Vlad

Membro
  • #Conteúdo

    606
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Vlad

  1. Não são ciclideos e os que tens são "pintados". Pobres bichos... estima-os, é o melhor que podes fazer.
  2. 3 aquários e 4 (ou 5 depende) computadores no escritório e sem problemas nenhuns.
  3. As plantas podem influenciar o ciclo. As plantas não eliminam só amónia. Podes usar um bocadinho de comida para iniciar o ciclo e ir medindo os niveis de amónia/nitritos, acompanhar com umas mudas de água para acelerar o processo e teres uma carga bacteriológica aceitável.
  4. A mim parece-me uma molly balão perfeitamente normal, se estiver cheia, também não é espanto nenhum. Estar relativamente parada... as mollies não são o peixe mais activo do mundo. Qual é o pH e temperatura do aquário?
  5. Esses valores são normais nesta fase. Os nitritos deverão ir para 0 ao longo do tempo conforme a colónia de bactérias for crescendo. Se quiseres acelerar o processo para o bem estar dos teus peixes, vai fazendo umas trocas de água diárias de pouca quantidade (10 a 20%). Quando o aquário tiver nitritos a 0 faz trocas de água de 15% semanalmente e não deverás ter problemas. O problema, parece-me, foi que colocaste um volume de peixes que fez disparar muito rapidamente os nitritos durante o "arranque" da colónia de bactérias. Lamento pelo peixe, mas como já me disseram, infelizmente aprendemos à conta do pior para eles muitas das vezes. V
  6. A luz é curtinha, por isso plantas que cresçam com pouca luz é o óbvio. Anubias certamente, até na sombra se dão. Já tive autenticas matas de egeria com pouquissima luz. Mais... Erm... Valisnérias, mas não sei se não precisavas de mais uns wattzinhos. Enfim, espero que ajude, boa sorte. V
  7. E que morrem com uma facilidade digna de um Pesadelo em Elm Street. Já tive um e gostava do bicho, mas tem esse senão da durabilidade e da resistência.
  8. O carvão não estraga as plantas... quer dizer, estraga se atirares o carvão com muita força e partires as plantas. :D Ou se fizeres um churrasco com o carvão... e com as plantas... O que o carvão faz é retirar elementos que as plantas consomem. Logo crescem menos, apresentam carências e potencialmente fazem aparecer algas por haver elementos em excesso. Pronto. :D
  9. É tão fácil... pelo menos nos meus escalares é fácil de ver: A fêmea é a que põe ovos. O macho é o que os fecunda. Os bótias são os que os comem. Passam todos em filinha indiana... é lindo. V ps: não resisti, desculpem.
  10. Vlad

    Preciso de ajuda!!

    Vi a experiência, não a tive. Eu comprei logo 4. Ajudo é uma série de amigos com aquários e já vi tal coisa acontecer. Boa sorte.
  11. Só se fossem uns cardinais para enfeitar o cenário, fora algo desse género não punha mais nada... V
  12. As mudas de água para já parece-me importante. Os niveis de nitritos estão altos e em pouco tempo vais ter pouco aquário para tanto peixe. É que isso vai crescer. Antes de conseguires identificar exactamente o problema, não vale a pena estar a insistir em medicamentos, por isso, se conseguires explicar melhor o que se passa com o peixe ou tirar uma foto, a gente agradece.
  13. Olá Pedro Precisamos de saber mais coisas sobre o teu aquário. Quantos litros tem? ( Já vi 60L sorry ) Que filtro tem? Tens carvão activado no filtro? ( Se tiveres tira porque elimina o medicamento ) Quanto tempo depois de montares o aquário colocaste o peixe? Que peixe é? Tens outros peixes? Se sim quais e quantos? Qual o pH, nitritos e/ou amónia se possível? Desculpa lá as perguntas mas compreenderás mais tarde que é mais fácil ajudar se tivermos dados. Já agora bem-vindo e boa sorte. V
  14. Vlad

    Preciso de ajuda!!

    De uma forma geral, quanto mais companhia têm os bótias, mais vivo é o seu comportamento. Já vi um bótia escondido, já vi dois bótias escondidos, mas três ou quatro, nunca, andam pelo aquário todo a fazer das suas. Boa sorte.
  15. Nope, já tive o dobro e eles andavam felizes e contentes.
  16. Não podes ter o filtro ligado só durante 5 horas porque as bactérias não se devem aguentar durante 19 horas. Mais cedo ou mais tarde tinhas um problema de amónias, nitritos, etc.
  17. Os nitratos altos podem ser uma explicação. Desde que mudei de casa que alterei o esquema de TPAs e não estou particularmente satisfeito, tudo me parece menos estável. E nas ultimas medições não vi nitratos, pode andar por aí. Desde que alterei, tive doença da boca em cardinais, ictio, um peixe de água fria com problemas de bexiga natatória, and so on... Obrigado pela dica, acho que vai ser muito util. Se alguém quiser dar alguma ideia, é bem-vinda.
  18. A maternidade é um aquário à parte ou é uma das de plástico que boiam na água? Se for um aquário à parte, deixa-a estar e certifica-te que tens uns esconderijos para os alevins. Se for uma das de plástico, retira-a da maternida, aliás retira A maternidade que serve para nada e arranja esconderijos para os alevins. Há ainda a hipótese da maternidade que estás a falar ser um "infantário", com uma rede... não vejo como pode ser útil se for este o caso.
  19. Vlad

    Discus Assustados. Ajuda.

    É provavel que ainda se estejam a arrumar. Para eles é, para todos os efeitos uma "casa nova". Vai observando o comportamento sem stress.
  20. Ois Estou numa semana estranha... tenho 240L de ictio com algum peixe e 80L de peixes depressivos. O Ictio está a ser tratado, os peixes depressivos é que é estranho. Setup 80L Temp 25 Nitritos, Amonia = 0 pH 7 Fauna: kilos de barbos, 2 balas e um peixe faca. Decoração: Rochas, nada de mais. Problema: Enquanto a luz está apagada tenho os peixes a passear pelo aquário, com cor. Sensivelmente às 18h a luz liga e vão todos, mas todos mesmo para o fundo do aquário, sem cor, cheios de medo e stressados. Há dias pensava que era da temperatura que subia para os 28. Mas hoje, depois do termostato "afinado" para primavera/verão, tenho uma temperatura de 25 estavel o dia e noite inteiros... Alguém tem algum palpite sobre este comportamento? Precisam de mais algum dado? Estou baralhado com este comportamento... Qualquer opinião ou ajuda é bem-vinda.
  21. sim, se for em excesso, não não for excessivo as plantas adoram... Tal e qual. O meu aquário de 240L levava, na sua manutenção, elementos para as plantas. Com tem sido neglicenciado tinha sempre algas de todas as formas e feitios a aparecer. O pH também não estava como eu quería. Optei por comprar um buffer (que tem fosfatos) e "alimentar" as plantas diariamente como aliás vem escrito nas garrafitas dos ditos elementos. "Estranhamente" deixei de ter tantas algas, aliás existe uma regressão suave. Não há nada como equilibrio... se está relacionado com o buffer e o tratamento diário, penso que sim, mas não consigo sustentar quimicamente.
  22. Ois... já voltaste a medir os valores? Na minha opinião, podes ter um aquário montado durante meses, mas se não tiveres nada que mantenha a colónia de bactérias, o ciclo inicia-se na altura em que é repovoado. Tenta ver se tens amónia e/ou nitritos só para checar. E as TPAs são amigas num caso destes. Só uma opinião, espero que seja útil.
  23. O meu palpite (e não passa disso) é que prejudicou ao ponto de teres o ciclo reiniciado no filtro. No entanto se o aquário já tinha algum tempo de existência, bactérias já havia em todo o lado. Já agora, precisas mesmo de desligar o filtro para os alimentares?
  24. As variações de pH não são por aí além, dependo do tamponamento da tua água. No entanto, se quiseres garantir alguma fiabilidade do pH, podes sempre usar um buffer pH, se for fosfatado (que é provavel) as plantas até agradecem.
  25. Certo. Mas facto é que raramente se ligam e nunca se ligam ao mesmo tempo e se tiver uma avaria, tenho backup. Além disso tenho potência em casa à larga para ter todos os electrodomésticos, todos os aquários e computadores a funcionar. V