Neon Tetra

.Membro Ausente
  • Content Count

    322
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

0 :)

About Neon Tetra

  • Rank
    Hiper Membro Júnior

Contact Methods

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Vila Nova de Gaia (Porto)
  • Localização
    Vila Nova de Gaia
  1. Neon Tetra

    Neon Tetra

  2. Já pensaste nas calhas com T5 em LED... Por exemplo da Led Living . Não sei ainda o preço da lampada mas vi armaduras com a lâmpada de 120 cm de 18 w ( tª 6500 K com 1500 lm de fluxo luminoso) a cerca de 17 € .O consumo é 3 x menor que a T5 de 54w e a durabilidade deve ser muito maior. Se não for para um plantado muito exigente poderia ser uma alternativa... Que acham ?
  3. Viva! Parabéns pelas escolhas dos materiais e pelos DIY. Estou muito curioso sobre como se vai comportar o New Amazonia porque também tencionava comprar esse substrato. Também tens ai um conjunto de pedras muito interessante e a sua disposição é no mínimo arrojada. Faz-me lembrar o que o Amano anda a fazer com as . No entanto não respeitaste as regras clássicas do iwagumi. Mas também é preciso inovar. Acho que as pedras mais pequenas vão desaparecer do layout dentro em breve. O efeito da maior vai-se destacar com a moldura das plantas. Vamos ver. Sabes que tipo são? Poderão alterar parametros quimicos da água ? Chegaste a fazer o teste do vinagre ? Em relação às plantas ficarem vermelhas ( da nossa conversa do outro dia) encontrei este tópico que aborda isso. Não é um assunto pacífico. Há que fale em photoshop... Vou seguir este aqua com muita atenção pois tens revelado uma grande evolução. Continua e boa sorte
  4. Boa noite ? Não fazer TPA's quando o aqua está ciclar ? Não me parece boa ideia. TPA's com força...2/2 dias por exemplo nas primeiras duas semanas...Tens muitos nutrientes na coluna de água e muito poucas plantas para os consumir. Além disso os substratos poderão ter substâncias nocivas que é preciso ir removendo ( talvez não devesses retirar o carvão para já).Não tens filtração mecânica ? Tens que colocar mais plantas nem que sejam flutuantes para ajudar no consumo . Mais tarde pode ir retirando. Tens de comprar alguns testes para saber como vão as coisas ( pH, kH, NO3 pelo menos ..talvez NH4, NO2 e PO4 pe.x.) Os SAE's não fazem nada a essas algas pretas..infelizmente..depois crescem muito e só querem paparoca.. Ajudava se pusesses Excel regularmente. A circulação da água também pode ser importante. Esse filtro está longe dos 900-1200 L/h que precisas para esse aqua. Ainda por cima esses 600 l/h são a referência inicial que diminuem rapidamente com o entupimento progressivo do filtro. Que lampadas tens na calha ? Tª da cor em K ? (45 w t5 ?só conheço de 39 w=90 cm , 54 w = 110 cm, 80 w =135 ? cm)
  5. Acho que se quiseres ficar pelas lampadas da hagen Adicionaria uma Aqua-Glo...penso que tem 18.000 k.. combinada com a tua Power-Glo.Vê agora aqui. No entanto essas lampadas são habitualmente caras (é suposto serem para aquários por isso muda-se o nome e arranja-se uma caixinha toda catita com peixinhos e tal). No mercado encontras lampadas com as mesmas cartacteríticas bem mais baratas , mesmo de marca como a Phillips e Osram, p.e.x. É fazer umas pesquisas. Tens de ver que quantidade de luz precisas. Geralmente em aquários com plantas pouco exigentes podes passar com 0,3-0,5w/L Se fores para um plantado a sério terás que ter >0,7 w/L ( esta regra não é linear...não aumenta assim tanto nos grandes aquários). No teu aqua tens no máximo 141 L ( se descontares o substrato e decorações talvez < 120 L). Com duas lampadas de 25 w está ainda no limite. Continuo a dizer que o efeito que mostras na foto me parece de uma moonlight...é algo para ligar durante a noite ...e não para iluminar a sério.
  6. Num aquário de água doce para que queres a cor azulada ?. O exemplo que deste é de um salgado. Será um moonlight ? Para àgua doce a temperatura da cor mais usada é a 6500 K ( luz branca, boas para a fotossíntese das plantas) mas pode variar entre 2700 (amarelada) e os 10.000 K ( mais azulada). Nos salgados é que se vai aos 20.000 K. Ver mais sobre temperaturas da cor aqui.
  7. Isso tava bem era um grande áqua de ciclideos africanos...Malawi ou Vitória. Se quiseres ver exemplo das resinas podes ver aqui...mas tem os seus limites e custos!
  8. Tens aí bons substratos. Não deves começar a fertilizar agora porque nesta fase tens muitos nutrientes na coluna de água. Deves controlar o fotoperíodo ( 6 horas/dia no inicio p.ex. na 1ª semana) em conjunto com o débito de CO2 ( p.ex. começar com 1 bps e ver cor no indicador permanente). Se tiveres testes deves monitorizar os níveis de pH, kH, NO2, NO3 e NH4+/NH3 ( e se possível PO4) para saber como vão as coisas ( pe.x. ciclo da azoto) e não tens desequilibrios nos nutrientes....antes que apareçam as algas! Não colocar a fauna nestas 2-3 primeiras semanas era o ideal. Conheces as características da água com que vais fazer as TPA's ( pH, Nitratos) ? Depois vais avaliando o crescimento das plantas....detectar sinais de alguma deficiência . Este gráfico talvez ajude: O facto de água ficar límpida não quer dizer que não possam existir desequilibrios. Se houver abundância de nutrientes de forma equilibrada não devem aparecem algas. O problema é que basta um deles estar em deficiência as plantas não conseguem gastar os outros e as algas aproveitam...Este principio é um pouco a base do método de estimativa ( aka Tom Barr) em que se oferecem às plantas mais que o máximo que elas conseguem consumir ( uma estimativa) e depois faz-se ume TPA de 30-40% todas as semanas...nem é preciso fazer testes ( mas isto é lá mais para a frente e tendo boa iluminação (>0,7 W/L) e CO2 a 20-30 ppm). Espero ter ajudado.
  9. Acho que esse são boas opções. Acrescentaria FLUVAL 206 ( Para aquários até 200 L; Caudal 680 l/h) Há quem tenha boa experiência também com as séries Tetratec EX700 mas eu não posso comentar porque nunca tive nem via a funcionar. Cumps
  10. A questão colocada no inicio é relevante. Diz-se que algumas pessoas abandonam o hobby porque o consumo da electricidade é muito elevado e tal...O que o Victor introduziu é que fazendo as contas o gasto mensal não é assim tão exagerado...mas pode ser relevante para alguns (muitos aquários, grandes potencias de luz etc...ou situações económicas precárias). Temos que pensar que estamos em crise...isto de brincar aos peixes é um luxo, na verdade. Não sei o que é isso de potência luminosa final. Normalmente o fluxo luminoso mede-se em lumens, candelas etc. O que queres dizer é que as lampadas consomem X watts por hora e nem tudo é aproveitado para converter em fluxo luminoso (a eficiência depende do tipo de lampada e até vai diminuindo com o tempo) e vai haver despercício nos balastros, dissipação de calor, etc. Agora se o consumo real de uma lampada de 150 w é próximo disso ou não ? Deverá ser diferente se usar um balastro electrónico ou ferromagnético, talvez ? Talvez alguém entendido possa esclarecer melhor. Ou então verificar com medidor. O tarifário no mercado regulado para Baixa tensão normal da EDP Universal pode ser consultado aqui. Cumprimentos
  11. Parabéns pela montagem. É mesmo em grande...Excelentes escolhas....O efeito dos troncos é espetacular. Acho que as pedras estão demasiado alinhadas para "nature" mas como já alguém disse não se vai notar tanto quando as moitas crescerem. Quanto ao pH e gH penso que é normal na fase inicial com estes substratos. Don't worry ! TPA's todos os dias na primeira semana, de 2/2 dias na 2ª e de 3/3 na 3ª. Não andes a adicionar mais nada.Na 3ª semana, já com o ciclo feito introduzes a fauna e decides se começas a fertilizar ( talvez K e micros) conforme o crescimento das plantas. Deves inicar o fotoperíodo em 6-7 horas e aumentas uma hora por semana depois...Esssa bolbitis vão ficar enormes...e à sombra delas o tapete vai-se ressentir. Só a minha opinião. Cumps
  12. Um conselho...não bebas a água da torneira !!!
  13. Apoie as bactérias! Elas são a única cultura que algumas pessoas têm

    1. Show previous comments  3 more
    2. Jorge.A.
    3. Toutinho

      Toutinho

      Há quem queira peixes sem ciclos, por isso nem essa cultura têm :)

    4. mad&mor

      mad&mor

      Em nome das bactérias... VOU APOIAR-TE! xD

  14. 1º Cheira a rio ? Tipo lodo ? Poderão ser cianobactérias ---poderão vir a formar-se colónias azuis esverdeadas nos vidros , nas plantas e no substrato.. Tens o aquário exposto a alguma luz natural ? Como estás a fezer o ciclo da azoto ? Tens adicionado matéria orgânica ? 2ªTens que saber o tipo de substrato ( areão) e de pedras que aí tens porque nem todos são próprios para todos os aquários, pois alteram os parâmetros da água. 3º Deves dizer que tipo de peixes queres manter e se vais colocar plantas verdadeiras e de que tipo ou não..isto influenciará o pH recomendado o tipo de luz , CO2, etc.