TÓPICOS A MOVER (área temporária)
Tópicos a mover para os respectivos fóruns nas próximas semanas. Apenas é permitido responder aos tópicos nesta área.
12905 tópicos neste fórum
-
Boas, Alguém sabe me dizer como se faz a leitura da escala do GH nos testes 5 em 1 da JBL???
-
- 4 respostas
- 3.8k visitas
Boas ,, já andei a pesquisar e não encontrei nada em concreto de como se limpar o filtro e os tubos . Gostaria que dessem uma ajuda aqui ao noob EDIT: Erros ortográficos
-
- 29 respostas
- 4.5k visitas
boas.. é assim,tenho um pequeno aquário(aproximadamente 8L) e la tenho rãs,peixes e ampulárias(mas isso n interessa para a minha questão)... Tenho Lemna Minor que,para qem nao sabe,são plantas flutuantes e preciso de uma lâmpada para o aquario visto q elas nao devem tar ao escuro mas tmbem nao devem ter luz solar directa,portanto preciso de arranjar uma lâmpada tmb pequena.. alguem me pode dizer onde encontrar(zona de Lisboa) ou msm aqui na net e se sim,quanto custam? obrigada e respondam brevemente cumps
-
- 0 respostas
- 443 visitas
boas queria que me explicassem o seguinte: - queria fazer um substrato fertil para o aquario, e li que terra preta (normalmente encontrada em matas) é utilizada para substrato...queria saber os vossos testemunhos sobre isto, uma vez que nunca usei substrato - estava a pensar em remodelar o aquario, e para remover os peixes de la, iria coloca-los num aquario de 20litros (o unico aquario extra que tenho)...será que os peixes podem adoecer? no máximo seria por 2 dias...como fauna tenho o seguinte: 3 escalares (não sao adultos); 5guppys, uma molly, 2plecos de 13cm aprox.; 1botia zebra e 1 casal de gouramis. cumprimentos
-
- 11 respostas
- 2.2k visitas
Estou a pensar comprar um filtro externo, estou indeciso entre o Eihem 2213 e o JBL cristal Profi e700, qual deles é o melhor e mais silencioso?
-
- 0 respostas
- 584 visitas
é assim,tenho um pequeno aquário(aproximadamente 8L) e la tenho rãs,peixes e ampulária(mas isso nau interessa para a minha questão)... Tenho Lemna Minor que,para qem nao sabe,são plantas flutuantes e preciso de uma lâmpada para o aquario visto q elas nao devem tar ao escuro mas tmbem nao devem ter luz solar directa,portanto preciso de arranjar uma lâmpada tmb pequena.. alguem me pode dizer onde encontrar(zona de Lisboa) ou msm aqui na net e se sim,quanto custam? obrigada e respondam brevemente cumps :D
-
- 16 respostas
- 1.8k visitas
Boa noite... O meu filtro da EHEIM começou a fazer um barulho esquesito parece que está a partir nozes... E perdeu pressão. Pensei que estivesse a entrar ar no filtro como tal desmontei-o e nas juntas coloquei vaselina pra selar mesmo qualquer bocado de ar... Mas o ruido continua e pressão quase nula. Podem-me ajudar?
-
- 3 respostas
- 846 visitas
Boas, estou com um grande problema, comprei um teste de NO3 e descobri que a água da rede da minha zona tem niveis de 75 mg/l de nitratos tinha uma plantaçao de rotalas que me eliminavam os nitratos (na altura não tinha o teste), depois comecei a retira-las e começaram as algas. podem, ver como era: Um dos problemas tambem é que eu tenho discus.... Até descobrir estes valores fazia TPA´s de 2 em 2 dias, agora até tenho medo de fazer... E agora? faço ou não faço TPA´s? já estou a começar a plantar outra vez mais rotalas... Opiniões percisam-se... Obrigado
-
- 7 respostas
- 801 visitas
Tenho um aquário panorâmico com 70cms de cump, por 38 de largura(parte mais larga) e 50cms de altura. Tenho uma calha que já vinha com o aquário(comprado em 2ª mão) mas esta calha está velha e tem duas lâmpadas de 14w cada. fico com pouca luz no aquário se puser duas lampadas de 12 w? Um membro aqui do fórum tem uma calha com duas lâmpadas com o total de 24 w, ficará com pouca luz? Será muito notório a nivel visual? Não quero o aquário menos eluminado...Tenho no aquário, guppys, platis, mollys, bettas, coridoras e bettas, as plantas, são: musgoe e feto de java, cabomba, higrophila polysperma, higrophila polysperma sunset, egerias naja, heteranthera zosterifolia e p…
-
- 1 resposta
- 590 visitas
boas pessoal precisava da vossa ajuda na escolha do teste de ferro,qual deles e melhor?. Eu uso testes da aquili mas não encontro a venda teste de ferro desta marca
-
- 1 resposta
- 425 visitas
Oi gente! É o seguinte, estou começando agora esse hobbie (mais barato do que fotografia hahaha) e gostaria de saber algumas coisas básicas, tais como: 1- Quais os acessórios OBRIGATÓRIOS para se montar um aquário de água doce? 2- Depois que o aquário já estiver ok... como devo proceder para botar os peixes na água? Me falaram que tem que trocar algumas vezes a água e deixar por uns dias. É verdade?
-
- 3 respostas
- 840 visitas
Olá pessoal, precisava de uma ajuda para um DIY, queria fazer uma calha de led´s para simular luz nocturna no aquário, o meu aquário tem 60/30/35 e não sei por onde começar, alguém tem alguma ideia dos detalhes a que devo ter atenção? É que nem encontro nada parecido no forúm.
-
- 2 respostas
- 688 visitas
Boa Tarde! Gostaria de ter uma opinião deste forum, tenho um aquario de 100Lts que comprei há 8 meses e tenho um filtro externo com um caudal de 600l/h. A minha duvida é a seguinte, como é qua sabemos qual é a validade da massa filtrante (Cerâmica) que encontra-se dentro do filtro? Neste momento uso BIO RING da AquaticNature. Já agora a lavagem desta massa filtrante pode ser de 2 em 2 meses? Com os melhores cumprimentos,
-
- 5 respostas
- 1.1k visitas
Estou a montar 2 aquários e tenho uma grande dúvida, devo pôr bomba de ar para oxigenar a água ou a movimentação na água gerada pelos filtros é suficiente? Os aquários são com tampa. Agradeço desde já a todos que responderem a esta dúvida.
-
riccia
by XxHITMANxX- 4 respostas
- 749 visitas
Boas pessoal,gostaria de saber algumas opinioes acerca se dá para utilizar rede mosqueteira para fazer crescer riccia. Pois tenho medo que os buracos da rede sejam muito estreitos e nao a deixe crescer,por isso gostaria de saber se alguem ja tinha utilizado esta rede com sucesso antes de fazer porcaria,é que a riccia è pouca lol. Obrigado
-
- 6 respostas
- 722 visitas
Olá membros do Forum! Vou deixar de ter peixes no meu aquario cerca de 3 a 4 meses. O que devo fazer para não estragar as massas biologicas do filtro durante esse periodo? Será melhor deixar o filtro ligado com as massas biologicas lá dentro, mesmo sem peixe no aquário, ou devo desligar o filtro e retirar as massas? Se sim, onde deverei guardá-las? Desde já agradeço a vossa disponibilidade Joana
-
- 5 respostas
- 1.2k visitas
Olá a todos, estou com um problema tecnico e ainda nao vi nenhuma alternativa que me agradasse :/ a questão é, para aqueles que optam por substracto do tipo areia, como aspiram o fundo? O meu aspirador da tetra só da para substracto tipo areao e eu gostava de mudar para areia. obrigada cumps
-
- 4 respostas
- 913 visitas
Boas pessoal. Comprei um teste de NO3 da JBL e o kit trás 2 folhas com escalas para comparação da cor obtida no teste. A minha dúvida é qual das escalas usar !! Uma é numa folha plastificada a outra é numa folha sem ser plastificada. Outra coisa que notei que é a escala destas duas folhas não coincide. É a confusão total
-
- 7 respostas
- 1k visitas
Boas Minha gente, Tenho um aquario com espadas, mollys, crias de espadas e mollys, colisas, zebras, tubaroes, neons.. varias especies e ate um paraiso :D Pois é.. incrivel como tudo se da perfeitamente bem.. Mas esta na hora de fazer uma mudança geral, preciso de fazer uma limpesa ao aqua. Tenho um aqua parado e posso la criar algumas condiçoes para os ter durante uma tarde e mudar o meu aqua. O problema esta se ha perigo em fazer isto? Ha crias no aqua e assim e femeas gravidas. nao vao estranhar? Nao posso garantir o valor de PH ser o mesmo.. Digam algo
-
- 1 resposta
- 597 visitas
Boas. Nao sei se este é o sitio certo mas aqui vai. Onde posso arranjar musgo java? aqui na minha zona nao encontro nada disso. pertenço ao destrito de aveiro, mais proipriamente São João da Madeira. Mas de facto procuro procuro e nao encontro nada.. realmente as lojas da materia que pelo menos conheço daqui estão muito mal servidas.. Se alguem me poder dizer algo, agradeço. Abraços
-
Po 4
by wesley_boy- 4 respostas
- 881 visitas
Boas, comprei um teste de Po 4 ..fiz o teste, e qual nõ é o meu espanto quando dá de resultado 1.0mg/L que segundo me parece é muito.. O setup do aquario poderá ser visto aqui.. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=125067 Como poderei baixar o Po 4? Quais seriam os niveis mais aceitaveis ? Se alguem puder ajudar agradeço bastante.. Obrigado..
-
- 5 respostas
- 832 visitas
Boas Estou na fase de escolha do teste N03 preciso que me digam da vossa justiça. Preciso de um teste que me dê confiança nas suas leituras. Um abraço
-
- 4 respostas
- 864 visitas
Boas. No meu aquario tenho como substrato apenas areao de rio, com um ph~ 7.4 Como estava a pensar fazer algumas alteracoes ao hardscape, gostava tambem de colocar um substrato fertil, talvez humus de minhoca, para que as plantas se possam desenvolver em condicoes. A minha ideia é tirar tudo para uma caixa de plastico enquanto faço as mudancas. Tenho lido algumas coisas sobre o assunto, mas algumas duvidas persistem: 1) Depois de colocar todo o hardscape, e quando colocar a agua, por mais devagar que seja, vai sempre levantar qq coisa do fundo. Não há problema de colocar os peixes com a "poeira" ainda no "ar"? 2) O humos, provavelmente vai alterar alguma…
-
- 67 respostas
- 9k visitas
Bom dia a todos. Tenho um Áqua de 400 Litros (setup aqui): O Meu AQUA A iluminação não está a correr muito bem. Queria fazer tapete com a Cuba e não estou a conseguir. Pensei substituir a iluminação T8 por calhas de Led's de 12W da TMC: LED's TMC Estava a pensar por 6 calhas ou seja 72W de luz natural daylight que dizem ser a melhor para plantas. Acham que é suficiente? Obrigado,
-
- 5 respostas
- 887 visitas
Bom dia caros amigos. A uns dias que ando a notar um comportamento estranho no meu aquario que é o facto de todos os peixes andarem ao de cima da agua, inclusive um GOE que tenho que esta sempre ca em baixo, agora esta sempre colado ao vidro na parte de cima. Esta semana ja fiz dois TPAS de +- 20% cada e mesmo assim nao melhora. Alguem me sabe dizer o que posso fazer para melhorar este comportamento? NRoque
-
- 0 respostas
- 440 visitas
Bom dia caros amigos. A uns dias que ando a notar um comportamento estranho no meu aquario que é o facto de todos os peixes andarem ao de cima da agua, inclusive um GOE que tenho que esta sempre ca em baixo, agora esta sempre colado ao vidro na parte de cima. Esta semana ja fiz dois TPAS de +- 20% cada e mesmo assim nao melhora. Alguem me sabe dizer o que posso fazer para melhorar este comportamento? NRoque
-
- 1 resposta
- 606 visitas
A minha duvida é a seguinte: O ph da água que sai da torneira é de 7.5 que era a mesma do aquário (80x45x35), como coloquei um tronco o ph baixou para os 7. Ao fazer as tpa`s visto que são valores diferentes o valor não vai oscilar?
-
- 8 respostas
- 743 visitas
Boas pessoal. Adquiri um termo de 100Wats da marca cascade-heat que diz na caixa que vem com a temperatura de 24º pre determinada. Eu puz o termo para 28º so que ele liga durante uns minutos e depois desliga, sempre nisto. No termometro a temperatura da água subiu poucos graus(2º) e acho que goi por causa da iluminação. O aqua é de 80 litros. Esta o termoestato avariado????
-
- 0 respostas
- 446 visitas
ILUMINAÇÃO aqua: 100x40x30 filtro: eheim classic 2213 substrato: elos bottom mineral + elos terra co2: caseiro iluminação: ??? Como já referi noutros tópicos, pretendo plantar riccia e cuba em 2/3 do aquario. Depois de algumas duvidas terem sido esclarecidas em relação à iluminação, acabei por optar em colocar uma calha T5 3x39W. Só que o problema era onde encontrar uma calha com estas caracteristicas (DIY não está nos meus planos) o que não se tornou nada fácil. Desisti. Virei-me para uma calha T5 4x39W. Andei a ver iluminárias com estas caracteristicas e houve duas que me despertaram a atenção, tanto a nivel estético como económico. As calhas em questão são…
-
- 3 respostas
- 767 visitas
Boas pessoal!Venho por meio deste pedir-lhes ajuda novamente,vou montar um aqua de 140x40x40,com vidro de 6mm.Sei que muitos acham que o vidro de 6mm é pouco,mas já vi muitos aquas desse tamanho e as vezes,até maiores um pouco,em lojas de aquariofilia.Estou pensando em colocar vidro de 4mm para as travas(transversais e francesa),vou colocar 2 travas transversais(5cm x 38.8mm) e uma com 10cm x 38.8mm) essa última no meio(na parte superior,é óbvio).Oque acham?
-
- 2 respostas
- 716 visitas
Oi.. Tenho uma calha T5 de 3x54W, e pelo que já li por aí o ideal é quanto mais espectros diferentes melhor... Mas como só tenho lugar para 3 lâmpadas, queria pedir a vossa opinião... Existe, pelo que sei, 10 000k, 8500k, 8000k, 6500k e 4200k... Pelo o que li as de 4200k são boas para plantas vermelhas (se estiver enganado digam), por isso vou colocar uma... Uma de 10 000k tb é importante... Agora a duvida é entre a de 8500k, 8000k, 6500k??? Ou alguém tem outra sugestão / opinião sobre a importância dos diferentes espectros?? Obg..
-
Boas, alguem me pode dizer como baixar os nitratos? Obrigado
-
- 7 respostas
- 1.2k visitas
Boas, Faço este topico, pois comprei um aquario novo(feito a medida), e como é muito alto, teem me dito que a iluminaçao, dificilmente chegara ao fundo, e como tal, seria mais aconselhavel nao investir na iluminaçao, e construir um habitat do genero amazonico escuro. As medidas do aquario são as que seguem: -75comprimentoX33 de larguraX60 de altura. Eu como sou um total ignorante em termos de iluminaçao do aquario( excepto que se deve ter 1watt por cada 2 litros), pedia a vossa ajuda, e esclarecimento se a altura do aquario prejudica (a este nivel tao pequeno) o fornecimento de luz as plantas rasteiras. Cumps, guerreiro
-
- 1 resposta
- 536 visitas
Boas. Surgiu-me uma óptima oportunidade de compra de um aquário Vicenza 180, mas o problema é que não trás a calha de iluminação. Alguém me pode ajudar a saber onde poderei adquiri-la em separado? Muito obrigado. Sérgio Oliveira
-
- 10 respostas
- 1.1k visitas
Olá a todos. O meu nome é Gonçalo e vivo na área de Lisboa. Há uns anos atrás tive um aquario de agua doce e fria, onde mantive durante alguns anos uma carpa que praticamente já fazia parte da família. Sempre tive um gosto especial por peixes tropicais, no entanto, como era muito novo e dependente financeiramente nunca consegui convencer a minha familia a mudar para um aquário de agua "quente". Hoje em dia tenho um fascinio especial por aquarios de agua salgada tropicais, para mim são autenticas obras de arte vivas. Gostaria de um dia poder ter e saber como cuidar de um destes aquários. Assim, com este objectivo final em mente, quero retomar a aquariofilia iniciando u…
-
Members