Problema com Ph, preciso de ajuda para avaliarem meus dados de kh, dh, amonia, nitrito


Recommended Posts

Olá Pessoal!

 

Tenho um pequeno aquário de 15 litros onde tenho no momento uma colisa, já foi lar tb de 2 corydoras aeneus porém tive que separar elas em um recipiente ainda menos de 1 litro porque elas estavam ficando doentes dentro do aquário e quase morreu, então associei que as corydoras estavam ficando doente ao ph alcalino do aquário que estava de 7,5 para cima (meu teste só vai até 7,5) depois que separei as corydoras em um recipiente de 1 litro elas estão muito bem e isso já faz uns 10 dias porém sei que acabo estressando elas pois tenho de fazer tpa´s diarios de 500mls (metade da água) devido ao recipiente ser pequeno para 2 peixes e ainda não ter filtro a amonia chega fácil a nivel 2,0ppm apesar disso elas estão bem pois nesse recipiente o ph está em 7,0 enquantono aquário o ph está bem mmais alto, repito que após colocar as cotydoras nesse recipiente de 1 litro eu consegui até quase recuperar uma que estava quase morta e hoje está bem ativa então para mim era o ph que estava deixando a corydora doente, então meu raciocínio é preciso ajusta o ph do aquário entre 6,8 a 7,2 para estar em um ph bom não só para a colisa que está bem no aquário mas também para as duas corydoras aeneus, e aí que está o problema, já comprei acidificante e estou fazendo tpa´s diários de 2 litro e as vezes até de 4 litros com água com ph 6,4 e o ph da água do aquário não muda continua de 7,5 para cima muito alcalina, cheguei ao ponto de pingar o ácido até no aquário e baixou por alguns minutos e em menos de 30 minutos o ph já estava alcalino novamente, o engraçado é que a água que eu tirei do aquário da tpa eu coloquei em um balde e pinguei ácido e a água acidificou consegui manter em 7,2 mas dentro do aquário o ph não abaixa, e olha que eu tirei todos os enfeites do aquário tirei uma planta ludwigia red que tinha, tirei também os enfeites, teirei até o termostato, só ficou o filtro, a colisa e um saquinho de carvão ativado então não imagino o que pode estar alterado no aquário que não permite que baixe o ph parece até estar tamponado, tenho feito tpas diários com água ph 6,4 em torno de 20% da água e já cheguei fazer até 50% de tpa e não baixa o ph. Abaixo segue alguns testes que fiz e resultados para que vocês possam me ajudar:

 

Um detalhe importante que estava esquecendo de avisar é que meu aquário está ciclando ainda porque comprei ele faz umas 3 semanas e na época eu era totalmente leigo e o dono da loja me vendeu um produto pra acelerar a biologia e eu cai nessa

 

PH - 7,5 ou mais (meu teste só vai até 7,5)

Amonia - 0,00 ppm

Nitrito - 1,0 ppm

Kh - 2dh

Gh - 3dh (muito branda)

 

Se puderes me ajudar a interpretar esses resultados e me passarem uma posição quanto ao ph alcalino que não baixa do meu aquário eu agradeço pois preciso colocar as corydoras dentro do aquário pois apesar de estarem bem não sei por quanto tempo vão resistir a tpa´s diarios de 50% e o pior em um recipiente de 1 litro que nem filtro tem...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É melhor dares os peixes a quem trate deles em condições.

 

Cumprimentos,

 

José

 

 

Olá Bringer, entendo sua resposta apesar de não ser bem isso que eu gostaria de receber como resposta, estou fazendo o máximo que posso e posso te dizer perco mais de uma hora por dia com tpas e após tpas dou ração pros peixes como agrado, faço o melhor que eu posso estou gastando uma grana com testes de kh e gh porque quero evitar a morte dos peixes, creio que posso manter um ambiente bom para eles em um aquário de 15 litro apesar de saber que não é o ideal mas lembro que minha intenção é só colocar 4 peixes de pequeno porte nesse aquário e digo mais, sua resposta não estimula nada iniciante como eu a continuar no hobby. E acho que essa situação é bom para mim que estou iniciando pois assim eu aprendo a como lidar com problemas futuros que pretendo ter em um aquário maior com uma população maior de peixes

Editado por RogeCM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É melhor dares os peixes a quem trate deles em condições.

 

Cumprimentos,

 

José

 

Alguém iniciante como eu que faz 3 semanas que comprei meu primeiro aquário, precisa de informações e isso que estou buscando aqui no fórum, sua resposta será muito bem vinda desde que junto com a critica venha junto com sugestões, poderia até das as corydoras se conhecesse alguém para dar elas mas infelizmente não conheço então vou ter de tentar tratar eu mesmo, lembro também que ninguém começou o hobby sabendo, todo conhecimento é gradual e é uma caminhada e como iniciante o que preciso é de informação e é isso que estou buscando aqui. Obrigado

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Roger, tens aí vários problemas.

 

1º - O aqua é muito pequeno e quanto mais pequeno mais difícil vai ser estabiliza-lo. devias pensar num maior, no minimo 60cm de frente , um bom tamanho para iniciantes a meu ver, eu própria começei com um de 60compx 30lragura x 45 de altura.

 

2º Não fizeste o ciclo do Azoto como deve ser, demora sempre cerca de 1mes, eu não gosto de andar a colocar químicos na água, bactérias e mais porcarias, no nosso hobby há que saber ser paciente. Dai os nitritos não zeraram.

 

3º Qual o ph da água da torneira de tua casa?

 

3º Que decorações tens no teu aqua?

 

4º Corydoras são peixes de cardume, como tal deve-se ter no minimo de 5 para apresentarem o seu comportamento normal e serem felizes. Portanto nesse aquario não aconselho a manutenção de corydoras independentemente do pH que aí tens.

 

5º Não compres mais peixes

 

6º Tens filtro interno no aqua, tens termoestato??? Não sei quias as temperaturas ai durante o ano.

 

Esse aquário era bom para um betta, mais nada e mesmo assim, enfim. foste mal orientado, lojistas em todo mundo, existem maus e bons, mas realmente tem muitos que só querem é vender e são ignorantes eles próprios. Aconselho escolheres outra loja mesmo que mais longe.

 

Realmente o comentário do Bringer foi um pouco seco e duro, mas não quero que se aborreçam um com o outro. :rolleyes:

 

Olha tira lá uma foto ao aquario :photo:. Para ver em que mais te posso ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Roge,

 

A Vera pode ter razão em relação ao meu comentário, mas foi aquele que na minha opinião é o mais acertado.

Nos fóruns em que participo procuro ser o mais honesto possível e ajudar o melhor que sei.

Tu mesmo deves de fazer o trabalho de casa e pesquisar a tua própria pesquisa, não deves apenas recolher informação nos fóruns porque arriscas-te por vezes a receber informação errada. Há que cruzar informações.

Se pesquisares sobre esses peixes, chegarás à conclusão que esse aquário é manifestamente pequeno.

Mesmo que mantenhas a água em condições, trata-se de uma questão de espaço.

O dinheiro que já gastaste em testes, alguns deles desnecessários no teu caso, investias num aquário maior, por exemplo de 50 litros.

Não tens espaço para tal?

Assim que tenha tempo vou ler o teu tópico com mais atenção para ver se dou alguma sugestão para "desenrascar" este momento.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Roger, tens aí vários problemas.

 

1º - O aqua é muito pequeno e quanto mais pequeno mais difícil vai ser estabiliza-lo. devias pensar num maior, no minimo 60cm de frente , um bom tamanho para iniciantes a meu ver, eu própria começei com um de 60compx 30lragura x 45 de altura.

 

2º Não fizeste o ciclo do Azoto como deve ser, demora sempre cerca de 1mes, eu não gosto de andar a colocar químicos na água, bactérias e mais porcarias, no nosso hobby há que saber ser paciente. Dai os nitritos não zeraram.

 

3º Qual o ph da água da torneira de tua casa?

 

3º Que decorações tens no teu aqua?

 

4º Corydoras são peixes de cardume, como tal deve-se ter no minimo de 5 para apresentarem o seu comportamento normal e serem felizes. Portanto nesse aquario não aconselho a manutenção de corydoras independentemente do pH que aí tens.

 

5º Não compres mais peixes

 

6º Tens filtro interno no aqua, tens termoestato??? Não sei quias as temperaturas ai durante o ano.

 

Esse aquário era bom para um betta, mais nada e mesmo assim, enfim. foste mal orientado, lojistas em todo mundo, existem maus e bons, mas realmente tem muitos que só querem é vender e são ignorantes eles próprios. Aconselho escolheres outra loja mesmo que mais longe.

 

Realmente o comentário do Bringer foi um pouco seco e duro, mas não quero que se aborreçam um com o outro. :rolleyes:

 

Olha tira lá uma foto ao aquario :photo:. Para ver em que mais te posso ajudar.

Olá Vera, agradeço pela resposta vamos lá então...

 

1º - realmente o aquário é pequeno 35 cm de frente dá 17 litros no total mas creio que de água efetiva deve ter em torno de uns 14 litros, na verdade não queria começar com algo grande pois como estou começando eu queria aprender e até para saber se eu levava jeito para a coisa sabe e se realmente iria gostar e não iria me incomodar com o trabalho de cuidar do aquário, hoje sei que dá trabalho sim ter um aquário passo horas cuidando dele todo dia, fazendo testes tpas mas é algo apaixonante e se eu soubesse disso antes teria comprado um maior, mas agora já foi vou ter de me virar com esse mesmo pretendo dentro de um periodo de 1 ano comprar um maior de no mínimo 60 litros espero que meus peixinhos fiquem bem até lá dessa forma poderei colocar eles em uma casa nova

 

2º - realmente fui mau orientado pelo lojista, antes de comprar o aquário não tinha nenhuma informação e como era um profissional confiei em tudo que ele me disse, hoje já não pingo mais nada em meu aquário a não ser solução para tirar cloro e metais pesados e acidificados nas tpas uma vez que o ph do meu aquário se mantém muito alto e não consigo baixar

 

3º - o ph da água da torneira é 7,0, quanto as decorações comecei com um barquinho que achei relativamente grande pro aquario e eu acabei tirando até suspeitando que ele poderia ter causando o aumento do ph, hoje ele não está mais no aquário, troquei o barco na loja por 2 outros enfeites menores um castelinho e um que finge ser um tronco que achei legal pois os peixes podem entrar e sair achei que poderia ser legal pras corydoras pois li que elas gostam de ficar escondidas, mas esses dois ultimos enfeites ainda não coloquei no aquário pois peguei eles ontem e quero deixar eles em teste dentro de um balde com água e depois fazer um teste de ph para saber se eles não vão alterar o ph do aquário. Atualmente dentro do aquário tenho:

1 - Colisa

1 - termostato

1 - filtro que faz 250 litros por hora (mais que suficiente pro meu aquário de 15 litros)

1 - pequeno tronco de uns 12cm que coloquei na tentativa de acidificar a água e até agora não deu resultado (coloquei faz uns 5 dias)

1 - carvão ativado

1 - planta Ludwigia red (coloco um pouco de fertilizante 1X por semana) percebo que a colisa come as folhas dela

 

4º - Acho que fui mau instuido mesmo quanto a iniciar com as corydoras pelo vendedor realmente vi nos lugares que deveria ter uma população maior o rapaz que me vendeu falou para levar 2 corydoras para não ficarem sozinha e eu acreditei ele me disse que seria bom levam peixes de meio como a colisa e de fundo e me apresentou as corydoras, na verdade como disse anteriormente as corydoras estão saudáveis no recipiente que eu segreguei elas porém sei que tenho colocar elas de volta no aquário o quanto antes porque o ambiente on estão (frasco de virdo de 1 litro) é muito pequeno mas tenho receio de colocar elas devolta no aquárioe ficarem doentes dinovo por causa do alto ph que não consigo arrumar e por incrível que pareça elas permancem saudáveis por mais de 10 dias no recipiente de vidro de 1 litro com tpas diários de 500 ml´s (metade da água)

 

5ª - só pretendo colocar mais uma colisa macho pra acompanhar minha fêmea no aquário mas isso só quando completar o ciclo e o aquário estiver muito bem, dessa forma o aquário ficará com 2 colisas e 2 corydoras isso é que eu pretendo

 

6º tenho termostato, e filtro 250l/hr, aqui é quente, tenho conferido o termometro do aquário e a temperatura está boa entre 22 a 26 ºC

 

Fotos do aquário vou tirar e já te mando

Olá Roge,

 

A Vera pode ter razão em relação ao meu comentário, mas foi aquele que na minha opinião é o mais acertado.

Nos fóruns em que participo procuro ser o mais honesto possível e ajudar o melhor que sei.

Tu mesmo deves de fazer o trabalho de casa e pesquisar a tua própria pesquisa, não deves apenas recolher informação nos fóruns porque arriscas-te por vezes a receber informação errada. Há que cruzar informações.

Se pesquisares sobre esses peixes, chegarás à conclusão que esse aquário é manifestamente pequeno.

Mesmo que mantenhas a água em condições, trata-se de uma questão de espaço.

O dinheiro que já gastaste em testes, alguns deles desnecessários no teu caso, investias num aquário maior, por exemplo de 50 litros.

Não tens espaço para tal?

Assim que tenha tempo vou ler o teu tópico com mais atenção para ver se dou alguma sugestão para "desenrascar" este momento.

 

Cumprimentos,

 

José

Olá José;

 

Ok sem problemas, é que como eu ia começar em um novo hobby eu não queria entrar de cabeça com um aquário muito grande sem experimentar, porque não tinha certeza se iria levar jeito para cuidar de peixes, hoje sei que ter aquário dá trabalho sim mas vale a pena, se eu fosse começar hoje pegaria um de no mínimo 40 litros, como gostei do hobby pretendo comprar um de 60 litros mas daqui um ano mais ou menos porquer já gastei bastante dinheiro com esse meu pequeno aquário, então minha intenção atual é deixar esse aquário com um ambiente melhor possível até o tempo de eu trocar por outro. Agradeço pelo retorno com os esclarecimento e como é um usuário experiente opiniões são sempre bem vindas...

 

Obrigado

Olá Roger, tens aí vários problemas.

 

1º - O aqua é muito pequeno e quanto mais pequeno mais difícil vai ser estabiliza-lo. devias pensar num maior, no minimo 60cm de frente , um bom tamanho para iniciantes a meu ver, eu própria começei com um de 60compx 30lragura x 45 de altura.

 

2º Não fizeste o ciclo do Azoto como deve ser, demora sempre cerca de 1mes, eu não gosto de andar a colocar químicos na água, bactérias e mais porcarias, no nosso hobby há que saber ser paciente. Dai os nitritos não zeraram.

 

3º Qual o ph da água da torneira de tua casa?

 

3º Que decorações tens no teu aqua?

 

4º Corydoras são peixes de cardume, como tal deve-se ter no minimo de 5 para apresentarem o seu comportamento normal e serem felizes. Portanto nesse aquario não aconselho a manutenção de corydoras independentemente do pH que aí tens.

 

5º Não compres mais peixes

 

6º Tens filtro interno no aqua, tens termoestato??? Não sei quias as temperaturas ai durante o ano.

 

Esse aquário era bom para um betta, mais nada e mesmo assim, enfim. foste mal orientado, lojistas em todo mundo, existem maus e bons, mas realmente tem muitos que só querem é vender e são ignorantes eles próprios. Aconselho escolheres outra loja mesmo que mais longe.

 

Realmente o comentário do Bringer foi um pouco seco e duro, mas não quero que se aborreçam um com o outro. :rolleyes:

 

Olha tira lá uma foto ao aquario :photo:. Para ver em que mais te posso ajudar.

Vera uma observação que acho que é bom fazer é que eu acho que o meu aquário não está com problemas com o ciclo do azoto, acho que o ciclo está indo bem pois começou com amonia, hoje não tem mais amonia e sim nitrito, e pelo que eu andei lendo logo vai baixar os nitritos e aumentar os nitratos e fechar o ciclo... o problema que estou tendo é com o ph alcalino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Roger, tens aí vários problemas.

 

1º - O aqua é muito pequeno e quanto mais pequeno mais difícil vai ser estabiliza-lo. devias pensar num maior, no minimo 60cm de frente , um bom tamanho para iniciantes a meu ver, eu própria começei com um de 60compx 30lragura x 45 de altura.

 

2º Não fizeste o ciclo do Azoto como deve ser, demora sempre cerca de 1mes, eu não gosto de andar a colocar químicos na água, bactérias e mais porcarias, no nosso hobby há que saber ser paciente. Dai os nitritos não zeraram.

 

3º Qual o ph da água da torneira de tua casa?

 

3º Que decorações tens no teu aqua?

 

4º Corydoras são peixes de cardume, como tal deve-se ter no minimo de 5 para apresentarem o seu comportamento normal e serem felizes. Portanto nesse aquario não aconselho a manutenção de corydoras independentemente do pH que aí tens.

 

5º Não compres mais peixes

 

6º Tens filtro interno no aqua, tens termoestato??? Não sei quias as temperaturas ai durante o ano.

 

Esse aquário era bom para um betta, mais nada e mesmo assim, enfim. foste mal orientado, lojistas em todo mundo, existem maus e bons, mas realmente tem muitos que só querem é vender e são ignorantes eles próprios. Aconselho escolheres outra loja mesmo que mais longe.

 

Realmente o comentário do Bringer foi um pouco seco e duro, mas não quero que se aborreçam um com o outro. :rolleyes:

 

Olha tira lá uma foto ao aquario :photo:. Para ver em que mais te posso ajudar.

Segue as fotos:

 

A primeira foto é a do aquário principal, aquele enfeite do peixinho laranja que aparece no fundo não está dentro do aquário e sim na parte de trás, tive receio de colocar dentro do aquário pois duvidei da qualidade do mesmo.

 

IMG_20161105_072155.jpg

 

 

E essa segunda foto é do recipiente de vidro de 1 litro que separei as corydoras enquanto não corrijo o ph do aquário, lembro que as corydoras estão saudáveis nesse recipiente e quase morreram dentro do aquário creio que era por causa do ph alto

 

 

IMG_20161105_072222.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas aí que está, um aquário de 60 litros dar-te-ia menos trabalho.

Estaríamos a falar de uma TPA semanal com uma mini TPA a meio da semana, por exemplo.

Compra comida de qualidade, pois suja menos a água.

Por exemplo Hikari, Équo, Sera e JBL.

Podes colocar mais uma planta, por exemplo uma anúbia amarrada a um tronco (tens de colocar o tronco de molho durante algum tempo até afundar).

Convém adquir numa boa loja, pois o aquário é pequeno e convém um tronco em boas condições e apropriado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Roger esse saco dentro do aqua é carvão activado??? Se é ele só te dura 1 mês, depois é deitar para o lixo. Carvão activado é bom para usar depois de termos feito tratamento medicamentoso num aquário, fora isso não vale a pena usar.

 

Tira a planta do vaso e enterra-a no subsrato, mas temo que não te vá durar muito nesse aqua. Compra antes anúbias como disse o Bringer.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas Roger,

não entras-te da melhor maneira neste mundo(aquariofilia),mas vamos tentar ajudar...

falta saber qual a luz que aí tens...

mesmo sendo também eu um iniciante, segue o que acho que podias fazer:

1- coloca a planta no substrato(terra),embora não acredito que vingue nesse aqua devido ás características da própria planta...

2- tira mesmo o carvão do aqua e coloca se quiseres um pouco no filtro;

3- fòrça os TPA mais vezes para estabilizares os valores do aqua(testa também a agua que estás a colocar para confirmar que não vem alcalina);

4- Compra uma anubia ou planta que precise de poucos requisitos para consumir recursos;

5- não coloques para já nada de ornamentos no aqua(precisas na minha opinião de manter espaço aberto para os peixes);

6- se puderes trocar os peixes,fá-lo... peixes mais pequenos ou de preferência camarões... nesse aqua essas espécies(colisa e corys) estão como se estivesse um humano preso num quarto pequeno e lhe quisesses dar companhia... :confused4:

 

por fim:tenta se puderes arranjar um aqua maior, tudo se torna mais facil(embora não pareça)...

espero ter ajudado em algo.

CUMPS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RogeCM

Sobre o seu probelema do PH alto deixo aqui um

artigo que o pode ajudar,ora veja, http://www.agostinhomonteiro.com.br/dica67.html

espero que consiga resolver.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Roge,

 

Apesar de teres já tido bons conselhos aqui, não terei nada a acrescentar senão uma pequena pergunta:

 

De onde veio esse areão? penso que o teu problema do ph está relacionado com esse areão....

 

Cump,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais