Algumas dúvidas sobre fertilização


Vasco Matos

Recommended Posts

Tenho algumas dúvidas em relação à fertilização de plantas que gostava de partilhar convosco.

 

Uma é acerca do Magnésio. Sabem qual a quantidade de Magnésio presente na água da torneira em Lisboa? É que os Micros com que fertilizo o aqua não têm Mg,razão pela qual tenho de fertilizar com Sulfato de Magnésio,mas ainda não tenho a certeza de quanto terei de pôr diariamente.

 

Outra é em relação ao Ferro. O nivel aceitavel de nutrientes é +- de o.25 ppm a 1 ppm. Nos vossos aqua conseguem manter este nivel? É que no meu está sempre a zero,e até fertilizo bem com este nutriente...

 

A última é Potassio. Eu coloco 10ml de K diariamente,com uma solução que 1ml = 1ppm num aqua de 100L. Sendo o nivel aceitavel na ordem dos 20 ppm,fertilizo com metade diariamente. A questão é saber se estou a colocar K a mais desnecessáriamente,ou a menos (não vejo carências) num aqua densamente plantado com CO2 a bombar.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, vou avisar que percebo pouco ou quase nada disto.

 

Tenho algumas dúvidas em relação à fertilização de plantas que gostava de partilhar convosco.

 

Uma é acerca do Magnésio. Sabem qual a quantidade de Magnésio presente na água da torneira? É que os Micros com que fertilizo o aqua não têm Mg,razão pela qual tenho de fertilizar com Sulfato de Magnésio,mas ainda não tenho a certeza de quanto terei de pôr diariamente.

 

Outra é em relação ao Ferro. O nivel aceitavel de nutrientes é +- de o.25 ppm a 1 ppm. Nos vossos aqua conseguem manter este nivel? É que no meu está sempre a zero,e até fertilizo bem com este nutriente... Fertiliza e depois faz o teste, isso não deve estar bem :microwave:

 

A última é Potassio. Eu coloco 10ml de K diariamente,com uma solução que 1ml = 1ppm num aqua de 100L. Sendo o nivel aceitavel na ordem dos 20 ppm,fertilizo com metade diariamente. A questão é saber se estou a colocar K a mais desnecessáriamente,ou a menos (não vejo carências) num aqua densamente plantado com CO2 a bombar. Se fizeres TPA's grandes (75%) semanais de certeza que não tens a mais :smilecolros: Agora por norma e segundo li no fórum, a fertilização de K pode ser feita com relação à fertilização de NO3 ou PO4.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora por norma e segundo li no fórum, a fertilização de K pode ser feita com relação à fertilização de NO3 ou PO4.

Como assim?

Desculpa estar-me a meter mas apesar de já ter lido muito texto aqui no fórum, ainda não consegui "digerir" convenientemente essa parte. cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como assim?

Desculpa estar-me a meter mas apesar de já ter lido muito texto aqui no fórum, ainda não consegui "digerir" convenientemente essa parte. cabecadura

 

 

Como em Portugal não existem testes de K e lá fora até são um pouco carotes para mandar vir, algumas pessoas utilizam uma "regra" que é a seguinte:

 

 10 ppm de K por cada ppm de PO4 que se fertilizar ou 2 ppm de K por cada ppm de NO3 que se fertilizar, só se fertiliza com o que der o valor mais alto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como em Portugal não existem testes de K e lá fora até são um pouco carotes para mandar vir, algumas pessoas utilizam uma "regra" que é a seguinte:

 

 10 ppm de K por cada ppm de PO4 que se fertilizar ou 2 ppm de K por cada ppm de NO3 que se fertilizar, só se fertiliza com o que der o valor mais alto.

 

;)Muito obrigado pela informação.

 

Realmente já passei aqui muitas horas a ler posts sobre fertilização, mas essa regra ou me passou ao lado ou mais provavelmente não a tinha lido.

Essa é a informação que me faltava para tudo o resto começar a fazer sentido.

;) Fixe!... Já fiz copy/paste para o meu ficheiro de apontamentos importantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,os testes estão bem,aliás já tinha aberto um tópico só com esta questão e parece que acontece a mais pessoal.As minhas plantas adoram Ferro! Trocado,tens teste de Ferro? O teu anda +- dentro do nivel aceitavel?

 

Em relação a essa regra pode fazer sentido em muitos aquas,mas todos sabemos que um plantado não é uma equação matemática,se fosse tirava a piada à coisa... Cada aqua terá uma fertilização própria,que pode variar. No meu caso ,no meu aqua de 100L meto diariamente 10ml de K, ; 2.5ml de NO3 ; 1ml de PO4.

 

Agora o Magnésio é que gostava de saber qual a percentagem na água da torneira de Lisboa. Onde é que posso ver esses valores,no site da EPAL?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Zogli tens razão,

"um plantado não é uma equação matemática", ou se calhar até é, mas cada plantado terá a sua equação matemática... Desculpa lá a minha intromissão que eu ainda estou na fase de tentar entender estas relações e por vezes questões que são em determinadas fases evidentes surgem aos novatos como as algas nos aquas -)

No entanto lembro-me de ler em qualquer lado que o excesso de K poderia inibir a assimilação de Mg e esse inibia a assimilação de Fe... (julgo que foi isso que li mas não consigo encontrar o post). Também me lembro de uma conversa em que alguém apresentava valores de N e P bastante acima do normal, o que aparentemente apenas se repercutia na velocidade de crescimento...Por isso fiquei feliz em ter um valor de referência para a quantidade de Potássio a colocar (sobretudo porque pelo que entendi é desnecessário pensar em testar a concentração de K nos nossos aquários, uma vez que os testes não são fáceis de obter).

É certo que se fosses por essa regra meterias apenas 5mg mas acabas por estar dentro dos valores de "10x PO4"... provavelmente também neste caso se verifica uma alteração na velocidade de crescimento sem pôr em causa a saúde das plantas, o que em muitos casos pode ser uma vantagem.

 

Quanto á tua questão da EPAL não sei responder, mas haverá certamente um nº de informações ao consumidor onde esses valores poderão ser solicitados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zogli.

 

Quanto ao Magnésio, acho que dificilmente conseguirás obter esse valor por parte dos relatórios da EPAL ou organismos idênticos...

Isto porque como sendo um mineral que pode existir em concentrações elevadas e a água continuar a ser potável para o ser humano, faz com que seja geralmente descartado das análises... é mais comum medir-se o Cálcio e/ou a dureza em geral (a dureza basicamente é a soma das concentrações de cálcio e magnésio na água).

 

O que podes fazer, para tirar as dúvidas, é levar uma amostra de água a uma loja e pedires que façam o teste de Magnésio (mais usado em salgados).

 

Mas a menos que a água seja manhosa (em Lisboa felizmente isso não é comum acontecer), se tiveres o GH entre os 3 e 5 graus alemães, em princípio podes admitir que tens Magnésio suficiente na água da torneira para as plantas e animais dos teus aquários...

 

Felizmente, a carência de Magnésio é facilmente observável, pois as folhas ficam brancas... o Magnésio é o átomo metálico da molécula de clorofila... que como sabes a responsável pela côr verde das plantas... daí que seja facilmente indentificável esta carência.

Sim... para um olho mais destreinado, poder-se-á confundir com uma carência de Ferro e/ou Potássio pois o aspecto das plantas é relativamente parecido.

 

Outra é em relação ao Ferro. O nivel aceitavel de nutrientes é +- de o.25 ppm a 1 ppm. Nos vossos aqua conseguem manter este nivel? É que no meu está sempre a zero,e até fertilizo bem com este nutriente...

Aqui só posso falar da minha experiência pessoal, até porque nunca usei um teste de ferro... ok, se considerarmos espectrofotometria de chama com lâmpadas de cátodo oco um teste... então já :rainbowafro:

 

Geralmente, quando as plantas têm carência de ferro, o verde fica muito mais esbatido, principalmente nas folhas novas. Lá está... na carência de magnésio apresentam-se completamente brancas, ou com muito pouco verde. Já na carência de ferro, o verde é mais esbatido, principalmente nas folhas novas... é este o treino do olho... vem com a experiência.

E quando doseio com ferro a mais, geralmente o que me acontece é ter um aumento significativo das algas Greenspot. Geralmente estas só me crescem em inertes (troncos, pedras, vidros, filtros, etc...) mas quando se abusa do ferro ou dos micros, até as plantas ganham greenspot facilmente.

 

Ora eu já medi a dureza GH após uma TPA, e exactamente antes... nos meus aquários, até hoje ela nunca se modificou. Sempre 4º GH... isto leva-me a crer, que mesmo com muitas plantas e muita iluminação, com uma água de TPA com um GH de 3~4º alemães, é raro termos carências destes dois macro nutrientes secundários (Cálcio e Magnésio). Ora, isto tudo para dizer que no meu caso, se as plantas apresentarem uma coloração menos verde, tal deve-se ao facto de sofrerem de uma carência de micro nutrientes e não de Magnésio...

Resta-me também dizer-te que esta análise pode ser um pouco limitativa para ti, pois o meu fertilizante de micro-nutrientes contém Magnésio (TMG).

 

Quanto ao potássio... eu faço TPA's brutais... tu que és ambientalista dás-me na cabeça... pois, mas eu tento reaproveitar essa água, nem que seja para regar as plantas ou encher o autoclismo da minha casa de banho. Bem... mas vamos a ver... há amneiras melhores de poupar água, tais como não verter óleos e outros produtos insolúveis em água para a pia. Eliminar esses compostos da água, para a tornar potável é um dos piores pesadelos dos químicos banana rock

Daí que, mesmo fazendo TPA's de 75% para cima, tenho a consciência tranquila, até porque não tenho um volume muito elevado de aquários cá em casa (de momento a funcionar só um de 17 litros e outro de 70). E se formos a ver, tal como já disse, basta-nos evitar deitar certos produtos para a pia, que podemos fazer TPA's de 75% muitas vezes ao longo do ano que mesmo assim contribuimos para um consumo de água menor...

 

Bem... por agora é tudo.

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luis Fortunato,como sempre uma grande ajuda,mesmo! :rainbowafro:

 

Quanto à questão da água das tpa's,eu também faço tpa's semanais de 40%,neste momento a 4 aquas. Mas acredita: tenho uma prima que semanalmente a tomar banho gasta pelo menos 10x mais água que eu nos aquários...uma banheira leva uns 300L,e ela no duche diário enche no minimo 1 vez...Eu tento adverti-la,mas esquece-se da torneira aberta na hora do shampoo...

 

Claro que todos sabemos o lado mau da aquariofilia,e ficamos um pouco com a consciência em alerta,mas se reaproveitar-mos a água das tpa's para evitar fazer mais uma descarga do autoclismo,regar as plantas,etc sempre minoramos o impacto.

 

Penso que já disse isto,mas nunca é demais: eu aproveito a água da banheira enquanto espero que aqueça,tenho um tubo que leva a água para um pequeno depósito,que é aproveitado para as tpa's.O depósito é pequeno,mas no final da semana tudo junto...Metam as cabeças a pensar,poupa-se os recursos naturais e... a nossa carteira.

 

Bem em relação à fertilização,vou mudar de Micros,para um que tenha Mg.Tenho ouvido falar bem desse TMG.Fica para uma próxima. banana rock

 

Por isso fiquei feliz em ter um valor de referência para a quantidade de Potássio a colocar (sobretudo porque pelo que entendi é desnecessário pensar em testar a concentração de K nos nossos aquários, uma vez que os testes não são fáceis de obter).

Olá C Mocho! Essa dose que referi é para um aqua de 112L,densamente plantado( caso tivesse menos plantas poria menos nutrientes),com CO2 de garrafa caseira, com um difusor de vidro.

 

Contudo começa sempre por baixo no que diz respeito às doses,principalmente no NO3 e PO4.Uns testes destes 2 Macros também ajudam a perceber as reais necessidades do teu aqua.Também eu quando tive o primeiro plantado andei à procura de uns valores base para me regular,mas foi dificil,pois cada aqua é diferente,e ninguém gosta de arriscar em dar sugestões no que toca a doses,simplesmente porque...não conhecemos o aqua em questão.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho algumas dúvidas em relação à fertilização de plantas que gostava de partilhar convosco.

 

Uma é acerca do Magnésio. Sabem qual a quantidade de Magnésio presente na água da torneira em Lisboa? É que os Micros com que fertilizo o aqua não têm Mg,razão pela qual tenho de fertilizar com Sulfato de Magnésio,mas ainda não tenho a certeza de quanto terei de pôr diariamente.

 

Depende claramente das TPA's que fazes...muitas TPA's e muito elevadas e podem poupar no magnésio.

Se queres mesmo saber, testas o GH ou observas as plantas.

 

Outra é em relação ao Ferro. O nivel aceitavel de nutrientes é +- de o.25 ppm a 1 ppm. Nos vossos aqua conseguem manter este nivel? É que no meu está sempre a zero,e até fertilizo bem com este nutriente...

Aqui o resultado depende do teste. os testes para aquariofilia são não muito bons, isto porque o ferro existe maioritariamente em dois estados no aquario quelado/complexado ou oxidado.

 

A culpa nem é dos testes:

 

Existem variados quelatantes/complexantes cuja ligação pode ser desfeita de diferentes maneiras, assim o teste pode nem conseguir desfazer a ligação e portanto não consegue em seguida exibir uma reacção colorimétrica.

em alternativa, o ferro oxida e tende a depositar e como a recolha de agua para testes não é feita remexendo o areão...não vai apanhar o oxido de ferro.

 

O teste detecta? não! mas ele está lá? pode estar! mas pode não estar? pode! mas não é detectado? não!

 

A última é Potassio. Eu coloco 10ml de K diariamente,com uma solução que 1ml = 1ppm num aqua de 100L. Sendo o nivel aceitavel na ordem dos 20 ppm,fertilizo com metade diariamente. A questão é saber se estou a colocar K a mais desnecessáriamente,ou a menos (não vejo carências) num aqua densamente plantado com CO2 a bombar.

 

tudo se resume a:

 

notam-se carências?

 

sim: não estás a meter sucifiente

não: podes ir reduzindo e ficar atento a carências

 

 

 

 

Sim,os testes estão bem,aliás já tinha aberto um tópico só com esta questão e parece que acontece a mais pessoal.As minhas plantas adoram Ferro! Trocado,tens teste de Ferro? O teu anda +- dentro do nivel aceitavel?

 

Em relação a essa regra pode fazer sentido em muitos aquas,mas todos sabemos que um plantado não é uma equação matemática,se fosse tirava a piada à coisa... Cada aqua terá uma fertilização própria,que pode variar. No meu caso ,no meu aqua de 100L meto diariamente 10ml de K, ; 2.5ml de NO3 ; 1ml de PO4.

 

Agora o Magnésio é que gostava de saber qual a percentagem na água da torneira de Lisboa. Onde é que posso ver esses valores,no site da EPAL?

 

É uma grande equação matemática, o problema está quando os requisitos dessa equação não são cumpridos. O divertido é saber que essa grande equação se divide em equações mais pequeninas, das quais já sabemos umas quantas e que ainda temos de saber mais para compreendermos o global das coisas.

 

já agora mais um reparo, que ja fiz a muita gente:

 

no meu aqua de 100L meto diariamente 10ml de K, ; 2.5ml de NO3 ; 1ml de PO4

 

podias ter escrito com a mesma informação:

 

no meu aqua de 100L meto diariamente 10ml de K (ja disseste em cima que 1 ml de K = 1ppm de K para o teu aquario) 2.5 cenouras de NO3 e 1 batata pequena de PO4

 

espero que percebas que é uma piada ;)

 

Ora eu já medi a dureza GH após uma TPA, e exactamente antes... nos meus aquários, até hoje ela nunca se modificou. Sempre 4º GH... isto leva-me a crer, que mesmo com muitas plantas e muita iluminação, com uma água de TPA com um GH de 3~4º alemães, é raro termos carências destes dois macro nutrientes secundários (Cálcio e Magnésio). Ora, isto tudo para dizer que no meu caso, se as plantas apresentarem uma coloração menos verde, tal deve-se ao facto de sofrerem de uma carência de micro nutrientes e não de Magnésio...

Resta-me também dizer-te que esta análise pode ser um pouco limitativa para ti, pois o meu fertilizante de micro-nutrientes contém Magnésio (TMG).

 

Eu diria que não tens carência de magnésio porque fazes TPA's brutais...o teu fertilizante nem precisava de ter magnésio, a quantidade de magnésio na clorofila é tão residual comparada á presença de magnésio na agua que as TPA's que fazes renovam completamente o magnésio.(obviamente que depende da água da torneira)

 

no entanto em outros aquarios já vi carências de magnésio e/ou cálcio e efectivamente elas existem e tipicamente o magnésio que possa estar presente nos fertilizantes de micros pode não ser suficiente.

 

felizmente como dizes são fáceis de identificar.

 

 

 

 

Obrigado Luis Fortunato,como sempre uma grande ajuda,mesmo! :D

 

Quanto à questão da água das tpa's,eu também faço tpa's semanais de 40%,neste momento a 4 aquas. Mas acredita: tenho uma prima que semanalmente a tomar banho gasta pelo menos 10x mais água que eu nos aquários...uma banheira leva uns 300L,e ela no duche diário enche no minimo 1 vez...Eu tento adverti-la,mas esquece-se da torneira aberta na hora do shampoo...

 

Claro que todos sabemos o lado mau da aquariofilia,e ficamos um pouco com a consciência em alerta,mas se reaproveitar-mos a água das tpa's para evitar fazer mais uma descarga do autoclismo,regar as plantas,etc sempre minoramos o impacto.

 

Penso que já disse isto,mas nunca é demais: eu aproveito a água da banheira enquanto espero que aqueça,tenho um tubo que leva a água para um pequeno depósito,que é aproveitado para as tpa's.O depósito é pequeno,mas no final da semana tudo junto...Metam as cabeças a pensar,poupa-se os recursos naturais e... a nossa carteira.

 

Bem em relação à fertilização,vou mudar de Micros,para um que tenha Mg.Tenho ouvido falar bem desse TMG.Fica para uma próxima. ;)

Olá C Mocho! Essa dose que referi é para um aqua de 112L,densamente plantado( caso tivesse menos plantas poria menos nutrientes),com CO2 de garrafa caseira, com um difusor de vidro.

 

Contudo começa sempre por baixo no que diz respeito às doses,principalmente no NO3 e PO4.Uns testes destes 2 Macros também ajudam a perceber as reais necessidades do teu aqua.Também eu quando tive o primeiro plantado andei à procura de uns valores base para me regular,mas foi dificil,pois cada aqua é diferente,e ninguém gosta de arriscar em dar sugestões no que toca a doses,simplesmente porque...não conhecemos o aqua em questão.

 

quanto á agua acho que a justificação de que o toni do lado gasta mais do que eu, não me parece muito aceitavel. Desde que todos saibamos que existe alguem que gasta mais do que nós nunca vamos fazer nada para baixar o nosso consumo. (não sou perfeito e tambem faço disparates)

 

quanto á fertilização a dosagem é simples.

 

vais subindo até deixares de ter carências, anota se precisares e depois tenta perceber a lógica , convem no entanto ler a posologia, que neste caso já se encontra muito bem descrita neste forum :D

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu aqua de 100L meto diariamente 10ml de K (ja disseste em cima que 1 ml de K = 1ppm de K para o teu aquario) 2.5 cenouras de NO3 e 1 batata pequena de PO4

Olá Just Me! Sim,tens razão,realmente é uma estupidez quando não se diz as proporções...É que o meu NO3 é de marca,é o Flourish Nitrogenio,e não é explicito as proporções (ou sou eu que não estou a ver como).Apenas diz para utilizar 0.5 a 1ml por cada 80L de água 2x por semana. Claro que meto muito mais que isto,meto quase diáriamente em 100L o que eles sugerem para fertilizar em 2x por semana...

 

Já o KH2PO4 da Horizonte Aquático põe as coisas como eu gosto: 1ml = 0.5ppm de PO4 e 0.21ppm de K em 100L. Torna tudo simples.

 

quanto á agua acho que a justificação de que o toni do lado gasta mais do que eu, não me parece muito aceitavel. Desde que todos saibamos que existe alguem que gasta mais do que nós nunca vamos fazer nada para baixar o nosso consumo. (não sou perfeito e tambem faço disparates)

 

O problema é que não é o toni do lado,é a Joana cá de casa,vive comigo. Apenas estava a dizer que o impacto da aquariofilia em relação a duches ''esbanjadores'' é minima. Mas é aquela,sem água...não há aquariofilia,e sem aquariofilia...a vida é mais cinzenta! ;)

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Apenas uma questão. De onde vem, nos fertilizantes de "marca" as proporções? De que são tiradas? Como se chegaram aquelas proporções? Eu uso Diariamente TMG... numa dose de 3ml! Quando eles recomendam 1ml para cada 10L Semanal! Portanto deveria colocar 6 a 7ml por semana no meu aquário! É verdade que cada caso é um caso, mas onde é que eles se baseiam para darem a Dose Semanal Recomendada?

 

Cumprimentos,

Fernando

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa questão. Olha parece que o caso do TMG é diferente,nos fertilizantes que conheço,no caso dos ''Seachem Flourish'',a recomendação é sempre feita (na maior parte dos casos) muito por baixo,em relação ao que o meu aqua consome.A real dose é sempre superior à recomendada,com bons resultados até agora.

 

No caso dos fertilizantes da Horizonte Aquático não sei porquê sempre adicionei o que recomendavam e sempre resultou,sem ser preciso mais...

 

Mas o porquê das doses recomendadas deve ser com bases cientificas,e devem ser interpretadas como uma base para nos orientarmos.Depois se é preciso mais ou menos isso já é connosco.O que sei é que devemos sempre questionar,e nunca dar como totalmente certo o que diz as instruções,podendo ser adaptável a cada caso.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Sim,os testes estão bem,aliás já tinha aberto um tópico só com esta questão e parece que acontece a mais pessoal.As minhas plantas adoram Ferro! Trocado,tens teste de Ferro? O teu anda +- dentro do nivel aceitavel?

 

Boas nunca usei testes de ferro e resolvi testar recentemente.

 

Como indiquei no teu outro tópico, o meu Ferro da HA é todo consumido num espaço de 24h e fertilizo com 1,5ppm...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu com esta confuaõ de contas desisti do plantado só ponho potássio do japones?????????????? e agora só tenho anubias pronto acho que vou esquecer os tapates e as plantas mais exigente e a preguiça nunca fui grande barra a matemática a menos que alguem me desse uma gRRRRRRRRRande ajuda e que ainda pensaria em plantado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não penses assim Ecavaco,eu posso sempre ajudar-te no que sei!

 

Basicamente para fazer um plantado com sucesso é arranjar o melhor substrato fértil que podermos comprar.Depois encher devagar o aqua,colocar todas as plantas que quisermos no dia da montagem (convém ser uma montagem pensada previamente).

 

Um sistema de CO2 é essencial,excepto nos plantados ''low-tech''A quantidade de luz dependendo do aqua,com um espectro entre 4000K e 10000K.

 

No primeiro mês não fertilizar na coluna de água,e se o substrato fértil for daqueles ''bomba de nutrientes'' colocar carvão activado no filtro durante este 1º mês. Durante as 2 semanas seguintes colocar Micros 2xsemana e Potassio diariamente,tê-lo sempre a 20/30ppm.Adicionar Ferro a partir daqui,em doses diárias,de modo a termos uma concentração sempre superior a zero,0.25ppm por ex.

 

A partir do 3º mês começar a fertilizar com NO3 e PO4,caso o aqua sinta necessidade disso.Testes destes 2 nutrientes são fundamentais,de modo a ver se o NO3 está a 5/10ppm e o PO4 a 0.5/1ppm. Tal como tpa's desde o primeiro dia.

 

Isto é apenas basicamente e não existem soluções ou esquemas de fertilização milagrosos.Podemos é ter sorte e com muito trabalho fazer um dia ''aquele'' plantado!...

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa questão. Olha parece que o caso do TMG é diferente,nos fertilizantes que conheço,no caso dos ''Seachem Flourish'',a recomendação é sempre feita (na maior parte dos casos) muito por baixo,em relação ao que o meu aqua consome.A real dose é sempre superior à recomendada,com bons resultados até agora.

 

Pode ter a ver com a tpa recomendada, a seachem recomenda 5% semanal.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu com esta confuaõ de contas desisti do plantado

 

 

Não desistas eu tambem pensava assim mas depois aos poucos e com a ajuda aqui do pessoal em especial ao (Zogli) cada vez mais tenho mais gosto por plantados um exemplo disso é o meu aquario que passado 3 meses está completamente diferente do inicio ainda lhe falta muito para plantado mas conto com a ajuda aqui do pessoal do forum eide lá chegar dá uma vista de olhos no meu "Paradise Lost" para teres uma noção de o quanto o pessoal aqui do forum ajuda a construires o plantado que queres e podes contar comigo tambem paara te ajudar no que sei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais