Crystal Roots


Hugo Bernardo

Recommended Posts

Ve lá se é algo parecido com isto:

 

 

 

tambem encontrei isto...

 

http://www3.sympatic...ms.htm#ostracod

São semelhantes a esses, espero bem que não se tornem praga.

 

Será que vale a pena colocar alguns peixes para acabar com eles??? ou deixo as coisas correrem a ver no que dá.

 

Obrigado pelos videos e link, já deu para esclarecer mais qualquer coisa ;)

 

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 611
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Hugo,

 

Num aqua sem peixes é normal aparecerem. Eu estou cheio deles também. São completamente inofensivos e até ajudam na limpeza uma vez que comem fitoplankton, etc...

 

Se meteres peixes, eles são comidos num ápice!

 

É normal que sem predadores se comecem a reproduzir e daqui a nada são centenas. No meu aqua é assim. O que faço é aspirá-los quando faço a TPA para controlar minimamente a população. Caso contrário é só pulgas a voar pelo aqua todo ;)

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Num aqua sem peixes é normal aparecerem. Eu estou cheio deles também. São completamente inofensivos e até ajudam na limpeza uma vez que comem fitoplankton, etc...

 

Se meteres peixes, eles são comidos num ápice!

 

É normal que sem predadores se comecem a reproduzir e daqui a nada são centenas. No meu aqua é assim. O que faço é aspirá-los quando faço a TPA para controlar minimamente a população. Caso contrário é só pulgas a voar pelo aqua todo ;)

 

Abraço

 

GM

Boas Gustavo,

 

estive a ler uns artigos, a juntar às vossas opiniões e relatos já fico um pouco mais descansado.

 

Para além das duas TPA's que faço por semana vou ter mais qualquer coisa para me entreter, é que não queria muito que isto descampasse.

 

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gustavo,

 

estive a ler uns artigos, a juntar às vossas opiniões e relatos já fico um pouco mais descansado.

 

Para além das duas TPA's que faço por semana vou ter mais qualquer coisa para me entreter, é que não queria muito que isto descampasse.

 

 

 

Abraço

 

Já tive desses e ao mesmo tempo Hydras , grrrrrrrrrrrrrrrr

 

Para os ostracods, ou para as pulguinhas de água, nada como uns alevins de endlers ou Guppys, limparam-me isso num instante. Só há um problema, também adoram mini CRS, rsrsrs : Por isso se ainda não forem praga deixa andar.

 

As Hydras apareceram-me na mesma altura devido ao excesso de ostracods , rsrsrsrs. Essas é que matam mais os CRS

 

Tudo isso é sinal que a qualidade da água que tens é excelente, muito pura e com bacterias qb

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Num aqua sem peixes é normal aparecerem.

Se meteres peixes, eles são comidos num ápice!

É normal que sem predadores se comecem a reproduzir e daqui a nada são centenas.

 

 

Boas Hugo, antes do Gustavo te ter respondido e sem conhecer tal bicheza (os ostracods, claro :naughty: ) comecei a responder-te, sem conhecimento de causa mas apostando que se fossem tipo planárias com entrada de peixes ficava controlado. Eu no aquaxisto tenho reds e crs juntos com 11 magníficos danio choprae e a população de reds tem aumentado, os bebes tendo sítios para se esconderem ( e aqui aconselho os musgos e pelias que são óptimos para esconderijos de crias) safam-se bem.

 

Quanto ao resto, pensa em engarrafar essa água para vender :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas,Hugo.

estive fora uns tempos,mas já cá estou novamente.

caso precises dos endlers em desespero é só dizeres que tenho-os em todos os tamanhos e à mão.

um abraço e desejo que isso passe depressa, para vermos esse aquário em Grande.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,Hugo.

estive fora uns tempos,mas já cá estou novamente.

caso precises dos endlers em desespero é só dizeres que tenho-os em todos os tamanhos e à mão.

um abraço e desejo que isso passe depressa, para vermos esse aquário em Grande.

 

Boas Tiago,

 

já deixei de me preocupar com esses seres, até porque já se vêm muito poucos. Agora a minha grande preocupação é o estado actual do aquário...mais precisamente as plantas de background.

 

Fiz bosta e da grande. Na ultima poda que realizei, cortei tão rente que muitos pés acabaram por não gerar novas plantas. Mas o pior disto tudo é que nunca cheguei a tirar fotos sem o material lá dentro para poder enviar para o IALPC 2012, no tempo que me resta para o fazer, cerca de uma semana e meia, nunca mais vou conseguir fazer moitas como tive em tempos.

 

Agora já não sei o que fazer, se devo enviar fotos mais antigas mas com o material lá dentro ou enviar como está mas sem o material???

 

Hoje como é dia de TPA, vou pensar seriamente no que hei-de fazer, mas de qualquer maneira aguardo as vossas opiniões.

 

Aqueles que já tenham participado noutras edições, qual a vossa opinião???

 

Obrigado.

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu enviava como estava antes Hugo mesmo com material, porque sejamos realistas.. com ou sem material a beleza do aquário promete sucesso garantido ;)

 

Se está assim tão mau como dizes, eu optava por enviar fotos antigas.. mas mete novas fotos para vermos isso.. se realmente está assim tão mau como dizes :P

 

Não me acredito.. ehehe

 

Um grande Abraço ;)

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu enviava como estava antes Hugo mesmo com material, porque sejamos realistas.. com ou sem material a beleza do aquário promete sucesso garantido ;)

 

Se está assim tão mau como dizes, eu optava por enviar fotos antigas.. mas mete novas fotos para vermos isso.. se realmente está assim tão mau como dizes :P

 

Não me acredito.. ehehe

 

Um grande Abraço ;)

 

Se for permitido, acho que vou enviar com o material lá dentro, tenho de ler bem as regras.

 

Talvez ainda hoje ou amanhã coloco aqui uma pequena actualização para verem como está.

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não é permitido fotos com o material... mas podes usar o photoshop se fores habilidoso...

 

... e penso que também não é permitido divulgares as fotos que mandas para o concurso até saírem os resultados...

 

No que toca às plantas. Não as tires que elas voltam a rebentar se tudo o resto estiver bem. Pode é demorar mais um pouco...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gustavo

 

Acho que não é permitido fotos com o material... mas podes usar o photoshop se fores habilidoso...

 

... e penso que também não é permitido divulgares as fotos que mandas para o concurso até saírem os resultados...

 

No que toca às plantas. Não as tires que elas voltam a rebentar se tudo o resto estiver bem. Pode é demorar mais um pouco...

 

 

Essa de não ser permitido divulgar as fotos que vão a concurso não sabia.

 

Sendo assim vou ter de fazer uma sessão fotográfica da forma como ele está e o pior é que vão acabar aqui actualizações nos próximos tempos, a única solução talvez sejam uns videos.

 

No que toca às plantas, tirando as moitas de background, as restantes estão em perfeitas condições.

 

O maior problema é que o prazo está a acabar...e o tempo para as moitas se formarem é bastante escasso :( não vai como eu tinha idealizado...mas é um abre-olhos, para a próxima não posso podar da forma que podei.

 

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Últimos retoques para a derradeira sessão fotográfica com que irei participar no IALPC 2012.

 

Só falta apenas introduzir a restante fauna, que será um cardume de...algo que não me coma as crias de CRS, que são muitas e pequeninas.

 

Entretanto colocarei aqui um pequeno video sem grandes pormenores, mas para terem uma noção de como ele se encontra.

 

Aos restantes participantes nacionais... BOA SORTE.

 

Vamos mostrar lá fora que cá em Portugal, mesmo com a Troika, existem pessoas que são capazes de fazer coisas bonitas.

 

Bora lá pessoal...

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte Hugo, tu mereces|

É verdade que as fotos que apresentares a concurso não podem ser publicadas previamente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte Hugo, tu mereces|

É verdade que as fotos que apresentares a concurso não podem ser publicadas previamente?

;)

 

Quanto às fotos, parece que não se podem enviar aquelas que já foram publicadas.

 

 

 

Abraço

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas companheiros e amigos,

 

hoje vou deixar aqui uma pequena actualização.

 

Estas fotos foram tiradas à cerca de 3 ou 4 semanas. Neste mesmo dia foram colocados no aquário cerca de 10 Paracheirodon axelrodi.

 

O ideal seriam 20 ou mais, mas temo pela minha colónia de CRS.

 

Uma semana após estas fotos, foi tirada a fotografia que foi a concurso no IAPLC 2012... e desde já vos digo que a escolha da imagem não foi a melhor.

 

No meio de tanta indecisão na escolha da foto, acabei por enviar uma que não demonstra bem a potencialidade do layout.

 

Errei em todos os aspectos. Começou pelas podas, depois o fundo colocado e por fim o ângulo da imagem.

 

Mas pronto, é a primeira vez que participo em algo do género e é sempre um bom abre-olhos.

 

Quanto ao resto tudo corre bem.

 

A colónia de CRS continua a crescer, as plantas, principalmente as anubias, apresentam alguns greenspots (tenho de aumentar a dose de Fosfatos) e em alguns troncos apareceram-me algumas BBA causadas pela oscilação que tenho nos niveis de CO2, uma vez que é caseiro. Mas nada de preocupante.

 

Seguem então algumas fotos, brevemente haverá novidades.

 

 

img5876b.jpg

 

img5855b.jpg

 

 

img5873b.jpg

 

img5858b.jpg

 

img5877b.jpg

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Engraçado comparar essas fotos com as da tua "assinatura"...

 

Está pelos visto explicado o porquê de muitos aquários de TOP terem ficado sem actualizações, o concurso não o permite.

 

Não vou comentar essas regras, mas sempre adianto que se têm de tirar fotos sem equipamentos, depois nas fotos para o concurso abusam da luz (que é um dos equipamentos principais) e distorcem completamente o que é o desenvolvimento "normal" de um áqua.

 

Nota 1: A "boca" da luz não se aplica ao teu caso, óbviamente :naughty:

Nota 2: Esses neons vão fazer estragos nas crias, devias talvez ter optado por outras espécies de camarões, Red's e Amanos por exemplo, a não ser que seja obrigatório ter peixes :fart004:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engraçado comparar essas fotos com as da tua "assinatura"...

Está com muito melhor aspecto agora :naughty: .

 

 

Está pelos visto explicado o porquê de muitos aquários de TOP terem ficado sem actualizações, o concurso não o permite.

 

Não vou comentar essas regras, mas sempre adianto que se têm de tirar fotos sem equipamentos, depois nas fotos para o concurso abusam da luz (que é um dos equipamentos principais) e distorcem completamente o que é o desenvolvimento "normal" de um áqua.

 

Nota 1: A "boca" da luz não se aplica ao teu caso, óbviamente :naughty:

Nota 2: Esses neons vão fazer estragos nas crias, devias talvez ter optado por outras espécies de camarões, Red's e Amanos por exemplo, a não ser que seja obrigatório ter peixes :fart004:

Aquário de TOP?!? isso é um grande elogio vindo de quem vem, muito obrigado.

 

Essa "boca" da luz, aplicou-se no meu caso. Foi outro dos meus grandes erros na foto que enviei. Em vez das normais 3x24W que estão no aquário, no dia da sessão fotográfica para o IAPLC 2012 espetei-lhe com 4x39W e foi uma desilusão. Ficou muito clara a imagem e os vermelhos não são muito perceptíveis.

 

A ultima foto é muito parecida com a que enviei, as únicas diferenças são que as plantas de background estão ligeiramente maiores, o equipamento foi retirado e a iluminação é outra. O motivo da troca de iluminação deu-se porque foi a única forma que consegui arranjar para tirar umas fotos sem se ver a calha.

 

O motivo pela qual coloquei os neons foi mesmo o concurso. Um dos aspectos mais relevantes na classificação é a harmonia entre a Flora e a Fauna.

 

E esta Fauna, ao que parece, diz mais respeito a peixes e não invertebrados. Foi isso que me levou assim de repente a colocar peixes, se bem que esta já era a minha intenção, mas estava apenas à espera de aumentar mais a minha colónia de Crs.

 

Quando os comprei na Aquaeden, eles eram minúsculos, mas agora que começam a ter mais corpo entretanto coloco-os no outro aquário, apesar do efeito espectacular que criam.

 

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown

 

A imagem vale por mil palavras Hugo, para mim tu és TOP Aquascaping! :)

 

Não vale a pena negares.. é um facto!!!!!!!

 

Grande Abraço,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A imagem vale por mil palavras Hugo, para mim tu és TOP Aquascaping! :)

 

Não vale a pena negares.. é um facto!!!!!!!

 

Grande Abraço,

Rodolfo Rodrigues

 

Obrigado Rodolfo :blush2: ainda tenho muito a aprender.

 

Quando é que combinamos ir aí fazer uma sessão em video???

 

Gostava de ver como isso está. Vai dando noticias.

 

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Quando é que sai o concurso pá, ando cheio de saudades das tuas fotos e videos.

Em relação à foto enviada não gostei muito das blixas do lado direito parecem destoar um pouco, pena teres podado tanto as do fundo, deveriam ter mais uns 10 cm para aparecerem por trás dos troncos. Por isso tudo infelizmente não entras no top 10. Mas para o ano estás lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

à muito tempo que não dou noticias aqui no tópico e desde então muita coisa aconteceu desde a ultima actualização.

 

Fui pai de duas meninas em meados de Julho e os aquários passaram para 3º plano, daí a minha ausência este tempo todo.

 

Como passei o verão quase todo em Lisboa e só vinha a casa ao fim de semana, as coisas descamparam um pouco. Isto muito por culpa do CO2 caseiro, falta de TPA's e de outros azares que ocorreram.

 

Sempre que chegava a casa à 6ª feira já o CO2 se tinha gasto todo, isso não ajudou nada.

 

Já noutra vez foi a iluminação que foi à vida, só sei que em poucas semanas fiquei com os troncos cobertos de BBA's...e tirá-las não se está a tornar nada fácil.

 

Mas o pior veio depois, quando numa semana o filtro gripou e perdi mais de 60 CRS, agora é tentar recuperar a colónia que tanto custou a criar.

 

Relativamente às plantas sempre estiveram em boas condições e nunca foram muito atacadas pelas algas. Quanto ao tapete de cuba acabou por se soltar todo, por falta de manutenção/poda.

 

Agora que estou por casa vou ter mais tempo para tratar dos aquários. Esta semana estive a plantar a cuba novamente...um re-born. Agora parece um inicio de montagem.

 

Este fim de semana vou fazer uma limpeza nos troncos que bem merecem, estão carregados de algas. Depois coloco umas actualizações.

 

Entretanto tenciono fazer umas alterações no aquário, mas no que diz respeito à flora.

 

Procuro plantas com tonalidades vermelhas para acrescentar ao layout. Se alguém tiver para trocar ou vender que me envie as propostas por MP.

 

Já o meu aquário de 1m lá vai durando. Quem é que se lembra do aquário "Isle of Lounge"??? Pois bem, ele ainda existe. É uma montagem que tem cerca de 3 anos, mais coisa menos coisa. Foi o meu primeiro projecto de um aquário plantado. Aprendi muito com ele e ainda continuo a aprender.

 

Deixo aqui uma imagem do seu estado actual para partilhar convosco.

 

 

img6340a.jpg

 

Por agora é tudo. Até breve.

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

 

 

 

 

 

 

 

.

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

<p>Boas Hugo e parabens ja agora pelo acontecimento mais importante do que os aquarios sem duvida. =D</p>

<p> </p>

<p>Mas ainda bem que apareces, ja somos 2 que voltamos.</p>

<p>O meu tambem andou sem CO2 e essas coisas mas por sorte a unica alga que me apareceu foi as green spot em vidros e nas plantas o que nas plantas so mesmo com poda.</p>

<p>Agora estou a tentar voltar a recuperar as plantas e fazer a montagem para o discus que devem chegar lá para o final do mes ou inicio do outro.</p>

<p>Vai ser tudo muito facil de se manter porque quero é os discus e ainda vou experimentar o substrato da ELOS Black.</p>

<p>Sobre ajudar-te com as plantas até ajudava mas se fores ver o meu topico tambem estou a precisar, parece que estamos os 2 sem muitos recursos.</p>

<p> </p>

<p>Sobre esse aquario ainda nao tinha visto, est&aacute%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

<p>Boas Hugo e parabens ja agora pelo acontecimento mais importante do que os aquarios sem duvida. =D</p>

<p> </p>

<p>Mas ainda bem que apareces, ja somos 2 que voltamos.</p>

<p>O meu tambem andou sem CO2 e essas coisas mas por sorte a unica alga que me apareceu foi as green spot em vidros e nas plantas o que nas plantas so mesmo com poda.</p>

<p>Agora estou a tentar voltar a recuperar as plantas e fazer a montagem para o discus que devem chegar lá para o final do mes ou inicio do outro.</p>

<p>Vai ser tudo muito facil de se manter porque quero é os discus e ainda vou experimentar o substrato da ELOS Black.</p>

<p>Sobre ajudar-te com as plantas até ajudava mas se fores ver o meu topico tambem estou a precisar, parece que estamos os 2 sem muitos recursos.</p>

<p> </p>

<p>Sobre esse aquario ainda nao tinha visto, est&aacute%

Se precisares de algumas plantas que tenho é só apitares.

 

Está muito bom.

Não tens peixes ai?

Neste aquário tenho coridoras, meia dúzia de neons e alguns nariz de bêbado...e algumas ampulárias que andam para lá a pastar.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.