Desabafo sobre as lojas e cores injectadas... no Porto!


wahit

Recommended Posts

Pois é, não é bem um desabafo mas apenas para alertar que o número de lojas que vende peixes com cores injectadas não pára de aumentar.

 

Ainda hoje, na EDITADO, havia lá VÁRIOS peixes com cores todas malucas: vermelho fluorescente, rosa fluorescente, verde fluorescente, etc. E pelo que parece, o pessoal compra daquilo em força... será que custa muito perceber que os peixes sofrem ao serem injectados?! :wink::?:twisted::twisted:

 

Não há nada que se possa fazer para que as lojas párem de vendes estes animais? Como as pessoas continuam a insistir comprar, terão de ser feitas outras abordagens a este assunto!!! Porque não uma petição a ser entregue a autoridades competentes?! Qualquer coisa!!!!

 

Dá uma certa raiva estar todo contente a ver belos peixes, e de repente deparar-me com um aquário cheio de peixes que estão a sofrer :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 165
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Porque me editaram o topico? Não referi nomes de lojas, apenas disse o nome da rua, rua onde existem mais de 3 lojas de animais... e mesmo que tivesse dito, acho que as pessoas têm o direito de saber o sitio onde estas atrocidades são efectuadas :twisted:

 

Mas pronto, se violei de certo modo alguma regra do fórum peço desculpa... :twisted::twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só depois de ter encontrado este fórum é que me apercebi das atrocidades que são feitas para colorir os bichos. Eu tenho desses peixes coloridos e quando os comprei nem fiz por mal, tamanha era a ignorância que pensei que era natural.

 

As pessoas compram-nos às pasadas porque não sabem o que estão a fazer. Repara que a esmagadora maioria das pessoas que têm aquários não têm a minima ideia do que fazem, não vêm este mundo como um hobby no qual evoluem e aprendem. É só um aquário. Fazem lá ideia de ciclos, de biotopos, de uma data de coisas discutidas neste forum todos os dias.

 

É triste a realidade, mas é mesmo assim. Enquanto as pessoas comprarem, as lojas vendem. Case closed.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá está... por isso é que eu digo que já que os compradores não fazem nada, talvez nós (os que ainda têm acesso à informação pelo menos) tentassem fazer algo, algo como simplesmente "obrigar" as lojas a parar a venda destes peixes!! Se ninguém se mexe, continuarão a ser vendidos todos os dias milhões de peixes por esse Mundo fora :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Muita gente não sabe que são cores "injectadas"... :shock:

 

É isso que vende. Peixes "com cores bonitas". Se esses peixes têm saída então, quem tem lojas, continua a apostar nesses peixes. É tudo uma questão de €€... penso eu...

 

:shock:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além de alguns tópicos já sobre este assunto

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=2412

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=5524

 

Houve em tempos aqui no fórum um movimento ao estilo do posto em prática pela revista inglesa Practical Fish Keeping

 

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/pfk/...es/campaign.php

 

Foi inclusivé aberto um espaço no site da revista para o efeito, mas infelizmente as lojas portuguesas não aderiram

 

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/pfk/...ountry=Portugal

 

Enfim...na esperança que a informação quebre as barreiras que certos e determinados individuos têm a intenção de erguer...

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que não fazia mal nenhum denunciar em letras maiusculas as lojas que fazem, ou porque querem, ou porque não sabem mal aos peixes!

se para terem lucro elas forem obrigadas pelos compradores a manter em condições apropriadas os peixes, vão ver que depressa modificam os métodos!

neste caso acho que os moderadores deviam fechar os olhos e deixar postar o nome dos malfeitores.

seja como for, apenas compro os meus peixinhos numa loja. 1 gerida por uma senhora tem muitos animais e ve-se que adora cada um deles. tem 1 papagaio a solta que costuma andar atras de um cão q tambem tem a solta la pela loja. é uma comédia ver um a correr atras do outro :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, olhando para os utilizadores desconfio que + de 80% nunca veio ao off-toppic.

tragamos as coisas para a ribalta e demos-lhes o destaque que merecem.

quem melhor que nós para modificar o que se encontra errado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tragamos as coisas para a ribalta e demos-lhes o destaque que merecem.

quem melhor que nós para modificar o que se encontra errado.

 

Para realmente fazer qualquer tipo de impacto temos de chegar àqueles que compram esses peixes. Essas pessoas não frequentam o fórum (ou se frequentam, ignoram os apelos). São daquelas pessoas que compram os peixes porque são "giros" e é pra enfeitar, tipo peças decorativas, e não vêem isto como um hobbie ou algo com que se devam preocupar.

Se arranjarem alguma maneira de chegar a essas pessoas, força nisso e apoio a 200%. Se é só acusar por acusar... como já foi feito sem qualquer tipo de resultado... estou um bocado fora.

 

Há ainda os da opinião que se os logistas não venderem, as pessoas não compram, mas isso daria àgua pela barba e é apenas uma questão moral, e não legal. Daí não considero ser os lojistas a "atacar". São alvo fácil em tempos difíceis.

Deve-se educar quem compra, e não "matar" quem vende. Quem vende adaptar-se-à às novas "tendências", sempre, sejam elas quais forem, morais ou imorais.

 

Cump's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Atenção esta é uma opinião pessoal (longa, desculpem ;) )e nada tenho contra os bons profissionais desta área, pois tenho aprendido muito com alguns eles.

 

Em primeiro lugar concordo plenamente com o que miguelatrofios disse.

 

É de facto uma questão pertinente. Pois não estamos a comprar 1 quilo de arroz ou de batatas. O mal de algumas lojas, e saliento: algumas, é que a venda de peixes é apenas mais uma maneira de obtenção de lucros: os peixes estão sempre a “sair” da loja, uns morrem outros ainda chegam a casa do cliente, etc.etc. Por vezes quem vende não tem os conhecimentos necessários para apoiar quem se dirige a uma loja de animais e lhes são colocadas perguntas, por exemplo de como é feita a acomodação dos peixes. Por outro lado, por mais que o vendedor eduque e aconcelhe, o cliente simplesmente ignora. É pena :?

 

Quando, em algumas lojas, se vêem coisas de bradar aos céus: quando os peixes chegam do revendedor ( como são tirados de dentro das embalagens ), a maneira de como são acondicionados ( lembro-me dos betas todos dentro de copos em cima uns dos outros durante semanas até serem vendidos ou morrerem ), a alimentação dos peixes ( por vezes é chapa 5 ), a maneira como são apanhados quando são adquiridos, de onde vêem e quem os vendeu. :x

 

Quantos vendedores por vezes ficam calados perante uma pergunta mais técnica que vocês lhes fazem? As atrocidades que se cometem a esses peixes, repetem-se por muitas outras espécies e de várias maneiras.

 

Acho normal quem compra, por desconhecimento e pela primeira vez, um peixe “colorido artificialmente” é perdoável e se calhar em casa dos donos poderá estar melhor :) . Agora: comprar uma segunda vez: É porque se calhar estava distraído, comprar uma terceira vez é: ignorância e estupidez, pois está a alimentar alguma industria que não quer saber os meios para obtenção dos lucro. :shock:

 

Se fosse para comprar um telemóvel, se calhar lia-se mais, perguntava-se mais, enfim. Opções. Mas nem é isso que aqui está em causa. O que se pode fazer? Existem muitas opções: Não voltar a comprar nada nessa loja alertando o vendedor de que está a vender peixes artificiais e que está a denegrir um hobby que tem milhões de pessoas como fãs. - Sim. É verdade existem muitos fãs. Até existe um forum, veja lá. :lol:

 

Querem ir mais longe :!: : escrever por exemplo para o IGAE e apresentar uma queixa ( se calhar existem directrizes Nacionais e Europeias quanto à proibição da venda destes peixes ) :) , aconselhar os mais novos neste hobby quanto à natureza da cor destes peixes e principalmente, não os “crucificar” como se vê por vezes aqui neste fórum, por terem comprado um peixe “colorido artificialmente” :) , fomentar entre todos, neste fórum, a partilha de experiências e compras azarentas, para quem vem pela primeira vez aqui ou por que não, também para os mais “velhos” neste hobby, para que se saibam os riscos que se corre quando se compra um peixe “colorido artificialmente” mas para outras tantas coisas. Afinal é um dos objectivos deste forum.

 

Quantos peixes não são deitados fora porque são “maus” ou crescem demasiado.

 

Quantos peixes não morrem sufocados na sua própria m****a por falta de cuidado dos donos.

 

Isto aplica-se a muitas outras coisas.

 

Todos nós falhamos e cometemos erros: pode ser por ignorância, mas pode ser também por desleixo. Este tema daria para muita conversa.

Fica apenas a minha opinião, singela mas longa. Sorry. :)

 

Ainda bem que existe este fórum, pois tenho aprendido muito e tenho conseguido evitar erros de maior. Mas não estou nenhum "barra" nem quero ser, quero apreciar o facto de manter peixes, como quem tem um gato, cão, um reptil, um passaro, etc.

 

Se calhar para algumas pessoas faziam falta outros fóruns sobre outros temas. Por exemplo: o peixe também é um ser vivo?

Desculpem mais uma vez o texto longo. :shock:

Fiquem bem. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom post FinwePalintir. Também concordo com o miguelatrofios que mais não seja porque é mais construtivo educar do que "malhar".

 

Uma das lojas onde me abasteço vende esses peixes. Não vou deixar de lá comprar por isso até porque gosto de quem me atende nessa loja. Por acaso comprei lá desses peixes mas também é verdade que ninguém me malhou muito aqui no forum por isso, quissá porque admiti o meu erro.

 

Interessa neste caso discutir como vamos fazer chegar a mensagem a quem compra. Este forum deve ser ponto de passagem de muita gente. Porque não propor aos admins um banner contra a compra (reparem, a compra, não a venda) destes peixes? Porque não pormos nas nossas assinaturas imagens desses peixes e pedir sff para não comprar peixes coloridos?

 

O que proponho é sermos juntos e individualmente proactivos em relação a isto. Espalhar a palavra. Desde que me dediquei mais à aquariofilia que me têm pedido conselhos e quase sempre a conversa passa por aí.

 

Podemos ser nós, sem fundamentalismos a tentar melhorar esta questão, sem crucificar, mas educando.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem Vlad. Aproveitando a tua ideia e lançando o desafio aqueles que têm mais jeito para estas coisas: porque não criar um banner com os objectivos propostos pelo Vlad, submetendo à apreciação de todos ? Divulgar o banner aqui no fórum, nas páginas pessoais, etc. Boa ideia Vlad. :)

Fica também aqui um agradecimento ao wahit pelo facto de ter lançado este tópico. Ano novo vida nova.

Fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá está... Ano Novo, Vida Nova! Não vamos ficar mais um ano sem nada fazer!

 

Acho que a ideia do Vlad de criar os banners para "espalhar" por diversos sites é bastante boa. Por algum lado temos que começar, e porque não por aqui mesmo (forum)??

 

Quem tiver frases e slogans que poderiam ser utilizados, assim como imagens poderia 'postar' aqui para desse modo os utilizadores poderem utilizá-los na criação desses mesmos banners!

 

Vamos meter as mãos à obra pessoal! Os peixes precisam da nossa ajuda! :!::)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oks! :)

 

Vou fazer umas coisas e colocar na minha página da Netcabo para a malta poder usar. Quando tiver pronto eu ponho os links, depois é minar as nossas assinaturas com esses banners e pedir (com jeitinho) a quem possa difundir a mensagem.

 

Parece-me positivo. Bom trabalho de equipa malta! Assim, sim, vale a pena discutir assuntos pendentes.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto o problema dos peixes coloridos e por acrescento dos papagaio é mesmo as pessoas não fazerem a minima ideia.

 

Não deixa de ser curioso que quando se compra um cão ou um gato as pessoas pesquisam, procuram saber mais,etc.

Será que é porque pagam balurdios pelos bichos, enquanto que os peixes custam "meia duzia" de €?

Mas se no nosso país se maltrata e abandona cães e gatos de raça, o que não acontecerá com um misero peixe?

 

A questão dos peixes coloridos depende exclusivamente do dono da loja.

Na loja onde compro, papagaios e peixes coloridos estão "banidos" mas é por opção do dono.

Mas também sei que se ele os tivesse lá, os vendia como água pois é isso que as pessoas querem comprar.

Como cliente sempre que lá vou à loja dou uma vista geral pelos aquários e chateio a cabeça aos funcionários e donos, sempre que os nomes cientificos não estão lá ou só aparecem nomes de comércio.

 

Numa outra loja onde fui e vi desses peixes coloridos chamei à atenção do dono sobre serem coloridos artificialmente. A resposta foi e passo a citar:

"Ah são? Não sabia. Mas olhe que são os que saem mais aqui na loja, por isso as pessoas não se importam"

 

É pena o estado de coisas por cá, mas em aquariofilia ainda temos muito que andar.

Não tenho a certeza do enquadramento legal da venda de peixes pintados mas penso que seja permitida, pois se os fornecedores os têm é porque se podem vender.

 

Nós apenas podemos fazer um pouco... mas não conseguiremos ir contra a lucro. Se os peixes se vendem e se os clientes da aquariofilia são apenas uma gota no oceano, o logista não vai deixar de vender o peixe só porque nós não gostamos. Deixar de comprar lá é uma opção, mas em meios pequenos essa opção é complicada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

pedia a todos que tiverem informação sobre como é feita a injecção de cores nos peixes que me enviem por PM (sites, documentos, etc...)

 

É importante! Depois direi o que vou fazer a essa mesma informação!

 

Obrigado e um abraço!!

 

 

Os peixes precisam da nossa ajuda!!!!! :!::roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá ser chato ... mas tenho ideia que ninguém leu o meu post

 

Para além de alguns tópicos já sobre este assunto  

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=2412  

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=5524  

 

Houve em tempos aqui no fórum um movimento ao estilo do posto em prática pela revista inglesa Practical Fish Keeping  

 

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/pfk/...es/campaign.php  

 

Foi inclusivé aberto um espaço no site da revista para o efeito, mas infelizmente as lojas portuguesas não aderiram  

 

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/pfk/...ountry=Portugal  

 

Nestes links encontram informações sobre a cruel técnica, bem como ideias e campanhas que se encontram em curso para acabar com a mesma.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá ser chato ... mas tenho ideia que ninguém leu o meu post

 

Eu li :)

 

Tanto assim que quando vi a tua mensagem mandei um e-mail à revista a perguntar se nós poderiamos aderir à iniciativa a que me responderam..

 

 

 

Hi Domingos,

Many thanks for your email. The Dyed Fish Campaign is a pledge for shops to say that they will not stock fish that have been injected with dye, so unfortunately it can't be signed by forums. However, you are more than welcome to :roll: us promote the campaign to fish suppliers in your country.

 

Petfrd.com, a Singapore-based forum for cichlid enthusiasts, is acting as an area coordinator for Singapore. The members of the forum are visiting their local shops and encouraging them to sign up. Perhaps some of your forum members might be interested in doing the same?

 

Best wishes,

Matt

 

Matt Clarke

Technical and Website Editor

Practical Fishkeeping magazine

 

e: matt.clarke@emap.com

t: 01733 465204

w: www.practicalfishkeeping.co.uk

w: www..petproductmarketing.co.uk

 

Como é pessoal tamos nessa??

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem! Já alguns membros me conhecem e sabem qual a minha posição em relação a alguns peixes que se vendem por essas lojas fora.

 

Acho que sim, a divulgação das atrocidades que se fazem aos animais irão, concerteza chocar quem gosta deles, mas não irá chocar quem os vende!

 

Começemos pelo consumidor que é o principal amante do hobby! Dúvido que nós, membros deste Fórum, compremos algum desses peixes e por isso fazer campanha interna não levará a lado nenhum.

 

Mais uma vez apelo a que se faça campanha exterior ao Fórum. Eu faço-a sempre! Aqui dentro não preciso de criticar esta ou aquela loja, quem diz loja, diz também pessoa, porque nós já estamos devidamente alertados para estas situações.

 

Se ninguém comprar, as lojas deixam de vender!

 

Em todo o caso, tenho-me apercebido de uma melhoria neste sentido, já se vê poucas lojas com este tipo de animais à venda. Não acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E porque nao agir a nivel de importadores...não são eles que fazem a aquisição e distribuição?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E porque não (palavra corrigida) agir a nivel de importadores...não são eles que fazem a aquisição e distribuição?

 

Isso movimenta dinheiro, amigo! Achas que eles vão aderir a alguma coisa? Achas que eles estão preocupados se os peixes são injectados ou não? Eles querem é vender... porque quando eles olham para os peixes, vêm €€€€s, não vêm o seu animal de estimação ou, para ser um pouco cruel, o seu filho! Percebes?

 

Tem que se agir onde está o interesse! E a quem é que interessa saber o que se passa? É a quem gosta dos animais e os vê como o seu animal de estimação, o tal que lhe vai dar algumas alegrias platónicas quando olhar para ele!

 

Quando envolve dinheiro, não há nada a fazer! Já viste aquela produção de Guppys no Sri Lanka? Achas que eles querem saber se aquele macho ou aquela fêmea morreram?! Ó amigo, nem os tiram do tanque! Serve para alimentar os outros!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais