Posso usar labcon clean em neons e tetras(respondam o qnt antes obrigado)


DKS_WhiteTiger

Recommended Posts

Oi 

Eu qro comprar uns neons ou algum tetra hj, e na minha antiga montagem d aquário meus neons pegaram ictio e morreram todos tenho medo q aconteça dnv eu n achei nada sobre usar o labcon clean mais tenho insegurança

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Oi 
Eu qro comprar uns neons ou algum tetra hj, e na minha antiga montagem d aquário meus neons pegaram ictio e morreram todos tenho medo q aconteça dnv eu n achei nada sobre usar o labcon clean mais tenho insegurança
 
Obrigado


Não precisas de tratar se não estiverem doentes, quando fores à loja vê bem se há algum peixe doente, se houver algum não compres... O Ictio se fôr detetado cedo(o que não é difícil), dá para tratar apenas com o aumento da temperatura da água, no entanto toma especial atenção nas primeiras semanas de há algum sinal de Ictio se houver depois sim valerá a pena procurar tratamento(isto é a minha opinião) se por acaso quiser prevenir pode comprar sim mas não é necessário.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Brunomcc2000 disse:


 

 


Não precisas de tratar se não estiverem doentes, quando fores à loja vê bem se há algum peixe doente, se houver algum não compres... O Ictio se fôr detetado cedo(o que não é difícil), dá para tratar apenas com o aumento da temperatura da água, no entanto toma especial atenção nas primeiras semanas de há algum sinal de Ictio se houver depois sim valerá a pena procurar tratamento(isto é a minha opinião) se por acaso quiser prevenir pode comprar sim mas não é necessário.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

 

Obrigado amigo!

Irei comprar hoje vou olhar antes d comprar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Antes de os colocares no aquário deves fazer uma boa climatização dos peixes há nova água do teu aquário.

Sempre que fizeres uma TPA deves inserir a água com a temperatura muito perto da temperatura que tens no teu aquário,isto para não haver um choque com a temperatura da água se for fria,pois é aqui que muitas vezes aparece o ictio.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/02/2022 at 17:49, DKS_WhiteTiger disse:

Oi 

Eu qro comprar uns neons ou algum tetra hj, e na minha antiga montagem d aquário meus neons pegaram ictio e morreram todos tenho medo q aconteça dnv eu n achei nada sobre usar o labcon clean mais tenho insegurança

 

Obrigado

Bom amigo, como foi dito, normalmente o íctio costuma afectar os peixes depois de uma TPA por acentuadas diferenças de temperatura em peixes cujo sistema imunitário esteja mais fragilizado, seja por questões de stress, qualidade da água ou alimentação deficiente. O protozoário Ichthyophthirius multifiliis é o responsável por esse problema. Os pontos brancos que surgem no peixe, não se trata do parasita do íctio. mas são fungos oportunistas que surgem nas perfurações da pele causados pelo parasita. Quando detectado desde o início, aumentar a temperatura para 29º/30º durante cerca de 18 dias, poderá resolver o problema sem uso de medicação, contudo, as feridas abertas pelos parasitas poderão dar origem a ataques bacterianos, que, tal como os fungos. também se aproveitam do estado fragilizado do peixe para atacar. O ciclo do íctio tem as seguintes fases: 

Trofozóito:   Estágio adulto ou forma ativa do protozoário capaz de se alimentar, movimentar e se reproduzir.

Tomonte: Fase em que o íctio adulto se solta do peixe hospedeiro, encapsula-se numa espécie de cobertura gelatinosa que o protege inclusive da medicação e começa a multiplicar-se. 

Tomite: Íctio após a divisão do Tomonte.

Teronte: Forma móvel e infecciosa do íctio que sai do tomonte e procura um hospedeiro. 

O aumento de temperatura, tem como função evitar que essa cobertura gelatinosa, na fase de tomonte, se forme e proteja o protozoário, evitando que este se multiplique e volte a infectar novos hospedeiros. Quanto mais baixa for a temperatura, maior será o ciclo de vida do protozoário. Portanto, aumentando a temperatura, evitamos que o protozoário possa completar esse ciclo e acabará por ser eliminado, assim sendo, não obstante uma medicação adequada para o tratamento do íctio, importa que seja aumentada a temperatura por os tais 18 dias. 

O Ichthyophthirius multifiliis pode surgir no aquário seja por peixes infectados, sejam por plantas ou decorações provenientes da natureza ou outro aquário. Assim sendo, os peixes antes de serem adicionados ao aquário comunitário, sempre que possível, devem passar por uma quarentena num aquário à parte. Plantas e decorações devem ser desinfectadas com permanganato de potássio, não apenas elimina parasitas e bactérias nocivas, mas, também caracois e ovos de bicharada diversa. 

 Em Portugal penso que o medicamento da marca Labcon não se encontra disponível no mercado, o medicamento que normalmente é mais usado neste caso de infecção por íctio é o Esha exit

Editado por Alex Calvin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.