nunomiguel

Membro
  • #Conteúdo

    1518
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por nunomiguel

  1. Melhorem as condições da água. Pode ser derivado às faltas de TPA, excesso de comida, filtros sujos ou fracos ou excesso de peixes no aquário.
  2. Que iluminação tens? Mas a água está turva como? Vês algo em suspensão na coluna de água (lixo ou semelhante)? Que tipo de peixes e quantidade tens nesse aquário? O ideal era ir fazendo trocas parciais de água e ver se o filtro está em condições (e se tem capacidade para filtrar esse aquário).
  3. Pode também ser derivado a alguma lesão. Eu não fazia já antibiótico. Se o aquário estiver limpo isso passa sem recorrer a medicamento.
  4. Peço desculpa pela resposta tardia.... Se as tpa's limpeza do filtro são feitas semanalmente parece-me difícil que o problema seja bacteriano. No entanto se o problema fosse bacteriano (Columnaris) de certeza que iam aparecer mais peixes doentes, principalmente os Guppies e peixes mais pequenos que são muito afectados por esse tipo de doenças. De qualquer maneira não podemos descartar esta hipótese.... tens muitos peixes nesse aquário, logo, a qualidade da água pode não estar a ser das melhores (mesmo com a tpa semanal). Eu apontei para Hexamita porque afectou apenas as colisas (embora diagonosticar doenças sem ver seja muito complicado).
  5. Doença do buraco (como nos discos - também costuma aparecer nas colisas)... Pelo menos parece pela descrição que fazes. Pesquisa por Flagyl. Se as feridas estiverem abertas vão estar susceptíveis a ataques por parte de bactérias e fungos. Convém manter o aquário limpo (fazendo TPA's e limpando sempre os filtros). O ideal seria fazer o tratamento num aquário hospital.
  6. Os tratamentos para parasitas externos tem de ser repetidos passado 1 semana senão os resultados vão ser nulos (ou quase). E mesmo que se faça o tratamento 2x não é garantido que fiques livre de parasitas. Falta alguma informação importante, nomeadamente, volume e regularidade das TPA's e se limpas os filtros com regularidade. Um aquário com falta de higiene também ajuda na proliferação dos parasitas.
  7. Eu pessoalmente nunca gostei dos produtos da Avipar. O frasco diz para que fim é? Bactérias ou fungos?
  8. nunomiguel

    Beta Doente

    Problemas bacterianos (muito provavelmente internos). Muito comum nos bettas. Isso deve-se às condições em que são mantidos
  9. Isso é falta de TPA's e descuido na limpeza do areão e filtros. Mas o principal problema é, como já foi referido em cima, excesso de peixes.
  10. Parece ser fungos. No entanto os fungos podem ter aproveitado uma ferida aberta (provocada por bactérias). Convinha fazeres um tratamento separado a esse platy. Se tiveres esha 2000 (ou outro medicamento de largo espectro) utiliza-o. Se não tiveres junta anti-fungos e antibiótico (por exemplo Sera mycopur+Sera Bactopur) na água. É necessário manter boa areação na água. Abraço.
  11. Pode ser das brigas (se forem escalares adultos) como foi referido. No entanto não descartes também problema bacteriano... Vai fazendo mudas de água regulares e verifica os filtros. Se os peixes estão a comer bem e com comportamento normal não te preocupes para já.
  12. Só se for para as ténias. banana rock No caso de parasitas externos na pele, se esperares 1 mês não vais ter grandes resultados no tratamento, isto porque, os novos parasitas nascem dos ovos largados ao fim de 1 semana e se não os atacares nessa altura tás de novo com o problema entre mãos.
  13. Repete-se o tratamento passado uns dias para matar os parasitas que possam nascer a partir desses ovos. banana rock
  14. Dá para internos (ténias) e externos (guelras e pele). TPA de 80% a seguir ao tratamento. Depois tens aquele problema da água poder ficar esbranquiçada que, assim sem saber, me leva a deduzir que a própria Sera prevê um boom (e morte) de bactérias do filtro (talvez devido ao uso de açucar?) no medicamento (o que não faz sentido porque não é de consumo humano). Como sou da velha guarda eu optava por praziquantel+flagyl na comida para tratares parasitas intestinais. Se pretendes tratar externos também usa esse da Sera. Mas convém manter os peixes sobre observação durante o tratamento. Abraço.
  15. Queres tratar o quê? Parasitas internos ou externos? Podes... mas depois não me ligues a dizer que te estão a morrer os peixes...
  16. Devem dar 2x ou mais comida aos peixes... Pouca quantidade várias vezes ao dia.
  17. Isso é problema bacteriano... Columnaris. Tens de aumentar o volume das TPA's. Verifica os filtros pois podem estar muito sujos. Aspira o areão. Podes colocar sal na água e deves manter a mesma sobre forte areação (recorre a pedras difusoras se tiveres). Verifica os nitritos e amônia. A temperatura neste casa não deve ser aumentada pois as bactérias reproduzem-se mais rapidamente causando ainda mais danos aos peixes. Continua com os tratamentos com Direct. Se tiveres hipótese trata todos os peixes que te pareçam afectados ou que estejam "estranhos".
  18. Olá, Não adianta só tratar os peixes com X ou Y medicamento. Tens de descobrir a causa para esse problema. Pesquisa que tens muitos tópicos com essa informação.
  19. São peixes muito resistentes. Não sei o que tinhas antes mas acho que apostaste numa boa espécie.
  20. A vantagem é que depois do tratamento podes desinfectar o aquário, logo, não corres riscos com bactérias que ficam. Sim, mas como disseste os resultados são muito melhores, actua mais rapidamente e trata problemas internos. O bactopur normal não. Se o aquário estiver bem ciclado as perdas a nível de bactérias no filtro é quase nula e não tens picos de amônia ou nitritos. Caso contrário... muita amônia... e nitritos...
  21. Tens aquário hospital? Se sim usa bactopur direct ou bacotpur líquido para tratar o peixe. Tratar no comunitário pode-te trazer problemas... Se calhar foi devido à mudança de aquário... os peixes ficam enfraquecidos e depois adoecem.
  22. Pode também ser resultante de alguma lesão e que ficou infeccionada agora. Se vires que está a pior usar bactopur conforme foi fito. O tratamento deve ser feito, preferencialmente, num aquário à parte.
  23. Podem não ser parasitas mas sim úlceras. Devias experimentar o Bactopur Direct (actua mais rapidamente e é melhor que o normal). Pode ser derivado dos problemas bacterianos. TPA's antes do tratamento. Se no fim dos 3 dias ainda estiverem doentes voltas a repetir (mudando sempre parte da água antes). Cónvém manter o aquário/filtro o mais limpo possível.
  24. Já a devias ter separado para outro aquário. Pode ser muita coisa... desde a problemas bacterianos a problemas com parasitas internos, por exemplo. Devias aplicar Bactopur Direct na água e se ainda estivesse a comer dar-lhe Flagyl na comida (aliás também deverias dar aos escalares). O teu pH está elevado para essas espécies.