wahit

Membro
  • #Conteúdo

    131
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por wahit

  1. Ao fim de muitos anos sem aquário, decido ter outro... mas para o meu filho de 3 anos! Claramente que não será ele a tratar dos bichos, mas é para isso que serve o Pai. Estou à procura de algo pequeno (15 a 30 litros no máximo), para peixes de água fria ou quente, embora neste momento talvez seja melhor opção algo de água fria, se bem que estava a pensar em conchículas do Tanganyika, visto serem relativamente fáceis de manter (nada de plantas). O meu problema está em encontrar o aquário. Procuro algo de preferência redondo, tipo globo, mas com filtro e aquecedor incorporado. Vi um há uns tempos impecável, mas não me recordo onde vi, ou de preços, etc. Estou a fazer uma pesquisa online e encontrei isto, mas parece-me um pouco manhoso. Ou não!? Podem dar-me umas luzes!? Melhores lojas online para procurar, etc. Obrigado!
  2. Boas! Apesar de não ser um novato em aquários de água doce (tenho vários), sou um novato em aquários de água fria. Quero montar um pequeno aquário de 120 litros exclusivamente com peixes de água fria. Aliás, já tenho o aquário pronto a receber os mesmos, apenas com areia da praia, algumas anúbias e pedras. A questão é: que peixes de água fria poderei colocar neste aquário, tirando o "mitico peixinho vermelho"? Um dos meus peixes favoritos é o koi, no entanto esta espécie atinge fácilmente os 90 cm, e como eu não tenho própriamente um lago de 15.000 litros à espera, terei que optar por outras soluções. Não existem peixes do género mas com 8-15 cm!? Obrigado desde já pela ajuda!
  3. Boas! Necessito de um filtro externo para um aquário com as dimensões 100x40x30. Andei a pesquisar pela web e parece que os preços são substancialmente inferiores aos praticados nas lojas fisicas, no entanto tenho apenas como ponto de referência as lojas de animais dos shoppings do Porto. Seja como for, o que acham dos seguintes filtros - e preços - para o aquário em questão? Eheim 2213 http://www.aquaristic.net/en/Filtering/External-Aquarium-Filter/External-Filter/Eheim-external-filter-2213.html Eheim Ecco Pro 300 - 2036 http://www.aquaristic.net/Eheim-ecco-pro-300-2036-external_aquarium_filter.html Eheim Pro 2224 http://www.aquaristic.net/eheim-professionell-2224-incl-eheim-filter-media.html Estou aberto a outras opções/lojas. Não queria ultrapassar os 100 euros. Abraço!
  4. Olá! Peço desculpa pela informação "a menos"... O aquário é um "standard" de 100C x 40A x 30P. A nivel de plantado não vou querer nada de muito exigente, ficando básicamente por anúbias e derivados. Portanto não necessito de iluminação "especial". Necessito sim de uma boa iluminação a nivel da própria calha, isto é, pretendo mais uma calha de qualidade do que iluminação de qualidade. Quero algo que seja relativamente fácil de enquadrar numa qualquer sala de estar. Gostava que fosse uma calha com suportes que esteja a alguma altura do topo do aquário, visto que este muito provávelmente vai estar sempre aberto, daí querer evitar um pouco as normais calhas de pousar (ex: aquapor), para ser mais dificil de acumular humidade. Abraço!
  5. Olá a todos! Estou neste momento em processo de montar um novo aquário de 100 cm, e necessito de uma calha de iluminação porreira. O que há no mercado que não seja muito xpto a nivel de aspecto? Este aquário vai estar na sala de estar e portanto convém ser algo com bom aspecto e bastante eficiente. Marcas, modelos e preços (se possivel) seriam benvindos!!! Muito obrigado pela ajuda!
  6. O problema não é o dinheiro pá... A cena é que eu não queria mesmo plantas. Mas estou a ver que isso será impossivel. Se fosse um aqua de 200/300L sem plantas só com areia era bastante fácil a escolha: os belos dos óscares!!!
  7. A cena é que eu nem quero plantas verdadeiras, nem artificiais. Quero apenas areia e água... edit: percebo a confusão com a cena das "plantas verdadeiras". Expliquei-me mal no primeiro post. Eu não quero qualquer tipo de plantas
  8. Era uma ideia, mas é provável que esses peixes atrofiem com o facto de não existirem plantas....
  9. Boas! Já ando nisto da aquariofilia há uns anos, tendo já tido diversos peixes dos mais diversos pontos do Mundo. Comecei com um aquário de 30 litros, e neste momento tenho 2 aquários de 120L e 400L montados, com peixes sul-americanos. Está tudo feliz e contente, com as plantinhas bastante verdes e com posturas regulares (pelo menos nos escalares!!) Anyway, estou a precisar de ajuda numa outra coisa... Estou neste momento a pensar montar um pequeno aquário de 60L no meu quarto, e estou com algumas indecisões relativamente sobre o que montar aqui. Eu já tive peixes sul-americanos e africanos (Tanganyika), e neste momento queria algo diferente para aqui. Estava a pensar montar o aquário sem utilizar plantas, ou seja, que hipóteses de escolha tenho tendo em conta peixes que não atrofiem sem elas? Estou numa de minimalismo neste novo aqua Como é óbvio, queria afastar-me dos africanos, portanto brevis e derivados estão de lado. Será que existe algum peixe de água fria que se possa adaptar facilmente aqui, como um kinguio ou algo do género? Resumindo e por tópicos: - aquário de 60 litros - não queria usar plantas verdadeiras - não queria ter peixes africanos como brevis ou occelatus - o aquário poderá ser de água quente ou água fria - a filtragem do mesmo é de 650 litros/ hora Opiniões precisam-se! Muito obrigado a todos!
  10. wahit

    Comida Viva

    Olá pessoal! Tenho uma núvem de escalares recém-nascido a passear pelo aquário... Visto que não tenho disponibilidade para criar artémia para os mesmos, visto que este aquário está em casa dos meus pais, podem-me informar se os recém-nascidos escalares irão dar-se bem com infusórios, mais própriamente utilizando a técnica descrita no primeiro post com a alface? Muito obrigado! :-D
  11. Comprei dois pequenos orandas com cerca de 2 cm cada um...... bichano deveras pequenos e simpáticos! Uma questão que me faltou no outro dia: devo/posso ter plantas no aquário, ou mais cedo ou mais tarde elas serão comidas? E a nivel de sêcos devo dar-lhes maior quantidade de flocos ou de granulado? Obrigado!
  12. O peixe que vi era básicamente um kinguio mas com os olhos enormes e todos de fora a olharem para cima! jejeje! É deveras estranho e bastava olhares para ele para te partires a rir! Curti
  13. Obrigado pela info pessoal! Depois dos ciclideos africanos e americanos - que estão nos seus respectivos aquários a bombar - é a vez de ter um pequeno aquário com orandas e 'derivados' Vou comprar 2 ou 3 peixes e talvez um pleco ou outro peixe para limpeza de fundo/paredes. Vou regular o termostato para os 20ºc, visto que não faz mal e sempre me dá uma maior "segurança" em relação ao pleco......... E já agora mais uma questão! No outro dia na loja de animais do Gaia Shopping estavam uns 3 ou 4 peixes misturados com as orandas deveras curiosos! Tinham uns olhos MESMO enormes, em preto bem carregado virados completamente para cima! Adorei o focinho do bicho, se é que lhe podemos chamar focinho, mas não faço sequer menor ideia de que peixe seja. Alguém me pode dar umas luzes?! Muito obrigado!
  14. Ok.. e agora uma pergunta alto básica mas que tinha necessidade em fazer. Queria montar um aquário pequeno (uns 60-70 litros) com kinguios e peixes do género. Espero estar a acertar no nome, os peixes que falo são algo comuns nas lojas de animais e são daqueles bué marados com olhos gigantes e de fora!! Geralmente são pretos ou avermelhados/alaranjados. Anyway... se eu tiver estes peixes num aquário com um filtro Eheim é necessário fazer as habituais (diárias?!) mudas de água? E a pergunta que necessitava mesmo de resposta: é possivel misturar com estes peixes um animal do género do pleco? Isto é, queria um peixe que pudesse fazer a "manutenção" do fundo e vidros do aquário. É possivel?! E agora por tópicos! > tenho que mudar a água muito regularmente em peixes de água fria quando tenho um aquário com filtro cascata Eheim? > um pleco - ou algo do género - pode estar em água fria? > os peixes e água fria como os kinguios podem estar em água ligeiramente quente? > existe algum peixe/caracol de água fria que faça o trabalho do pleco? Obrigado a todos pela atenção!
  15. Boas! O meu pai está agora a montar um aqua de 200 litros em casa, e os discos são uma opção para habitar o mesmo! Ou não!? Tendo em conta o volume possivel de água (200 litros), quantos discos poderei eu 'encaixar' no aqua? E que outras espécies lhe poderão fazer companhia? Apenas os neons?! E que cuidados especiais se devem ter? Obrigado pela ajuda! Nuno
  16. Tiveste um ano à espera que eu te oferecesse uns escalares de REAL qualidade para postura? O que é bom (eu) vem sempre :D :D :D Boa sorte com a bicharada... e... artémia neles
  17. Hummm..... Mas meto o tal vidro a separar, ou não!?
  18. Boas! Tenho no meu aqua um casal de escalares. E apenas estes dois peixes! Tiveram duas posturas em mês e meio, e apesar de não ter sobrevivido nenhum bichito, tudo se passava bem na casa dos escalares Hoje - agora - quando chego a casa, reparo que o escalar femea tem a cauda toda mordida. Parece que levou uma sova à moda antiga, e o culpado... por exclusão de partes - hehe - só pode ser o macho. Que o levou a fazer isto? Qual as causas? Que devo fazer para a cena não se repetir? Será que foi auto-mutilação (ok, ignorem a última pergunta). Muito obrigado... mas, falando agora sem brincadeiras, que posso fazer para isto não se repetir? Ou será que foi algo fortuito?
  19. Boas! Os meus escalares tiveram ontem a sua segunda postura, a primeira foi violentamente comida pelos pais! Agora quero montar um aqua de 50 litros para isolar os ovos. Como deve ser o setup? Só água, termostato, iluminação e filtro? COmo? Muchas gracias!
  20. Hello! Voltei aos peixes "mais convencionais" e agora aqui vai uma série de noob questions. Apesar de ter procurado no fórum encontrei respostas algo contraditórias, e como é melhor ter sempre a certeza, pergunto novamente: - Posso misturar botias com escalares? Há crise?! - Posso misturar botias com neons? Há crise?! - Com que peixes não posso misturar botias?! - Camarões e botias?! Será melhor esperar mariscada disto?! Muchas gracias!
  21. O aqua que tenho no momento é de 50 cm... estou tão farto destes caramujos que até sou capaz de comprar botias e gramar com ele só para os matar. Outros conselho são mais que benvindos, pois não estava nos meus planos ter um aquário com botias :/ :/
  22. Boas! No meu antigo aqua de brevis (50 litros) eu tive um ataque em grande escala de caramujos. Apareciam centenas todos os dias. O aqua estava a tornar-se muito feio e eu não conseguia controlar os mesmos. Optei por "desfazer" o aqua e voltei a montar um novo. Pois bem... lavei tudo, tirei o areão e meti novo areão, mas ficou uma pequena sobra do areão antigo dentro do aqua e dei agora conta de manhã que... estavam 2 ou 3 caramujos dentro do aquário VIVOS! Ok... neste momento o aquário tem apenas água e areia da praia, visto que só o enchi ontem e os tais caramujos. Penso que ainda devem estar uns vivos enterrados na areia, algures escondidos. A questão é... qual é a maneira mais fácil de eu me livrar destes bichos para sempre?! Estou farto deles, e não faço menor ideia de como estes vieram para aqui outra vez! É que tipo.... desde que tirei os brevis até ontem (data em que lavei o aqua), o aquário teve 3 meses sem ligar a luz, sem eu lavar a água, sem termostato, sem eu deitar comida... portanto não sei como sobreviveram e se multiplicaram tanto!!!!! Agradeço qualquer ajuda. Estou desesperado :) Ah... penso que a espécie destes caramujos seja 'Melanoides Tuberculata'. São uns nojentos que durante o dia se enterram na areia, e à noite saem cá para fora e invadem paredes, areia e tudo que existe no aqua.