PRIMEIROS PASSOS
Para iniciados no mundo da aquariofilia de água doce
12658 tópicos neste fórum
-
- 6 respostas
- 1.7k visitas
Tenho um aquario plantado com discus....possui substrato fertil da SERA e areão do rio. Gostaria que me informassem se posso colocar areia de silicia ou areia de coral moida por cima dos restantes substractos. Agradecido.
-
- 25 respostas
- 4k visitas
Olá pessoal. Coloquei este post noutra zona do forum,mas penso que aqui fassa mais sentido, se puderem eliminar o outro~... Já tenho postado dúvidas e respostas no forum, mas desta vez venho apresentar o meu aquário. Penso que começei numa boa altura visto ter 15 anos e ter-me iniciado no verão passado. Tenho este aquário de 60L(e mais um nano em construção): Uploaded with ImageShack.usUm pequeno video no youtube: Setup: Aquário: Tetra aquart 60 L Filtro: O que ja vinha no aquario (tetra, aqueles chatos com recargas, mais tarde quando tiver dinheiro compro um externo) Aquecimento: O que ja vinha com o aquario (tetra) Iluminação: A do aquario, penso que t…
-
- 1 resposta
- 679 visitas
Boa tarde a todos. Hoje estive a fazer os testes ao aquário e deram os seguintes valores: pH = 7,5 PO4 = > 2,0 mg/l gH = 4º dgH kH = 5º dgH NO3 = 0 mg/l NH4/NH3 = 0,5 mg/l => NH3 = 0,009 mg/l NO2 = 0 mg/l Ou seja: tenho valores exorbitantes de fosfatos na água aquário. O que posso fazer? Houve um elemento do fórum que me disse que o surgimento de sujidade no vidro e filtro era devido a algas, mas pelos vistos é devido ao excesso de fosfatos! Como posso contornar esta situação? Outra questão eu no aquário tenho: 4 néon 2 tetra rosado 1 guppie (o outro suicidou-se :S) 2 limpa-vidros 3 corydoras 3 danios 2 ampulárias Gostava…
-
- 8 respostas
- 1.5k visitas
Boa tardes Pessoal. Aqui estou eu a efectuar o meu primeiro tópico. Ontem comprei o meu 1º aquário, depois de uma ida a loja para avaliação de custos para por a trabalhar um aquário que me tinham oferecido. Após uma 1ª analise pelo dono da loja e mediante uma promoção que ele tinha na loja, acabei por adquirir um aquário de 80 lts por 110 € com bomba, filtro e alguns líquidos e pastilha de cristais e termóstato. A adicionar a isso comprei um substrato para o fundo, mais uma estrelas para o cultivo de bactérias e uma pastilha para nitratos. Agora sim começa as minha duvidas, embora não tenha de cabeça o nome dos produtos todos. Foi-me indicado p…
-
Boas, Tenho um filtro de cascata e meti lá dentro Eheim Biomech e queria saber se está bem ou se me aconselham outro, Comps, Peixe 24
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Boa noite, Alguem tem uma ideia dos valores aproximados Euros / litro ou m3 da agua da torneira?
-
- 3 respostas
- 633 visitas
Boas pessoal Dei comigo em arrumações e descobri para lá um aquario pequenito e deu-me na cabeça montar um aquario tipo maternidade para evitar que os alevins que nasçam no comunitário sejam logo devorados pelos outros A ideia era colocá-lo no meu quarto de modo a que fosse algo que nao exigisse muita manutenção,simples mas original. Espero que haja por aí alguem com algo idealizado assim debaixo da língua Em relação ao material,epa são é um "restos". Tem cerca de 28L, um termostato da elite de 50W e um filtro interno também da elite,. Em relação á luz, tem uma pequena lampada de 10W que serve quase só para ver os peixes, de resto tenho de ir ver o q…
-
- 7 respostas
- 1.6k visitas
Dado que começei agora com aqua de 60 litros, que não serve para os peixes que quero, pretendo fazer um aqua maior. Quero usar 2 pilares em pedra com 80 cm de altura como pés para um aqua. Os pilares pesam cerca de 50kg cada um têm uma base inferior de 40cm por 36cm. A base de apoio superior dos pilares têm 36cm X 26cm Penso que poderia fazer um aqua de 120cm X 40cm, não quero passar os 200 l, por causa do peso. Não sei o que usar para servir de base de apoio ao aqua. Dado que este terá de estar em cima de algo que ira assentar nos pilares, será possivel com uma placa de vidro quantos mm de espessura? ou outro material? Para um aqua comunitário de agu…
-
- 2 respostas
- 495 visitas
Olá a todos. Eu tenho um aquário da aquatlantis com biobox e acontece que todas as semanas tenho de trocar os filtros, pelo menos o de fibra de vidro, pois fica toda castanha! Acham isto normal? Ainda por cima tenho duas queridíssimas ampulárias que em vez de ajudarem a limpar o aquário, me comem as plantas! Nomeadamente as sagitarias. Dou-lhes sempre dia sim dia não courgetes e nabos mas o que é certo é que elas não contentes com os pedações que meto lá dentro começam a abocanhar as plantas. Gostava ainda que me ajudassem numa coisa: o meu fundo do aquário está cheio de coisinhas castanhas...Eu só tenho 3 peixes e 2 ampulárias mais uns quantos caracóis peque…
-
- 15 respostas
- 2k visitas
Bom dia a todos, Sou novato nestas andanças e gostaria de me iniciar na aquariofilia. Como o orçamento não é grande gostaria de ter peixes de água doce fria (não tropical). Podem recomendar-me espécie(s) que eu possa comprar para o aquário? Agradecia também sugestão para aquário a comprar, se possível com pouca manutenção porque sou mesmo novato e não quero matar os peixes com experiências. Obrigado
-
- 3 respostas
- 841 visitas
Ola viva. Tenho um aquario de 80*30*40 Tenho algumas plantas,xisto,dois troncos, guppys,coridora,plattys o que me esta a acontecer e que este aquario ja tem o ciclo feito ha meses, e agora tem morrido todos os dias pelo menos 1 peixe, ja verifiquei o ph e nao tem variacoes esta a 7.2 o que e certo e que todos os dias me morre um peixe o que podera ser? Espero ajuda obrigado, desculpem os acentos mas nao sei o que se passa com o teclado.
-
- 2 respostas
- 783 visitas
Aquário 60l Filtro interno biobox 2 com bomba de 800 l/h Iluminação e termostato vinham com o aquario Temperatura 27º ph 7.2 Uso material biologico liquido a cada tpa, o aquario tem um mês, o filtro ja tinha feito a ciclagem decoração 4 rochas vulcanicas Tenho 4 plantas, não sei os nomes (depois tento meter fotografia) peixes 1 Ancistrus ( ainda é pequeno terei de arranjar outra solução para as possíveis algas no vidro) 1 corydoras plateau (morreu uma) 2 corydora juli 6 neons ( já tive 3 mortes eram muito pequenos, comidos por tetra negro ) 9 guppy ( 3 machos e 6 femeas) 1 betta 1 tetra negro 1 tetra pinguim (pensa que é um guppy sempre no meio deles) …
-
- 23 respostas
- 3.4k visitas
Boas . Comprei recentemente um aquario de 96 litros brutos , hoje estive a colocar o substrato e a agua que me ficou muito suja , queria saber se devo ter algum cuidado especial ou se devo simplesmente deixar o filtro tartar do assunto . O filtro é um Eheim Ecco Pro 130 . Tambem gostaria de saber se o facto de fazer a siclagem sem termostato é muito prejudicial .
-
- 5 respostas
- 774 visitas
Boa tarde, estou a utilizar o forum pela primeira vez.... por isso ainda não entendi bem como funciona!!! Montei á 1 semana o meu primeiro aquário de água doce, tem 130l, neste momento só tem algumas decorações e plantas, para além do filtro e aquecedor. esta semana ao fazer os teste dei conta que o nivel de nitritos subiu, o que penso que seja normal até ele estabilizar, o meu problema é que entretanto está a ficar contaminado de algas e eu não sei o que fazer-----
-
- 4 respostas
- 2.8k visitas
Boas Estive fora de casa no ultimo mês, deixei um tronco de videira dentro de um recipiente com agua para agora o colocar num aquário. Quando o retirei ele tinha um cheiro a "água choca", agora não sei se foi por estar tanto tempo dentro da mesma água ou esta mesmo podre. Mas desconfio que esteja podre por dentro, agora há forma de o tratar ou simplesmente é melhor deitar fora? Como é por dentro não o posso limpar, espero que alguém me ajude. cumps
-
- 2 respostas
- 1.1k visitas
Boas... tenho guppies, coridoras tetras, gostavas de juntar um tubarao bicolor pequeno, aconselham? Sem que com os pequenos ele nao se dá bem mas inserido pequeno será que posso?
-
- 1 resposta
- 1k visitas
boas! ando á procura de uma cultura de microvermes para iniciar uma cultura. se alguem poder dar um bucado para eu iniciar uma, ou entao se alguem sabe como iniciar uma sem ser com uma cultura de inicial?? é que ja andei a pesquisar e so encontrei para fazer com uma cultura inicial...
-
- 3 respostas
- 555 visitas
Boas pessoal Tenho um tronco de videira verde que estou a tratar Ja HA uma semana com agua e sal. Vou deixar mais 15 dias apenas com agua e trocar-la de 3 em 3 dias. Pergunto se ao fim deste tempo posso colocar o tronco no aquario apesar de ser apanhado verde? Obrigado
-
- 7 respostas
- 899 visitas
Bom Dia! Tenho estas pedras em casa, que eu fui juntando com o tempo, gostaria de saber se posso coloca-las no aqua que eu vou montar de 108litros. Se alguma dessas não é boa pra agua, ou algo do tipo. Conto com a ajuda de vc's! Desde de já, muito obrigado! http://img830.imageshack.us/i/img00023r.jpg/ http://img829.imageshack.us/i/img00024p.jpg/ http://img641.imageshack.us/i/img00025w.jpg/ Estas acima me parecer ser do mesmo tipo! http://img843.imageshack.us/i/img00027j.jpg/ http://img39.imageshack.us/i/img00028j.jpg/ Estas eu estou penssando em fazer uma estrutura, montando pedra por pedra, o coliseu talvez. (vou tentar pelo…
-
- 2 respostas
- 639 visitas
Olá a todos. Gostava que me ajudassem a decifrar um sinal do meu aquário. Acontece que tenho verificado o aparecimento de alguma sujidade, nomeadamente no filtro e nos vidros do aquário. Acontece que quando limpo passado 2/3 dias volta a estar sujo. Como posso ultrapassar isto e já agora o que é? Junto fotos: http://imageshack.us/f/192/dsc03454h.jpg/ http://imageshack.us/f/39/dsc03455z.jpg/ Cumprimentos.
-
- 2 respostas
- 1.1k visitas
Boa noite a todos. Serve este tópico para vos apresentar o novo habitante de um dos meus aquários. Esse novo elemento é um alevin de corydora bronze. É de uma postura de dia 07/04/2011, e nasceu entre o dia 09 e o dia 10. Tem portanto +/- 5 semanas. Quando as corydoras fizeram a postura fui logo a uma loja para comprar uma maternidade (não tinha nenhuma uma vez que não pensava em fazer criação e também não estavam reunidas as condições para tal, uma vez que para que isso aconteça é necessário fazer uma TPA e baixar um pouco a temperatura e 2 dias depois elas põem os ovos). Ora não fiz isso e por isso não esperava a postura. Na loja foi-me aconselhado a não comprar a …
-
- 24 respostas
- 4k visitas
Antes de mais cumprimentos a todos, andava à procura de informação sobre aquariofilia e dei com o forum à dois ou 3 dias. Desde que comecei a ler tópicos fiquei com uma excelente impressão dos participantes e respectivo forum. Hoje acabei por me registar e vim apresentar algumas duvidas. Devo avisar que as próximas linhas são puramente para apresentação e o que interessa está marcado a bold. Comecei a ter aquarios à cerca de 15 anos, talvez mais, mas a ultima vez que montei um aqua foi quase à 8 anos e com pouco conhecimento e pouca ajuda, apenas uns livros que consegui encontrar sobre o assunto. O resto foi muitas asneiras sobre o principio tentativa/erro. …
-
- 3 respostas
- 952 visitas
ola pessoal metam aqui as fotos dos vossos peixes mais exoticos e espetaculares mas eu quero fotos e para comentar e ja agora posso meter um ou dois discos num aqua de 70l obrigado e comentem
-
- 8 respostas
- 1k visitas
boas tarde, Apos ter iniciado a minha aventura (curta pra já) no mundo dos aquarios com um aquario rasoavelmente pequeno (20L), e ter cometido alguns erros (misturar especies qd n devia ), comecei a ficar com o "bichino" de ter um maior e fazer td como deve de ser, e apos alguma pesquisa na net consegui encontrar um aquario bem maior do que o que eu tinha, comprei um aquario em segunda mao (bom preço) de 96L e iniciei ontem um novo projecto. Enchi ontem o taque e coloquei la Nutrafin Cycle e SERA Aquatan para dar incio ao processo de ciclagem. Aquario Aquatlantis - Aquadream 80x30x40 (96L) ja incorporado com filtro e termoestado (100W) (BIOBOX 2) luz tem 18 …
-
- 22 respostas
- 5k visitas
Boa tarde a todos Ofereceram-me o seguinte aquario de 20L: Uploaded with ImageShack.us É a minha oportunidade para entrar no mundo da aquariofilia. Para já vem com o seguinte: Filtro TC200 Iluminação de 24 Leds Sei que estou limitado no tamanho e também na decoração, visto ser um aquário bastante tapado. Por estas razões gostaria de obter algumas sugestões para tornar um ambiente engraçado no aquário e vou usando também este tópico para colocar as minhas dúvidas. Obrigado desde já pelas ajudas que possam prestar.
-
- 8 respostas
- 5.5k visitas
Bom Dia Pessoal!! Sou vosso leitor já ha mais de um ano, mas honestamente pouco participativo, pois apesar de ja ser aquariofilista há mais de 10 anos sempre fui mais pelo low-tech e nunca tive grandes problemas, logo tenho pouca experiencia. Neste momento tenho 3 aquarios: 220Lts (Viviparos) 100Lts (Ciclado e semi-Plantado, mas sem peixes)- em busca de inspiração... 50Lts (Hospital/Maternidade) A minha duvida de hoje, é relacionada com Alevinos. No aquario de 220 Lts tenho numa maternidade de rede cerca de 25 alevinos de Guppy com 2 ou 3 dias de vida. Ele de momento está vazio, no entanto, na altura da troca, vou enche-lo com agua do aquario de 2…
-
- 0 respostas
- 336 visitas
É o seguinte, eu não percebo muito sobre aquários, mas confesso que gosto bastante deste mundo.lol Eu actualmente tenho 3 kinguios, só que eu quero arranjar um aquário maior, porque o que tenho é muito pequeno. Portanto o que eu precisava era de ajuda mesmo. O aquário que eu pretendo adquirir, deverá ter no minimo 80x30x35 ou então 80x40x40, ainda não decidi por causa do sitio onde vou pôr o aquário. Eu não percebo muito sobre filtros, mas pelas leituras que fiz os filtros exteriores são melhores que os interiores, e penso que existe uns tipos de filtros que são os filtros canister que são muito bons especialmente para kinguios que sujam muito mesmo,só que o pro…
-
Boas tardes, Ainda sou um novato por aqui, registei-me hoje e tive a ler alguns post's por ai, mas quanto mais li mais confuso fiquei... Isto começou porque ofereceram um daqueles aquários redondos com 2 peixes laranja à minha namorada, mas o aquário como era pequeno, morreu o primeiro, como fiquei com pena do sobrevivente comprei outro que acabou por falecer (na loja nunca me informaram de nada), farto da situação fui a uma loja informar-me e explicaram-me que os aquários redondos stressao os peixes, não fazia ideia, mas como tinha um peixe sozinho e vi dentro de copos os betta fiquei apaixonado pelo peixe e ao mesmo tempo com pena do bicho estar dentro de um copo, comp…
-
- 6 respostas
- 777 visitas
Olá, já vos acompanho neste forum há bastante tempo, e tenho aprendido imenso convosco e me identificado bastante com algumas situações, este é o meu primeiro contacto, porque enquanto leio os vossos posts e comentarios, estou no meu local de trabalho, a trabalhar e não me é facil deixar o meu parecer, por falta de disponibilidade e principalmente privacidade, como calculo que alguns de voçês saibam o que quero dizer... Dito isto, comecei o meu percurso neste mundo aquatico, há cerca de 2 meses, quando adquiri um aquario de 80 L. Sempre achei fascinante este mundo, mas pouco dele sabia, e então comecei a investigar, o que me trouxe a voçês e a comprar uns livrinhos.…
-
- 5 respostas
- 1.1k visitas
Pus anteontem os meus tetra rosados no novo aquário e deparei-me hj por inumeros ovos pelo aquário (penso que sejam de tetra rosado visto que so tenho esta espécie, um guppie e duas ampularias). Os ovos sao muito pequenidos e como meteram os ovos em cima de musgo de java tirei o musgo e coloquei noutro aquario que tenho. O que posso fazer? fiz bem? tirei pk tive medo que os pais comessem todos os ovos. O que devo fazer agora? Cumprimentos!
-
- 3 respostas
- 1.2k visitas
Boa noite, apareceram-me uns animais brancos minúsculos no aqua. Têm menos de 1mm e estão ao nível da superfície em cima da agua ou nas paredes do aqua fora de agua. Dentro de agua não encontro nada. Se aproximo o dedo para os matar saltam, tipo pulga. O que são alguém sabe? o que fazer? Andei a ler um pouco, e parece que existem umas pulgas brancas que de vez em quando aparecem no aqua, mas pelo que percebi estão dentro de agua, ou seja continuo sem saber o que é, e se fazem mal ou não. Tentei tirar foto mas não se vê nada de jeito mas aqui fica, aparece também uma cabeça de um neon que dá para ter uma ideia de como são pequenos os animais. Foto …
-
- 64 respostas
- 5.7k visitas
boas pessoal resolvi abrir outro tópico porque acho que o outro já não tinha nada haver...acabei mesmo agora de terminar ainda esta a o meu aqua e a água ainda esta muito turva.podem dar a vossas opiniões, criticas, sugestões,... plantas: Limnophila Anubias Anã Hidrocotile no tronco coloquei um bocado de musgo de java. temperatura: 28graus desculpem a qualidade não e a melhor mais tarde meto os resultados dos testes. coloquei também duas daquelas bolas tipo musgo não precisa ser plantada é engraçada as pedras a segurar o tronco, sabem mais ou menus quanto tempo demora o tronco a ficar no fundo? boa sorte a todos e obrigado …
-
- 2 respostas
- 998 visitas
Bom dia a todos, já tenho há 1 mês um aquário de 72 litros e de momento começaram a aparecer algas ou limo(não sei o que será) uma espécie de uma substância verde gelatinosa agarrada aos vidros nos tubos do filtro e tudo! Acho que não é excesso de povoação pois já tive outro aquário do mesma litragem de este com mais peixes,será que uma ou mais ampulárias resolvem o problema? em almada onde posso comprar uma ampulária? no Jumbo natura ou no forum almada? Aqui vai o setup do meu aquário: Filtragem: Filtro Externo TETRATEC EX 600 que contém Bio Balls, aneis de cerãmica, carvão ativo, e esponjas grossas Iluminação: GLO LUMINÁRIA T5HO 2 x lampadas T5 18.000K (pensso que …
-
Apresentação
by NMA- 3 respostas
- 714 visitas
Boa noite, Já me registei no fórum há algum tempo atrás mas só agora consegui perder algum tempo para me apresentar, ou melhor apresentar o meu aquário. Então aqui vai. Equipamento/Hardscape Aquário: 57 cm*33 cm*33 cm => 62/55 litros (Brutos/Reais) Filtro: Elite Jet-Flo 75 (400 l/h) Termostato: Eheim Jäger 50 (50W) Iluminação: 2x24W 10000K (T5) Sera Flora Depot + Areão Rochas vulcânicas Tronco Flora Anubias barteri Hygrophila polysperma Limnophila sessiliflora + 3 espécies que não consigo identificar Fauna 7x Hemigrammus erythrozonus (Tetra Glowlight/Neon Rosa) 6x Danio rerio (Danio Zebra) 3x Paracheirodon innesi (Neon verdadeiro) …
-
- 14 respostas
- 2.6k visitas
Boas . gostaria de saber se alguem sabe como determinar o Kh apartir de uma tabela de analises de agua. tem la os parametros quase todos mas não o kh(ou tem indiretamente e eu não estou a ver) a tabela é a seguente: http://www.taviraverde.pt/files/EditaisQualidadeAgua_TV/AguaAbastecimentoTV2010_4Trimestre_Ed01_fixoI.pdf esta divulgada publicamente no site da Tavira verde, empresa que trata destas coisa da agua e saneamento cá em Tavira Agradecia a ajuda,pois estou com problemas em estabilizar o ph devido a achar que o kh esta alto!?
-
Members
No members to show