Dick Dastardly

Membro
  • #Conteúdo

    61
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Dick Dastardly

  1. São aqueles ciclídeos lindíssimos a que os invejosos dos ca's chamam de "solhas". Enfim, dôr de cotovelo...
  2. As piranhas não são ciclídeos. Já os escalares e os discus são ciclídeos habitualmente vistos em aquas comunitários. Acho que devias começar por fazer a pergunta ao contrário: que peixes posso pôr com o ciclídeo x? Toma também atenção que alguns ciclídeos ficam enormes e sujam muito a água. Tens de ver se tens um aquário espaçoso e com boa filtragem.
  3. Ok, já percebi! Quanto ao vidro, acho 8mm muito pouco. Aconselhava-te 10~12mm. Vê também se a madeira que estás a usar é a mais adequada. Quanto ao resto creio que na secção de salgados existem uns projectos desse género. Era bom informares-te com quem já fez para evitar acidentes. Boa sorte e vai dando notícias!
  4. Suponho que queiras dizer que o aquário é em vidro+ móvel em madeira. De qualquer maneira, 131€ não é barato, é dado! Toma atenção se não estão a poupar na espessura do vidro e na qualidade da madeira. Não te esqueças que estamos a falar de mais de 400l de água e de 600Kg de peso! O barato pode sair catastrófico!!!
  5. Não sei se é o caso, mas se tiveres um termómetro "digital" daqueles de colar por fora, pode estar a dar leituras erradas devido ao frio exterior. Verifica também se o termóstato não tem sujidade na zona da resitência. Já usei desses e sempre me dei bem.
  6. Deixem-me treinar a química: Os refrigerantes têm CO2 diluido sob a forma de ácido carbónico. Este mantém-se diluido devido à pressão no interior das garrafas. Ao abir a garrafa, o CO2 liberta-se formando bolhas. Agitando a garrafa, acelera-se essa libertação. Disse bem? Respondendo à pergunta: sim, é possível aproveitar esse CO2 mas só dá para alguns minutos... ou seja não dá para nada.
  7. Tens que preencher o perfil. Está nas regras.
  8. Foi dessa que me arranjaste. Também precisava de saber! Acho que é salsa!
  9. Só uma observação: o móvel do ZANITO é feito de aglomerado e não de faia. Ele não teve grandes questões com a resistência porque o móvel não era para um aquário. A maior parte dos móveis que se compram aí são deste material. Se a estrutura estiver bem feita, aguenta perfeitamente. O maior senão que vejo no aglomerado é que absorve água como uma esponja, incha e fica logo arruinado...
  10. Desculpa lá Rui Pedro mas tenho a certeza que nos compartimentos com portas o móvel tem "costas" e que estas servem de travamento lateral. Tem que haver algo a fazer esse travamento senão isso cai como um castelo de cartas!
  11. Respondendo às questões: Se fôr madeira maciça: 26mm é suficiente; se não fôr: não te metas nisso! Mais importante que o material é o desenho da estrutura. Recomendo duas tábuas com as dimensões do aqua, uma para baixo e a outra para cima. As tábuas verticais são as mais importantes pois são estas que vão suportar o aquário. Tens que ter travamentos transversais e longitudinais, respectivamente: tábuas ao longo da largura que impedem o movimento trás-frente e tábuas ao longo do comprimento que impedem o movimento para os lados. Todas as tábuas devem estar muito bem fixas entre elas. Tem tudo a ver: quanto mais alto fôr o móvel menos resistência terá. O esquema do ZANITO é eficaz, mas acho que as tábuas verticais deviam ir até às pontas. O do [_SkAzI_] parece-me resistente mas também tem o (possível) problema do do ZANITO e acho que devia ter uma tábua por baixo que ajudasse a consolidar a estrutura. Boa sorte no TEU projecto e vai dando notícias!
  12. Experimenta aumentar a temperatura da água para cerca de 30º. Ajuda bastante! Se não piorarem não deve ser necessário usar medicamentos, o que é sempre preferível, mas pelo sim pelo não aconselho-te a ter um medicamento à mão: está provado "cientificamente" que nestas situações eles pioram aos Domingos à noite, quando não há lojas abertas...
  13. Boas, De facto 8mm parece-me pouco. Para essas medidas, 10mm deve ser mesmo o mínimo... Não deixaste o aquário cheio, pois não? É que está claramente instável e pode rebentar! E travessas de reforço, tens?
  14. EPROM, leva de certeza mas isso não é um processador mas uma memória ROM. Em alternativa pode levar uma FlashROM. O processador será um PIC ou um 8085. Quanto à linguagem será "código de máquina" ou ASSEMBLY. Claro que isto tudo (ou outro) pode já estar aplicado num circuito já feito dos sistemas de automação da empresa e basta dar-lhe outra aplicação. Para quando novos desenvolvimentos?
  15. Vi vários artigos e, de facto, todos os métodos variam entre o muito mau e o extremamente cruel!!! :D Se um peixe morre a água fica poluída, mas nem é preciso tanto: basta um ficar doente que todos serão infectados pois as suas defesas estarão no mínimo...
  16. Boas, Depois de googlar um pouco e de filtrar a informação eis os três principais métodos de "pintar" os peixes: Comida: Este é o método menos mau. Trata-se de alimentar os peixes com comida pigmentada para enaltecer as cores do peixe. Este método só resulta se o peixe já tiver essas cores. Existem comidas destas à venda de marcas reputadas com níveis de toxicidade bastante baixos ou nulos. Claro que outras comidas "não tão seguras" são usadas para dar um ar mais saudável aos peixes, pelos distribuidores. Este método aplica-se a peixes já naturalmente coloridos como discus, neons, bettas, etc. :D Injecção: Cruel! O peixe é anestesiado e injectado com tinta, o que causa infecções e uma elevada taxa de mortalidade. No caso dos chandra ragna, o peixe leva uma série de injecções ao longo de uma ou duas linhas criando vários pontos de côr. De seguida a tinta é espalhada com os dedos para ficar uma linha contínua. Aplicações: Chandra ragna, corydoras, botias, óscares, etc. Tingir: Muito cruel! Como já descrevi antes, os peixes são colocados numa solução caustica que lhes retira a camada protectora. De seguida são colocados em corante para ficarem da côr desejada. A taxa de mortalidade é elevadíssima tanto pela toxicidade dos produtos como pelas doenças que resultam do processo. Como requinte de malvadez, são criados peixes "comemorativos" das épocas: vermelhos no Natal, laranjas no Haloween, azuis e vermelhos no 4 de Julho (patriotic tetra), uma edição em verde quando saiu o filme "Hulk", etc Este método é usado em tetras "white clowd" e em ciclídeos papagaio. Em salgados, a informação é pouca. Há suspeitas de se usar em corais e anémonas, mas não descobri muita informação sólida.
  17. Ena! Estou tão contente! Finalmente vou poder elucidar o Domingos! Não é injectado, ao que pude apurar é colorado através da alimentação. Também não é bem assim (antes fosse...): Os peixes são colocados numa solução que lhes dissolve o muco protector e depois são colocados numa água com corante. Como devem calcular, a maior parte não sobrevive ao processo. Os que sobrevivem, o mais certo é terem sido contaminados com uma série de doenças... Em contrapartida podes comprar uns "fantásticos" ciclídeos papagaio vermelhos, rosa, azuis verdes, amarelos... É só escolher:
  18. Acho que essa associação devia mudar o nome para BESTA!!! ANIMAL deve ser o cargo desse tal Miguel Moutinho!!! Essas organizações que só defendem (e mal) mamíferos não têm o direito de se chamar "Associação de defesa dos animais"!!! Proponho averiguar com quais destas organizações podemos contar, até para sabermos quais devem contar com o nosso apoio quando quisermos fazer algum donativo!
  19. Isso parece-me ser um foco de halogénio e não uma HQI... Tanto quanto sei isso não te serve de muito, mas alguém mais conhecedor que eu vai com certeza explicar-te melhor... Também creio que num aqua de 100l não compensa ter hqi.
  20. A que viste deve ser esta: Também lá está no site. Clicas em products>lightning>Dimax OB Lightning.
  21. Não me parece nada errado. Imaginem um lago ou rio na Natureza: é bem provável que ao longo de uma parte do dia este esteja à sombra durante uma parte do dia, provocada por alguma árvore ou rocha. Só algumas plantas mais exigentes é que se poderão ressentir.
  22. De nada! Eu comprei a "Black Galaxy" de 150cm (2xHQI+4xT5+Timer) por 449€. Não sei ao certo o preço que eles pedem pelas ob mas com os portes não sei se compensa. Vou trocar as lâmpadas por umas Daylight de +-6000ºk. Parece-me ser melhor para as plantas.
  23. Por acaso encomendei uma luminária dessa marca no eBay alemão. Recebi-a na sexta e estou agradavelmente surpreendido com a qualidade para o preço. O distribuidor é de Singapura. Podes ver mais informações aqui. btw: a minha também trazia lâmpadas de 12000ºk e actínicas (azuis). Estas são mais para salgados pelo que vou trocar por lâmpadas "daylight".