e trocá-los, ou se não aceitarem, dou-os. Piriya, que tipo de peixe sugerias?

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, já que te estão a dar na cabeça, vou também aproveitar para fazer o mesmo.😝

Se querias um plantado exigente, porque não compraste substrato e aditivos para tal?

Estou a falar por exemplo de ADA, Tropica e Elos, por exemplo.

 

Já agora fica uma dica.

As plantas de folha muito pequena ou tipo relva têm pouca capacidade de absorção de luz, por isso o CO2 desempenha um papel crucial no seu desenvolvimento.

É por isso que aquários com tapetes têm injecção de CO2.

Devido a este facto, são ecossistemas com PH ácido, e a fauna deverá de ser escolhida de acordo.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao substrato, como já mencionei, comprei o aquário e o fluval stratum + jbl aquabasis por recomendação da loja.

Hoje faria diferente. Talvez um pouco de jbl aquabasis, depois um Ada Powersand special e o Ada Amazonia no topo. Ou então um único substrato, completo, da Tropica ou da Équo.

Por aí fora.

Daqui a uns meses.... Até lá vou estagiando

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, se é tentativa e erro força nisso =D

 

Faz um iwagumi que fica muito mais simples em compra so plantas pequenas, eleocharis, rotala bonsai por ai.

Ficava muito melhor que esse tronco que tens. como o aquario nao é grande nao ias gastar muito nas pedras.

Dragon stone... recomenda, sao muito bonitas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas José,

 

Só pelo aquário €140. Foi o mais barato que encontrei:

http://www.aquacomets.net/product/aquario-fluval-edge-23l

Publicidade à parte.

 

Mas honestamente preferia comprar directamente numa loja, até para pode ter um aconselhamento mais directo e pessoal a longo prazo. Até porque não será só o aquário, mas sim uma parafernália de coisas.

 

Quanto ao tipo de aquário, flora ou fauna, pretendo plantas naturais, de preferência só mesmo naturais. Quero uns camarões, aqueles caracóis de limpeza, peixes etc. Um pouco de Aquascaping com fauna.

Acho que dá para ter uma ideia.

 

Uma coisa simples para começar, do género do que se pode ver neste vídeo:

 

Talvez com água quente, pois permite peixinhos mais coloridos e bonitos.

 

Mas lá está, estou aberto a ideias e aconselhamento.

 

Cumps,

Paulo

Vou manter e avançar com a minha ideia inicial.

Quero um Fluval Edge hightech ou como lhe quiserem chamar. Um plantado.

 

 

Desculpa mas no início o que querias era um lowtech, talvez não soubesses é o que era um lowtech.

 

Neste momento queres mesmo um tapete, certo? Troca cuba por montecarlo, é mais fácil de manter.

Cuba ou montecarlo, prepara te para grandes dores de cabeça a podar e limpeza posterior. Até com um aberto é chato, imagino esse. Aliás um high-tech implica muita mais manutenção.

Se eu fosse a ti punha já os dennerlii nos classificados e pensava numas caridinas multidentata.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bomba de ar nao precisas.

 

Monte carlo com disseram é uma planta bem mais facil do que a cuba!!!

 

Hi-tech,low-tech, biotopo. alguns mais dificeis outros mais faceis mas nenhum para mim é melhor ou pior. São todos um desafios. Plantados requerem mais manutenção, fertilização constante, limpeza de difusor, podas constantes. Low tech, dao menos trabalho e dores de cabeça. Para começar para mim são uma melhor opcção para um iniciante.

 

O mais importante é tu gostares, não eu ou outro qualquer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vamos lá então, se é para andar à cabeçada estou como peixe na água.

A verdade é que criei este tópico, para ajuda, mas neste momento a ajuda que me têm dado é no sentido de criar uma confusão brutal.

Quando antes tinha uma ideia pré-definida e sabia exactamente o que queria, sendo que solicitei ajuda para atingir o fim, no entanto cada um vem para aqui dizer eu fazia assim, o outro fazia assado, teria ficado melhor assim, eu nunca teria feito assim, etc etc etc .

 

Um exemplo foi a situação da Rotala, tentei entender o que se estava passar, meti fotos, fiz vídeos etc. Cada um deu a sua opinião, que agradeço, obviamente. Ora tinha que testar os parâmetros da água, ora podiam ser algas, ora podia ser falta de Co2 etc etc. Ou seja, nenhuma conclusão, o que é perfeitamente aceitável posto as diversas variantes.

Assim que disse que a tinha tirado, a opinião foi unânime, "não deveria ter feito porque a planta poderia estar a fazer melting"........ Olha f......

 

Depois uns são da opinião que é preciso colocar uma bomba de ar outros não.

 

Uns são da opinião que devo colocar um garrafa de Co2 do tamanho de uma bilha de gás industrial, quando no post seguinte dizem que o aquário é pequeno isto e aquilo.

 

Certo, já entendi, que cada um tem a sua opinião e ponto de vista, nasceram ensinados. Sorte daquele que já nasceu assim.

 

Muito sinceramente e desculpem a arrogância, este tipo de "ajuda", não obrigado. Vocês assim não ajudam absolutamente ninguém muito menos quem está a iniciar-se na aquarofilia. Muito pelo contrário.

Pelo que tenho lido por aí fora, quer sejam utros iniciantes, ou outros tidos como experts na bomboca, até estou a ter um começo excelente e sem problemas de maior.

Ok, uma planta morreu ou fez melting. Pata que a fez se for um caso isolado. Agora morreu ou fez melting?

É isso que queria saber ponto final.

Mas porque raio o tentar perceber a origem desta, ou outras, situações tem a haver com a (palavra censurada) do aquário ser pequeno ou ser um tanque capaz de albergar tubarões?

Mas de que forma eu vou obter conhecimento, vou evoluir ou ultrapassar o obstáculo, sabendo a opinião de cada um em relação ao que teria feito e como teria gasto o dinheiro assim e assado? Mas no quê que isto contribui sinceramente?

 

Não quero que me digam que está bonito só porque fica bem, mas tb não me interessa que digam o fariam se fossem eu ou se estivessem na minha posição. Se fariam, façam! Não digam que fariam a quem fez!

Não querem fazer por este ao aquele motivo, não critiquem quem fez. Talvez, aprendam com ele, mesmo quando se julgam mais entendidos ou iluminados. Humildade seria o adjectivo.

Eu vou seguir esta estrada e o que quero da vossa parte é toquezinhos aqui e ali, para me ajudar a manter no caminho.

Se vou a 300 à hora e vocês acham que deveria ir a 50, porque era assim que fariam se estivessem na minha posição. Então façam-no vocês! Não digam para os outros fazerem.

 

Neste momento e fazendo uma análise à minha participação neste fórum, concluo que com a vossa conversa já comprei uma bomba de ar e uma régua de leds, aparentemente inuteis, e estou mil vezes mais confuso do que no dia que comecei.

Muito obrigado!

 

Cumprimentos e boa semana para todos.

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vamos lá então, se é para andar à cabeçada estou como peixe na água.

A verdade é que criei este tópico, para ajuda, mas neste momento a ajuda que me têm dado é no sentido de criar uma confusão brutal.

Quando antes tinha uma ideia pré-definida e sabia exactamente o que queria, sendo que solicitei ajuda para atingir o fim, cada um vem para aqui eu fazia assim, o outro assado, teria ficado melhor assim, eu nunca teria feito assim, etc etc etc .

 

Um exemplo foi a situação da Rotala, tentei entender o que se estava passar, meti fotos, fiz vídeos etc. Cada um deu a sua opinião, que agradeço, obviamente. Ora tinha que testar os parâmetros da água, ora podia ser algas, or podia ser falta de Co2 etc etc. Ou seja, nenhuma conclusão, o que é perfeitamente aceitável posto as variantes.

Assim que disse que a tinha tirado, a opinião foi unânime, "não deveria ter feito porque a planta estava fazer melting"........ Olha f......

 

Depois uns são da opinião que é preciso colocar uma bomba de ar outros não.

 

Uns são da opinião que devo colocar um garrafa de Co'2 do tamanho de uma bilha de gás industrial, quando no post seguinte dizem que o aquário é pequeno isto e aquilo.

 

Certo, já entendi, que cada um tem a sua opinião e ponto de vista, nasceram ensinados e auto-proclamaram-se senhores do pedestral.

 

Muito sinceramente e desculpem a arrogância, este tipo de "ajuda", não obrigado. Vocês assim não ajudam ninguém muito menos quem está a iniciar-se na aquarofilia. Pelo que tenho lido por aí fora, de outros iniciantes e outros tidos como experts na bomboca, até estou a ter um começo excelente e sem problemas de maior. Ok, uma planta morreu ou fez melting. Pata que a fez se for um caso isolado. Agora morreu ou fez melting?

É isso que queria saber ponto final

 

Não quero que me digam que está bonito só para ficar que está bem, mas tb não me interessa que digam o fariam se fosse eu ou se estivessem na minha posição.

Eu vou seguir esta estrada e o que quero da vossa parte é toquezinhos de cosmética aqui e ali, para que eu não bata nos separadores e saia da estrada.

Se vou a 300 à hora e vocês achem que deveria ir a 50 à hora porque era assim que fariam se estivessem na minha posição. Então façam-no vocês! Não digam para os outros fazerem.

 

Com a vossa conversa já comprei uma bomba de ar e uma régua de leds, aparentemente imuteis e estou mil vezes mais confuso do que no dia que comecei. Muito obrigado!

 

Cumprimentos e boa semana para todos.

Boas amigo

Acima de tudo tens de manter a calma porque isto é mesmo assim é já todos passamos pelo mesmo, toda a gente dá palpites e tem a sua opinião.

O que deves fazer é filtrar aquilo que é dito e reter o que achares importante, como as informações sobre as plantas ou as técnicas etc,quanto às opiniões do eu faria assim valem o que valem e não dês muita importância, como já foi dito o que importa é que tu gostes e acima de tudo estás consciente do desafio que tens em mãos.

 

Quanto à bomba de ar não é desperdício como eu já te tinha dito usa-a durante a noite, quando desligares o co2 para ajudar as trocas gasosas.

 

Quanto à iluminação também acho que não deves descartar vai-te ajudar a ter mais luz no fundo do aquário o que é bom para o tapete.

 

A questão do co2 é tudo uma questão de gosto e principalmente de carteira.

Se tiveres disposto a gastar 200 euros num sistema com 5 kg todo profissional a opção é tua porque co2 é sempre co2 venha de onde vier a opção é a carteira são tuas.

 

Quanto à rota la eu acho que era melt, que estava em adaptação mas só vamos saber se a voltares a plantar...;)

 

Quanto aos peixes acho que deves ter cuidado para não colocares muito rápido vai pondo lentamente para dar tempo à colonia das bactérias crescer ao mesmo ritmo.

 

Eu já mantive guppys com néons e nunca tive problemas.

99% dos peixes que compramos são criados em cativeiro logo não existe grande necessidade de andar a mudar os phs e outras coisas acima de tudo deves manter a aquário estável e sem grandes oscilações.

É esse é o grande problema desses camarões que compraste só é recomendável que se use em aquários bem maturados onde já não existem grandes oscilações nos parâmetros, não importa se tens 1 ou 10 anos de experiência a questão é mesmo a qualidade da água...

 

Abraço...e tem paciência com a malta que eles não fazem por mal... ;):)

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Djuganight,

 

Primeiro de tudo temos de manter a calma, a paciência é o braço direito da aquariofilia, ninguém sabe tudo e sei perfeitamente ao que te referes, como disse o Filipe Sampaio e muito bem deves filtrar apenas o que te é mais lógico e vai ao encontro das tuas idéias, lembra-te que apontar o dedo ao erro dos outros é a coisa mais fácil de fazer, agora criar, arriscar, e aprender com os erros não é para todos.

 

Em todo lado existe feed back positivo e negativo não é novidade, por isso vai com calma e quando fizeres uma pergunta espera por mais que uma resposta para poderes fazer o balanço do que é ou não mais credível, não reajas logo à primeira resposta, vai aguardando por mais comentários ;)

 

Também concordo que a calha que compraste e a bomba não são inúteis, a calha tenho a certeza que a vais usar, em relação à bomba eu não a uso no entanto é muito útil no caso de muito calor no verão, se a temperatura da água for demasiada deves colocar a bomba para ajudar a oxigenar a àgua.

 

Não desanimes, existe pior acredita......que é querer e não poder ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Djuganight,

 

Um topico é mesmo para isto, discutir sobre o que é la publicado seja bom ou seja mau.

Como te foi dito tens de filtrar tudo e ver a TUA melhor forma de veres o problema.

 

Para um problema existe 99999 soluções e opinioes, cada um com a sua experiencia cada um com a sua panca.

Escolhe uma e ve do teu jeito, nao estejas á espera de um milagre para o problema pois na aquariofilia nao existe.

Cada aquario é um aquario, o que tem o meu aquario podes ter o mesmo no teu e dar tudo ao contrario.

 

Por isso muita calma e nao stresses.

 

Outra coisa, estive a rever o teu topico de uma ponta á outra e nao sabias o que querias, alias so disseste o que querias (mais ou menos) quando começamos a falar, MAS, o problema nem está ai. nem está na escolha das plantas nem nada disso e sim na vontade de comprar o raio dos peixes para colocar no aquario.

O ciclo ainda nao tava feito e ainda colocaste 11 peixes e o caracol.

Amonia a 1000. =D

Já estou como o Filipe Oliveira que tinha um amigo que tinha um problema (o teu caso o ciclo) e em vez de perguntar o que fazer, fez a asneira e depois perguntou se estava bem( no teu caso os peixes) looool.

Mas vivendo e aprendo (volto a dizer, ninguem esta a dar na cabeça de ninguem, tamos a falar e a discutir o assunto do topico)

Bomba de ar, ora bem...ai queres um high-tec? bomba de ar é bom para quem vai deitar boas quantidades de CO2 para o aquario e tem uma boa luz.

Bomba de ar alivia a plantas e os peixes para o crescimento mais saudável.

Luz achas inutil? entao n queres um high-tech? entao luz é fundamental.

CO2 é como quiseres, como foi dito CO2 é CO2. desde que seja recarregavel acho aceitavel.

 

Ora bem low tech

Esquece tudo o que disse menos a bomba de ar para a noite.

 

Sobre a rotala, como te ja foi dito é apenas uma opinao, cada um tem a sua mas tens de ter a tua propria opiniao.

Nao gostas como está deita para o lixo e compra outra.

 

o teu aquario estava fantastico na pag 4, uma foto que está lá...está lindo.

Erro, os peixes porque nao aguentaste aquilo ficar vazio 1mes.

Outra coisa que vi, ate acho que foi nessa pag é que nem 1centimetro tens na parte da frente do lado esquedode substrato inerte, ora bem, amonia e nutrientes a sair por todos os lados nao dá. a camada fertil deveria ter ficado bem fechada.

 

Sinceramente esse aquario é lindo e nem vamos discutir mais sobre isso pois se vamos outra vez por esse lado entao 140€ dava para um aquario de 300Lt mas como disse o aquario é lindo e fica muito bem onde está.

So tens de ver o que queres.

 

Para o tamanho do aquario nem podes exigir muito de ti nem do aquario, low-tech era mais apropriado mesmo para quem começa senao ainda vai desistir a meio com um high-tech pois é so dor de cabeça

Camada inerte musgo e anubias camaroes red cherry e boraras e chegava so para o espanto. mas queres high-tech bota la, eu quero ajudar por isso investe nisso e muita força, desistir nunca =D

 

Agora ve realmente o que queres e força nisso, tens o meu apoio.

 

Abraço e sempre em frente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem da minha parte tudo o que disse foi no sentido de ajudar de acordo com o que tinha conhecimento, cabe te a ti decidir a quem queres dar ouvidos ou não. . O facto de te falarem de certas coisas devias levar em conta como conselhos para prevenção, tipo espécies e quantidades, luz ferts, que mais tarde te podem trazer dores de cabeça

Mas também sempre que te chamamos a atenção a tua resposta basicamente é "agora já está, já esta" e esse já está é que temos estado a tentar evitar.

E claro que temos que dizer o que faríamos se fossemos nós, pois estamos a tentar ajudar com a nossa experiência.

 

A bomba de ar acho inútil tendo um filtro de cascata, a calha, acho excelente. O co2 devias comprar o maior que pudesses pois isso só traz benefícios a ti, ao teu bolso. Mas pelo tamanho do aquário, de 500 já é bom 95g é dinheiro deitado fora.

 

Um nano não é o ideal para um iniciante mas também vai ser uma escola brutal, principalmente esse aquário. Todos estão aqui só para ajudar, essa atitude era dispensável.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois erro meu o ignace.tem.razao como é d cascata nao é preciso.mas mal.n faz.

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Fazes bem em ser directo. Sou da opinião que devemos de falar uns com os outros como se estivéssemos frente a frente.

Claro que quando damos opiniões, não passam disso mesmo. Deves cruzar informação e fazer s tua própria pesquisa.

Pessoalmente, procuro opinar baseado nas minhas experiências e informação recolhida.

Por exemplo: tenho dois aquários. Num tenho CO2 com difusor cerâmico e noutro tenho um sistema de campânula.

Posso afirmar que o sistema de campânula é inferior; obviamente que esta diferença notar-se-á mais quanto maior for o aquário.

 

Quanto à luz, aconselhei-te a contactar o fabricante.

Só assim poderás saber se essa luz é adequada ou não.

 

O que importa é que faças as coisas com calma e não te precipites, pois podes cometer um erro mais grave e depois é mais difícil corrigir.

 

Lembra-te que o aquário é novo e o ecossistema ainda está no princípio. Tanto as plantas como os peixes vão-se adaptando.

 

Um aquário não passa de uma pobre tentativa de imitar o que a Natureza tem feito em milhões de anos e nunca conseguirás lá chegar😜

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que já todos exorcizamos os demónios :) :) :) :) ;) é tempo de seguir em frente.

 

- bomba de ar - apesar da oxigenação ser importante, não julguo que seja uma prioridade neste momento. Entretanto consegui cancelar e troquei por outra coisa. Vou deixar isto mais para a frente, se sentir que está a ser necessário.

 

- Iluminação - a boa iluminação é sem dúvida fundamental e é um dos pontos mais importante a levar em linha de conta quando se monta qualquer que seja o aquário. Comprei a calha led para compensar a fraca iluminação do aquário, para o fim que lhe pretendo dar. Logo vejo se a luz é boa o suficiente e se cumpre a funcionalidade até encontrar melhor, nomeadamente, a nível estético....

 

- Co2 - bem, luz + dióxido de carbono é essencial para uma boa fotossíntese, sobretudo para plantinhas com folhas pequeninas. Lá está, Co2, pode ser descartado da equação, no entanto é sempre um mais valia, como tal mais vale ter.

 

- fauna - admito, que foi o meu grande erro até ao momento. Coloquei cedo demais, coloquei demasiados e de espécies variadas. Foi-me sugerido, tirar os guppys. Concordo plenamente e assim que tiver um tempo livre devolvo-os à loja ou vou ver se um amigo os quer. Duvido que queira isto num aquario de 600L com peixes enormes.... Este desistiu de plantados e foi o primeiro a chamar-me louco ;)

 

- tronco madeira - apesar de ser um pedaço de Mopani muito bonito, a verdade é que até hoje ainda não me convenceu. Talvez por achar que faltaa vegetação de altura que vá até ao topo, na parte traseira, para lhe tirar o protagonismo e ficar melhor enquadrado...

 

Lá está, como qualquer projecto, define-se o objectivo e faz-se os possíveis para atingir a finalidade, adapanto-se sempre que necessário.

 

Vou deixar andar para já.

Vou vendo decorações e preparar-me para a próxima.

Até porque a minha mulher sempre quis uma parte lateral ou a frente com areia Branca, logo esta decoração está a prazo, por qualquer que seja o motivo.

 

Agora, a minha grande dúvida e que me está aqui a remoer é se fiz bem em tirar o filtro de carvão.....

Logicamente, para os plantados, o carvão não é muito aconselhado, mas visto que tenho tanto peixe e que foram introduzidos antes do tempo, etc etc, neste caso, o filtro de carvão não seria mais vantajoso do que desvantajoso?

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvao nao vai tirar a amonia e sim e apenas alguns micros. Fizeste bem em tirar segue em frent e nao penses no carvao.

Se o aquario ja tem prazo para depois colocares areia branca tudo bem ja nao falo do substrato ter pouca altura para o inerte.

Mas n.uses areia d silica.

Tenho aqui areia da Ada novinha ainda por abrir 2kg.manda pm quando tiveres interessado.e pesquisa pela boraras. Sao peixes lindos mt pequenos. Fantastico para nanos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guarda o carvão para quando for necessário, fizeste bem em retirar. Os meus só sairam da caixa porque senão não conseguia tirar os filtros eh eh. Neste momento o mais importante é ires fazendo tpa's mais frequentes até o ciclo estar completo. E tenta enfiar no substrato ou retirar o máximo possível dessas bolas de fertilizante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, tb acho que vou mantê-lo sem o carvão pois os feedbacks que tenho lido pela net e que me têm dado são de facto, sempre no sentido de tirar o carvão.

No entanto, nos videos que que tenho visto do Fluval edge, mesmo os de profissionais em aquascaping, todos utilizam a filtragem de origem composta pelos 3 módulos. São esta coisas que me fazem questionar as mesmas coisas inúmeras vezes.

 

Fábio, em relação à areia branca, seria só uma parte do aquário. Já vi várias composições assim e gostei bastante. Mas terei sempre que colocar um substrato fértil ou completo na restante parte. Isto é algo que fica para depois, pois acho que aqui, sim, o grau de exigência será maior.

Muito obrigado pela disponibilidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo:

 

- Iluminação: Melhor se nao tiveres nada entre a calha e a coluna de agua(tipo tampas).

 

- CO2: essencial para um aqua plantado.

 

Estas-te a esquecer de um ponto fulcral num plantado:

 

-Fertilização!!!!!

 

Abc


O carvao é bom para usar depois de tratamentos para absorver os medicamentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guarda o carvão para quando for necessário, fizeste bem em retirar. Os meus só sairam da caixa porque senão não conseguia tirar os filtros eh eh. Neste momento o mais importante é ires fazendo tpa's mais frequentes até o ciclo estar completo. E tenta enfiar no substrato ou retirar o máximo possível dessas bolas de fertilizante.

ok, mantenho a TPA de uma vez por semana certo?

em relação ao substrato, não é fácil. Este Fluval Stratum não é brincadeira. Cada vez que lhe toco, mesmo o movimento da água, faz com que passe para baixo da base. Mesmo quando a base era em pó (JBL Aquabasis Plus).

O que tenho feito, é nas TPA's tentar meter o que me resta do STratum por cima das zonas onde as bolinhas estão mais a descoberto. Agora imagina, se tiver ficado uma bolinha de fora, se tentar enterrá-la, por exemplo com um palito, aparecem mais, pois o Stratum mistura-se de imediato.

Respondendo:

 

- Iluminação: Melhor se nao tiveres nada entre a calha e a coluna de agua(tipo tampas).

 

- CO2: essencial para um aqua plantado.

 

Estas-te a esquecer de um ponto fulcral num plantado:

 

-Fertilização!!!!!

 

Abc

O carvao é bom para usar depois de tratamentos para absorver os medicamentos!

 

Depois mostro como fica régua que comprei. Sei que esteticamente não vai ficar nada bem....

 

Quanto ao Co2, estou á espera de respostas, mas já percebi que este é um ramo de actividade em que a resposta aos email está desvalorizada.

 

A fertilização, como já mencionei, tenho feito semanalmente, fertilizante liquido OcenFree P1 - 2ML/semana. As instruções dizem 1Ml por cada 10L de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso da estetica para mim e cagativo ;) eu tenho 2 tabuas de madeira a fazer de apoio para a minha calha! pior que isso a calha é de 90cm e o aquario de 60cm....


Pesquisa um bocado sobre as necessidades das plantas, macros e micros! existe muita coisa! esses fertilizantes nao conheco. Eu ando a usar os da aquasabi e até agora estou a gostar.

 

Qt ao Co2 mais vale comprares uma bilha de pelo menos 500 gr, que não é nada!!!! quanto a arrumação até a podes esconder no movel e fazes a ligação normal com a tubagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Djuganight,

 

Eu percebi que querias so uma parte do aquario com areia branca.

So estou a dizer que se quiseres tenho aqui, comprei duas e so usei uma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso da estetica para mim e cagativo ;) eu tenho 2 tabuas de madeira a fazer de apoio para a minha calha! pior que isso a calha é de 90cm e o aquario de 60cm....

Pesquisa um bocado sobre as necessidades das plantas, macros e micros! existe muita coisa! esses fertilizantes nao conheco. Eu ando a usar os da aquasabi e até agora estou a gostar.

 

Qt ao Co2 mais vale comprares uma bilha de pelo menos 500 gr, que não é nada!!!! quanto a arrumação até a podes esconder no movel e fazes a ligação normal com a tubagem.

Aquasabi, é um site excelente e respondem às solicitações com uma prontidão brutal, algo que não acontece aqui, que aliás às vezes nem respondem.

Este fim de semana estive a ver aí as plantas e os substratos.

Demoram muito a entregar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.