Tozé Nunes

Administrador
  • Content Count

    6,441
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    41
  • Country

    Portugal

Tozé Nunes last won the day on May 21

Tozé Nunes had the most liked content!

Community Reputation

1,639 :))

About Tozé Nunes

  • Rank
    Membro Sénior
  • Birthday 08/30/1969

Contact Methods

  • Mail
    fotografiareal@net.sapo.pt

Profile Information

Recent Profile Visitors

10,805 profile views
  1. Tozé Nunes

    Selvajaria pacífica

    Eu tenho um ancistro num aquário do mesmo tamanho e raramente o vejo... 😀 Não ligues ao Vasco, ele não gosta de ancistrus 😀😀😀 Agora botias palhaço é que não convém mesmo! São peixes de cardume e que chegam a atingir 20 cms em aquário (na natureza chegam aos 30 cms! )
  2. Tozé Nunes

    Green Valley

    Henrique, vais ter que ferver isso! Fazes assim tiras as plantas e mandas água a ferver lá para dentro!!! 😁😂 Agora a sério, esses fungos brancos são um petisco para os ancistros e caracóis. Quanto ao tapete de Monte Carlo, o melhor que podes fazer é ir podando isso para fortalecer o crescimento de folhas novas mais pequenas adaptadas ao meio submerso. Ao mesmo tempo o corte ajuda no desenvolvimento lateral do tapete.
  3. Tozé Nunes

    Camarões / caracóis

    Olá António. As ampularias e as Neritinas não vão comer os camarões, se é esse o teu receio. No entanto vão competir pela alimentação sejam as algas seja comida que adiciones. E convêm ter em atenção quando alguma delas morrer deve ser retirada de imediato para evitar um boom de amónia letal para a colônia de CBS. Outra questão tem a ver com os parâmetros da água, os CBS gostam de águas mais ácidas e os caracóis precisam de cálcio e magnésio para manter as suas cascas saudáveis. Ao contrário dos camarões, os caracóis não mudam de casca por isso as deficiências desses minerais vão ficando visíveis. Isto tudo dito, eu tenho Neritinas tanto nos aquarios de camarões quer nos comunitários sendo que qualquer um deles é densamente plantado. 😀
  4. Tozé Nunes

    Entrega de peixes

    Olá Inês. O local certo para colocar este tópico será na parte dos classificados: https://www.aquariofilia.net/forum/classifieds/category/1-água-doce/ Boa sorte
  5. 20 ppm de nitratos é bom para as plantas, menos para a fauna (do qual ainda não disseste nada 😉) nunca deixes ultrapassar esse valor de nitratos. Provavelmente tens os nitratos altos devido á fauna que aí tenhas. Para o teu caso é que existem frascos de macronutrientes em separado 😉 na loja onde compras os fertilizantes não há um só com fosfatos? 👍
  6. O que entendes por reduzir? Falas que os fosfatos estão a zero mas não disseste quantos ppm de nitratos tens no aquário. Que tipo de fertilizantes usas? Qual é a rotina de manutenção do aquário (trocas de água, aspiração de detritos, limpeza de filtros,...)?
  7. Tozé Nunes

    O meu Aquascape

    Boas Pedro, já tiveste as flores azuis?
  8. Tozé Nunes

    Penedo Furado

    Finalmente decidi retirar o tronco e em boa hora o fiz! As pinatifidas eram a nova erva daninha e estavam a fazer.sombra sobre o tapete de tal maneira que a cuba está nesse local a soltar-se... Eis uma foto do momento actual:
  9. Tozé Nunes

    Preciso de ajuda ???

    Bruno, tanto azedume! Em vez de criticar o que os outros fazem ou deixam de fazer porque não tens uma atitude positiva e ajudas com o que sabes? A maneira como tratas a malta não vai ajudar a que quem possa participar tenha interesse em o fazer! Isto é uma comunidade aberta e depende dos membros!
  10. Tozé Nunes

    Ganhando luzes

    Estás a ir pelo melhor caminho que é pesquisar o máximo. O que eu te aconselhava era também fazeres umas visitas a lojas de aquariofilia dedicadas aos salgados tais como a Corais de Vidro em Moscavide, a Aquaplante em Benfica, a Zanclus na Amadora, a Deep Blue Acqua na Damaia, Reef+ em Alfragide, Aquamagia em Oeiras ou a Aqualovers em Mem Martins. Em qualquer uma destas tens malta que terá todo o prazer em te responder às tuas questões.
  11. Tozé Nunes

    Ganhando luzes

    Olá, tens razão ao reclamar da falta de resposta às tuas questões, os motivos são vários desde a falta de um moderador na parte dos salgados como da ausência dos membros que tem salgados... Não podendo ser uma grande ajuda para o teu caso, tenho andado a aprender algo mais sobre o dark side da aquariofilia, o buraco negro que atrai os aquariofilistas e do qual depois não voltam 😀 Então aqui vai o pouco que sei: Para teres um salgado ou tens sump externa ou uma biobox na parte traseira do aquário onde caiba um pequeno escumador tipo este: Em relação á rocha ser viva ou morta tem a ver com a colonização das bactérias necessárias para um sistema saudável. O ideal seria fazeres tu a tua própria rocha viva pois assim de certeza que não vais ter surpresas de aparecer alguns bicharocos que não foram convidados. Mas isso claro que vai demorar muitíssimo mais tempo e ao início a malta quer é encher aquilo com os corais e peixes e depois aparecem as baixas e no sal cada perda afecta e de que maneira os nossos bolsos!!! Em relação á água, podes optar por usar água salgada natural á venda nas lojas de especialidade ou podes apanhar tu! Mas para isso é necessário saber os locais certos, a altura ideal em que a água está mas melhores condições e muito importante - ter as licenças necessárias para a captura de água! E tens a outra opção que é fazer a água salgada comprando os baldes de sal marinho e seguir as instruções para as dosagens. A água que for evaporando deve ser reposta apenas com água de osmose! O aquário deve ser destapado para facilitar as trocas gasosas e para mais fácil refrigeração no verão. Ecossistemas salgados não aguentam tanto a temperatura quente como a muito parte dos doces! Só te vejo preocupado com o aquecimento quando estamos a entrar na parte mais quente do ano e isso implica que em alguns dias mais quentes a temperatura dos aquários suba acima dos 30° o que incomportável para os salgados! Vai com calma e que no futuro tenhas algo tipo isto: Espero ter ajudado de alguma forma e corrijam-me se tiver dito alguma asneira sff. E por favor não deixes de ir aqui colocando a tua primeira incursão nos salgados, todos vamos aprender com a experiência. Nota: as fotos foram tiradas por mim mas os aquários não são meus! O nano estava na loja da Ecoarium Lisboa e a anémona com os ocellaris está na Deep Blue Acqua na Damaia. Apenas coloquei as fotos para referência ao que escrevi.
  12. Tozé Nunes

    Green Valley

    Já melhorou bastante com mais hardscape! Mas esses troncos ainda estão muito estranhos 😀 O ramo mais grosso do lado direito está a direcionar muito a nossa vista para o tronco mais alto do monte esquerdo. Da mesma maneira que deves respeitar os veios das pedras também os troncos deviam estar na mesma direção, na natureza por força dos ventos dominantes eles tendem a crescer na mesma direção 😉 No meio dos montes vais ter um tapete plantado ou um caminho de areia?
  13. Tozé Nunes

    Planta

    Se isso são folhas de um feto de Java esses pontos são os "órgãos sexuais" da planta, é daí que vai nascer novos fetos que após ganhar umas pequenas folhas se desprendem das "folhas-mãe" e vão andar pela corrente até se prenderem nalgum ponto.
  14. Tozé Nunes

    seguro acrescentar fauna?

    Num aquário com 200 litros cabe perfeitamente a fauna que queres adicionar á restante. Essa bomba é que me parece ser demasiado forte! Dá para regular o débito reduzindo um pouco o caudal? Quanto á flora de baixa exigência, eu aconselhava as bucephalandra. Podes também ver aqui outras opções:
  15. Tozé Nunes

    Retrieve Forefathers

    Isso está impecável Vera! Parabéns!