Tozé Nunes

Administrador
  • Content Count

    6,946
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    75
  • Country

    Portugal

Tozé Nunes last won the day on July 11

Tozé Nunes had the most liked content!

Community Reputation

1,942 :))

About Tozé Nunes

  • Rank
    Membro Sénior
  • Birthday 08/30/1969

Contact Methods

  • Mail
    fotografiareal@net.sapo.pt

Profile Information

Recent Profile Visitors

13,564 profile views
  1. Ehehe, calma é o melhor caminho para teres um aquário saudável! Vê lá se pensas num nome para esta montagem.
  2. Isso está a correr bem! Em relação ao layout eu não teria deixado o solo tão nivelado, da esquerda para a direita. Umas ondinhas aí realçavam mais o hardscape. Em relação às plantas, podes acrescentar mais espécies sejam elas anubias ou bucephalandras nas pedras, no tapete podes colocar junto às pedras crypto parva por exemplo. E já pensaste numas moitas de rotalas nos dois cantos do aquário por trás das pedras?
  3. Podes plantar com ou sem peixes dentro do aquário. Agora para que as plantas se mantenham vivas há muitas condicionantes, logo à partida uma delas é que os peixes não as comam! De resto tem que haver luz, fertilizantes e onde plantar! Tens plantas que precisam de solo, plantas que se prendem a troncos ou pedras, plantas flutuantes... todas elas precisam de luminosidade para fazer a fotossíntese, todas elas precisam de minerais para crescer, todas elas precisam de dióxido de carbono como alimento principal! Agora há espécies de plantas que são pouco exigentes e outras que precisam disso tudo em doses industriais.
  4. Xiii, já não actualizava isto há meses! As minhas desculpas! Na verdade nada de novo aqui, entrou em modo automático e o único trabalho que tenho é fazer as tpas semanais e alimentar os peixes diariamente. O tapete de glosso espalhou-se e peguei no bouquet de fetos e buces e juntei no centro do layout abrindo o espaço à volta. As cryptocorines que nasceram espontaneamente aqui acabaram por dar um ar da sua graça, estou a gostar. E é isto:
  5. Nunca vi nenhuma! Consegues comprar isso numa loja local ou vem direto da China?
  6. O investimento inicial é superior, verdade mas ao longo do tempo fica mais em conta. É como ires comprar um frigorífico mais caro e que consome menos eletricidade ou pagar menos por um frigorífico menos econômico e pagar mais de energia ao longo do tempo!
  7. Isso não é a melhor escolha! Essas latas não são recarregáveis! E a adição do co2 nesse kit tem que ser dada manualmente! O melhor é comprares um kit de botija tipo este: https://www.amazon.com/Aquarium-Regulator-110V-Mini-Tanks-Accurate-HP2000PSI/dp/B07F7P8TL3/ref=mp_s_a_1_17?dchild=1&keywords=co2+aquarium+kit&qid=1594258080&sprefix=co2+aquarium&sr=8-17 Depois aplicas isto a um extintor de co2 e para finalizar precisas de 1 metro de tubo de co2, uma valvula antiretorno, um difusor de co2 e um dropchecker. Antes de comprares tudo verifica se as ligações são compatíveis entre si!
  8. Se só podes fazer trocas de agua ao fim de semana 50% deve chegar. Depende um pouco da quantidade de amônia libertado pelo substrato. Excel é um antialgas poderoso mas não é tão eficaz como uma botija de co2 no esyado gasoso! Sai mais caro a compra inicial mas depois fica muito barato e é mais seguro a sua utilização. Boa sorte
  9. Olá jv_guedes, para iniciante foste logo para um desafio de nível superior! Iwagumis tem normalmente mais problemas de algas por terem apenas como flora um tapete não havendo ajuda de outras espécies vegetais cujo crescimento mais rapido ajuda a libertar os nutrientes da água. Podes evitar isso fazendo trocas de água mais abundantes em quantidade e número de vezes por semana para retirar excesso de nutrientes! Porque preferiste aplicar o dsm neste caso? O Dry Start Method é aplicado sobretudo quando há desníveis acentuados no substrato e contamos que um tapete desenvolvido segure o solo no local desejado! Ora no teu aquário não vejo grande desnível... sendo montecarlo e havendo luz suficiente isso vai crescer rápido mas depois quando entrar a água, a mc vai ter que passar de um estado emerso para imerso e vai necessitar de muito co2 para compensar a falta dele antes de estar debaixo de água! Aproveita este mês para comprar um bom kit de co2 engarrafado. Em relação ao layout, essa pedra grande está bem segura? Quando encher de agua o substrato vai descair um pouco, vê lá se depois não vais ter uma derrocada. E a pedra grande não faz sombra no tapete por baixo? Tenta corrigir isso com a luz.
  10. E na parte emersa??? Um sapo, um lagarto, um dragão ??? 😄
  11. Ah, muito fixe Pedro! Que fauna vais colocar aí?
  12. Olá Raul, pelo que me contaste apostava numa petshop normal, nunca me passou pela cabeça que tivesses ido à Aquamagia! Mesmo assim fiquei de pé atrás com esse conselho de meter 2 orandas em 15L !!! Já não passo lá há muito tempo e sinceramente fiquei um pouco desiludido com isto! Os neon chineses são de água fria mas mesmo um pequeno cardume em 15 litros é muito curto!!! Porque não optas antes por um nano plantado com camarões? Um pouco de musgo, umas anubias e fica logo uma coisa bonita e com vida! E aguentam bem sem termo dentro de casa! Ou então um betta mas eles precisam de agua quente! Eu apostava sempre num termostato pois permite muito mais escolha, com água quente podes ter um pequeno cardurme de rasboras e uma colônia de camarões! Sendo tu de Oeiras já experimentaste visitar quer a Aquafish quer o Agradiscus? Ambas as lojas estão na estrada que vai da Rebelva até à Igreja de São Domingos de Rana.
  13. Bem, não sei o que te diga... depois de teres perguntado e bem, se a tua primeira opção era a ideal, tendo recebido alguns bons conselhos, foste a uma loja (arrisco dizer que a uma petshop...) e trouxeste um kit sobre o qual desconheço as especificações... depois decidiste optar por agua fria ( eu não entendo porque a malta que se inicia vai sempre para esta opção, agua fria é para lagos!!! ) e pimba, lá aparece o "lojista" a sugerir uns peixinhos de ... lago!!!!) Depois aproveitam para vender mais uns frasquinhos disto e daquilo e voila, cliente contente e caixa recheada!!! Depois começam os problemas (peixes mortos, ida à loja, peixes novos e mais uns frasquinhos no saco) e o cliente começa a pensar que devia antes ter comprado uma tartaruga... De nada vale vires aqui pedir conselhos se depois chegas à loja e vais pelo "lojista". A aquariofilia é um hobby mas também é uma responsabilidade para com os animais que trazemos! Nada está perdido mas tens que perceber que o conhecimento é essencial para tirar o melhor partido do que tens! Tens aqui muita informação disponível e informa-te sobre lojas de aquariofilia, vais ver logo a diferença sobretudo no atendimento especializado!
  14. Sim, é normal essa cor! Para os nossos olhos fica estranho mas é optima para as plantas! Da mesma marca há outras lâmpadas que podes procurar, vê lá se nessa loja tem disso: https://www.sylvania-lighting.com/product/en-int/category/special-lighting/petcare/families/aquarium/