Estarei A Ser Exigente?


Ricardo Diogo

Recommended Posts

Ora bem, o meu aqua está na assinatura, caso queiram o setup.

 

Problema: Montei o aqua novamente em Janeiro, com fertilizantes a meio gás. Isto quer dizer que só tinha macros.

 

Surgiram-me greenspot até fartar.

 

AGORA:

 

Tenho feito trocas diárias de uns 40%, tenho os fertilizantes todos e fertilizo da seguinte maneira:

 

- Micros da Seachem - 2 ml

- Ferro da Seachem - 5 ml

- Potássio caseiro - 10 ppm

- Nitratos caseiros - 4 ppm

 

Não fertilizo com fosfatos porque é o teste que tenho e nos ultimos dias andou sempre pelos 4/5 ppm. ACONTECE QUE nos ultimos 3 dias já ana pelos 1,5/2.

 

A minha questão:

 

Com os fosfatos equilibrados (há pouco tempo, eu sei, mas agora sim, equilibrados) não se devia ver imediatamente uma redução das greenspot? E é por isso que eu acho que estou a ser exigente. Ainda mal equilibrei os fosfatos e já queria as greenspot fora dali.

 

Quanto tempo de equilibrio posso esperar até que estas pu*** errrr algas saiam dali?

 

MORRAM GREENSPOTS QUE ME FAZEM ANDAR SEMPRE A LIMPAR OS VIDROS E QUE SE PEGAM NAS FOLHAS DAS PLANTAS MATANDO-AS! (ainda não morreu nenhuma, mas têem menos vigor)

 

Obrigado em antecipação.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não serão os nitratos? Pergunto isto porque eu só consegui "acabar" com greensopts quando reduzi, alem dos fofatos, os nitratos.

 

Escrevi acabar entre aspas porque não acabaram na totalidade, para teres uma ideia antes tinha que limpar os vidros todas semanas, agora aguenta bem 3 a 4 semanas sem parecer mal.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não serão os nitratos? Pergunto isto porque eu só consegui "acabar" com greensopts quando reduzi, alem dos fofatos, os nitratos.

 

Escrevi acabar entre aspas porque não acabaram na totalidade, para teres uma ideia antes tinha que limpar os vidros todas semanas, agora aguenta bem 3 a 4 semanas sem parecer mal.

 

cumps

 

Não sei. Até pode ser o ferro a estar a mais. Testes, neste momento, só fosfatos.

 

Mas o raciocinio que eu faço é este: Se os fosfatos são consumidos até aos 1,5/2, é porque um dos outros acaba. Como de Potássio já ando a dar 10 ppm's, ams já andei a dar 15 e 20, presumi que não fossem esses. Mas como tambem não consigo manter invertebrados, podem muito bem ser os nitratos.

Editado por Ricardo Diogo

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é Ricardo Diogo?

 

Uma pergunta: o Potassio qual é a concentração?

 

O Ferro não deve estar em excesso,pois antes deste da AZOO,tive o Ferro da SEACHEM,e fertilizava com 5ml/dia no meu aqua de 112L e o Ferro andava sempre a zero.O que por si só não quer dizer nada,é só um palpite.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é Ricardo Diogo?

 

Uma pergunta: o Potassio qual é a concentração?

 

O Ferro não deve estar em excesso,pois antes deste da AZOO,tive o Ferro da SEACHEM,e fertilizava com 5ml/dia no meu aqua de 112L e o Ferro andava sempre a zero.O que por si só não quer dizer nada,é só um palpite.

 

 

EStá lá em cima, estou a dar 10 ppm's, mas tem como concentração 0,5/ml

 

Eu estou a dar 5ml de ferro /dia para 200, mas n sei se é consumido. Presumo que sim...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo, desculpa eu meter-me na conversa pois a minha experiência é nula e os meus conhecimentos muito incipientes, Mas em todo o lado tenho lido que as Green Spot são causadas por poucos Fosfatos, pouco CO2 e muita luz.

Tu dizes que tens tido os Fosfatos entre 4 a 5 ppm, o que nós sabemos é muito, mas pensei que como não tens verificado os Nitratos eles podiam efectivamente estar proporcionalmente ainda mais elevados, mas não, tu tens aí invertebrados e se fosse esse o caso eles já tinham morrido. Também observei que tens CO2 de botija e imagino que ele esteja a funcionar... Logo o que tu tens no teu aqua contraria toda a lógica do que eu tenho lido!

Tens a certeza que são Green Spot? Pareceu-me que as Green Dust são efectivamente um pouco semelhantes mas só aparecem nos vidros... e destas não se conhece a causa, só se sabe que o melhor é não fazer nada até elas começarem a descolar dos vidros...

Em qualquer dos casos as tuas Neritinas devem andar deliciadas e gordas. LOL

Uma vez mais desculpa se a minha intervenção não te disse nada de novo, mas também fiquei curioso com esse teu mistério...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo, desculpa eu meter-me na conversa pois a minha experiência é nula e os meus conhecimentos muito incipientes, Mas em todo o lado tenho lido que as Green Spot são causadas por poucos Fosfatos, pouco CO2 e muita luz.

Tu dizes que tens tido os Fosfatos entre 4 a 5 ppm, o que nós sabemos é muito, mas pensei que como não tens verificado os Nitratos eles podiam efectivamente estar proporcionalmente ainda mais elevados, mas não, tu tens aí invertebrados e se fosse esse o caso eles já tinham morrido. Também observei que tens CO2 de botija e imagino que ele esteja a funcionar... Logo o que tu tens no teu aqua contraria toda a lógica do que eu tenho lido!

Tens a certeza que são Green Spot? Pareceu-me que as Green Dust são efectivamente um pouco semelhantes mas só aparecem nos vidros... e destas não se conhece a causa, só se sabe que o melhor é não fazer nada até elas começarem a descolar dos vidros...

Em qualquer dos casos as tuas Neritinas devem andar deliciadas e gordas. LOL

Uma vez mais desculpa se a minha intervenção não te disse nada de novo, mas também fiquei curioso com esse teu mistério...

 

 

Toda a participação é bem vinda.

 

O que causa as greenspot é um desiquilibrio de fosfatos, apra cima ou para baixo.

 

Os nitratos, tanto podem estar a 0 como a 40, não faço ideia.

 

Os invertebrados eu disse que tinham morrido, presumo que pelos nitratos altos. Presumo.

 

Estas tambem aparecem nas folhas.

 

Já não tenho neritinas, mas os meus 5 ottos, realmente, parecem uns budas.

 

Na troca de água de hoje, achei lá um sitio nas blixas que era um depósito de porcaria impressionante. Restos de comida. Foi limpo, a ver o que sai dali.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aposta nas Neritinas. Comem essas e previnem que apareçam mais. E ainda te deixas de preocupar com com o equilibrio dos fertilizantes banana rock

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pq razão falam sempre em neritinas se o Ricardo já disse que morreram todos os invertebrados?

 

Realmente eu apostava nos fosfatos elevados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pq razão falam sempre em neritinas se o Ricardo já disse que morreram todos os invertebrados?

 

Realmente eu apostava nos fosfatos elevados.

 

 

Porque não leram, mas não faz mal.

 

Os fosfatos já não estão elevados. Há uns 3 dias. Quanto tempo poderá demorar a desaparecer esta camada verde?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos, tanto podem estar a 0 como a 40, não faço ideia.

 

Os invertebrados eu disse que tinham morrido, presumo que pelos nitratos altos. Presumo.

 

Então se presumes que os Nitratos possam estar altos porque é que continuas a adicionar 4 ppm? Estás a forçá-los por alguma razão em particular? Não é mais fácil a fauna (com alimentação e dejectos) suprir as necessidades de Nitratos que as de Fosfatos? E se os Fosfatos agora entre 1,5 a 2 ppm estiverem acompanhados dos tais 30 ou 40 ppm de Nitratos não é uma desequilibro perigoso?

 

Desculpa-me estas perguntas todas, se não quiseres não respondas mas estou só a tentar entender o processo.

 

PS: Eu ler até li, mas passou-me ao lado -)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É camada mas uniforme ou manchas?

 

MAnchas. São greenspot.

 

Então se presumes que os Nitratos possam estar altos porque é que continuas a adicionar 4 ppm? Estás a forçá-los por alguma razão em particular? Não é mais fácil a fauna (com alimentação e dejectos) suprir as necessidades de Nitratos que as de Fosfatos? E se os Fosfatos agora entre 1,5 a 2 ppm estiverem acompanhados dos tais 30 ou 40 ppm de Nitratos não é uma desequilibro perigoso?

 

Desculpa-me estas perguntas todas, se não quiseres não respondas mas estou só a tentar entender o processo.

 

PS: Eu ler até li, mas passou-me ao lado -)

 

Pois não sei como estão. MAs pensei que, não sabendo quanto tenho de notratos, se for 0 sempre ajuda a descer os fosfatos...LOL é preciso é imaginação, de vez em quando.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aposto que são os Discus que te estão a pintar as folhas de verde às manchas cabecadura

 

 

sais de manhã de casa com uma garrafinha de água do aqua e à tarde no regresso a casa passas por cá e fazes os testes aos nitratos e ao ferro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aposto que são os Discus que te estão a pintar as folhas de verde às manchas :Fade-color

sais de manhã de casa com uma garrafinha de água do aqua e à tarde no regresso a casa passas por cá e fazes os testes aos nitratos e ao ferro.

 

Pode ser 6ª ou no fim de semana?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, as greenspot essas malditas! Do mais irritante que pode existir!

. . . . . . . . .

 

 

Na minha opinião e pela minha pouca experiência:

 

A primeira coisa a fazer é verificar os níveis de fosfatos. Pelo menos até 1,5 penso que haja ali um equilíbrio entre não ter filamentosas e não greenspot. Costuma-se falar no intervalo 1 a 2, por isso acho que também não há grande necessidade agora das tpa´s (como dizes que estão a 1,5;2), se bem que saber os valores dos nitratos e do ferro também seria importante. As oscilações constantes que se provoca com as tpa´s também não deverá ser lá muito bom, digo eu.

 

A segunda a coisa a verificar é o Co2, penso que não esteja aqui o problema, pois não?

 

O outro pormenor que pode ser importante é a adição de ferro e micros. Embora não tenha lido em nenhum sítio "oficial" já vi pela net um outro relato e também presumo que já me tenha acontecido. Quando se adiciona ferro a mais, elas explodem. Não me vou alongar mais pois ainda tenho que desenvolver e esclarecer algumas dúvidas neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=90810

 

Em que plantas te crescem as greenspot? Não é lá muito comum surgirem em plantas que não as de crescimento lento.

 

Não costumam desaparecer lá muito rapidamente. Quando equilibrares isso elas param de aparecer em alguns dias, mas desaparecerem já é outra história. Aqui o melhor é mesmo seres tu a limpar. Isto nos vidros claro, nas plantas ou desaparecem sozinhas ou a plantas está em apuros.

 

Não me parece que seja remédio estar a comprar peixes ou caracóis propositadamente. Se for para ajudar a eliminá-las nos vidros tens o cartão multibanco, mais rápido e eficiente. Se for para prevenir não vais lá com neritinas, pelo menos em aquários já maiorzitos.

 

 

As algas mais chatas, sem dúvida.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Ricardo, desenvolvimentos?

 

 

Boas.

 

Continuo com greensports, mas menos spots e mais tipo nuvem. Continuo com trocas de 50% sempre que posso, o que tanto dá todos os dias como dia sim, dia não ou no máximo de 3 em 3 dias.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Continuo com greensports, mas menos spots e mais tipo nuvem. Continuo com trocas de 50% sempre que posso, o que tanto dá todos os dias como dia sim, dia não ou no máximo de 3 em 3 dias.

 

 

Nuvem? Podes explicar please?

 

Qual a origem as greens spots?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também ainda não me consegui livrar delas. Fiquei sem o teste de nitratos e as plantas decidiram aumentar o consumo destes. Resultado: quando fui fazer o teste estavam a 0 mg/L. Explodiram logo nos vidros. Vou ver o que dá nos próximos tempos e caso não me consiga livrar delas lá terei que aprofundar o estudo!

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais