LAGO MALAWI
Aqui deverão ser colocadas todas as mensagens relativas à montagem e manutenção de aquários específicos deste Lago, bem como relativas a questões específicas sobre os peixes deste Lago
Subforums
ESPÉCIES E COMPATIBILIDADES
- 178 posts

- "Espécie? Não me disseram..." AJUDA AÍ GALERA :D
- Last reply by Vera Santos,
736 topics in this forum
-
- 7 replies
- 1.2k views
Boas estou a pensar em iniciar um aquário de ciclideos em principio vai ter 1.20x60x60 gostava se saber quantos filtros é preciso para um aqua desta dimensão é que ja vi alguns aquários com filtros externos e internos e com a cabeça motorizadas e qual o melhor filtros? em termos de substrato já li que o melhor é ir a praia buscar mas a minha duvida é se serve qualquer areia da praia? e a ultima pergunta como fazem as tpas é que em um aquário come estas dimensões vou precisar fazer tps de cerca de 100L eu tenho um aquário de 60L e costumo deixar a agua 24h de repouso mais não sei onde vou por 100L de agua em repouso lol será que posso por directo da torneira para …
-
- 2 replies
- 1.2k views
Então é assim, já não é a 1a vez mas desta vez e ao fim de 3 dias a ver o macho (incansável :D ) atrás da fémea, eis que ela se rende aos encantos do rei do do aquário. Seguiram-se uns 30m de cenas chocantes :D O resultado foram varios videos feitos com a maquina fotografica ranhosa dos quais escolhi um que editei o melhor que soube para ficar mais claro e pequeno para fazer o upload para o youtube. Espero que fique bom o suficiente para que tenham uma ideia do que se passou e que isto incentive os mais novos neste hobby lindissimo que é a aquariofilia. A minha filha entrou em extase... o problema foi explicar o que se passava :D O link para o video
-
- 6 replies
- 3.2k views
Boas pessoal, Ha algum tempo que tenho o meus aqua montado e a funcionar nunca tive problemas mas ha pouco tempo os meus ciclideos começaram a coçar-se nas pedras e na areia... Nao vejo nada no corpo deles nem nas barbatanas... Ja tenho feito varias experiencias desde tpa(25%), ja pus sal e ate ja pus a cabeça de um filtro para fazer mais corrente no aqua mas ate agora nada ja vou nisto ha duas semanas e ate agora continuam a mesma coisa.... Alguem me pode ajudar... Agradecia imenso a vossa ajuda... 9y9
-
- 12 replies
- 1.4k views
Olá a todos, há 5 meses retirei 4 bebes caeruleus da mae e desde entao que o os tenho mantido num aqua maternidade de 30L equipado. Apesar de terem nascido todos com o mesmo tamanho, dois deles rapidamente começaram a destacar-se e a crescer muito mais depressa.Acabei por dar 2 e sem querer fiquei com um maior e outro mais pequeno.A discreoancia sempre existiu, mas agora um tem 3 cm e o outro tem tipo 1cm...sendo que comem a mesma comida e tenho sempre cuidado para ver se nao ha um mais gulutao que outro....é normal?Um parece que nao cresce de todo! O mais pequeno é muito agil e nao me parece doente, nao parece que tenha alguma coisa de mal...sao até bem espevitad…
-
- 9 replies
- 2.1k views
Olá a todos, já li muita coisa sobre manter Mbundas com Gyrinocheilus aymonieri e digo-vos...que ainda estou indecisa. A informação é muito controversa, uns acham que vale a pena outros dizem que se tornam extremamente agressivos...o que é certo é que eu tenho que limpar e escovar tudo do meu aqua todas as semanas porque as algas sao mais que muitas.. apesar de nao ficar feio...as plantas ocitadas nao se aguetam e as paredes do aqua parecem um monstro.lol O meu aqua é de 200L e tenho um casal de saulosi e trio de caeruleus.seria viável comprar um Gyrinocheilus aymonieri? Alguem tem essa especie com Mbundas? obrigada
-
- 2 replies
- 1.8k views
Titulo: "Malawi Wall" Descrição: Aquário lago Malawi principalmente com Mbunas mas também com Haplochromideos e Aulonocaras apresenta uma grande parede de xistos como imagem de impacto principal Classificação: Malawi Mbunas Aquariofilista: Carlos Loia Dimensões(CxLxA): 120 cms X 40 cms X 55 cms Volume Bruto/Util: 240l Filtragem: filtro SunSun MODEL: HW-303B Aquecimento: Boyu MODEL:HT-2200 POWER:200W Alimentação: Sera Granugreen Tropical Malawi Caseira Iluminação: 2x30W T8 Substrato: Areia Branca Areão pequeno Pouca Areia de Coral Decoração: Xistos (muitos) Cocos Cenário: Rochoso Temperatura: 26º (mé…
-
- 10 replies
- 9.8k views
Olá a todos!! Alguem sabe uma maneira certa de distinguir o sexo de Labidochromis caeruleus....pelas fotos diponiveis na net... e por comparaçao....é dificil dizer se meu macho ou femea.. Obrigadooo Margarida
-
Obrigado pela ajuda mas só tenho uma pergunta. Poderei montar um malawi num cubo com as medidas aproximadas de 65 L-65C-60A?
-
- 12 replies
- 2.1k views
ora dêem uma espreitadela... tempo real, tenho a webcam ligada das 19 ás 24 MalawiTank (Corrigido) Depois digam-me se está a transmitir correctamente
-
- 16 replies
- 2.2k views
Ultimamente tenho visto os meus ciclideos a coçarem-se mais do que o normal nas pedras e na areia de coral . Ha cerca de 2 semanas mudei de areia da praia para areia de coral , sera que isto pode ter influencia ???? Alguem tem alguma receita para este tipo de comportamento ??? , penso que nao sejam parasitas porque sempre o fizeram , mas penso que agora sera mais constante do que o normal comportamento Espero uma opiniao de alguem que ja tenha passado pelo mesmo e um possivel tratameto se houver
-
- 7 replies
- 3.3k views
Olá a Todos Tinha em casa parado, já há alguns anos, um aquário de 80Cx30Lx45H, que era de umas tartarugas adultas e devido à influência de um amigo que se iniciou no mundo da aquariofilia, resolvi iniciar-me também e criar o meu Malawi. Já li muito sobre Malawi’s e entendo que é difícil ter um Malawi em 108 litros brutos, +/- 80 litros reais, no entanto tudo corre as mil maravilhas. Resolvi fazer este projecto só para contrariar os que afirmam que é impossível. Tenho já em mente um novo projecto num aquário de 200 litros, mas neste caso para tentar reprodução e ter maior plantado. Componentes: HEIM 2213 (440L/h) - Filtro mecânica e biológica Filtro em cascata (500L/…
-
- 5 replies
- 1k views
É comum ver aquarios de Malawis com calhaus empilhados na parte de tras do aquario e eu não fujo a regra. A questão que há uns tempos me assola a alma é de que eu tenho mbunas e todo aquele espaço vazio na frente do aquario é bonito mas acho que dou mais liberdade aos meus bitXos se espalhar os calhaus pelo fundo do aquario - mas com a preocupação de deixar esconderijos - e assim deixar toda a largura do aqua para eles nadarem. Como vantagem adicional é capaz de se tornar mais facil apanha-los, porque da maneira que está eles escondem-se e sem tirar todos os calhaus é IMPOSSIVEL Ja alguem tentou? Já alguem comprovou que as mudanças (comportamento, criação, …
-
- 20 replies
- 3k views
Boa noite Aqui está o meu primeiro Malawi. Espero não ter cometido muitas gafes. Agradeço desde já qualquer tipo de sugestões Aqua: 100x40x50 Substrato:Arião PH: cerca de 8 (sai assim da torneira...) Flora 2- Anubias Caffeefolia 1- Microsorum Mini Fauna 2- Cynotilapia Afra 2- Pseudotropheus Saulosi Abraços Orlando
-
- 9 replies
- 2.8k views
Boas, finalmente acho que descobri o pq das fotos tremidas...(ISO demasia alto) amanha ja tiro fotos como deve de ser.. Novidades: Moldura do lado da sala. CAsal de haplo rockkribensis friery a ganhar cor Cobue a ganhar dominio 4 aulonocauras, 2 baenshi(supostamente era casal mas estão amarelos os dois... :tauuu ) os outros dois não sei quais são pk penso que não são o que me venderam... :tauuu Fica prometido para o fim de semana fotos individuais para ver se me podem ajudar na identificação. ficam aqui algumas fotos "desfocadas" Aguardo opniões... finalmente começo a tirar fotos menos desfocadas... Digam …
-
- 5 replies
- 1.2k views
Viva pessoal Embora ande nos aquas á muito tempo, é a 1º vez que me vou meter nos Africanos, assim sendo e depois de expor as condições, queria ouvir as v/ opiniões. Aqua de 240 lts (120x40x50) Iluminação made by Ramirezi (para o plantado que actualmente vigora) Areia da praia da Figueira Umas Rotala sp green Conto meter 2 heim (2215 e 2217) Tronic de 300 W Este aqua esta no escritorio, mas o plantado dá muito trabalho e os habitantes não teem a vida que procuro, dai os Africanos. Não sei se estou errado mas dado as relativamente reduzidas medidas do aqua estou muito inclinado para um Malawi c/ as seguintes especies: L. Caeruleus e S. Frieys Queria ag…
-
- 1 reply
- 839 views
Biótopo: Lago Malawi Dimensões: 80 x 30 x 40 Volume: 96 ltrs Filtragem: 1x Rena 7w (de casa do Pedro Santos mas que não sei o caudal se alguem souber diga xD) 1x Boyu 380l/h (ajudar enquanto não arranjo um filtro melhor) Aquecimento: 1x Aquapor 75w Alimentação: Tropical Spirulina Granulat Sera granugreen Granulado Discos Iluminação: calha leds Substrato: areia branca (Leroy) Decoração: 5 Pedras cinzentas Temperatura da água: 25ºC Flora: valisnéria gigante, anubias e fetos windelov (que ando a procura desesperadamente, já agora se alguem tiver uns pezitos serão super bem vindos ) Fauna: De momento 2 trios de Metriacli…
-
- 2 replies
- 803 views
Estou a pensar em comprar um aqua com cerca de 260 L para clocar lá ciclideos do malawi mas tenho no meu outro aqua um tubarão martelo de que gosto muito. Será que o posso colocar junto dos ciclideos??
-
- 4 replies
- 809 views
boas, estou a pensar em montar um aqua de malawis, e gostava de saber se consigo manter estas seguintes 3 especies no mesmo aquario... elas sao: - Pseudotropheus saulosi; - Labidochromis caeruleus; - Afra Cynotilapia. cumps
-
- 4 replies
- 1.1k views
Com mais de dois anos de funcionamento, aqui fica uma perspectiva diferente do meu projecto Malawi: Vejam em HQ! Cumps!
-
- 5 replies
- 1k views
Viva!!! Aqua 1,50x50x50 375 L Termoestato eheim jagger 300W 3 Lampadas T8 40W - Ligado das 15.00 às 2.00 Filtro Fluval FX5 UPS Interactiva Phasak 1500 VA´s Areia da praia Pedra Calcária Flora: Valisnerias Gigantea várias Fauna: Todos os peixes sao juvenis. Cyphotilapia frontosa "Burundi" - 7 nao sexadas Cyrtocara moori - 4 não sexadas Cynotilapia sp. Hara - 1M/1F Pseudotropheus Elongatus Chailosi - 1M/1F Pseudotropheus Neon Spot - 1 não sexado Metriacliama Membe Deep - 1M/2F (nao tenho certezas) Pseudotropheus sp. Williamsi North Makonde - 1 os outros 5 que tinha morreram. Synodontis multipunctatus - 1 Ventosa - 1 nao sei o nome cienti…
-
Kaza´s Place
by Casa- 5 replies
- 933 views
Boas Pessoal!!! Aqua 1,50x50x50 375 L Termoestato eheim jagger 300W 3 Lampadas T8 40W - Ligado das 15.00 às 2.00 Filtro FLuval FX5 UPS Interactiva Phasak 1500 VA´s Moonlight 12 leds azuis Aquaristik - ligado das 2.00 às 4.00 da manha Areia da praia Pedra Vulcanica Flora: Valisnerias Gigantea ao pontapé 2 Anúbias Fauna: Metriaclima Zebra Gold Kawanga F0 1M/2F Metriaclima Greshakei Makokola Reef F0 1M/1F Tropheops membe mbweca F0 1M/1F Metriaclima Esthrea Red - 1 possivel femea Melanocromis cyaneorhabdos - 1M - 1F Labeotropheus Fuelleborni OB -1M/1F Cynotilapia Chinyankwazi - 2 nao sexados Cynotilapia sp. Hara - 4 nao sexados juvenis Ro…
-
- 2 replies
- 796 views
Amigos, Deixo-vos um video de fraca qualidade (Webcam) do meu macho Ninbochromis Livingstonii F0, fingindo-se de morto a espera que algo lhe passe a frente . Esteve assim durante 15 minutos, até o Sr. Policia decidir acabar com o brincadeira http://www.youtube.com/watch?v=MSvEHTwd8bA
-
- 3 replies
- 896 views
Boas A fêmea Metriaclima estherae comeu os ovos, agora quanto tempo leva a produzir novos ovos? Eu tinha visto os ovos na boca da fêmea mas com medo de não estarem fecundados não a separei do macho e não sei que se passou mas o o macho atacou a fêmea violentamente, quase ficou sem rabo e barbatana dorsal, já andava meio de lado, quando a apanhei à mão nem ofereceu resistência, pensei que ia morrer, está no aquário dentro de um cubo da vodafone, em 3 dias já está bem melhor, já nada cheia de força contra o cubo e come. infelizmente,preciso saber os erros que cometi.
-
- 7 replies
- 2.2k views
Malawi Lake House Boas caros colegas Aquarofilistas Como iniciante, coloco um tópico com um projecto recente, para obter as vossas opiniões.Eu e a minha mulher sempre desejamos ter um áqua grande, panorâmico, e após inumeras pesquisas, escolhemos o aquário e o biótopo desejado. Dentro das espécies deste biotópo fizemos uma seleção das mais desejadas, e com a ajuda de elementos do forum, enchemos o nosso áqua (secalhar demais, mas so o tempo o dirá). Com a aquisição do Mdoka, provavelmente não deveria de ter colocado os Demasoni, mas este foi a espécie que eu e a minha mulher elegemos para o nosso projecto (não foi facil encontrar). Biótopo:MalawiDimensões (CxLxA): Aquat…
-
- 33 replies
- 4.3k views
Existe algum topico quanto a criacao de malawi´s ? UM TOPICO ? UM POST ? UM SITE ? CUMPS.
-
- 15 replies
- 1.8k views
OLá a todos, Tenho um aqua de 200L com um trio de caeruleus e um casal de saulosis, e muitos esconderijos. Os saulosis foram introduzidos depois dos caeruleus, têm todos mais ou menos o mesmo tamanho ( cerca de 6/7 cm) e antes de os introduzir o macho caeruleus era o dominante, sempre atras das femeas. Agora há coisa de semanas, o macho saulosi tem vindo a ficar muito azul e muito territorial! Posso-vos dizer que ele manda em mais de metade do aqua...e os outros 4 desgraçados ficam enconstados ao terço que resta do aquario... tenho muitos esconderijos..e mesmo assim...ele vai de uma ponta à outra só para embirrar com os outros...a femea dele tambem costumava ser …
-
- 4 replies
- 1k views
Olá amigos, a pedido de um amigo do forum, aqui venho colocar fotos dos primeiros filhotes de caeruleus. cumps
-
- 3 replies
- 1.1k views
Boas, Preciso de uma ajuda ….. Tenho duas fêmeas de Metriaclima Greshakei albinas e gostaria de saber se um macho “normal” poderá criar com fêmeas albinas ? Ou melhor, quando se trata de peixes albinos, há logo problema de criação há partida? Eu quando os comprei não sabia que era albinos, apenas gostei deles e trouxe dois que agora parecem ser albinos …… Estou pensar arranjar um macho para elas. Obrigado desde já. Cprts,
-
- 67 replies
- 10.5k views
boas... como meu primeiro post, quero partilhar o meu último projecto... um aquario dedidado a manter peixes do Lago Malawi F0 Setup: Aquario : 2.0x60x60 Sump: 190x50x50 Bomba: 9000 Lts/h Termostatos: 2 Rena 300W Substracto: Areia de Silica Decoração: Rocha do Nilo Fundo: Vinil Preto Iluminação: dentro em breve chegará já com a Sump tapada pois o miudo teimava em querer dar banho aos bonecos dele para já a fauna mantem-se por : Labeotropheus fuelleborni (OB) - 1 casal Melanochromis chipokae - 1 Casal Metriaclima sp. "Zebra Chilumba" (Luwino Reef) - 1 Macho Pseudotropheus sp. "Daktari" - 1 casal Pseudotropheus sp. "A…
-
- 2 replies
- 794 views
Boa tarde, passaram cerca de 17 dias e fiz o parto á femea caeruleus mas os alevins ainda não estão bem formados e têm o saco. Que cuidados devo ter? E em relação á alimentação? artemia? http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0...1834_103877.jpg Obrigado e cumprimentos!
-
Olá todos, tenho um aquario de CA's e gostava de mudar as lâmpadas actuais (2 lâmpadas Sylvania standart F30W, que ja vinham com o aquario) para uma azul, contudo a primeira tentativa que fiz nao correu bem...e venderam-me uma supostamente azul mas que nao dá luz azul...mas roxa! Nos vossos aquarios é mesmo azul. A que me venderam era da aquaglow e dizia lá que definia bem as cores dos peixes e era também para aquarios marinhos e o senhor disse-me que era azul...um barrete...nao vejo nada azul. Alguem me pode dar uma referencia? O meu aquario tem 200L e nao leva grandes plantas, só algumas valisnerias( que ainda resistem às investidas!). Obrigada
-
- 3 replies
- 1.8k views
boas, venho então partilhar convosco algumas fotos do meu Malawi que espero que gostem! geral Melanochromis Dialeptos ( aqui de boca cheia ) Afra Cobwe juvenis - poucos minutos depois de estarem no comunitario Ajuda na identificação desta especie ( olhos vermelhos ) Ajuda na identificação desta especie Ajuda na identificação desta especie o azul mais pequeno porque os outros dois sao o casal de Melanochromis Dialeptos e já com femea acabada de ter crias espero que tenham gostado e que me ajudem tambem na identificação destas 3 especies abraços
-
- 2 replies
- 900 views
primeiramete é um prazer fazer parte deste topico espero ser ajudado pelos mais experientes e tambem poder ajudar quando preciso. tenho um aqua de ciclideos mbunas e gostaria da opiniao de vcs para ver como anda minha fauna:
-
- 2 replies
- 960 views
Boas, Alguém me sabe dizer se é possível colocar um casal de Caeruleus com um casal de Caeruleus Nhkata Bay no mesmo aquário.
-
- 2 replies
- 709 views
Boas pessoal, gostaria que me dessem uma ajuda aqui nas compatibilidades..é o 1º Malawi logo escolhi uma lista de Mbunas e gostaria que me dissessem se existem problemas de compatibilidade entre alguns deles....o setup é um aqua de 120x45x55 com dois filtros EHEM de 9L com algumas rochas regionais e areia da praia.aqui vai a lista: Metriaclima zebra "Chilumba Maison Reef" Pseudotropheus sp. Williamsi North Makonde Pseudotropheus sp. Acei "Black Tanzania” Neochromis rufocaudalis Haplochromis limax Ancistrus Melanochromis cyaneorhabdos Cynotilapia afra (Cobue) Metriaclima sp. "Msobo" Protomelas sp. "Steveni Taiwan" Pseudotropheus sp. "Kingsizei" …
-
Members