Crystal Roots


Hugo Bernardo

Recommended Posts

  • Replies 611
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Hugo.

Este aquário está qualquer coisa de fantástico... mesmo que quisesse não conseguia apontar um defeito!!

Só uma pergunta, como tens feito o teu plano de manutenção? e fertilizações?

Parabéns

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo espero que n leves a mal....

Fica mais facil assim explicar, na minha opinião, como acho que poderias melhorar.

Na minha opinião existem espaços que obrigatoriamente necessitam de estar preenchidos e não o estão e outros que melhoravam o layout se estivessem libertos e estão ocupados.

A zona dentro da elipse tem de ter lá alguma coisa que faça transição, enquanto as blixas estão a preencher um local que devia estar praticamente livre ou apenas com plantas de pequena dimensão.

Com já foi dito as moitas das plantas posteriores convem estarem plantadas em V...diminui o efeito parede e aumenta o volume!

 

Só ideias

Abraço

 

Abraço

 

 

gallery_11684_2279_129333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas caros amigos,

não tenho tido muito tempo para andar aqui pelo forúm, ando ligeiramente ausente. Mas hoje vou colocar o ponto da situação.

 

Este domingo foi dia de poda na cuba. O video que viram foi feito na 6ª feira...ou seja... já está desactualizado...lol...mas tenho umas fotos que tirei ontem.

 

Não estão grande coisa, para além de ser fraco fotografo, ando a fazer uns testes em como tirar melhores fotos ao aquário.

 

As tais algas ainda lá continuam, já começo a ficar fartinho delas, atacam especialmente as anubias e as staurogyne. Será do desequilíbrio de Fosfatos em relação aos Nitratos existente no TPN+??? Gustavo chega à frente...

 

Já os CRS estão a ficar já bem grandinhos, já consegui contar 8, mas eles são muito tímidos, nunca vão para a frente do aquário e não se torna nada fácil contá-los. Entretanto mais duas fêmeas ovadas.

 

 

Muito bom Hugo.. ao vivo gosto mais :mrgreen:

 

A lã ainda não comprei porque ainda não chegou.. também já não tenho nada.. assim que tiver dou-te um toque e vens cá buscar :P

O Ram anda mesmo de volta de uma das fêmeas e em escavações... tenho mesmo que os passar :) :smile:

 

Eu já te tinha dito para concorreres, porque o aquário está realmente um espanto ;)

 

 

Um grande Abraço Hugo,

Obrigado Rodolfo

 

Se até ao fim de semana não for a Leiria vais ter de me safar.

 

Olá Hugo,

 

Parabéns pelo teu aquário. Está muito bom.

 

Na minha opinião, no entanto, devias apostar em moitas de plantas de caule mais densas por trás dos troncos fazendo um V invertido com o centro por detrás daquilo que acho ser o foco do aquário - a origem dos ramos dos troncos.

 

Agora, vai tirando muitas fotos para quando encontrares aquela foto, enviares.

 

Abraço,

Francisco

Obrigado Francisco

 

Com a parte mais alta no centro certo. Também me parece bem.

 

Tenho andado a testar a máquina já com esse intuito.

 

Francisco, depois vais ter de dar umas dicas no que fazer para poder participar.

 

o teu aquário está um espectáculo, sem dúvida, só tenho pena de não ter visto no carnaval..... os red cherry mascarados de crystal red deviam estar bem mascarados porque eu continuo a não perceber onde está a máscara.

continua a criação de camarões que isso vai no bom caminho, parabens.

Obrigado Tiago

 

Liga-me ou envia-me sms quando cá vieres à cidade.

 

Vivas

 

Isso está lindo..., brutal mesmo!

 

Quando tiveres em excesso, gostava de te "cravar" 3/4 pés dessas plantas que só têm uma folha, as tais "Hydrocotyle verticillata".

 

Sinceros parabéns pela tua dedicação e partilha de experiências.

 

Abraço,

Obrigado Ferreira

 

Não vai ser fácil arranjar assim tantos, até porque muitos rebentam por baixo da cuba e eles têm de ser cortados pelo runner. Assim que arranjar um ou dois pés isolados dou-te, pode demorar semanas, mas podes fazer conta com eles.

 

Lindo Hugo, tens um autentico quadro vivo dentro de casa.

Essa cuba está fantastica e a reprodução desses camarões são mesmo a cereja no topo do bolo.

Mais palavras para quê...? ;)

 

Abraço

Obrigado Jorge

 

Um dos melhores e mais bonitos aquários aqui do fórum, sem dúvida!!!

É como o Jorge diz... Palavras para quê???

 

Cmpts

Obrigado snake-bite

 

Hugo.

Este aquário está qualquer coisa de fantástico... mesmo que quisesse não conseguia apontar um defeito!!

Só uma pergunta, como tens feito o teu plano de manutenção? e fertilizações?

Parabéns

 

Grande abraço

Obrigado Capitão

 

Em termos de manutenção estou a fazer TPA de 50 a 60% ao Domingo e 25% à 4ª feira.

 

Em termos de fertilização estou a fertilizar com TPN+, KCl (DIY) e Fe da Seachem. Mas sinto carências de fosfatos no aquário.

 

 

Hugo espero que n leves a mal....

Fica mais facil assim explicar, na minha opinião, como acho que poderias melhorar.

Na minha opinião existem espaços que obrigatoriamente necessitam de estar preenchidos e não o estão e outros que melhoravam o layout se estivessem libertos e estão ocupados.

A zona dentro da elipse tem de ter lá alguma coisa que faça transição, enquanto as blixas estão a preencher um local que devia estar praticamente livre ou apenas com plantas de pequena dimensão.

Com já foi dito as moitas das plantas posteriores convem estarem plantadas em V...diminui o efeito parede e aumenta o volume!

 

Só ideias

Abraço

 

Abraço

 

 

gallery_11684_2279_129333.jpg

Boas Ptuga, obrigado pela sugestão...são sempre bem vindas.

 

Essa zona ao centro no inicio da montagem tinha microsorum pteropus, mas acabei por tirar.

 

Como amarrei os fetos aos pares, começaram a nascer raízes castanhas por todo o lado e muitas folhas começaram a ficar tapadas e a sofucar, se calhar um microsorum pteropus mini não seria má opção.

 

Já as blixas, principalmente a do lado esquerdo, também não me anda a agradar muito. Aquilo tem pés por todo o lado, se calhar este fim de semana vai levar com uma razia.

 

 

 

 

Obrigado por participarem. As fotos estão a caminho...

 

Abraços

 

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo espero que n leves a mal....

Fica mais facil assim explicar, na minha opinião, como acho que poderias melhorar.

Na minha opinião existem espaços que obrigatoriamente necessitam de estar preenchidos e não o estão e outros que melhoravam o layout se estivessem libertos e estão ocupados.

A zona dentro da elipse tem de ter lá alguma coisa que faça transição, enquanto as blixas estão a preencher um local que devia estar praticamente livre ou apenas com plantas de pequena dimensão.

Com já foi dito as moitas das plantas posteriores convem estarem plantadas em V...diminui o efeito parede e aumenta o volume!

 

Só ideias

Abraço

 

Abraço

 

 

 

 

boa noite!

 

Concordo plenamente :character0050: .Falta aí qualquer coisa, uma mini bolbitis, ou um microsorum narrow (ou uma mistura dos 2). Pessoalmente, mandei vir uns "narrow leaf" do ebay, cortei todas as folhas do rizoma e agora as novas folhas não têm mais de 5/8 cm e são tão finas que parecem valisneria, estou realmente satisfeito e penso que se conseguisses umas ficava mesmo bem aí! (ver se te arranjo umas fotos pa mostrar :smile2: )

 

cumprimentos

kévin silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seguem então as fotos.

 

img5150g.jpg

 

 

img5153u.jpg

 

 

img5129s.jpg

Uma das crias dos CRS

 

 

img5131o.jpg

...outra.

 

 

img5132is.jpg

 

 

img5135i.jpg

 

 

img5140o.jpg

 

 

img5161y.jpg

 

 

img5144z.jpg

 

 

img5165b.jpg

 

 

img5189b.jpg

 

 

img5194d.jpg

 

 

img5198nk.jpg

 

 

img5201if.jpg

 

 

img5218tz.jpg

 

 

img5226q.jpg

 

 

img5228rs.jpg

Um rebento da Hidrocotyle verticillata.

 

 

img5231m.jpg

 

 

img5235q.jpg

 

 

img5236w.jpg

Nas folhas mais rasteiras das staurogyne conseguem-se ver as tais algas...mas mal.

 

 

img5240pc.jpg

 

 

img5241x.jpg

 

 

img5242z.jpg

 

 

img5256q.jpg

 

 

img5259s.jpg

 

 

img5103w.jpg

 

 

img5262h.jpg

 

 

img5105z.jpg

Mais uma imagem das crias...nesta foto consegui apanhar 3...

 

 

img5267ml.jpg

 

 

img5270c.jpg

 

 

img5271lb.jpg

 

 

img5080m.jpg

 

 

img5272f.jpg

 

 

img5282l.jpg

Este já está bem crescido.

 

 

img5284db.jpg

 

 

img5090po.jpg

 

 

img5102zs.jpg

 

 

Nesta imagem consegue-se ver muito bem os ovos na fêmea... estou a gostar.

img5276dk.jpg

 

 

img5280k.jpg

 

 

img5248x.jpg

 

Por agora é tudo, espero que tenham gostado.

 

 

 

 

 

Abraços

Hugo Bernardo

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite!

 

Concordo plenamente :character0050: .Falta aí qualquer coisa, uma mini bolbitis, ou um microsorum narrow (ou uma mistura dos 2). Pessoalmente, mandei vir uns "narrow leaf" do ebay, cortei todas as folhas do rizoma e agora as novas folhas não têm mais de 5/8 cm e são tão finas que parecem valisneria, estou realmente satisfeito e penso que se conseguisses umas ficava mesmo bem aí! (ver se te arranjo umas fotos pa mostrar :smile2: )

 

cumprimentos

kévin silva

Obrigado Kevin pela sugestão, também partilho a opinião do Ptuga.

 

Parabéns Hugo esse tapete esta a ficar magnifico! vai actualizando

Obrigado ricardinhorl, aí estão as fresquinhas...

 

 

Abraços

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está espectacular!! Acho que é dos mais bonitos que se vê pelo fórum :) Limpinho, verdinho e com muita saúde eheh

 

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

Muitos parabéns pelo Layout, está brutal :)

 

as plantas estão saudaveis e esse tapete de cuba então nem se fala ;)

 

No entanto concordo com o Ptuga principalmente em relação às blixas... acho que o layout com esses espaços laterais menos ocupados ficava melhor.

 

Aproveito também para te perguntar uma coisa visto que já vi que tens grande conhecimento sobre as hydrocotyle verticillata e já vi que acontece também no teu aquário.. no meu aqua também as plantei mas elas crescem muito em altura, mesmo os novos rebentos... parecem palmeiras lol... no entanto tenho medo de se podar as folhas mais altas de perder os runners... existe altuma solução para que elas cresçam como aquelas que tens aí no aquario mais à direita... é que se crescerem apenas com essa altura têm um efeito brutal na transição da cuba...

 

Um abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tais algas ainda lá continuam, já começo a ficar fartinho delas, atacam especialmente as anubias e as staurogyne. Será do desequilíbrio de Fosfatos em relação aos Nitratos existente no TPN+??? Gustavo chega à frente...

 

Que algas são Hugo? O tópico já está grande e confesso que não estive para estar a andar para trás a ver onde é que está escrito.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está espectacular!! Acho que é dos mais bonitos que se vê pelo fórum :) Limpinho, verdinho e com muita saúde eheh

 

Abraço

Obrigado Janf, sinto-me lisonjeado pelo elogio.

 

5 estrelas gostei muito tens ai um tapete bem bonito

Obrigado Mc_boy. De facto um aquário com tapete cria logo outro impacto, pode dar trabalho mas os resultados se forem positivos superam isso tudo.

 

Boas Hugo,

 

Muitos parabéns pelo Layout, está brutal :)

 

as plantas estão saudaveis e esse tapete de cuba então nem se fala ;)

 

No entanto concordo com o Ptuga principalmente em relação às blixas... acho que o layout com esses espaços laterais menos ocupados ficava melhor.

 

Aproveito também para te perguntar uma coisa visto que já vi que tens grande conhecimento sobre as hydrocotyle verticillata e já vi que acontece também no teu aquário.. no meu aqua também as plantei mas elas crescem muito em altura, mesmo os novos rebentos... parecem palmeiras lol... no entanto tenho medo de se podar as folhas mais altas de perder os runners... existe altuma solução para que elas cresçam como aquelas que tens aí no aquario mais à direita... é que se crescerem apenas com essa altura têm um efeito brutal na transição da cuba...

 

Um abraço ;)

Obrigado whiteweasel. No que diz respeito à Hidrocotyle, ainda hoje estou para perceber porque é que umas nascem mais rasteiras e outras mais altas. Nisso não te posso ajudar.

Não tenhas pena delas, nas mais altas dá-lhe com a tesoura, isso só a vai fortalecer e novos rebentos irão nascer.

 

Que algas são Hugo? O tópico já está grande e confesso que não estive para estar a andar para trás a ver onde é que está escrito.

 

GM

Boas Martins, a tal alga é a Staghorn. Cheira-me que é devido ao desequilíbrio de Nitratos e Fosfatos existente no TPN+. Será????

Será falta de Fosfatos, é que nas folhas mais velhas das anubias também me apareceram alguns greenspots.

 

boas bernardo!

 

como te dise ontem, aqui tens a planta que te stava a falar:

 

dsc01759editado.jpg

 

essas são as folhas novas, com cerca de 1 més...

É muito idêntica aquela microssorum que tive, essa tem é as folhas mais pequenas.

Será que ficam sempre desse tamanho??? é que eu de microssorum não tenho muito conhecimento, mas sei que existem várias variedades. As Microssorum pteropus mini agradam-me particularmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Abraço a todos.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas Martins, a tal alga é a Staghorn. Cheira-me que é devido ao desequilíbrio de Nitratos e Fosfatos existente no TPN+. Será????

Será falta de Fosfatos, é que nas folhas mais velhas das anubias também me apareceram alguns greenspots.

 

 

Viva Hugo, a staghorn não tem nada a ver com fertilização. Tem sobretudo a ver com o CO2. Eu penso que tu terás CO2 suficiente uma vez que o teu aqua está exuberante. O que acontece é que, algumas folhas mais velhas perdem "saúde" e ficam mais susceptíveis ao ataque das algas. Também é muito comum aparecerem em zonas onde as plantas crescem muito e logo a circulação da água fica comprometida. Isto aconteceu-me nas Stauro na minha anterior montagem e também em zonas muito compactas da HM. Também há quem refira que apareçam nas zonas mais perto da saída do filtro (talvez pelo facto da corrente ser tão alta que a planta não consegue captar o CO2 eficientemente).

 

Sempre que tive esta alga foi de uma maneira controlada e muito localizada. Tentei tudo e a única que resolveu foi podar as zonas afectadas. No caso das stauro era só arrancar as folhas mais velhas. No caso de moitas muito compactas era desbastar e retirar alguns pés para melhorar a circulação de água na zona.

 

Tratamentos com excel localizados resulta mas também dão cabo das folhas das plantas. Mas também te digo que, sendo muito localizado, rapidamente te esqueces que lá tens a alga e passado uns tempos já nem lhe ligas.

 

Quanto às green spot são sempre resultado de fosfato a menos. Podes compensar com um pouco de KH2PO4, ou aumentas um pouco a dose de TPN+ de modo a compensar esse desequilíbrio do TPN+.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo, a staghorn não tem nada a ver com fertilização. Tem sobretudo a ver com o CO2. Eu penso que tu terás CO2 suficiente uma vez que o teu aqua está exuberante. O que acontece é que, algumas folhas mais velhas perdem "saúde" e ficam mais susceptíveis ao ataque das algas. Também é muito comum aparecerem em zonas onde as plantas crescem muito e logo a circulação da água fica comprometida. Isto aconteceu-me nas Stauro na minha anterior montagem e também em zonas muito compactas da HM. Também há quem refira que apareçam nas zonas mais perto da saída do filtro (talvez pelo facto da corrente ser tão alta que a planta não consegue captar o CO2 eficientemente).

 

Sempre que tive esta alga foi de uma maneira controlada e muito localizada. Tentei tudo e a única que resolveu foi podar as zonas afectadas. No caso das stauro era só arrancar as folhas mais velhas. No caso de moitas muito compactas era desbastar e retirar alguns pés para melhorar a circulação de água na zona.

 

Tratamentos com excel localizados resulta mas também dão cabo das folhas das plantas. Mas também te digo que, sendo muito localizado, rapidamente te esqueces que lá tens a alga e passado uns tempos já nem lhe ligas.

 

Quanto às green spot são sempre resultado de fosfato a menos. Podes compensar com um pouco de KH2PO4, ou aumentas um pouco a dose de TPN+ de modo a compensar esse desequilíbrio do TPN+.

 

Abraço

 

GM

Boas, relativamente a essa alga acho que vou podar as plantas mais afectadas, principalmente as folhas mais rasteiras da staurogyne.

 

Já a solução para os greenspots eu ao aumentar mais no TPN+ o desequilibrio entre os Nitratos e fosfatos vai-se manter.

 

Se calhar a melhor solução passa pela adição de Fosfatos sob a forma de bi-Fosfato monopotássico, correto?

 

Se sim, então a fertilização de Potássio terá de ser alterada, uma vez que existe alguma concentração de Potássio nessa solução de Fosfatos...lá terei de ir recorrer à calculadora novamente, o pior é que não tenho o link dela...já o tive...aquela que é a mais utilizada e vem lá uma lista grande de fertilizantes comerciais e DIY. Se alguém souber qual é enviem-me o link.

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já a solução para os greenspots eu ao aumentar mais no TPN+ o desequilibrio entre os Nitratos e fosfatos vai-se manter.

 

Se calhar a melhor solução passa pela adição de Fosfatos sob a forma de bi-Fosfato monopotássico, correto?

 

 

É indiferente. Logo que estejam os 2 por excesso deixa de haver razão de ser dos rácios: as plantas consomem como quiserem.

 

 

Se sim, então a fertilização de Potássio terá de ser alterada, uma vez que existe alguma concentração de Potássio nessa solução de Fosfatos...lá terei de ir recorrer à calculadora novamente, o pior é que não tenho o link dela...já o tive...aquela que é a mais utilizada e vem lá uma lista grande de fertilizantes comerciais e DIY. Se alguém souber qual é enviem-me o link.

 

 

A calculadora é esta. Mas não percebo qual é o problema. Vais ter mais um pouco de K. Não tem qualquer problema.

 

Keep it simple!

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É indiferente. Logo que estejam os 2 por excesso deixa de haver razão de ser dos rácios: as plantas consomem como quiserem.

 

 

 

 

A calculadora é esta. Mas não percebo qual é o problema. Vais ter mais um pouco de K. Não tem qualquer problema.

 

Keep it simple!

 

abraço

 

GM

Acho que vou optar pela solução de Fosfatos, não queria abusar mais nos Nitratos por causa das crias CRS, já levam com uma boa dose.

 

Como futuramente tenciono fertilizar com NPK (DIY), fica já parte do investimento feito, até porque já tenho solução de Potássio faltando apenas os Nitratos.

 

Obrigado pela dica Gustavo.

 

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estão grande coisa, para além de ser fraco fotografo, ando a fazer uns testes em como tirar melhores fotos ao aquário.

Deves estar a gozar bigsmile

 

A ver se esses bebés listrados crescem e vem cá para casa.

Keep the good work.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves estar a gozar bigsmile

 

A ver se esses bebés listrados crescem e vem cá para casa.

Keep the good work.

Boas,

não estou a gozar, algumas parecem desfocadas e escuras.

 

Já os CRS estão a crescer a um bom ritmo e espero que continuem. Gostava de poder satisfazer o teu pedido, seria muito bom sinal.

 

Agora está na hora de voltar ao trabalho... podar as plantas, já estão a curvar de grandes que estão, de seguida TPA de 25%.

 

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

na semana passada fiz uma ligeira poda nas plantas de background, porque já estavam à superficie. A unica que não levou o corte foi a palustris, tenho um pé a chegar à superficie mas entretanto vai ter de ser podado.

 

Como já devem ter reparado, não sou um grande especialista em moitas, mas esta forma que usei para podar as plantas pode ser que tenha frutos...veremos.

 

Quanto aos CRS estão a superar todas as minhas expectativas, de momento conto mais jovens que adultos... pelo menos julgo eu...é que alguns face ao tamanho já não sei se são jovens ou adultos...

 

Hoje fiquei sem CO2 e pior é que demoram 2 dias a recarrergar um extintor de 2Kg, mas pior ainda é que me estão a pedir 25€ para o encher...vai lá vai. Nunca pensei que fosse tão caro. Se alguém conhecer alternativas na região de Leiria (zona mais a litoral da região) serão sempre equacionadas.

 

O que será preferivel, manter o aqua desligado (iluminação) e tapado durante uns 2 ou 3 dias, ou ligar as luz (em vez das 3x24W, ligar 2x24W) e fertiizar pela metade do normal??????

 

Seguem então umas fotos do estado actual do aquário.

 

 

img5381c.jpg

 

 

img5377gn.jpg

 

 

img5375f.jpg

 

 

img5386ei.jpg

 

 

img5369bl.jpg

 

 

img5360d.jpg

 

 

img5370iiiiiii.jpg

 

 

img5363h.jpg

 

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas está lindo!

 

Sem Co2 continuava sem mudar nada, para não alterares rotinas mas isso fica para os pros ;)

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas está lindo!

 

Sem Co2 continuava sem mudar nada, para não alterares rotinas mas isso fica para os pros ;)

 

Obrigado pelo elogio warman.

 

Em relação ao CO2 vou aguardar mais sugestões, obrigado.

 

 

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva: essa hydrocotyle dá um ar surreal ao aquário. fica um espetáculo... :)

 

Eu apagava as luzes. São só 2 dias... não vai fazer mal nenhum e evitas potenciais problemas. Foi o que fiz da última vez no meu e não tive qualquer problema. Se estivesses a precisar de fazer um blackout seria a altura ideal. No teu caso, não precisas de tapar. Desliga apenas a luz e também não precisas de fertilizar. Quando voltares a ter CO2, faz uma TPA e recomeça o esquema normal.

 

Como alternativa podias usar Excel (por 'overdose') mas como tens CRS acho arriscado.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, ------------------------------------------------------------> http://www.securiform.com/sf/index.php?option=com_contact&view=contact&id=1&Itemid=86

 

Melhor é impossível, fui lá encher 2 de 2kg e paguei 25€ , LOL!

 

P.S : Contacto directo do Sr.Marciano 916790622 (Costuma andar com a carrinha de um lado para o outro com carregamento móvel de CO2)

 

Pode ser que tenhas sorte e ele esta semana ande por aqui ou mesmo por Leiria, fala com ele..podes mesmo dizer que fui eu que te dei o contacto dele.

 

Vê la se vens cá tirar umas fotos que isto já está a jeito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Um abraço,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.