PRIMEIROS PASSOS
Para iniciados no mundo da aquariofilia de água doce
12660 tópicos neste fórum
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
Viva, Desta lista, que peixes podem estar no mesmo aquário (120x40x60, 288lts, plantado) sem que ocorram “grandes stresses”? 2 x Elephant Nose - Gnathonemus petersi 5 x Black Neon - Hyphessobrycon herbertaxelrodi 3 x Neon Tetra - Paracheirodon innesi 3 x Serpae Tetra - Hyphessobrycon serpae 1 x Corydora albina - Corydoras aeneus 3 x Kuhli Loach - Pangio (Acanthophthalmus) kuhlii 3 x Ra aquática verde - hymenochirus boettgeri 1x Botia Palhaço * Chromobotia macracanthus 10 x Tetras Glowlight (Hemigrammus erythrozonus) Neons Rosa 5? X Red Cherrys (Neocaridina denticulata sinensis "red") 1 x Escalar - EPterophyllum scalare 6 x Lebiste (Guppy) Poecilia retic…
-
- 8 respostas
- 1.3k visitas
Montei mais um aqua desta vez para a filha( já tem 2) Tenho areão preto e branco mas gostava de por areia Posso apanhar na prais ou irá alterar os parametros da agua e matar os peixes ( escalares e bebados basicamente) se não der para ser da praia que areia me aconselham???? é que com prais aqui mesmo ao pé não me esta a apetecer muito gastar dinheiro nisso pois ja esgotei o stock , de euros para o vício, para uns meses
-
- 12 respostas
- 1.3k visitas
Boa noite caros entusiastas. Tenho um aqua de 62cm atualmente mas tenho outro em vista de 100cm. A questão é que o de 100cm terá obrigatoriamente que ficar no mesmo sitio do atual ou seja em cima do aparador mas tenho receio que algo aconteca portanto venho pedir a vossa opiniao que será certamente mais assertiva devido á vossa experiencia. O aparador tem: 160cm comp. 45cm profundidade 3cm grossura do tampo tem muita loiça lá dentro e com o peso do aquario que terá no final talvez uns 120 kgs faz com que tenha alguma apreensao em avancar com a compra. Deixo fotos do aparador para saber a vossa opiniao. Desde ja muito obrigado pela ajuda.
-
- 7 respostas
- 1.3k visitas
Boas, acabo de colocar os primeiros quatro pés de plantas no meu aqua e, se calhar, já fiz burrada... Como poderão ver pelas fotos abaixo, coloquei umas perto da peça que puxa a água e agora estou com receio que, num futuro próximo, possa leva ao entupimento da grelha (ver seta vermelha). Que dizem? Antes de as colocar no areão deixei-as estar junto à grelha e as folhas não eram puxadas pelo fluxo de água. De qualquer forma agradecia opiniões, sff. No lado esquerdo do aquário também tenho a sensação que posso vir a ter problemas. Coloquei dois pés desta planta junto ao termoestato. Poderá o calor vir a fazer mal à planta? Tou a apontar para 26 graus. Tan…
-
- 1 resposta
- 1.3k visitas
Olá! Final de semana vou montar meu segundo aqua plantado, desta vez vou botar somente Neons (Paracheirodon axelrodi). Verifiquei que para eles é mais adequado uma agua mole e gostaria de saber como posso baixar a dureza da agua sem usar produtos industrializados/caros. Já gastei R$200 nesse nano, não quero gastar mais um real! O cara de um loja de peixes disse que eu posso por um galho que ajuda, verdade? Contras? Abraços!
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Olá. Sou novo por aqui. desde já obrigado pela imensa literatura Gostaria de dar mais vida ao meu aquario de agua doce. mais vida, mais especies animais. sinto que a maior parte das lojas apenas oferece mais do mesmo. peixes dourados, peixes pretos, karpas. grrr..... nao há mais nada diferente? não se pode por uma tartaruga aquatica no meio dos goldfish? invertebrados... cobras? que variedades diferentes aconselhariam para aquario 25l agua doce ?
-
- 1 resposta
- 1.3k visitas
Muito boa noite Estou a Iniciar este tópico pois estou com algumas dificuldades na reprodução desta magnifica espécie, e por esse motivo peço ajuda. Esta foi sempre uma espécie me fascinou, e então por isso decidi dedicar-me a criação da mesma para o efeito montei um aqua de 100x30x40 como layout tenho troncos e plantas, tenho varias tocas para servir de esconderijo para os peixes, a fauna e somente um casal de ramizeri comum e 4 otocinclus affinis. O casal foi introduzido no aquário a cerca de 1mês, 1mês e meio, a quando da introdução a fêmea estava prestes a iniciar a postura já com o ovipositor muito bem definido e a típica mancha vermelha/roxa na…
-
- 4 followers
- 10 respostas
- 1.3k visitas
Boa tarde pessoal, tenho este aquário de 60L há já alguns meses (a colónia em si já está comigo há cerca 5 anos) neste momento tenho cerca de 100/150 camarões, mas sinto que chegando a estes valores a colónia pára de crescer embora ainda veja fêmeas ovadas etc, parece que chegando a uma determinada quantidade a colónia estagna, alguém sabe o porquê disso acontecer? Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Boas pessoal. Agradeço desde já o tempo que disponibilizarem para me esclarecer. Tenho um aquário com cerca de 160 litros há mais de 6 anos. Como devem imaginar já passaram muitas espécies por este meu pequeno mundo. Estes últimos tempos dediquei-me à criação de Kribensis, tenho apenas mais dois bonitos "borboleta-africana" que não conflituam com estes. Já vou na 4ª geração de Kribensis. Mas está na altura de deixar o aquário especializado e passar a um comunitário. No entanto, fascina-me a reprodução e gostava de manter essa hipótese em aberto. Gosto do comportamento em cardume, tipo Néons ou Pristellas. 1. Já ouvi dizer que os néons tornam-se estéreis,…
-
- 6 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos. Sou novato nestas lides de peixes... Há uns dias decidi comprar um aquario pequeno que já há uns tempos que a minha filha pedia um peixe. Acabei por comprar um aquário pequeno 27cm/14cm, com filtro e um motor. Arranjei um peixe de água doce/fria (pelo menos foi o que me disseram na loja). O peixe é daquele pequenos laranjas..... não sei o neme técnico. Dava-lhe comida 1x por dia. Passados uns dias decidi comprar outro peixe. Informei na loja que já tinha um de água doce e fria e os que me deram a escolher também o eram. Entretanto a água ficou um pouco turva e decidi mudar, não na totalidade, a água do aquário. Fi-lo no domingo à tarde. Infelisment…
-
- 3 followers
- 4 respostas
- 1.3k visitas
Oi Eu qro comprar uns neons ou algum tetra hj, e na minha antiga montagem d aquário meus neons pegaram ictio e morreram todos tenho medo q aconteça dnv eu n achei nada sobre usar o labcon clean mais tenho insegurança Obrigado
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
Bom Dia Chamo-me Pedro Leite e sou de Vila Nova de Famalicao. Junto umas fotografias do meu segundo aquario e aguardo as vossas criticas e sugestões. 100x30x40 filtro interno com espuma + externo rena xp1 com ceramicas e carvao resistencia de 150 w ------------------------- quanto a flora, ainda estou a documentar fauna : +- 17 guppies, cerca de 7 machos 2 trichogasters amarelos 2 paraisos 2 plecostomos + 2 come algas cujo nome nao me lembro. "limpa vidros" ?? Os guppies são uma especie de "mosca" uma vez que os bad boys ignoram-nos completamente. ph : tem andado entre 7.2 e 7.4 temperatura : estavel em 25º amonia : marginalmente zero ni…
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
Ja' tenho material para um Aqua, ha' bastante tempo, mas como eu não me interessava por peixinhos eram sempre os meus pais que faziam isso quando eu tinha uns 11, 12 Anos, mas como agora a panca por peixinhos apareceu, tenho este material em casa. 1 - AirTech 2KOX (Penso que será uma Bomba de Oxigénio) 2 - Aquael - Qmax 300l/h 3 - Aqua - Medidas - Altura -> 25,5 cm. Comprimento -> 34,3 34,4 cm. Largura -> 19,2 19,3 cm Como sou um iniciante, gostava de saber a vossa opinião sobre se devo ou não colocar plantas artificiais ou naturais, muita decoração, visto que o Aqua é mediano a cair para o pequeno. O tipo de peixes que gostaria de tratar são de água fr…
-
- 8 respostas
- 1.3k visitas
Vou começar amanhã o meu novo projecto 120-50-40 Tenho alguma aKadama já usada do aqua que vou desmachar, leca ( do mesmo). Vou aproveitar em principio, este material mas como o agua e muito maior queria saber o que me aconselham para subtrato ( mais akadama ou outra coisa) vejo muitos post com subtrato da ADA mas parece que é caro. Alguem sabe um com boa relação qualidade preço e já agora onde o posso comprar amanhã???? Já aora queria saber se a AKADAMA com 1 ano de uso ainda se mantem com algumas propriedades ou se mais vale trocar toda . Obrigada
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos Comprei um tronco muito giro, não muito grande mas com muitos "esconderijos". Tenho-o tido de molho há algum tempo e já não flutua. Já o esfreguei com uma escova rija, mudei a água várias vezes, mas fica sempre castanha; cada vez que o esfrego saiem muitos bocadinhos... daqui a pouco fico sem tronco! não sei o que hei-de fazer, tenho medo de o colocar assim no aquário. Além disso, têm aparecido no tronco umas coisinhas (tipo sinais) brancas; é normal? Obrigada Cumps
-
- 7 respostas
- 1.3k visitas
Boas, o meu aquário tem 1 metro de comprimento e 40cm de altura. Leva cerca de 115 litros e eu gostava de meter lá algumas plantas e colocar discus e neons. A minha duvida é que plantas devo meter e quantos discus e neons posso colocar num aquário com estas caracteristicas? Aguardo respostas!
-
Olá a todos, Tenho só uma dúvida, eu tinha 2 corys panda e 1 SAE mas depois de descobrir as características do SAE dei-o. As duas corys desde que o dei aandam com comportamento estranho, sempre a subir e descer no canto do aquário. Eles eram muito amigos os 3. Tenho um aquário de 60l as corys crescem até 5cm, estou indecisa se devo comprar outra cory macho, se é por estarem sozinhas no aquário, ou se aquele é comportamento normal que passa... Até agora não tenho mais fauna, devem chegar amanhã 2ottos e 5 rasboras. Alguma opinião? Cmpts
-
- 13 respostas
- 1.3k visitas
Boa noite a todos. Hoje comprei uma planta para o aquário que me pareceu ficar bem . mas ao ver o saco ao pormenor deparei me com vários caracóis. Com o os tiro ou mato para nao ganhar pragas? Desculpem com as fotos nao se ve muito bem.
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
comprei um aquario 60x30x50,estou apensar só pôr plantas artificiais..(o q acham??)k especies me aconselham para começar??com plantas artificiais será k necessito de esperar tipo uma semana para colocar peixes no aqua??e depois de kanto em kanto tempo preciso de retirar agua e colocar outra??
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Boas, tenho um aqua de 30l de água fria com filtro mochila e um peixinho dourado mais 2anubias pequenas e um feto (espero n me estar a equivocar com os nomes). Não queria pôr mais nenhuma peixe durante algum tempo, este está comigo ha 3meses mas sucedeu-se uma coisa, ontem fui trabalhar e quando voltei uma amiga cá de casa que tinha passado por cá resolveu "chapar" mais dois peixes dentro do meu aqua!!!(um laterna preto e outro dourado mas dos barrigudos) como devem calcular limitou-se a chegar lá e a despeja-los para dentro do aquario!! ando eu neste forum ha dois mesmes a ler tudo, a planear os proximos passos a tentar não cometer erros e fazem-me uma coisa destas! :…
-
- 6 respostas
- 1.3k visitas
Olá pessoal mais uma vez. Tenho um filtro de fundo que me ocupa o aqua todo. Hei-de usar mais algum filtro no aqua ( 70 lt brutos) Obrigado desde já
-
- 6 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos, necessitava da vossa opinião, na montagem do meu novo aquario Como mts eu comprei à alguns meses atrás um aquario de 60 litros pensado que chegava para me ir entretendo... ERRADO. Agora optei por uma coisa maior de cerca de 160 litros. Tenho 4 Guppy's femeas e 1 macho e cerca de 50 filhotes que acabaram de nascer (22h35); 1 espada macho + 1 femea e 1 platy, 1 Limpa-Vidros e 1 peixe-gato. 1º que filtro externo comprar estava a pensar num EHEIM (onde comprar online); 2º o areão de que cor ? 3º Sendo que quero ter um aquario com plantas, existe alguma relação com o nº de hora que as luzes têm de estar acessas? o meu mt obrigado.
-
- 7 respostas
- 1.3k visitas
setup 150x50x60 filtro jebo 1500lh aquecedor 300w 4xlampadas flurecente 40w humus de minhoca e cascalho de rio 9 discus, neons, rodostomos, coridoras os discus estão ficando as vezes com o rabo e as nadadeiras ruidas. e algumas plantas nao estão indo emfrente
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Boas, comprei um vinil daqueles azul dum lado e preto do outro para colocar no fundo do aquario. Agora queria saber como fazer para aquilo ficar mesmo colado ao vidro, já tentei borrifando com agua mas passado um dia ou dois começa a descolar. Se alguem me puder ajudar agradeço. Cumps.
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Olá. Eu vivo em Moura, no baixo Alentejo, entre Beja e Évora. Tenho um aquário de 50 litros, de água quente, com 6 peixes Guppy, e 10 filhotes! Queria por lá algumas plantas, mas não sei quais por, pois sou novo nisto dos aquários. Ficaria grato por qualquer informação sobre este assunto! Obrigado.
-
- 9 respostas
- 1.3k visitas
Bom eu tenho uma aquario de 20L queria saber quantos peixes eu posso por, e quais as espécies recomendáveis, e tambem se é necessário eu comprar um filtro e um termoestato!!!! Me Ajudem Por Favor!!!
-
Boas, Iniciei-me nesta área há dois meses, quando me mudei para uma casa que já tinha um aquário com filtro, 2 peixes e várias plantas. Contudo o aquário metia dó... estava imundo, cheio de "pó", algas por todo o lado(vidro, pedras, plantas), isto porque pelos vistos as pessoas que tratavam dele, apenas limpava(e mal) os vidros do aquario... Na primeira vez que o tentei limpar, a agua do aquario ficou muito turva e começei a ficar com vontade de limpar aquilo por completo, dadas as condições que o aguário estava a dar aos dois kribensis... Não conheço bem este tipo de peixes mas do que noto, estes são muito parados, estão sempre no fundo muito quietos... pens…
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
Boas Alguém sabe de lojas económicas em Lisboa ou arredores, com bons preços nos peixes. Abraço
-
- 11 respostas
- 1.3k visitas
Ola a todos, Após várias tentativas de me iniciar neste hobby penso que agora é que vai ser. Já encomendei o material: Aquario + Filtro e iluminação: http://uk.hagen.com/Aquatic/Aquariums/Starter-Kits-Desktop/15391 Termostato: http://uk.hagen.com/Aquatic/Heating/Heaters/A771 Provavelmente vou ser criticado por ter apostado neste tipo de aquario para começar, provavelmente existiriam melhores opções dentro destes valores, mas acontece que gostei realmente do aquário, e o seu design de certa forma convenceu a minha mulher a ter um aquário em casa. No futuro se tudo correr bem e gostarmos poderemos então pensar em algo maior. O principal contra que vejo …
-
- 2 respostas
- 1.3k visitas
gostava que me dissessem qual a temperatura ideal para o meu aquário tendo em conta as referidas espécies?a maior preocupação são os bótias palhaço.obrigado.
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Boas malta sou novo nos aquários de agua quente e como estou a pensar em construir um com algumas plantas gostava de saber se posso utilizar substrato das plantas normais ou tem mesmo de ser próprio para plantas de aquários . Aquele abraço:
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Boa noite, gostava de saber se algume conhece softwares para 'programar' o aquario, gratis para tirar da net caso conheçam deixem aqui o link sff obrigado
-
- 13 respostas
- 1.3k visitas
Tenho um aqua de 30 litros com um filtro de 200. Tenho 2 guppys, 4 neons, 2 corydoras e 1 limpa vidros. Tenho anubias e ludwigias. O problema é que de uma semana para a outra o fundo do aquário fica sujo e os vidros também, apesar de limpar o substrato e trocar 1/3 da água e de limpar os vidros. Que devo fazer de forma aumentar os periodos de limpeza?
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
mais um fim de semana passado e desta vez num daqueles passeios domingueiros resolvi passar no fluviario de mora entre Evora e Montargil aconselho vivamente a visita embora seja relativamente pequeno e rapido de se ver , é um prazer, aquarios e especies muito bem cuidadas e uma area circundante com espaços de lazer para se passar uma bela tarde depois do fluviario apanhar sol na praia fluvial e tomar um cafe de explanada num sitio super tranquilo deixo aqui fotos , desculpem mas não estou com tempo para estar a escolher as melhores nem a lhes dar um tratamento aos moderadores do forum caso não seja este o sitio correcto para postar este topico as minhas des…
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Boas Gostava de saber quanto tempo mais ou menos demora um tubarão bala a crescer?!
-
Members